Atraso do governo prejudica pacientes do SUS

2comentários

SaudeMA

Pacientes que fazem tratamento fora do Maranhão financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) podem estar perdendo consultas e exames. O governo do Maranhão, que providencia a viagem desses pacientes, não tem repassado as passagens aéreas, que são custeadas pelo governo federal.

A dona de casa Fátima Silva deveria estar em São Paulo. O filho, Marcos, de 5 anos, perdeu uma consulta em Ribeirão Preto. Há quatro anos ele faz tratamento por causa de crises convulsivas. De seis em seis meses precisa viajar. O deslocamento e a assistência são pelo SUS. Direito garantido por uma Lei Federal para todos que não tenham um tratamento aproporiado no município de origem.

“Disseram que não tinham previsão. Que era para ‘mim’ ligar na quinta. Aí eu liguei na quinta-feira e mandaram falar a mesma coisa pra mim. Quando foi sexta foram me dar a resposta já tarde que não iria mais ter passagem”, disse Fátima.

Carla Trindade vive situação parecida. Há 12 anos a mãe dela que fez um transplante de fígado é acompanhada por um médico em Fortaleza. Ela ainda não sabe se vai conseguir as passagens. “A gente chega lá e a resposta é ‘tem uma previsão’. Previsão não é certeza. Tem pacientes aqui que fazem acompanhamento fora e que já voltaram, tem gente que já perdeu consulta, tem gente que tem que reagendar. O caso da minha mãe não é esse. Ela tem que fazer um exame, ela tem que dar início a um novo tratamento e não tem como a gente chegar para o hospital e dizer ‘a gente não pode ir agora'”, desabafou.

A equipe da TV Mirante tentou conversar com o responsável pelo setor no hospital PAM Diamante sobre a situação e depois de alguns minutos de espera a resposta foi que deveria ser procurada a assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhãox informou que devido à troca da empresa que emite os bilhetes aéreos, em razão de uma nova licitação, houve um atraso de cinco dias nas emissões das passagens.

A SES destaca ainda em nota que o problema foi solucionado e que a partir desta terça-feira (1º), todos os bilhetes serão emitidos. A secretaria esclareceu também que todos os atendimentos fora do estado foram reagendados.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão informou que devido à troca da empresa que emite os bilhetes aéreos, em razão de uma nova licitação, houve um atraso de cinco dias nas emissões das passagens.

A SES destaca ainda em nota que o problema foi solucionado e que a partir desta terça-feira (1º), todos os bilhetes serão emitidos. A secretaria esclareceu também que todos os atendimentos fora do estado foram reagendados.

Leia mais

2 comentários para "Atraso do governo prejudica pacientes do SUS"


  1. DR PACHECO

    QUANTO VC TA GANHANDO POR ISSO? EU CUBRO…

    • Zeca Soares

      Guarde o seu dinheiro.

      Não julgue ninguém por você.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: