A deputada Andrea Murad (PMDB) denunciou nas redes sociais a falta de medicamentos para pacientes com doenças raras no Maranhão, distribuído pela Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (FEME). O motivo seria a falta de pagamento de fornecedores.
A parlamentar deverá encaminhar na próxima semana as denúncias que recebeu ao Ministério Público. Além da FEME, Andrea Murad disse que o problema também atinge com a mesma gravidade a Hemomar.
“Assim como acontece no Hemomar, a falta de medicamentos na FEME é porque não pagaram os fornecedores. O Ministério Público deve agir rápido para que tragédias não ocorram por causa da irresponsabilidade dos gestores. A situação está tão fora de controle que tem servidor da SES orientando as famílias a entrarem na Justiça porque a secretaria só está adquirindo certos medicamentos por determinação judicial. Um verdadeiro absurdo”, disse.
Segundo Andrea Murad, a situação é tão grave que se algo não for feito com urgência muitos pacientes poderão chegar a óbito.
“São pacientes com doenças raras, que dependem desses remédios para sobreviver. Esses medicamentos significam a vida deles, se não tiver, em pouco tempo muitos podem chegar a óbito. Cadê a sensibilidade desse governador e do secretário Marcos Pacheco?”, pergunta.
Foto: JR Lisboa/Agência AL
Deputada denuncie a situação na UPA do Vinhais que está uma vergonha e diferente do que era no Governo de Roseana Sarney.
Um verdadeiro caos na saúde as UPAS estão acabadas na gestão de mudança do Governo Flávio DIno.