Edivaldo entrega urbanização do Coroadinho

8comentários

PracaCoroadinho

O pacote de obras da Prefeitura de São Luís tem transformado a realidade de moradores dos bairros da capital. Foi assim na noite desta segunda-feira (7), no Coroadinho, quando o prefeito Edivaldo, ao lado da primeira-dama Camila Holanda, entregou a reforma da Praça Nossa Senhora do Carmo e o trecho de 2km do Canal do Rio das Bicas.

O Canal do Rio das Bicas ajudará a pôr fim nos alagamentos que atingem o bairro e a obra da praça proporcionará lazer, esporte e bem-estar aos moradores. Na inauguração da obra, o prefeito Edivaldo ressaltou que, além destes benefícios, a Prefeitura também atua em outras frentes de trabalho no Polo Coroadinho. “Estamos com 30 km de asfalto e bloquetes aqui, ou seja, um volume de ações em grande proporção na região. Havia ruas que nunca tinham recebido pavimentação e agora estamos fazendo. Assim tem sido em todos os lugares, os moradores nos contam que seu bairro estava esquecido há mais de 20, 30 ou 40 anos”, relatou.

A reforma da Praça “Nossa Senhora do Carmo”, localizada na Avenida dos Africanos, no bairro do Coroadinho, e o canal do Rio das Bicas, são parte integrante de um conjunto de obras do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, realizado por meio da Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe).

“Trata-se de um novo espaço para a prática de esporte, de convívio social para a comunidade se reunir, conversar, relaxar. É a primeira praça na cidade que conta com um sistema de energia solar. Também estamos entregando hoje uma parte do canal do Rio das Bicas, uma intervenção de saneamento que permitirá acabar com as inundações”, disse o prefeito Edivaldo.

Foto: A. Baêta

8 comentários »

Pedro Fernandes presidirá CPI do Carf

1comentário

CPIPedroFernandes

O deputado Pedro Fernandes (PTB-MA) foi eleito nesta terça-feira (8) presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Conselho Administrativo de Recursos Federais (Carf). Fernandes recebeu 17 votos favoráveis e nenhum contrário.

A CPI do Carf foi criada para investigar a venda de sentenças do órgão, que é a última instância de recurso de quem questiona a cobrança de tributos da Receita Federal. A comissão foi autorizada, no início de fevereiro a iniciar ,os trabalhos pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Antes mesmo de a CPI ser instalada, já havia sido determinado que o deputado João Carlos Bacelar (PR-BA) seria o relator da comissão. O deputado também é autor do requerimento de criação da CPI.

A primeira vice-presidência da comissão, que tem 27 membros titulares, ficou com o deputado Hildo Rocha (PMDB-MA).

Desde março de 2015, a venda de sentenças no Carf é objeto de investigação da Polícia Federal pela Operação Zelotes. Estima-se que o esquema pode ter provocado prejuízo de pelo menos R$ 19 bilhões à Receita Federal.

Foto: Gustavo Garcia/G1

Leia mais

1 comentário »

MAC e Moto iniciam decisão no domingo

4comentários

MotoeMAC

A Federação Maranhense de Futebol (FMF) confirmou as datas dos jogos decisivos do primeiro turno do Campeonato Maranhense entre Moto e Maranhão.

Os jogos vão ser realizados no próximo domingo (13), às 16h. A segunda partida foi confirmada para quinta-feira (17) às 20h15. Os clubes pediram para levar para o sábado (19) ou domingo (20), às 16h, no Estádio Castelão, mas o Departamento Técnico não acatou o pedido das equipes.

A mudança era apenas uma questão de boa vontade da FMF até para valorizar mais a decisão, mas os dirigentes aqui sempre preferem fazer as coisas erradas.

As duas equipes tem a mesma pontuação na competição 19 pontos, mas o Moto tem melhor campanha no saldo de gols e por isso joga por dois resultados iguais.

O campeão do primeiro turno estará garantido na decisão do Estadual e vai brigar pela vaga no Campeonato Brasileiro Série D, contra o vencedor do 2º turno, mas se vencer também o returno leva o título direto.

Além disso, o vencedor do turno garante vaga na Copa do Brasil, Copa do Nordeste em 2017.

4 comentários »

Andrea denuncia falta de médicos especialistas

1comentário

AndreaMurad

A deputada Andrea Murad denunciou hoje (8) na tribuna que o Centro de Especialidades Médicas de Barra do Corda, inaugurado por Flávio Dino, sábado, não está funcionando como deveria. Com apenas profissionais de Saúde Coletiva, o CEM não tem o principal: médicos especialistas. Nem mesmo o prédio estava destinado para área da saúde.

“Vários deputados estiveram presentes na inauguração, subiram aqui na tribuna todos felizes da vida, mas o fato é que esse Centro de Especialidades não está funcionando como deveria. Ele inaugurou e não está funcionando. Tem várias promessas, promessas de exame cardiológicos mas nem cardiologistas sequer tem. O Centro foi construído pelo governo passado, tudo o que ele inaugura é assim: sempre é algo do governo passado que ele inaugura para tentar melhorar a imagem, só que ele não consegue definitivamente fazer nada bem feito, o prédio construído era para o CETECMA, construído na gestão passada, e ele pegou: ‘vou aqui inaugurar um Centro de Especialidades Médicas’, mas cadê os médicos?”, questionou a parlamentar.

Outro agravante é que o Centro não tem sequer um Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), conforme demonstra o próprio portal do CNES, pré-requisito para receber recursos. Andrea Murad  denunciou ainda que a cunhada do secretário Marcos Pacheco é quem está respondendo pelo Centro, que também não está nomeada pelo Estado para exercer tal função.

“Não tem médicos, mas tem, sim, um emprego lá da cunhada de Marcos Pacheco, Meire Resplandes Pacheco, ela é casada com o irmão do Secretário Marcos Pacheco e é ela quem responde pelo Centro que não existe, ele inaugurou, e o Centro não funciona, não existe, mas vai ser mais um cabide de emprego. Então, volto a repetir, o Governador foi para Barra do Corda, não só enganou o povo com uma promessa de construção de um hospital que não vai existir, porque ele sequer consegue inaugurar os que ele recebeu, da mesma forma ele inaugurou um Centro de Especialidades Médicas que não funciona. O Governador tem que ter vergonha dessas coisas, tem que passar a agir com seriedade”, finalizou a deputada.

1 comentário »

Honorato reage a ataques contra petistas

4comentários

HonoratoFernandes

Usando a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na manhã desta terça-feira (8), o vereador Honorato Fernandes (PT) repudiou a onda de ataque, que, segundo ele, tem sido promovida no intuito de desmoralizar a classe política, sobretudo Partido dos Trabalhadores (PT).

O vereador disse ser favorável a livre manifestação, no entanto, quando esta é feita de forma respeitosa e, de acordo com o parlamentar, o julgamento dos fatos é incumbência única da Justiça.

“Não sou contra a livre manifestação, mas defendo que esta seja feita de forma respeitosa, porque eu mesmo nunca faltei com respeito com nenhum dos meus colegas, independente da origem partidária. Cabe a Justiça apurar todos fatos, porque não existe ninguém acima da lei. Não tem Lula, não tem Dilma e não tem Fernando Henrique”, afirmou o vereador, que reconheceu os erros do PT, não deixando, no entanto, de destacar os avanços pelos quais o país passou em decorrência das políticas implantadas pelas gestões

“Precisamos ter clareza das coisas antes de sair achincalhando a classe política. Porque é isso que nós estamos testemunhando: a desconstrução da classe política. E a bola da vez é o meu partido, que tem erros sim, mas que também tem acertos. Foi esse partido que levou o bico de luz para o interior. Foi esse partido que colocou alimento na mesa de muitas famílias. Foi esse partido que permitiu que muitos filhos de empregadas pudessem ocupar os bancos das universidades”, destacou Honorato.

