MAC e Moto devem ignorar vantagem

1comentário

SampaioeMAC

Maranhão e Moto deram um passo significativo rumo à decisão do primeiro turno do Campeonato Maranhense com a vitória na primeira partida pela semifinal, mas nem por isso devem entrar na onda do já ganhou.

As duas equipes venceram, respectivamente a Sampaio e Cordino, por 1 a 0, neste domingo e vão jogar podendo perder por até um gol de diferença para fazer a final do turno.

Vencer o Sampaio foi um grande feito do MAC, mas que os atleticanos não pensem que o Tricolor já está morto apenas porque vem de três insucessos seguidos. Times como o Sampaio não costumam viver sequência de resultados negativos.

O Sampaio deve se reforçar até domingo e alguns jogadores que estiveram de fora devem retornar. Além disso essa será uma semana de muita cobrança dos dirigentes e torcedores sobre o elenco e isto pode ter reflexo positivo ou até mesmo negativo.

Bom, mas e o MAC nessa história como é que fica? Não é porque venceu ontem que o MAC deve adotar uma postura de apenas se defender. Se fizer isso pode comprometer a sua classificação porque uma coisa é certa: o Sampaio vem com tudo.

Do mesmo modo deve pensar o Moto. A vitória por 1 a 0, em Barra do Corda, diante do Cordino deve ser deixada de lado. Além do respeito ao adversário que tem uma equipe modesta, mas não chegou à semifinal por acaso. E o time do Moto ainda precisa ser reforçado em alguns setores.

O Cordino não vai entrar no desespero contra o Moto, mesmo jogando em São Luís e mesmo em desvantagem, mas é claro que vai tentar buscar o resultado aproveitando possíveis falhas do adversário.

O Moto, a exemplo do Maranhão deve entrar para a segunda partida como se fosse uma nova decisão. As equipes foram muito bem nos primeiros 90 minutos, mas ainda teremos outros 90 minutos pela frente e por isso todo cuidado é pouco.

Foto: Biaman Prado/ O Estado

1 comentário »

Hélio Soares é o novo articulador de Edivaldo

3comentários

PrefeitoEdivaldo

Em solenidade na sala de reuniões do Palácio La Ravardière, o prefeito Edivaldo empossou nesta segunda-feira (29) o ex-deputado estadual Helio Soares como o novo secretário municipal extraordinário de Articulação Política.

Hélio Soares assinou o ato de posse em solenidade com a participação de um grande número de vereadores da Câmara de Municipal de São Luís, secretários municipais, lideranças políticas e comunitárias.

O prefeito Edivaldo disse que a escolha de Helio Soares para comandar uma secretária de tamanha importância coincide com o momento em que a crise no país se agrava repercutindo em vertiginosa queda nas transferências constitucionais, daí a importância da experiência do ex-deputado estadual.

“Apesar da crise que assola o país estamos conduzindo a administração com muita seriedade, transparência e trabalho, mantendo avanços em várias frentes”, enfatizou o prefeito.

O novo secretário acredita que o grande desafio que terá no exercício do cargo será realizar a política que o povo espera. O Helio afirmou que a política será um instrumento para enfrentar a crise no país que reflete um cenário internacional.

“Nós que temos a responsabilidade de ouvir os problemas da população para que possamos dar soluções possíveis. A articulação política nesse cenário assume posição estratégica. Entendo que a política é arte de conviver, compreender e ouvir todas as pessoas, principalmente os mais necessitados”, disse.

Participaram da solenidade de posse os vereadores Astro de Ogum (PMN), José Joaquim (PSDB), Gutemberg Araújo (PSDB), Pavão Filho (PDT), Pedro Lucas Fernandes (PTB), Barbosa Lages (PDT), Ivaldo Rodrigues (PDT), Eidimar Gomes (PSDB), Bárbara Soeiro (PMN), Beto Castro (Pros) e vereador Nato (PRP). Estiveram ainda prestigiando a cerimônia os secretários municipais Canindé Barros (SMTT), Helena Duailibe (Semus), Fátima Ribeiro (Semsa), Delcio Rodrigues (Controladoria geral do Município), José Cursino (Seplan) e Conceição Castro (Comunicação).

Foto: A. Baêta

3 comentários »

Família é impedida de protestar em estádio

9comentários

protesto

A retirada de uma faixa cobrando a conclusão de um hospital, em Imperatriz pelo governador Flávio Dino (PCdoB), ontem no Estádio Frei Epifânio D’ Abadia ganhou repercussão nas redes sociais.

A faixa que dizia: Governador cadê o hospital? foi colocada no Frei Epifânio durante a partida entre Imperatriz x ABC-RN que estava sendo mostrada ao vivo para todo o país pelo Esporte Interativo.

E foi retirada pela polícia minutos após ser mostrada pela TV .

Pelo que conseguimos apurar a faixa foi um protesto de uma família após a morte de uma criança recém-nascida. A família alega que houve negligência. O bebê morreu no Hospital Regional Materno Infantil.

A família resolveu protestar durante a partida, mas foi impedida.

Quer dizer então que não se pode cobrar o governador?

9 comentários »

Ribamar abre inscrições para Pré-Vestibular

1comentário

GilCutrim

A Prefeitura de São José de Ribamar inicia nesta terça-feira (01) as inscrições para os interessados em participar do processo seletivo para o ingresso gratuito no Curso Pré-Vestibular Municipal, instituição pública e especializada de ensino mantida pela administração do prefeito Gil Cutrim (PDT).

As inscrições estarão sendo feitas até o dia 31 de março – de segunda a sexta-feira, nos horários das 8h ao meio dia e das 14h às 19h – na própria instituição pública de ensino, localizada na Avenida Gonçalves Dias, sede da cidade.

O edital pode ser conferido acessando o seguinte link http://goo.gl/y5aFAv

É importante destacar que o certame tem como público alvo alunos que estejam cursando o 3º ano ou que já tenham concluído o Ensino Médio na rede pública de ensino e sejam residentes em São José de Ribamar.

Estão sendo oferecidas 160 vagas, 16 (dezesseis) vagas para Portadores de Necessidades Especiais, 03 (três) vagas destinadas aos candidatos egressos do Projeto Meninos do Santuário, criado pela Lei Municipal nº 607/06 de 31 de março de 2006, 40 (quarenta) vagas destinadas para ex-alunos do curso Pré- Vestibular Municipal de São José de Ribamar, 101 (cento e uma) vagas destinadas aos demais candidatos.

A prova do seletivo será realizada no dia 03 de abril, a partir das 8h30, em locais que serão informados no ato da inscrição.

O resultado será divulgado no dia 08 do mesmo mês, sendo afixado no prédio do Pré-vestibular, bem como disponibilizado no site oficial da Prefeitura (www.sjr.ma.gov.br).

Em dez anos letivos de execução, o projeto do Curso Pré-Vestibular Municipal de São José de Ribamar já beneficiou um universo de mais de 1.900 alunos, tendo aprovado mais de 350 nas universidades do estado.

Foto: Divulgação

1 comentário »

TJ nega volta de Ribamar Alves à Prefeitura

0comentário

RibamarAlves

O desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, Ricardo Duailibe, negou, durante o plantão judiciário de 2º Grau nesse domingo (28), pedido do prefeito afastado de Santa Inês, Ribamar Alves, para voltar ao cargo. Alves pedia a suspensão da liminar do juiz da 1ª Vara de Santa Inês, Alessandro Figueiredo, que o afastou do cargo de prefeito no dia 17 deste mês.

A liminar determinou a posse do vice-prefeito, Ednaldo Alves de Lima, considerando que a cidade encontrava-se sem administração em razão da prisão de Ribamar Alves no dia 29 de janeiro, sob suspeita do crime de estupro.

O prefeito afastado ajuizou Mandado de Segurança no TJMA, pedindo a suspensão da decisão e defendendo sua nulidade, pois teria desrespeitado princípios do contraditório, ampla defesa e o devido processo legal. Citou também vícios no processo que declarou o afastamento, afirmando que os fundamentos da decisão não mais subsistem.

O desembargador Ricardo Duailibe (plantonista), indeferiu a liminar, entendendo que os requisitos para sua concessão não estavam presentes – a relevância dos motivos em que se assenta o pedido e a possibilidade da ocorrência de lesão irreparável ao direito do Impetrante.

O magistrado ressaltou a excepcionalidade do Mandado de Segurança, cuja impetração contra atos judiciais é admitida em hipóteses como manifesta ilegalidade ou abuso de poder.

Ele destacou ainda não se tratar de caso que constitua direito líquido e certo, desautorizando a concessão da liminar. “Entendo que a plausibilidade do direito alegado não se encontra configurada, na medida em que não se vislumbra nos autos qualquer óbice ao seu retorno a função de Chefe do Poder Executivo Municipal”, frisou.

O Mandado de Segurança será redistribuído a um relator, para prosseguimento e análise da questão de mérito.

Foto: Reprodução/ TV Mirante

sem comentário »

Jogadores do Moto convocam torcedor

10comentários

[youtube P8H3ns5Jm-s]

Em alta com o time, embora dentro de campo a equipe ainda não tenha encantado os torcedores, jogadores do Moto gravaram um vídeo ontem após a importante vitória contra o Cordino, por 1 a 0, em Barra do Corda pela semifinal do primeiro turno do Campeonato Maranhense.

Mas apesar do excelente resultado, ninguém no Moto fala em já ganhou, pelo contrário.

O vídeo é um convite dos jogadores à torcida do Moto que até aqui tem sido destaque nos jogos do time rubro-negro no Castelão. Para os jogadores, a partida de sábado, 17h será mais uma guerra e eles esperam contar mais do que nunca com o apoio dos torcedores.

Os jogadores esperam alcançar uma meta audaciosa e colocar 10 mil torcedores após a vitória importante sobre o Cordino. O Moto tem apresentado a maior média de público neste Campeonato Maranhense, mas todos querem uma participação ainda maior do apaixonado e fiel torcedor rubro-negro.

O vídeo foi gravado pelo goleiro e capitão Rodrigo Ramos. “Glória a Deus é pés no chão! Vamos lá torcida do Papão!”, disse. Um aspecto chama atenção neste vídeo: o grau de comprometimento dos jogadores com o projeto do clube.

Com a vitória por 1 a 0 em Barra do Corda, o Moto pode até perder a partida de volta que ainda assim estará garantido na decisão do turno, mas todos só falam em manter a boa sequência de vitórias, afinal o Moto venceu os quatro últimos jogos que realizou.

10 comentários »

Glalbert destaca fortalecimento do PDT

0comentário

GlalbertCutrim

O deputado Glalbert Cutrim participou, nesta última semana, da caravana que o Partido Democrático Trabalhista promoveu em vários municípios do Maranhão.

Na oportunidade, o parlamentar, que se filiou ao partido ano passado, destacou o crescimento e fortalecimento do PDT, ressaltando, ainda, o cenário promissor que a legenda deverá galgar nas eleições municipais de outubro, quando terá candidatos (prefeito, vice-prefeito e vereadores) na maioria das cidades maranhenses.

“Hoje, possuímos a maior bancada na Assembleia Legislativa. Teremos candidatos fortes na maioria das cidades com amplas chances de vitória. O partido, a cada dia, cresce e se fortalece mais. Isso é fruto do belo trabalho realizado pelos presidentes Weverton e Lupi e, é claro, resultado da força da militância pedetista”, afirmou Cutrim.

Segundo vice-presidente da AL, Glalbert participou das visitas acompanhado de líderes do partido, dentre eles o ex-ministro e presidente nacional, Carlos Lupi; o deputado federal e presidente do diretório regional, Weverton Rocha; os também deputados estaduais Fábio Macedo e Rafael Leitoa; além de prefeitos, vereadores e dezenas de pré-candidatos.

A caravana do PDT teve como objetivo fortalecer as bases políticas e estreitar vínculos com a população, onde o partido faz projeções para o pleito eleitoral deste ano, lançando candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Foram visitadas várias cidades, dentre elas São Luís, Morros, Paço do Lumiar, São Luiz Gonzaga, Lago Açu, Lago da Pedra, Lago dos Rodrigues, Igarapé Grande, Pedreiras, Bernardo do Mearim, Trizidela do Vale, Pedreiras e Timon.

Carlos Lupi classificou os encontros como proveitosos e fez questão de destacar a atuação de Glalbert Cutrim. “É um deputado jovem, atuante e que, em muito, está contribuindo com o crescimento do PDT no Maranhão”, disse.

Avaliação semelhante fez Weverton Rocha. De acordo com ele, Glalbert é um dos principais representantes e articuladores da bancada do partido na Assembleia.

sem comentário »

Relação com Dino deve ser aprofundada, diz Fufuca

1comentário

FlavioDinoeandreFufuca

Em seu primeiro mandato na Câmara Federal, o deputado André Fufuca (PEN), já se destaca ao alcançar o posto de coordenador da bancada maranhense. Posto este alcançado por uma boa articulação e trânsito no Congresso Nacional.

O jovem parlamentar concedeu entrevista ao Blog do Diego Emir e fala sobre diversos temas, entre eles quanto ao relacionamento com Flávio Dino (PCdoB), que não é dos melhores. Sua postura independente em relação ao governo estadual, assim como projetos futuros.

Confira na íntegra a entrevista:

Blog – André Fufuca, você está no primeiro mandato de deputado federal e já alcança o posto de coordenador da bancada maranhense. Você esperava em tão pouco tempo alcançar esse destaque?

André Fufuca – Sinceramente não. Eu esperava competir por este cargo, mas ainda não seria no meu segundo ano de mandato. A partir do momento que findava o mandato do nosso amigo Pedro Fernandes (PTB), que foi um grande coordenador, eu vi uma abertura. Então decidi atuar nos bastidores em busca e poder chegar a essa conquista. Primeiro conquistei apoio do grupo (PMDB e PEN), e logo depois a declaração de apoio de amigos de outros partidos que nos ajudaram na composição e em pouco tempo já tínhamos o apoio dos três senadores em torno do nosso projeto. Eu me senti fortalecido com essa escolha. Ser escolhido em meio a três ex-governadores. Eu tenho tão pouco tempo de Câmara Federal e alcanço esse posto dessa envergadura. Vou trabalhar muito para corresponder essa confiança. Fui eleito com o apoio de 15 deputados federais e 3 senadores.

Blog – Fufuca logo que você foi escolhido para ser coordenador de bancada, você acabou virando alvo de ataques de setores da mídia. A que se deve isso?

André Fufuca – Eu prefiro respeitar todos os comentários feitos, favoráveis ou não. No quis diz respeito a desqualificação que tentam fazer a minha pessoa, não sei precisar de onde vem, mas não quero acreditar que isto parta de um grupo político. Até porque a coordenação política é um cargo apartidário, eu fui eleito com votos da oposição e governistas. Eu sempre deixei claro que não serei oposicionista e nem subserviente, mas sim lutar pelo fortalecimento da bancada. Então aqueles que fazem as críticas, eu respeito, mas não concordo com tais opiniões.

Blog – Deputado qual é a sua postura em relação ao Governo do Estado?

André Fufuca – A minha postura é de independência, assim como foi na Assembleia Legislativa. No entanto, brigo por conquistas para o nosso estado. Eu acho que em alguns casos eu trilhei pela oposição, assim como pela situação, mas principalmente busquei coisas grandes para o nosso estado. Eu não quero aqui de certo modo, mudar meu pensamento. Quero lutar pelo fortalecimento da bancada. Sou independente, defendo meu estado acima de qualquer questão partidária. Quem for oposição ou situação, respeito, porém aquilo que vier a ser considerado bom para o estado, seja de quem vier, terá o meu apoio. Me considero um deputado independente, mas pertencente ao partido do Maranhão.

Blog – você avalia a relação do governador Flávio Dino com a bancada maranhense?

André Fufuca – Eu acho que é uma relação que tem de ser aprofundada. Conversei com o governador e ele se prontificou a melhorar o seu relacionamento, inclusive participar da reunião da bancada para discutir alguns assuntos importantes para o nosso estado. Para ser sincero, acredito que essa relação com o governador precisa ser melhorada, existem muitas queixas, porém ainda temos tempo para avançar e para crescer. Acredito que os erros cometidos no primeiro ano podem ser corrigidos nos próximos três anos. Resumindo, acredito que a relação entre o governador e a bancada federal precisa melhorar muito.

Blog – O que difere a atua atuação na Câmara Federal para Assembleia Legislativa?

André Fufuca – Na Assembleia, você vive no estado e está mais próximo da população. Na Câmara Federal, apesar de estar mais longe, você participa mais das decisões mais importantes do país, você acaba se considerando mais útil para o seu país. Em tudo busco melhorias para o nosso estado. Porém considero que o Congresso Nacional agiganta o parlamentar.

Blog – Qual tua opinião sobre o processo de cassação de Eduardo Cunha?

