Definidas as datas das semifinais do turno

1comentário

Sampaio

A Federação Maranhense de Futebol (FMF) definiu as datas dos jogos pela semifinais do primeiro turno do Campeonato Maranhense.

Sampaio e Maranhão fazem a primeira partida neste domingo (28 de fevereiro), às 16h, no Estádio Castelão e a volta, no outro domingo (6 de março), também às 16, no Castelão.

A vantagem é do Maranhão que foi o primeiro do grupo B e joga por dois resultados com saldo de gols iguais.

A outra semifinal será entre Moto e Cordino. A vantagem aqui será do Moto que terminou na primeira colocação no grupo A. A partida de ida será domingo (27), às 16h, no Estádio Leandrão, em Barra do Corda.

A partida de volta entre Moto e Cordino será no dia 5 de março (sábado), às 16h, no Estádio Castelão.

A FMF não confirmou as datas dos dois jogos decisivos do primeiro turno. Hoje também foi divulgada a tabela do segundo turno que começa no dia 20 de março com os seguintes jogos:

15h45 – Santa Quitéria x Moto – Rodrigão
16h – Cordino x Araioses – Leandrão
16h – Maranhão x São José – Castelão
19h15 – Imperatriz x Sampaio – Frei Epifânio

Foto: Biaman Prado/ O Estado

1 comentário »

ICMS: Edilázio sugere isenção sobre inseticidas

1comentário

EdilazioJunior

O primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, deputado Edilázio Júnior (PV), protocolou junto à Mesa Diretora da Casa, indicação ao governador Flávio Dino (PCdoB) solicitando que ele isente de ICMS, produtos como repelentes e inseticidas, sobretudo no período de duração de epidemias de dengue, zika vírus e chikungunya. A indicação foi publicada no Diário Oficial de hoje do Legislativo.

A proposta do parlamentar leva em consideração o fato de ser elevado no Maranhão, o número de registros das doenças, que podem levar o individuo à morte. Ele lembrou que o Ministério da Saúde já relacionou casos de microcefalia ao zika, o que torna ainda mais necessário, como medida de prevenção, o uso de repelentes e inseticidas. Em alguns estados, estes tipos de produtos estão sendo entregues sem custoso à população.

“A minha indicação pede que o governador Flávio Dino tenha sensibilidade e isente repelentes e inseticidas de ICMS nesse período em que o nosso país vem tendo esse surto do zika vírus e que vem trazendo esse desastre tão grande que é a microcefalia”, disse.

Edilázio lembrou que Flávio Dino aumentou no ano passado o ICMS para os repelentes e inseticidas, ao sancionar a lei estadual nº10.329, o que vai de encontro à recente medida adotada pelo Governo Federal, de distribuir repelentes sem qualquer custo ao cidadão.

“Porque faço isso? O governador Flávio Dino vem se destacando, inclusive em nível nacional, por defender impostos. Foi assim com a CPMF e foi assim no nosso estado, no ano passado quando ele aumentou o imposto do ICMS com o seu programa ‘Mais Imposto’. Ele aumentou o imposto dos repelentes no nosso estado”, finalizou.

1 comentário »

Sampaio acerta com atacante argentino

2comentários

MarianoTripodi

O Sampaio deve oficializar nas próximas horas a contratação do atacante argentino Mariano Tripodi, de 28 anos. O jogador já rescindiu com o Joinville e a negociação com o Sampaio praticamente já está fechada.

Ele será o susbtituto de Jheimy que trocou o Sampaio pelo Criciúma-SC no início da temporada.

Tripodi foi revelado pelo Boca Juniors. Também já jogou na Alemanha e no Japão.

Além do Joinville, o novo camisa 9 do Sampaio já foi atleta do Santos, Vitória-BA, Atlético-MG, Metropolitano-SC, Caxias-RS e Rio Branco-PR.

Mariano TripodIi deve desembarcar em São Luís ainda esta semana e pode ficar como opção do técnico Marcelo Chamusca para os confrontos com o Maranhão pela semifinal do primeiro turno do Campeonato Maranhense.