Relembrando as investigações sobre o esquema de agiotagem envolvendo o banco Bradesco e a Câmara Municipal de São Luís, Honorato reforçou a ideia de respeito à integridade moral daqueles que ainda gozam da presunção de inocência.

“Imaginemos, por exemplo, o caso da suposta corrupção envolvendo o banco Bradesco e a Câmara Municipal, quando esta Casa foi achincalhada moralmente, como se aqui só houvesse agiotas, sem haver apuração ou processo que comprovasse a ilicitude do ato. Nenhum de nós vereadores iríamos gostar, se ao chegássemos aqui, encontrássemos um boneco nosso com trajes de presidiário. Ou seja, todos têm pleno direito de se manifestar a favor ou contra qualquer coisa. Mas não o fazer com intolerância ou humilhação”.

Quanto a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vereador a classificou como sequestro, por ferir garantias constitucionais, sendo, portanto, uma ameaça ao estado democrático de direito, segundo ele.

“Com relação a prisão do presidente Lula, aquilo foi um sequestro. Por três vezes, o presidente Lula já havia sido chamado para prestar depoimento e compareceu em todas as três vezes. Portanto, o que nós estamos vendo é a quebra das garantias constitucionais. Se começarmos a querer fazer justiça e combater a corrupção passando por cima de todos, sem respeitar a lei, realmente será o fim da democracia”.

Finalizando o discurso, Honorato reforçou a integridade moral dele, enquanto vereador e petista. “Sou petista e não faço parte de quadrilha. Sou vereador da Câmara Municipal e não integro grupo de quadrilha. Exerço função pública, como político, mas não me jogarei no meio daqueles poucos que mancham a classe. Política é feita para ajudar e ser a voz do povo”, disse o vereador, que repudiou ainda o ato de violência cometido contra o chefe de gabinete do deputado federal Zé Carlos, durante a confusão ocorrida no último sábado, quando o famoso “Pixuleco” do ex-presidente Lula que estava sendo inflado foi furado e rasgado.

“Quero repudiar todo ato de violência cometido contra o companheiro Henrique, chefe de gabinete do deputado federal Zé Carlos, que foi brutalmente machucado por um policial que até suspenso da polícia está. Um indivíduo que atende pelo nome de Marcelo e anda pelo Brasil afora, patrocinado sei lá por quem, convocando ex combatentes e militares a irem às ruas se manifestar. O que ele está buscando não é manifestação, mas sim a violência”, finalizou o vereador.

4 comentários »

TJ mantém condenação de Gilberto Aroso

1comentário

GilbertoAroso

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), em sessão nesta terça-feira (8), manteve sentença da juíza da Comarca de Paço do Lumiar, Jaqueline Reis Caracas, pela condenação do ex-prefeito de Paço do Lumiar, Gilberto Aroso, e do ex-presidente da Central de Licitação daquele município, Roberto Campos Gomes.

A pena aplicada para cada um é de seis anos e três meses de reclusão, por crimes contra a Lei de Licitações. O processo teve como relator o desembargador João Santana.

A 1ª Câmara Criminal do TJMA determinou também – a pedido do procurador de Justiça, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau – a prisão de Gilberto Aroso e Roberto Campos Gomes, tendo em vista recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou o início de cumprimento de pena de prisão após a confirmação da sentença em julgamento colegiado.

Aroso e Campos foram denunciados pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) por fraude na montagem de licitações. De acordo com o órgão ministerial, para conferir aparência de regularidade aos processos licitatórios, era providenciada a inclusão fraudulenta dos avisos de licitação apenas na versão eletrônica do Diário Oficial com datas retroativas.

Em seu voto, o desembargador João Santana afirmou que ficou comprovada a materialidade delitiva do fato de que o ex-prefeito e o ex-gestor público terem contribuído, de forma decisiva, para frustrar a legalidade de processos licitatórios.

O desembargador Raimundo Melo – revisor do processo – acompanhou o voto do relator e ressaltou não haver qualquer dúvida de que a publicação dos avisos de licitação do Município de Paço do Lumiar não ocorreu de forma ampla, correta e transparente, não constando na versão impressa do Diário Oficial e, tampouco, na versão disponível na internet, por ocasião da perícia técnica feita pela Polícia Federal.

O entendimento do relator do processo foi seguido, também, pelo desembargador José Luiz Almeida, membro do colegiado.

1 comentário »

Moto entra na guerra contra o aedes aegypti

1comentário

12814545_1135202649846283_6462210455196355035_n

Bastante interessante e oportuna a campanha lançada pelo Moto Club. Ideias assim são fundamentais para melhorar a imagem da instituição.

O clube decidiu entrar para o time de combate ao mosquito Aedes Aegypti causador, dentre outras doenças, do Zika.

Diversos casos no Brasil de grávidas que tiveram Zika estão ligados ao aumento no número de microcefalia nos bebês, doença congênita que pode ocasionar sequelas permanentes na vida da criança.

A diretoria rubro-negra convocou a torcida “Mais Apaixonada do Nordeste” para vestir a camisa da campanha ‪#‎ZikaZero‬ e entrar em campo com o Moto.

Faça sua parte, dez minutos por semana podem ser muito importantes.

A mais fiel torcida do Maranhão é contra o Zika.

#ZikaZero ‪#‎MotoClub‬ ‪#‎BichoPapão‬

1 comentário »

Deputado pode pagar R$ 1 mi por ofender índios

1comentário

FernandoFurtado

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA) entrou com ação civil pública contra o deputado estadual Fernando Luiz Ribeiro Furtado por estimular diretamente o ódio à comunidade indígena Awá-Guajá, que habita a terra indígena Awá, localizada no Município de São João do Caru (MA). O parlamentar proferiu ofensas contra os indígenas e lhes atribuiu características depreciativas.

A ação foi resultado de denúncias feitas pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Cáritas Brasileira- Regional do Maranhão, Comissão Pastoral da Terra-Regional Maranhão e Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz, onde narraram que o deputado ofendeu a comunidade Awá durante uma audiência pública no município que tinha por objetivo mobilizar a população de São João do Caru e regiões vizinhas contra a demarcação de terra indígena determinada por ordem judicial, incitando o ódio de fazendeiros e posseiros contra os indígenas locais.

O MPF-MA constatou que as declarações do parlamentar foram além de expressão de sua opinião ideológica, política ou teórica, elas foram diretamente voltadas a depreciar e discriminar o grupo indígena. No discurso, o deputado questionou a sexualidade dos indígenas, atribuindo-lhes a condição homossexual de forma pejorativa; deu-lhes características ridicularizantes, com palavras no diminutivo; associou o estilo de vida indígena à ociosidade, à preguiça e ao uso de drogas ilícitas, juntamente com os antropólogos que participaram da demarcação da terra, alegando que o resultado dos trabalhos seriam fruto do uso de entorpecentes.

O MPF entende que houve incitação ao ódio através de características falsas e infundadas contra a população tradicional, causando um dano moral coletivo aos indígenas. Dessa forma, pede que o deputado estadual Fernando Luiz Ribeiro Furtado pague indenização no valor de R$ 1 milhão pelo dano gerado pela discriminação à comunidade Awá. O valor deverá ser destinado aos indígenas através da Fundação Nacional do Índio (Funai), a quem caberá a gestão dos recursos.

O MPF-MA pede ainda que o deputado promova a divulgação da retratação das ofensas, inclusive nos meios de comunicação locais, especialmente na região onde ocorreu a audiência pública mencionada, de modo a alcançar os participantes do ato. A divulgação deve ser paga com recursos próprios.

Foto: Agência Assembleia

1 comentário »

Galdino barra aumento exorbitante no teatro

4comentários

DiegoGaldino

O secretário Diego Galdino numa decisão aplaudida pela classe artística barrou um aumento exorbitante no valor da pauta para espetáculos no Teatro Arthur Azevedo.

O link com os novos valores inclusive já foi excluído da página do Governo do Maranhão por determinação do secretário.

Galdino foi surpreendido com a decisão da direção do teatro. Ele sequer foi comunicado do aumento, assim como o próprio governador Flávio Dino.

Seria o segundo aumento no valor que inicialmente era de R$ 1,5 mil e subiu para R$ 3 mil e agora iria para o valor exorbitante de R$ 5 mil.

“Não terá mudança no valor anterior. Nós inclusive já retiramos no ar o comunicado. Vai ficar como estava. Não se justifica nenhum aumento agora”, disse o secretário.

TAAdocumento

Além de barrar o aumento exorbitante, o secretário anunciou a reabertura do Teatro Arthur Azevedo entre março e maio.

“Decidimos reabrir o teatro até que sejam liberados os recursos para a reforma pelo Governo Federal. Nós entendemos que enquanto o dinheiro não vem vamos abrir o teatro novamente”, disse.

O Teatro Arthur Azevedo havia sido fechado em novembro do ano passado. No mês de fevereiro dois eventos do Governo do Maranhão chegaram a ser realizados no TAA.

Agora, em função do atraso no repasse dos recursos, a Secretaria de Cultura decidiu reabrir o TAA.

Os artistas e prodrutores maranhenses agradecem e reconhecem a sensibilidade que sobrou para o jovem Diego Galdino e faltou outra vez para a direção do Arthur Azevedo.

4 comentários »

Mais de 30% do público não pagam futebol

13comentários

MotoeCordino

Clubes e Federação Maranhense de Futebol (FMF) devem se unir e reagir contra o acesso de caroneiros aos jogos de futebol. Do jeito que está é impossível para os clubes ganharem alguma coisa, principalmente nos grandes jogos.

No sábado, 4.323 torcedores estiveram no Castelão para a semifinal entre Moto e Cordino. Desses, 1.314 não pagaram ingresso. Vejam que o percentual absurdo de 30,3%. Como é que um time de futebol vai sobreviver com 30,3% do público entrando sem pagar?

No primeiro jogo entre Sampaio e Maranhão disputado na semana passada,  o público total foi de 3.562 torcedores, sendo 2.337 pagantes e 1.225 não pagantes. O percentual de caroneiros foi de 34,3%.

No jogo de domingo, o público total foi de 3.872 torcedores com 3.059 pagantes e 813 caroneiros e o percentual de 20,9% de torcedores que entraram sem pagar.

Vejam só que dados importantes. O clássico entre MAC e Sampaio, no domingo teve a administração do MAC e FMF e o menor número de caroneiros. O jogo administrado pelo Sampaio teve 34,3% entrando de graça e o do Moto 30,3%. Esses dados precisam ser estudados pelos clubes. E mostram que se apertarem o número de caroneiros vai cair.

Conseguimos apurar que só as cortesias chegam a quase 1 mil. Sendo 250 para a Secretaria de Desporto e Lazer que ainda recebe 10% da arrecadação, mais 100 cortesias para a Polícia Militar.  Também recebem cortesias o Corpo de Bombeiros, SMTT, Blitz Urbana, patrocinadores e também o sócio torcedor.

Para piorar a situação, além dessa quantidade absurda de cortesias, os jogos aos domingos ainda são transmitidos pela televisão ao vivo para São Luís.

Tudo isso contribui para tirar a arrecadação dos clubes.

E ninguém faz nada…

Foto: De Jesus/ O Estado

13 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS