Por Zeca Soares • sexta-feira, 11 de março de 2016
O deputado Eduardo Braide cobrou nas redes sociais a divulgação pela Prefeitura de São Luís do edital do transporte coletivo.
O parlamentar disse não acreditar que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) possa ter cedido a “pressões externas”.
“Espero que a Prefeitura não tenha cedido a “pressões externas”, pois a licitação do transporte vai garantir uma significativa melhoria na qualidade dos ônibus de nossa cidade. Por fim, quero acreditar que a Prefeitura tenha acolhido nossa sugestão de incluir no edital a realização de pesquisas de satisfação dos usuários para definição do repasse de valores pela Prefeitura às empresas de ônibus”, afirmou.
Categoria Notícias • Política | Tags Eduardo Braide, Prefeitura de São Luís
Por Zeca Soares • sexta-feira, 11 de março de 2016
O deputado estadual Zé Inácio (PT) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta semana para discorrer sobre um acontecimento de grande repercussão no fim de semana passado. O parlamentar fez referência ao depoimento do ex-presidente Lula, ocorrido na última sexta-feira (4).
Ao discursar, o deputado fez críticas à forma com a qual o ex-presidente foi conduzido a prestar depoimentos. Segundo ele, foi uma atitude desnecessária e que feriu a Constituição Federal. “Utilizo esta tribuna para falar sobre a forma com que o presidente Lula foi conduzido para prestar depoimento, na última sexta-feira, ato esse que foi reprimido e criticado por várias lideranças e autoridades políticas deste País, por ser desnecessário, ilegal e contra a nossa Carta Magna”, ressaltou o parlamentar
Durante seu discurso, o parlamentar citou o Ministro do Supremo, Marco Aurélio – o primeiro a vir a público afirmar que o juiz Moro cometeu um ato abusivo. Para Zé Inácio, os magistrados não podem se travestir de justiceiros, mas sim, a plicar a lei e respeitar a Constituição.
Durante o pronunciamento, Zé Inácio também citou as manifestações, por nota, de diversas autoridades e intelectuais em defesa de Lula. “Faço referência ao Ministro do Supremo para simbolizar a contradição que vive, inclusive o próprio Poder Judiciário neste país. Destaco, ainda, os Chefes de Estado que se manifestaram publicamente, através de nota, dentre eles o ex- presidente do Paraguai, Fernando Lugo; o atual Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro e o Secretário Geral da UNASUL, o colombiano Ernesto Samper. Faço questão de destacar também o depoimento de um dos maiores intelectuais desse país, Fernando Morais, que afirmou que ‘Não haverá golpe’”, disse.
Zé Inácio finalizou seu discurso afirmando que a “elite tem medo da continuidade do projeto”. “Lula e o PT são apenas os alvos visíveis. O que se teme é o novo projeto de Nação que vem sendo implantado há 13 anos no Brasil. O que está acontecendo é que a elite que dominou este país durante meio milênio tem medo da continuidade e da consolidação desse projeto que, entre outras virtudes, tirou 40 milhões de brasileiros da miséria, que fez uma revolução sem dar um tiro”, ressaltou.
Foto: JR Lisboa/Agência AL
Categoria Nacional • Polícia | Tags Assembleia Legislativa, Lula, PT, Zé Inácio
Por Zeca Soares • sexta-feira, 11 de março de 2016
O Moto Club e a Cremer, fabricante de materiais de uso médico e patrocinadora do clube, realizaram na manhã de hoje (11) uma doação no Hospital da Criança, no bairro da Alemanha e que é mantido pela. Estiveram presentes o presidente Hans Nina, além dos jogadores Marcos Paullo e Paulo Vitor.
“Desde 2014 temos essa parceria com a Cremer, aqui no Maranhão representada pelo Alex Hossan. É uma empresa forte e que acredita no trabalho do Moto. Recebemos material da Cremer para treinamentos e jogos; na ideia de dividirmos o que recebemos com quem também precisa, destinamos uma parte para doação. Entramos em contato com a diretora da unidade, Drª. Silvana Muniz e hoje viemos fazer parte do material”, disse Hans Nina;
A presença dos atletas, além de chamar a atenção de muitos pais e funcionários, serviu de motivação para os próprios jogadores. “Vivemos em uma rotina de treinos, jogos e viagens. É bom também presenciarmos a realidade de crianças doentes e a atenção que recebem dos pais e profissionais. Isso nos motiva mais ainda para entrar em campo e buscar esse título”, disse Marcos Paullo.
Para o meia Paulo Vitor não foi diferente. “Ainda busco meu espaço no futebol, e ações como essa servem para vermos que existem outras realidades e que precisamos ajudar também”.
Na foto, a terapeuta ocupacional Daniela Rocha recebeu o material entregue e uma camisa do clube. Foram entregues caixas de algodão 50g, esparadrapo, microporoso e atadura crepom.
Foto: Divulgação/ Moto Club
Categoria Esporte • Futebol | Tags Cremer, Hans Nina, Hospital da criança, Marcos Paulo, Moto Club
Por Zeca Soares • sexta-feira, 11 de março de 2016
O deputado estadual Wellington do Curso (PPS) participou da palestra esta semana sobre Minirreforma Eleitoral, ministrada pelo juiz de Direito e um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, Márlon Reis.
O evento, promovido pelo grupo empresarial Roberto Santiago, com o apoio do parlamentar, aconteceu na Assembleia Legislativa e contou com a presença de pré-candidatos ao executivo e legislativo, autoridades políticas, advogados e demais membros da sociedade civil. Na oportunidade, o magistrado também fez o lançamento do seu novo livro Direito Eleitoral Brasileiro, que relata as mudanças na constituição eleitoral.
Para Márlon Reis, a decisão do Senado foi equivocada e as pequenas mudanças são feitas apenas em benefício dos candidatos, não dos eleitores. “Nós não precisamos de uma minirreforma, precisamos de uma ‘maxirreforma’ eleitoral, que vá ao centro das questões, mexa no sistema de votação, transforme o modelo de financiamento de campanhas, conceda mais transparência ao processo e envolva o eleitor”, afirmou.
Na ocasião, Wellington destacou a necessidade de se articular políticas participativas voltadas para os direitos sociais e a importância da discussão do tema para o atual contexto político.
“O Brasil precisa urgentemente de uma mudança no seu sistema eleitoral. Somente dessa forma poderemos avançar nas questões políticas do país. Atualmente a sociedade enfrenta, talvez, a maior crise política. Vivemos em um cenário em que a política está, de certa forma, robotizada. Tal característica afasta o Parlamento da população e, consequentemente, impede que os anseios da sociedade sejam atendidos. Almejando a transformação dessa realidade, temos enfatizado, diuturnamente, uma política participativa voltada para os direitos sociais e, assim, para o verdadeiro clamor social”, ressaltou o parlamentar.
Foto: Divulgação/ Assessoria
Categoria Notícias • Política | Tags Marlon Reis, Minireforma Eleitoral, Wellington do Curso
Por Zeca Soares • sexta-feira, 11 de março de 2016
O São José foi julgado e condenado a perda de 16 pontos na Segunda Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MA) por utilizar três jogadores de forma irregular em quatro partidas pelo primeiro turno do Campeonato Maranhense.
Com a decisão, o São José perdeu 12 pontos mais os quatro que havia conquistado no empate contra o Sampaio e a vitória sobre Araioses totalizando 16 pontos.
O São José somou no primeiro tuno 8 pontos, com os quatro que perdeu já vai entrar no segundo turno com menos 8 pontos e vai lutar apenas para não ser rebaixado.
Na briga contra o rebaixamento, o Araioses ainda não pontuou e o Santa Quitéria tem apenas um ponto.
Foto: De Jesus/ O Estado
Categoria Esporte • Futebol | Tags Araioses, Campeonato Maranhense, Sampaio, São José, TJD
Por Zeca Soares • sexta-feira, 11 de março de 2016
Em reunião de trabalho realizada nesta sexta-feira (11), os prefeitos Gil Cutrim e Edivaldo Holanda Júnior, ambos do PDT, definiram uma série de ações que serão executadas pelas Prefeituras de São José de Ribamar e São Luís em vários setores e que beneficiarão, principalmente, moradores de bairros localizados na chamada região limítrofe entre os dois municípios.
O encontro, realizado na Prefeitura da capital e proposto por Cutrim desde fevereiro, reuniu, ainda, secretários municipais das duas cidades que, já na próxima semana, estarão juntos definindo um roteiro de trabalho pautado nas ações estabelecidas pelos dois prefeitos.
De acordo com o que ficou definido na reunião, as Prefeituras irão traçar estratégias para atuar nos setores da iluminação pública, transporte escolar, recuperação de vias, coleta de resíduos sólidos e ações no setor da saúde, como campanhas de prevenção e mobilização de combate a Dengue e outras endemias.
Também ficou definido que os prefeitos irão conversar com o governador Flávio Dino (PCdoB) no sentido de viabilizar para os bairros da região limítrofe frentes de trabalho do programa Mais Asfalto.
“Estamos unidos e trabalhando no sentido de beneficiar ribamarenses e ludovicenses. Sou um gestor municipalista e que sempre defendeu o trabalho conjunto das Prefeituras da Grande Ilha. Demos o primeiro passo, eu e o prefeito Edivaldo, e também iremos chamar para esse pacto de união os prefeitos de Paço do Lumiar e Raposa. Porque somente desta forma, trabalhando juntos e dividindo responsabilidades, poderemos vencer os obstáculos financeiros que, hoje, estão presentes em todas as administrações públicas”, afirmou Cutrim, que também é presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM).
Edivaldo Holanda Júnior também ressaltou o sentimento de união que deve prevalecer entre os prefeitos do Maranhão. Segundo ele, somente unindo forças será possível avançar na execução de políticas públicas eficazes e, desta forma, beneficiar um conjunto maior de pessoas. “Agradeço a iniciativa do prefeito Gil, por quem tenho uma grande amizade, e ratifico o compromisso de trabalharmos juntos por São Luís e Ribamar”, disse.
Foto: Divulgação
Categoria Notícias • Política | Tags Edivaldo Holanda Júnior, Gil Cutrim, São José de Ribamar, São Luís
Por Zeca Soares • sexta-feira, 11 de março de 2016
A venda de ingressos para a primeira partida decisiva do primeiro turno do Campeonato Maranhense entre Maranhão e Moto começa neste sábado, às 9h da manhã.
Vão funcionar os postos nas bilheterias dos estádios Nhozinho Santos e Castelão. A FMF informou que os ingressos de meia serão vendidos apenas no sábado, no Castelão.
No domingo, a partir de 9 da manhã até a hora da partida, os ingressos serão vendidos apenas nas bilheterias do Estádio Castelão.
O torcedor terá acesso a três setores do Castelão e os preços dos intressos serão: setor 1 R$ 20, setor 4 R$ 30 e cadeiras cobertas R$ 50.
A torcida do Moto ficará no setor 1 ao lado do setor 6 e a torcida do MAC ocupará também o setor 1, mas ao lado do setor 2. Os setores 4 e cadeiras cobertas serão ocupados por motenses e atleticanos.
Maranhão e Moto se enfrentam no domingo, às 16h, no Estádio Castelão. A segunda partida, também no Castelão será na quinta-feira (17), às 20h15 quando será conhecido o campeão do primeiro turno e o primeiro finalista do Estadual, além da primeira equipe maranhense classificada para a Copa do Brasil e Copa do nordeste em 2017.
Tudo sobre a decisão você acompanha pela Rádio Mirante AM.
Foto: Welliandrei Campelo/ Moto Club
Categoria Esporte • Futebol | Tags Campeonato Maranhense, Castelão, MAC, Moto
Por Zeca Soares • sexta-feira, 11 de março de 2016
O Bom Dia Brasil encontrou casebres tão precários no Maranhão que é até difícil de chamar de escola. Mas dezenas de alunos estudam nesses locais. E a indignação dessa vez parte deles. Assista à reportagem completa no vídeo abaixo.
No vídeo, o menino Taylan Maia, de 9 anos, mostra como está a escola. “Aqui não tem filtro, o que tinha está quebrado, nem banheiro a gente tem. Não tem onde colocar livro. Não tem a merenda que a gente está precisando”, diz o menino no vídeo.
Bom Dia Brasil – O que é que falta na sua escola?
Taylan Maia – Banheiro, merenda, água potável. Uma boa escola também. Séries divididas em salas porque a gente tem multissérie – 5º ano misturado com 1º, com 2º, 3º com 4º – tudo uma maior bagunça.
A escola em questão não é a única que sofre com esses problemas no interior do Maranhão. Na cidade de Peritoró, a 236 km de São Luís, outros quatro barracos de palha que abrigam escolas foram encontrados. Os problemas se repetem nestas escolas.
O prefeito de Peritoró e ex-padre Josias Lima, foi procurador pela reportagem da TV Mirante, mas não foi encontrado. O secretário de Educação do Município, Jhonadson Delgado, propôs uma solução para os problemas dos pais, professores e do próprio menino Taylan. “Transportar essa crianças para outra escola, a mais ano letivo de 2016”, afirmou.
Veja o vídeo
Categoria Notícias • Política | Tags Educação, Escola, Menino, Peritoró, Taylan Maia
Por Zeca Soares • sexta-feira, 11 de março de 2016
O líder da bancada do Partido Verde (PV) na Assembleia Legislativa, deputado Adriano Sarney avalia os bons resultados obtidos pela legenda no parlamento estadual. Tal como o dito popular, ele “fez de um limão uma limonada”.
Com apenas quatro deputados, o PV conseguiu uma vaga na Mesa Diretora para o biênio 2017/2018, além de assentos em comissões permanentes importantes este ano, como a de Assuntos Municipais, que será presidida por Adriano.
Deputado de primeiro mandato, Adriano mostrou capacidade de articulação e conhecimento do regimento da Casa, negociando espaços importantes com as demais lideranças para garantir o crescimento do PV no cenário político.
“Quero agradecer a todos os deputados, em especial aos colegas do PV, por mais essa conquista”, declarou, após a sessão desta quinta-feira (10), destinada à votação da Mesa Diretora.
Foto: Agência Assembleia
Categoria Notícias • Política | Tags Adriano Sarney, Assembleia Legislativa, PV
Por Zeca Soares • sexta-feira, 11 de março de 2016
Em visita institucional ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cleones Cunha, na manhã desta quinta-feira (10) a procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, solicitou a lista de todos os processos de gestores e ex-gestores condenados por crime decorrente do exercício da função de gestor, em ação ordinária perante o TJ; e dos que foram condenados, por crime decorrente do exercício da função de gestor, em primeiro grau, confirmadas pelo Tribunal de Justiça.
O objetivo é analisar todos os casos a fim de cumprir a decisão do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, de 17 de fevereiro, que permite a execução da prisão após a confirmação da sentença na segunda instância do Poder Judiciário estadual.
“A recente decisão do Supremo Tribunal Federal fortalece o esforço do Ministério Público em combater a corrupção e diminuir a impunidade”, avaliou Regina Rocha.
O promotor de justiça e assessor especial da PGJ, Emmanuel Soares, também participou do encontro.
Categoria Notícias • Política | Tags Cleones Cunha, mp, Regina Almeida Rocha, TJ