A Prefeitura de São Luís participou na manhã deste sábado (5) da campanha “Março Lilás”, lançada pelo Hospital Aldenora Belo, com ações para prevenir e orientar sobre o câncer do colo do útero.
Para garantir um maior alcance da campanha, a Prefeitura levou ao hospital mulheres e adolescentes da comunidade de Coquilho, Zona Rural de São Luís, que realizaram exames preventivo, foram vacinadas contra HPV e participaram de palestras, oficinas e orientação sobre como se prevenir da doença.
No Maranhão, o câncer do colo uterino ocupa o primeiro lugar nas causas de câncer e de morte entre às mulheres. O câncer de colo uterino é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres de todo o mundo, assim como também no Brasil. Sua maior incidência ocorre entre mulheres, na faixa etária entre 45 e 49 anos.
Segundo órgãos área da Saúde, o monitoramento sistemático e o tratamento de lesões precursoras possam reduzir a mortalidade pela doença em 80%.
“A Prefeitura de São Luís está dando total apoio ao Hospital Aldenora Bello na campanha “Março Lilás”. Nós conseguimos na rede do município de São Luís cem vacinas contra o HPV. Participamos com oficinas, enquanto as mulheres aguardam para realizar o exame. Também preparamos um café da manhã para elas. Estamos conscientizando e despertando nas mulheres a importância do cuidado com a saúde e a prevenção para evitar o câncer do colo do útero”, disse a primeira-dama e coordenadora do Programa Todos por São Luís, Camila Holanda, que esteve na manhã de sábado no hospital acompanhando a realização da ação.
Foto: Honório Moreira
É muito importante para as mulheres esse tipo de campanha. Prevencao nunca é demais.