Foto: Site do Joinville

2 comentários »

Fufuca reafirma prioridade para obra na BR-135

0comentário

AndreFufuca

O deputado Federal André Fufuca (PEN) escolhido na semana passada coordenador da bancada do Maranhão na Câmara dos Deputados foi o entrevistado desta segunda-feira, no programa Ponto Final, com Roberto Fernandes, na Rádio Mirante AM.

Fufuca disse que a luta pela continuidade e conclusão da obra de duplicação da BR-135 será prioridade para abancada maranhense nesta legislatura.

Ele lembrou que apesar da recessão no país, os recursos para a obra estão disponibilizados pelo DNIT .

“Nós estamos num país que vive em recessão. Um país que vive em recessão tem dificuldade para manter e fazer a manutenção de suas contas, e a estrada – no caso a BR-135 – também sofre com essa recessão e vem tendo problemas na sua evolução no avançar das obras. Porém nós tivemos conhecimento, inclusive à bancada, que o DNIT já disponibilizou recursos para a conclusão da BR-135 e nós estamos aguardando o desenrolar disso (…) Cabe a nós à frente da bancada maranhense lutar por isso”, disse.

Fufuca foi relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados que investigou a Máfia das Órteses e Próteses. Ele fez um balanço sobre os trabalhos da CPF e falou sobre a tramitação de quatro projetos de lei para coibir as fraudes no mercado de implantes médicos.

“Ouve um indiciamento, na época, de três pessoas e o pedido de investigação para mais de vinte. As pessoas estão sendo processadas, estão tendo seu direito constitucional de defesa e aquelas que foi pedido solicitação no Ministério Público Federal estão sendo investigadas. Porém aredito que a principal marca que a CPI das Próteses traz não é apenas as prisões, o combate à corrupção, mas também na diminuição do valor das cirurgias absurdamente cobradas.”, explicou André Fufuca.

Foto: Maurício Araya

Clique aqui para ouvir a entrevista

sem comentário »

MP pede interdição da delegacia de Grajaú

0comentário

DelegaciaGrajau

Em Ação Civil Pública com pedido de liminar, o Ministério Público do Maranhão requer na justiça a interdição parcial da Delegacia de Polícia de Grajaú, o que atinge somente as carceragens do prédio.

Para a efetivação da medida, a ação, que foi ajuizada no dia 18 de fevereiro, solicita que o Estado seja obrigado a remover os atuais custodiados e os que ainda vierem a ser presos em flagrante ou por ordem judicial para outras delegacias, preferencialmente de municípios próximos.

O Ministério Público pediu também que seja determinada ao Estado a construção ou reforma geral da Delegacia de Grajaú no prazo de 90 dias, com a destinação de compartimentos separados para reincidentes, primários, mulheres e de área apropriada para banho de sol e recebimento de visitas pelos detentos.

A ação prevê ainda que sejam observadas, na construção ou reforma da delegacia, as normas técnicas da ABNT, sobretudo na observância quanto às medidas de segurança, a fim de evitar fugas de presos, além da destinação de servidores com treinamento para as funções de carcereiro.

Segundo o promotor de justiça Weskley Pereira de Moraes, titular da 1ª Promotoria de Grajaú, as medidas objetivam dar cumprimento às condições exigidas na lei de Execuções Penais.

Antes do ajuizamento da Ação Civil, foram realizadas vistorias na Delegacia de Grajaú, tanto pelo Ministério Público quanto pela Vigilância Sanitária, com o objetivo de averiguar denúncias de que o espaço não atenderia as mínimas condições de segurança e salubridade. Entre os diversos problemas, foi observado que, na delegacia, presos provisórios cumprem pena junto com os já condenados e investigadores e escrivães exercem a função de agente penitenciário, o que caracteriza desvio de função.

Em laudo da Vigilância Sanitária, foi constatada a situação de insalubridade da delegacia, com infiltração nas paredes, vasos sanitários sem descargas, celas sem chuveiros, odor muito forte e presença de insetos no interior das celas.

Em visita ao prédio, em 28 de janeiro, o próprio membro do MP identificou que a estrutura física está comprometida, apresentando celas com goteiras, vasos sanitários entupidos e a falta de segurança das instalações, que gera constantes fugas de presos.

sem comentário »

Mesmo com vitória, Moto mostra problemas

16comentários

Moto

Que a vitória de ontem por 2 a 1, sobre o Sampaio e a conquista da primeira colocação no grupo A do Campeonato Maranhense não sirvam para o Moto entrar no clima do “já ganhou”e muito menos para esconder a limitação da equipe.

A partida de ontem deixou evidente mais uma vez que o Moto tem um sistema defensivo frágil. Por mais que o técnico Ruy Scarpino continue insistindo até porque não tem muitas opções, o zagueiro Hismael e o lateral-esquerdo Chico Bala não passam confiança alguma ao torcedor rubro-negro.

No meio-campo, o Moto não tem capacidade de criação. Apenas o meia Marcos Paullo se propõe a este papel, mas pouco tem produzido à equipe. No ataque, apesar dos dois gols de Tety, o Moto ainda precisa de muita coisa.

É fato que o time fez um jogo aceitável, venceu o seu maior rival, mas nem de longe podemos dizer que o Moto já está pronto para brigar por título. O time precisa de pelo menos uns cinco ou seis bons jogadores para equilibrar o elenco.

Faço questão de falar sobre este assunto, pois a vitória de ontem já faz parte do passado e não significa mais absolutamente nada. A partir de agora, com os jogos decisivos é que as coisas vão ficar mais difíceis.

Que o torcedor e os dirigentes do Moto não pensem que já ganharam alguma coisa.

Acredito que a diretoria possa estar atenta a isso. E por falar nisso, o presidente Hans Nina já está em casa e pronto para continuar o trabalho no clube com toda saúde…

Foto: Welliandrei Campelo/ Moto Club

16 comentários »

Audiência pública discute situação do Cajueiro

1comentário

HonoratoFernandes

O vereador Honorato Fernandes (PT) participou na semana passada (10) de audiência pública, no Cajueiro, zona rural de São Luís que debateu os rumos da luta que vem sendo travada pelos moradores da comunidade, movimentos sociais, pesquisadores e agentes públicos contra a instalação de um terminal portuário privado na região.

Realizada na Associação de Moradores do Cajueiro, a audiência pública foi aberta com uma intervenção artística denominada “Cajueiro Resiste”. Dando sequência, representantes da comunidade, de movimentos sociais e de algumas entidades esclareceram a comunidade, quanto a conjuntura jurídica, limitações legais e trâmites administrativos que rondam o processo de conflito.

O conflito fundiário, os impactos ambientais e a criação da reserva extrativista Tauá-Mirim foram os principais pontos pautados durante a audiência.

Na ocasião, o vereador Honorato falou das denúncias que vem realizando com relação aos indícios de irregularidade que permeiam o processo de compra do terreno do Cajueiro pela WPR, empresa responsável pela construção do terminal portuário.

“Venho acompanhando esse conflito desde o ano passado. Desde então, já entrei com várias denúncias no Ministério Público Estadual e Federal. Este ano, antes do carnaval, estive em Brasília, questionando o procedimento que permitiu a construção do porto sem discutir os impactos ambientais e, sobretudo, sem dialogar com a população da região, afirmou o vereador.

“A venda do terreno, segundo minha avaliação, foi fraudulenta, por diversos fatores. Primeiro: pelo valor irrisório que o a terra foi vendida (252 mil m² foi vendido pela bagatela de 150 mil reais, saindo a 60 centavos o m²). Segundo: o terreno foi vendido no final de 2014, seis meses antes das eleições, período vedado pela Constituição Estadual. Por fim, as escritura do terreno foi feita no Rio de Janeiro. Como compreender um terreno localizado em São Luís do Maranhão ser vendido a uma empresa de São Paulo e ter a escritura registrada no Rio de Janeiro? Expus todas estas contradições no requerimento que protocolei na Secretaria de Transparência. No mês de Janeiro deste ano, na carta resposta, o órgão confirmou os fortes indícios de irregularidade da compra. Agora, uma comissão especial será instaurada para fazer um levantamento e avaliar todos os documentos envolvidos no processo de compra do terreno e por fim declarar a legalidade, ou ilegalidade da venda. Uma vez declarada a ilegalidade, a venda do terreno será cancelada”, explicou o vereador.

Dentre os representantes, além do vereador Honorato Fernandes, representando o parlamento municipal, estavam: Davi de Jesus Sá, presidente da Associação de Moradores do Cajueiro; Alfredo Costa, presidente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Aroldo Paiva, representante da Promotoria de Conflitos Agrários; o advogado ambiental Guilherme Zagalo; Alberto Tavares, titular do núcleo de Moradia e Defesa fundiária da Defensoria Pública do Estado (DPE).

Foto: Divulgação

1 comentário »

Transmissão pela televisão tirou público

33comentários

SampaioeMoto

A transmissão dos jogos do Campeonato Maranhense disputados no Castelão, ao vivo para São Luís é um gol contra da televisão com o futebol maranhense. Diria que menos da metade do público (8 mil) que era esperado devido à importância do clássico compareceu ao Estádio Castelão.

É mais do que legítimo um veículo de comunicação local voltar a sua programação para as coisas do Maranhão, mas em relação ao futebol, contribuir com a retirada dos torcedores do estádio é no mínimo um grande equívoco.

Além da transmissão ao vivo para a Capital, a ainda teve que ser realizada às 16h por conta da grade de programação da televisão quando todos os maranhenses estão acostumados com futebol às 17h.

Foi assim ontem com o clássico Sampaio e Moto exibido ao vivo pela TV Guará para toda São Luís. Não importa o tamanho da audiência que possa ter, mas não faz o menor sentido transmitir uma partida para tirar o torcedor do estádio. Isto é coisa de quem tem preocupação com a sua audiência e não compromisso com o futebol.

Alegam que os clubes estão sendo pagos pela TV. Na verdade isso não existe. O Governo do Maranhão destinou R$ 1 milhão e 800 mil. Metade desse dinheiro ficou com a TV e a Federação Maranhense de Futebol (FMF). Os clubes receberam R$ 900 mil. Particularmente, o Sampaio levou R$ 190 mil e o Moto R$ 160 mil.

O presidente da FMF, Antônio Américo diz que existe um compromisso da direção da TV Guará em não transmitir os jogos para São Luís. Mas isto seria apenas um compromisso verbal quando deveria estar em contrato.

Além disso, os clubes que são os grandes prejudicados com a transmissão que tira o público do estádio, mas também são omissos e não dão uma palavra sequer. Os presidentes Hans Nina, do Moto e Sérgio frota, do Sampaio aceitaram tudo passivamente e ficaram caladinhos.

Que fique bem claro que os clubes estão recebendo a ajuda do Governo do Maranhão e não da TV. Uma boa arrecadação em jogos importantes como o clássico Sampaio e Moto seria extremamente importante para reforçar os cofres das equipes.

Por fim quero deixar claro que a participação da televisão na divulgação do futebol é extremamente necessária, desde que sejam assegurados os direitos e os interesses dos clubes em primeiro lugar. Neste caso específico só a televisão está ganhando e o pior está contribuindo para afastar o torcedor do estádio.

Foto: De Jesus/ O Estado

33 comentários »

Procuradores vão ao MP para garantir concurso

2comentários

FlavioDInoassina

A direção da Associação dos Procuradores do Estado do Maranhão (Aspem) deve iniciar no mês de março mais um embate com o governo Flávio Dino. No início do mês a entidade protocolou no Ministério Público do Maranhão um ofício solicitando o desarquivamento de um pedido de providências que tem como objetivo obrigar o Executivo a realizar um concurso para procurador do Estado.

O documento foi endereçado à Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) do Maranhão. Nele, os procuradores do Estado lembram que já faz três anos que o procedimento foi aberto pelo MP e que, até hoje, não houve efetivamente a abertura do concurso.

Na manifestação, a Aspem diz que o Estado gera caos na PGE ao contratar escritórios de advocacia para atender as secretarias, em vez de aumentar o quadro de procuradores de carreira.

“O presente pedido é manifestado diante do caos gerado pelo governo, que aproveita a ausência de procuradores do Estado para contratar escritórios de advocacia diretamente”, diz o texto.

Ainda de acordo com a Aspem, todos os cargos de ingresso na carreira de procurador do Estado (de 3ª Classe) estão vagos: são 53 ao todo – o atual quadro é composto por 63 procuradores.

0007

2 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS