Inaugurado centro para crianças com microcefalia
O prefeito Edivaldo participou, nesta segunda-feira (14), da inauguração do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças – batizado com o nome de “Ninar”.
O serviço é uma iniciativa do governo do Estado, destinado à assistência de crianças diagnosticadas com microcefalia e outras patologias neurológicas que necessitem de acompanhamento multiprofissional para reabilitação. O Centro funciona no antigo prédio da Maternidade Benedito Leite, em São Luís.
Ao lado do governador Flávio Dino, no ato de inauguração, o prefeito Edivaldo destacou o projeto como uma ação importante e providencial, diante das atuais circunstâncias decorrentes do acometimento de crianças por esse grave problema de saúde, que é a microcefalia.
“Estamos todos imbuídos em fazer a nossa parte, cada um na sua esfera de atuação, para darmos o suporte preventivo necessário e maior resolução aos problemas decorrentes dessa doença”, disse Edivaldo, ressaltando ainda que, em breve, a população contará também com um novo Hospital da Criança, projetado para dobrar o atendimento à saúde infantil na capital e oferecer novos serviços na área. A obra de construção e ampliação do novo Hospital da Criança, na Alemanha, está sendo executada em parceria firmada entre a Prefeitura de São Luís e o governo do Estado.
O Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças será a porta de entrada para a realização de diagnósticos mais precisos das doenças e para o acompanhamento multiprofissional prestado por uma equipe composta por neuropediatras, pediatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicopedagogos, geneticistas, terapeutas ocupacionais, assistência social, entre outras especialidades.
O ‘Ninar’ possui estrutura física com salas de acolhimento, consultório médicos, espaços para reabilitação em fisioterapia, terapia ocupacional, além de laboratórios para exames e estudos das enfermidades relacionadas ao atendimento prestado pelo Centro. Contará, ainda, com um call center para agendamento de consultas e esclarecimento de dúvidas da população sobre os problemas tratados na unidade, por meio dos telefones (98) 3232-6635 e 3232-6566.
Foto: A.Baêta