André Fufuca – Eu acho que o presidente Eduardo Cunha deve ter o seu direito de defesa concedido. Ele com mais de 200 que estão naquela Casa foi citado em um processo, se ele for denunciado vai virar réu, só condenado ele perderá o seu mandato. Não é justo oferecer um tratamento de benevolência e malevolência a ninguém, pois assim como ele não deve ser preferido por ser presidente da Câmara, ele não pode ser preterido. Então eu defendo que o tratamento jurídico que qualquer cidadão, qualquer deputado, tenha direito, ele possa exercer. E só se condenado for – pois temos histórico de políticos que foram inocentados pelo STF, como o ex-presidente Collor – devemos opinar sobre o futuro dele. Defendo as prerrogativas que ele tem direito a serem mantidas.

Blog – E a sua opinião sobre o impeachment da presidente Dilma?

André Fufuca – Eu sou contra o impeachment. Pois não vejo isso como uma saída. Darei um exemplo: você não pode eleger um prefeito em uma cidade e se for por conta da crise no primeiro ou segundo ano de mandato resolver usar a Câmara para cassar o prefeito. Essa possível cassação abre um precedente perigoso. As Assembleias vão cassar os governadores? A saída não é tirar a Dilma, a saída é arrochar a economia, buscar o equilíbrio na administração público.

Blog – Você vai trocar de partido político?

André Fufuca – Eu vou trocar de partido por questões ideológicas. Tenho amigos na legenda, como o presidente Jota Pinto e o companheiro de bancada, o Júnior Marreca. Porém ainda não sei para qual partido eu irei.

Blog – Fufuca tu tens intenção de colocar o teu futuro partido na disputa pela Prefeitura de São Luís?

André Fufuca – Se o partido que eu for, eu tiver o controle das principais cidades, ele terá sim um candidato a prefeito. Eu quero inclusive ter um candidato a prefeito em São Luís.

Blog – Qual teu projeto para o futuro?

André Fufuca – Eu não tenho idade para pensar em outros cargos. Até os 30 anos, eu só posso ocupar esse cargo que estou. Meu foco é trabalhar para a reeleição de deputado federal. Porém não nego que tenho interesse de no futuro disputar um cargo majoritário.

Blog – Em Alto Alegre quem será o candidato do seu grupo?

André Fufuca – O que tiver melhor posicionado. Não serei de forma alguma candidato a prefeito, acredito que possa ajudar Alto Alegre estando em Brasília.

Blog – Como é a tua relação com Eduardo Cunha?

André Fufuca – É meu amigo. Sou aliado de primeira hora. Não é porque ele está respondendo a isso ou aquilo, que deixarei de ser amigo dele. Tenho um relacionamento próximo com ele, assim como outras colegas. Porém sei que chama atenção, um deputado de primeiro mandato ter uma relação estreita com o presidente da Câmara. Minha amizade com ele não envolve política. Quem tenta me condenar por conta do meu relacionamento com Eduardo Cunha, deve pensar que todo cidadão vive em uma sociedade com direito pleno a legítima defesa. Os cargos que ocupei foram por conta do partido que eu ocupei, fruto do relacionamento que tive na Câmara e no Bloco.

1 comentário »

Obra no Hospital da Criança em nova fase

7comentários

HospitaldaCrianca

A obra de reforma e ampliação do novo Hospital Odorico Amaral de Matos – o Hospital da Criança, executada em parceria celebrada entre a Prefeitura de São Luís e Governo do Maranhão, recebeu uma nova etapa de serviços.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) iniciou, na semana passada, a etapa de concretagem da segunda laje da obra.

O prefeito Edivaldo destacou os investimentos que vêm sendo realizados em prol da melhoria de vida da população ludovicense. “A Prefeitura de São Luís vem trabalhando intensamente no desenvolvimento de ações que beneficiem diretamente os cidadãos. A parceria do Governo do Estado vem somar esforços para a concretização de melhorias como essa da reforma do Hospital da Criança, obra que acompanha os avanços realizados na área da saúde em São Luís”, ressaltou.

Na área da segunda laje, equivalente a 800 metros quadrados, será instalada a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital com 11 leitos, incluindo área de isolamento, uma das principais contribuições da reforma.

Serão 25 novas enfermarias no Hospital Odorico Amaral de Matos que, somadas às oito existentes, totalizam 178 leitos de internação.O hospital vai instalar, ainda, um centro cirúrgico com quatro salas de grande porte, e também serviços de diagnóstico e imagem, como tomografia computadorizada e ultrassonografia; e laboratório de análises clínicas.

Foto: Maurício Alexandre

7 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS