Governo fará credenciamento de serviços artísticos

3comentários

DiegoGaldino

Com o objetivo de tornar a contratação de serviços artísticos pela Secretaria de Estado da Cultura e Turismo do Maranhão cada vez mais democrático e transparente, será aberto no próximo dia 28 de março um processo de credenciamento. A partir dessa data, artistas, grupos e bandas que desejem ser contratados para participar de programações oficiais do Governo do Maranhão devem participar do processo.

Para se inscrever, os interessados precisam ir até a sede da secretaria (Rua Portugal, Praia Grande, São Luís) buscar o formulário de inscrição e lista de documentos necessários ou baixar esses documentos do portal da cultura (www.cultura.ma.gov.br). Em posse dos documentos necessários e formulário preenchido, o material deve ser entregue e protocolado na sede da secretaria.

A partir da inscrição, uma comissão de avaliação formada por servidores da Sectur irá classificar os inscritos em uma lista ordenada por critérios claros para divulgação no Diário Oficial. “O credenciamento ficará aberto de forma permanente e divulgaremos a lista classificatória periodicamente após análises. Desta forma, os artistas, grupos de bandas artísticas do Maranhão terão igualdade de oportunidade para trabalhar para o Governo”, explicou o secretário de Estado de Cultura e Turismo do Maranhão, Diego Galdino.

No caso específico do São João 2016, os artistas, grupos e bandas interessados em integrar a programação oficial do Governo do Maranhão devem se inscrever até o dia 29 de abril, para que haja tempo hábil de avaliação de todas as inscrições.

“Como precisamos fechar a programação do São João com antecedência a fim de potencializar a divulgação e atrair brincantes para essa festividade, só serão consideradas as inscrições realizadas até o dia 29 de abril”, explicou a Superintendente de Ação e Difusão Cultural, Jô Brandão.

Foto: Divulgação/ Sectur

3 comentários »

MAC muda e Meinha põe time no ataque

7comentários

MeinhaEdmilsonGomes

É ganhar ou ganhar por três gol de diferença. Ou isso ou o MAC não conquista o primeiro turno do Campeonato Maranhense, na quinta-feira, às 20h15, no Estádio Castelão na decisão contra o Moto. Missão difícil, mas jamais impossível para uma equipe que tem a fama de “Demolidor de cartazes”.

Após a derrota por 2 a 0, no último domingo, não resta outra alternativa ao time atleticano a não ser vencer por três ou mais gols de diferença.

E o treinador Meinha decidiu partir prá cima do Moto e faz pelo menos quatro alterações na equipe. Abre mão de um homem de marcação e coloca mais um atacante.

O goleiro Pablo perde a condição de titular para Raniere. Denílson que cumpriu suspensão retorna na lateral-direita. Rômulo César será o lateral-esquerdo e o ataque terá Paulo César ao lado de Gileard e Élton.

O time do MAC será: Raniere, Denílson, Leomar, Ribamar e Rômulo César. Sandro, Rogério e Ratinho. Paulo César, Gileard e Élton.

Segura o Bode!!!!!!

Foto: Reprodução/ TV Mirante

7 comentários »

Adriano culpa governo Dino pela queda no PIB

1comentário

AdrianoSarney

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) responsabilizou o governo Flávio Dino (PCdoB) pela queda de 5% no Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão em 2015, o pior desempenho do Nordeste, juntamente com o da Paraíba (5,1%). O resultado negativo foi divulgado nesta semana por um jornal especializado no setor, de âmbito nacional. A baixa no PIB interrompe uma série histórica de crescimento do estado.

Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (15), o parlamentar fez uma avaliação da economia do estado. Segundo Adriano, o corte de investimentos do governo, o inchaço da máquina pública, o aumento de impostos e a falta de políticas anticíclicas foram fatores determinantes para a queda do PIB estadual.

“É com tristeza que subo à tribuna para relatar um estudo feito pelo jornal Valor Econômico. Nesse levantamento, o Maranhão se destaca como um dos piores do Brasil em crescimento econômico em 2015. É triste a situação atual por que desde 2010 o estado vinha crescendo a uma escala de 10% ao ano, acima da média nacional”, afirmou o deputado.

Adriano ressaltou que, de acordo com o estudo, um dos pontos críticos da retração econômica foi o comércio varejista, que recuou 11,3% no ano passado, com ênfase ao pequeno e médio empresário.

O deputado afirmou também que o aumento de tributos, em especial o reajuste abrupto da alíquota do ICMS, prejudicou a economia do estado, por que se trata de um imposto que afeta os empresários (micro, pequenos, médios e grandes) e, por consequência, o consumidor final, que acaba pagando a mais pelos produtos e serviços que necessita e isso causa impacto negativo na renda da população.

De acordo com o parlamentar, outro efeito negativo do aumento de tributos é o consequente corte de custos do empresariado, o que muitas vezes se reflete na demissão de funcionários. Em resumo, uma carga tributária maior causa perda no poder de compra do consumidor e aumenta o desemprego.

“Esse é o resultado deste ciclo, dessa política extremamente perversa, digamos assim, pois mexe com o bolso das pessoas e o reflexo disso está na economia. Essa é a prova de que a política econômica do governo atual não está funcionando”, declarou Adriano.

O deputado ressaltou também que uma política econômica deficiente causa impacto nos índices sociais. “O governo atual fala muito de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é calculado a partir de fatores como renda, educação e saúde da população. Se ocorre recuo no PIB do estado, com prejuízo à renda da população, isso afeta também o IDH. Então, o governo que tanto preza o IDH em suas políticas propagandísticas, na verdade está trabalhando contra o IDH, que certamente vai apresentar decréscimo em 2015. É isso que revelam os números da economia”, afirmou Adriano.

Foto: J. R Lisboa/ Agência Assembleia

1 comentário »

CBF amplia Série D, mas MA fica só com um time

15comentários

Série-D

A Série D do Campeonato Brasileiro ganhou uma novidade para a edição de 2016. Com o objetivo de integrar cada vez mais clubes ao calendário anual das competições, oito agremiações foram incorporadas ao torneio deste ano. Assim, a Série D passa a ser disputada com 48 times.

Para a distribuição das oito vagas criadas, levou-se em consideração o Ranking Nacional das Federações de 2016. As vagas ficaram com São Paulo (2), Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pará (1), além das vagas que já estavam garantidas.

A posição do Maranhão no ranking afastou qualquer possibilidade de ampliação do número de times maranhenses na Série D.

Com a novidade, o sistema de disputa será alterado para 12 grupos de quatro clubes cada, com jogos de ida e volta dentro do grupo.

Classificam-se para a segunda fase os dois primeiros de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados, totalizando 32 clubes.

A partir da segunda fase, a competição será disputada através do sistema mata-mata até a sua conclusão.

15 comentários »

Força-tarefa inspeciona hospitais privados

4comentários

LitiaCavalcanti

Por iniciativa do Ministério Público do Maranhão (MPMA), uma força-tarefa está vistoriando os hospitais privados de São Luís com o objetivo de aferir a qualidade do serviço prestado aos pacientes. A equipe é formada pela 2ª Promotoria de Justiça do Consumidor de São Luís, Conselho Regional de Enfermagem, Conselho Regional de Farmácia, Vigilância Sanitária Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmeq).

Além dos hospitais, estão sendo visitadas maternidades, clínicas (médicas, psiquiátricas e de pediatria) e laboratórios. O trabalho iniciou-se no dia 1º de março. Até o momento, foram inspecionados os hospitais UDI, São Domingos, Centro Médico e a clínica São José. A primeira etapa dos trabalhos será encerrada no dia 4 de abril. Neste mês de março, a força-tarefa ainda vai vistoriar nove estabelecimentos.

Idealizadora da ação, a promotora de Justiça Lítia Cavalcanti informou que estão sendo verificados aspectos como higiene, índice de infecção hospitalar, tempo de espera nas emergências, número proporcional de profissionais para a quantidade de pacientes, respeito ao atendimento prioritário, funcionamento adequado dos equipamentos, entre outros pontos, objetivando resguardar os direitos do consumidor.

O relatório das inspeções será divulgado à sociedade no próximo dia 5 de abril, quando serão relatados todos os problemas encontrados em cada estabelecimento e se as irregularidades foram solucionadas.

Como resultado parcial das vistorias, a promotora adiantou que um laboratório de um hospital foi fechado por falta de higiene e que já foi flagrado lixo hospitalar jogado em grande quantidade ao lado de uma clínica. Em um outro hospital, foi constatada a presença de número insuficiente de profissionais de enfermagem para a quantidade de pacientes.

Em caso de não adequação dos serviços, os estabelecimentos privados de saúde e seus responsáveis estarão sujeitos a sanções nas esferas judicial, administrativa e criminal. As consequências podem ser interdição parcial ou total, multas acumulativas e responsabilização civil e criminal. “Quem não quiser ser interditado, que tome as providências necessárias para adequar o atendimento e que comunique as medidas ao Ministério Público”, alertou a promotora.

Lítia Cavalcanti ressaltou, ainda, que a população pode denunciar irregularidades encontradas em hospitais e clínicas de São Luís por meio do telefone da Ouvidoria do Ministério Público do Maranhão: 0800 098 1600.

4 comentários »

O gol que marcou a carreira de Rafael

23comentários

A contratação do goleiro Rafael pelo Sampaio chamou atenção dos torcedores para um lance no qual foi protagonista no Campeonato Brasileiro Série B, no ano passado.

Durante a partida com o Botafogo, Rafael tomou um gol incrível que entrou para a história dos maiores frangos no futebol brasileiro.

Numa recuada pelo lateral, o goleiro do Macaé deixou a bola passar por baixo dos pés e virou piada nas redes sociais.

Foi o pior momento da carreira do goleiro de 31 anos. Foi uma frangaço isso é verdade, mas qual o goleiro que ainda não tomou um frango na vida?

Não quero com isso dizer que o Sampaio contratou um goleiro ruim. Não é o caso. Rafael jogou em grandes equipes como Vasco, Fluminense e já deve ter assimilado e superado o gol que levou.

Precisa agora ganhar ritmo de jogo pois vinha amargando a condição de reservas no time do CSA-AL. Fez um acordo para deixar o time alagoano para voltar a jogar no Sampaio.

E está pronto para mostrar que este momento da carreira já faz parte do passado.

23 comentários »

Vereador pede que prefeitura restabeleça ordem

3comentários

lavagemnarua

O vereador Honorato Fernandes (PT) voltou a solicitar da Prefeitura de São Luís que proíba a utilização de espaços públicos como espaços privados para lavagem de carros. Segundo o vereador, o assunto foi tratado pessoalmente com o secretário Diogo Lima, mas situações como a que está sendo mostrada acima ainda permanecem.

Essa é uma prática que tem se tornado bastante comum na capital maranhense são praças públicas, calçadas, enfim vários pontos que estão sendo utilizados sem a devida autorização do poder público.

“Voltei a solicitar da prefeitura de São Luís que não permita o uso das praças da cidade como espaços privados de lavagem de veículos. Basta darmos uma voltinha nos bairros da cidade que percebemos no que tem se transformado esses espaços que deveriam ser de convívio e lazer das famílias de São Luís”, escreveu nas redes sociais.

Algo precisa ser feito urgentemente pela Blitz Urbana para que se restabeleça a ordem urbana.

3 comentários »

Roberto Costa aponta equilíbrio no PMDB

0comentário

RobertoCosta

Em seu discurso, na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (14), o deputado estadual Roberto Costa (PMDB) destacou as ações da Convenção Nacional do PMDB, no último sábado (12), em Brasília. “Neste momento de instabilidade política, o PMDB tem sido um partido de equilíbrio”, frisou.

Segundo o parlamentar, o PMDB tem cobrado responsabilidades a todas as lideranças políticas do Brasil, para que se possa trazer de volta a instabilidade econômica e política ao país. “A situação crítica que o país vive tem prejudicado diretamente a população”, afirmou.

Costa destacou ainda a reeleição de Michel Temer para o cargo de presidente nacional do partido, com maciça votação: 96% dos votos. Além disso, o peemedebista enfatizou a condução do ex-presidente José Sarney à presidência de honra do PMDB nacional, e a Convenção Nacional da JPMDB.

“Destaco também a nossa participação na Convenção Nacional da Juventude do PMDB sendo eleito o companheiro de Minas Gerais, Bruno Júlio como presidente. Também elegemos um companheiro nosso do Maranhão, a nossa grande liderança de Juventude hoje no Estado, Assis Filho. Este que já foi Presidente da JPMDB do Maranhão e hoje preside a Fundação Ulysses Guimarães no Partido, tendo o apoio de todos os Diretórios de Juventude do PMDB, de todo o Brasil, para ser conduzido à Secretaria Geral da JPMDB”, disse.

Para o deputado, o resultado da eleição da JPMDB nacional foi uma conquista do PMDB do Maranhão que se fez presente com quase 40 delegados em Brasília, mostrando a força da Juventude do PMDB do Maranhão. “É uma força que tem ao longo dos anos se estabelecido como um Partido de uma militância muito forte e devemos muito isso ao papel que a juventude, dentro do Partido, tem feito”, afirmou.

A convenção aprovou, em plenário, que o novo diretório irá deliberar, em 30 dias, sobre a proposta de rompimento com o governo federal. Foi aprovado também que o PMDB deverá recusar novos cargos no governo federal. Significa que nenhum peemedebista filiado ao Partido poderá aceitar nomeação para qualquer cargo federal nos próximos 30 dias. Para Roberto Costa, a militância peemedebista mostrou mais uma vez que o PMDB é um Partido que tem posição.

“Ao final da Convenção Nacional do PMDB, foram tomadas importantes decisões, entre elas, a de que os convencionais optaram em adiar por 30 dias o rompimento ou não, com o Governo Federal, incluindo a recusa de cargo novo dentro desse prazo. Como um militante atuante do nosso partido, estive do início ao fim da Convenção, acompanhando diretamente o exercício democrático do encontro dos peemedebistas”, avaliou.

sem comentário »

Moto esquece vantagem e mantém foco

2comentários

MarcosPaullo

A vitória por 2 a 0, na primeira partida decisiva do primeiro turno contra o MAC já é coisa do passado. No Moto ninguém quer saber de vantagem no jogo de quinta-feira, às 20h15, no Estádio Castelão.

Com o resultado, o Moto pode até perder por dois gols de diferença que mesmo assim será campeão. O MAC tem que golear por três gols de diferença. O discurso em meio aos jogadores do Moto é de respeito ao bom time do Maranhão.

O meia Marcos Paullo, artilheiro do Moto no estadual e autor do primeiro gol disse que a decisão será definida nos detalhes e quem erar menos sairá com o título. “Sabemos que a equipe do Maranhão é muito boa, isto foi demonstrado aqui no jogo, mas fomos felizes em acertar mais. Clássico é isso, quem errar menos vai sair vitorioso”, afirmou.

“Não tem nada ganho. Vencemos a primeira, mas agora o time tem que estar com ‘os pezinhos no chão'”, disse o volante Felipe Dias, autor do segundo gol na vitória de domingo.

o goleiro e capitão Rodrigo Ramos disse que o importante agora é manter o trabalho focado e a dedicação demonstrada na primeira partida. “Não tem nada ganho, nada decidido. É continuar com dedicação, empenho e com os pés no chão, porque a decisão será quinta-feira”, destacou.

De fato, se alguém no Moto estiver achando que já levou essa pode ter uma grande decepção na quinta-feira, pois o MAC já mostrou que pode tirar a diferença, afinal chegou à decisão com méritos e demonstrou ter um time capaz para reagir.

Foto: Welliandrei Campelo/ Moto Club

2 comentários »

PF prende envolvidos na morte de ambientalista

0comentário

RaimundoRodriguesambientalista

A Polícia Federal no Estado do Maranhão cumpre na manhã desta terça-feira (15), na Operação Jaguaribe, três mandados de prisão e cinco de busca e apreensão dos investigados por participação na morte do ambientalista Raimundo dos Santos Rodrigues e tentativa de homicídio contra sua esposa Maria da Conceição Chaves Lima.

O crime foi registrado no dia 25 de agosto do ano passado e ganhou repercussão internacional.

As vítimas eram conselheiros consultivos da Reserva Biológica do Gurupi, onde auxiliavam no efetivo cumprimento dos objetivos de criação e implementação do plano de manejo da Unidade de Conservação.

Segundo as investigações, os crimes seriam decorrentes de conflitos agrários na região de Buriticupu, envolvendo madeireiros, fazendeiros, sem-terra e ambientalistas. Os investigados que tiveram suas prisões decretadas são fazendeiros na região de Imperatriz e Buriticupu.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS