Clubes e Federação Maranhense de Futebol (FMF) devem se unir e reagir contra o acesso de caroneiros aos jogos de futebol. Do jeito que está é impossível para os clubes ganharem alguma coisa, principalmente nos grandes jogos.
No sábado, 4.323 torcedores estiveram no Castelão para a semifinal entre Moto e Cordino. Desses, 1.314 não pagaram ingresso. Vejam que o percentual absurdo de 30,3%. Como é que um time de futebol vai sobreviver com 30,3% do público entrando sem pagar?
No primeiro jogo entre Sampaio e Maranhão disputado na semana passada, o público total foi de 3.562 torcedores, sendo 2.337 pagantes e 1.225 não pagantes. O percentual de caroneiros foi de 34,3%.
No jogo de domingo, o público total foi de 3.872 torcedores com 3.059 pagantes e 813 caroneiros e o percentual de 20,9% de torcedores que entraram sem pagar.
Vejam só que dados importantes. O clássico entre MAC e Sampaio, no domingo teve a administração do MAC e FMF e o menor número de caroneiros. O jogo administrado pelo Sampaio teve 34,3% entrando de graça e o do Moto 30,3%. Esses dados precisam ser estudados pelos clubes. E mostram que se apertarem o número de caroneiros vai cair.
Conseguimos apurar que só as cortesias chegam a quase 1 mil. Sendo 250 para a Secretaria de Desporto e Lazer que ainda recebe 10% da arrecadação, mais 100 cortesias para a Polícia Militar. Também recebem cortesias o Corpo de Bombeiros, SMTT, Blitz Urbana, patrocinadores e também o sócio torcedor.
Para piorar a situação, além dessa quantidade absurda de cortesias, os jogos aos domingos ainda são transmitidos pela televisão ao vivo para São Luís.
Tudo isso contribui para tirar a arrecadação dos clubes.
E ninguém faz nada…
Foto: De Jesus/ O Estado
O QUE AFASTA O PUBLICO DOS ESTADIOS É A FALTA DE RESPEITO DA PROPRIA FEDERAÇÃO COM OS TORCEDORES, NO DOMINGO ABRIRAM SÓ O SETOR 1 E AINDA DIVIDIRAM AS ENTRADA SÓ QUE NO SETOR DESTINADO AOS TORCEDORES DO SAMPAIO ESTAVA FUNCIONANDO 02 PORTÕES ESTAVA MAIOR SUFOCO PARA ENTRAR, CRIANÇAS MULHERES IDOSOS TODOS NO MAIOR APERTO TAMBEM FALTE DE TRANSPORTE PRINCIPALMENTE NO FIM DOS JOGOS.
Cheguei em cima da hora, no jogo de domingo, e vi um portão das cadeiras se abrindo e uns 15 entrando, acho que era os “BIQUEIROS”. Acho que eles fazem isso, deixa ficar pertinho de começar o jogo.
renda do sampanha so quando é alimento noa perecivel !
pronto falei , Kelson
Se a televisão tira torcedor do campo? Tira sim, mas tira há muito tempo, pois somos obrigados a assistir campeonatos carioca e paulista há muito tempo na TV, aos domingos. A verdade é que o torcedor maranhense perdeu a cultura de ir aos jogos de futebol dos seus times (lembro que na década de 80, quando nem todo mundo tinha televisão em casa, o estádio lotava). Geralmente só temos grandes públicos em finais e em jogos nacionais. Mas não podemos culpar a TV Guará, que tá apenas tentando valorizar o que é nosso. Tem que apurar mesmo é como tanta gente entra de graça no estádio.
Eu não deixo de ir ao estádio por conta de futebol na TV. Mesmo quando não estou trabalhando ou ao estádio.
Lá vai de novo essa história de que TV tira público. Mesma coisa, já expus dados para você do ano passado em relação a este. Para com esta tese batida. Transmissão é visibilidade para patrocinadores, além de privilegiar idosos e pessoas com dificuldade de locomoção de terem acesso a cultura e eventos esportivos.
Não sei porque toda essa preocupação em explicar isso. Se não tira, ok.
Pelo que li esse tal de bolivão original e uma tremenda boneca despencaaada…KKKKKK rindo até 2020…
será que as transmissões da do campeonato carioca pela TV Mirante não tira público dos jogos também? Aliás, a situação que futebol maranhense se encontra deve-se ao fato da tv mirante e globo imporem a idolatria aos clubes do eixo Rio/SP e agora vc quer dizer que a transmissão ao vivo tira publico, menos jornalista, não deixa a inveja tomar conta de suas mal redigidas palavras, pelo menos a tv guara teve coragem e está valorizando o que é nosso, o resto é choro de perdedor.
Inveja? De que? Tenho quase 30 anos que trabalho no futebol. Não estou no futebol de passagem.
Agora você dizer que não tira público do Castelão só se não tiver audiência alguma. É isso que você está dizendo?
Olha essa pratica ja é antiga no MA
os mais ricos nao pagam porta
os pobres pagam direitinhos
fora o masso de cortesias que nego distribui..
T.O tem q pagar ingresso , basta ja
direitos iguais ..meu nobre..
Abre o Olho Presidente da FMF
Ei, Zeca Soares, há um pequeno errinho aí.
No primeiro jogo entre sampaio x mac, o público total foi de apenas 3.562, sendo que o público pagante foi de 2.337.
Esses 4.256 foi o número de ingressos devolvidos, ou seja, que não foram vendidos.
…
No mais, concordo perfeitamente. É impossível fazer futebol dessa forma.
Detalhe: entra muito mais gente sem pagar. Esses números de não pagantes são daqueles que de alguma forma não pagam, porém recebem ingresso (maior parte de cortesia). Mas ainda há um número incontável de gente que entra sem pagar e sem nem passar pela catraca. Todo santo jogo se vê alguém abrindo o portão pros seus parentes e amigos entrarem. Sem falar que políticos, policiais e afins entram com uma simples “carteirada”.
Ou seja, é por isso que na hora que o público é anunciado todo mundo reclama, pois de fato há muito mais gente dentro do estádio.
Enquanto isso, 10% da renda bruta de todo santo jogo vai pra administração do castelão, que não investe um centavo.
Outro dia, no segundo superclássico, choveu minutos antes do jogo, a bilheteria estava lotada e todo mundo se molhou porque não há um simples cobertura… assim também como não há nos pontos de entrada.
Hoje muita gente tem reclamado da inexistência de uma sala de impressa no castelao. De fato, um estádio da grandeza e do tamanho do castelão já deveria ter uma sala de impressa e o dinheiro tem pra fazer.
Não venha falar que jogo em Televisão tira o torcedor do estádio. Isso é conversa de vocês