Novos secretários tomam posse no governo

2comentários

secretarios

O governador Flávio Dino empossou, nesta terça-feira (16), quatro novos secretários de Estado. A solenidade foi realizada em São Luís, no Palácio Henrique de La Rocque e representou nova fase de diminuição de gastos, agilização de processos administrativos e monitoramento do cumprimento do Programa de Governo.

A reordenação administrativa promovida pelo Governo incluiu a fusão das pastas de Assuntos Políticos e Federativos (Seap) e de Comunicação (Secom), de Agricultura e Pecuária (Sagrima) com a de Pesca e Aquicultura (Sepaq), da Secretaria de Turismo (Setur) com a de Cultura (Secma), além da criação da Secretaria de Governo.

Antigo titular da Seap, Márcio Jerry assume a Secretaria de Comunicação e Assuntos Políticos (Secap). Já Márcio Honaiser continua à frente da agora Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima). O ex-secretário de Cultura, Felipe Camarão, atuará na recém-criada Secretaria de Governo, enquanto em seu lugar assume o ex-secretário-adjunto, Diego Galdino, que agora será o titular da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).

O governador explicou que as mudanças promovidas têm dois objetivos específicos: reduzir gastos e dar maior eficiência ao Governo. “Quando nós fundimos estrutura estamos visando economias com custeio, sobretudo. Além de estarmos agregando setores que tem finalidades similares para que com isso nós possamos ter maior velocidade na implementação das políticas públicas”, esclareceu.

Falando em nome dos secretários empossados, Felipe Camarão ressaltou que os ajustes são normais na gestão pública e que o Governo continua com o propósito maior de servir a população maranhense. “As metas, as políticas estabelecidas e os compromissos assumidos com a população maranhense ainda no ano de 2014 continuam exatamente os mesmos”, enfatizou o secretário de Governo.

Estiveram presentes à solenidade o Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr., o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, vários deputados estaduais e lideranças políticas de todo o Estado.

Foto: Karlos Geromy/Secap

2 comentários »

Roseana fará cirurgia para retirada de nódulo

0comentário

RoseanaSarney

A ex-governadora Roseana Sarney será submetida a uma cirurgia nesta sexta-feira (19), no hospital Sírio Libanês para a retirada de um nódulo na região da face.

Roseana está em São Paulo, onde realizou um check-up no mês passado, quando foi identificada a necessidade do procedimento.

A equipe médica será conduzida pelo Dr. Mário Sérgio Munhoz. Roseana está confiante e disse que está em excelentes mãos.

“Os médicos me deixaram tranquila quanto ao procedimento e, acima de tudo, tenho muita fé em Deus. É isso o que sempre me dá a certeza de que tudo vai correr bem”, declarou.

Foto: Biaman Prado/ O Estado

sem comentário »

Prefeitos e vereadores se reúnem em São Luís

1comentário

AssembleiaLegislativa

Vereadores e prefeitos de várias cidades brasileiras estarão reunidos nesta quinta-feira (18), em São Luís, discutindo assuntos de interesse das populações e que estão inseridos na pauta municipalista de debates.

Trata-se do Encontro Nacional de Vereadores e Prefeitos, que será realizado no auditório Paulo Freire, na Assembleia Legislativa do Maranhão. O evento, que acontece pela primeira vez na capital maranhense, está sendo promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) – entidade que reúne as Associações e Uniões de Vereadores de todo o país e que representa os mais de 57 mil parlamentares municipais brasileiros – e conta com o apoio da AL e da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

A programação, que terá início na quinta, a partir das 9h, e se prolongará na sexta-feira (19), é composta de painéis nos quais serão abordados temas diversos, dentre eles Prestação de Contas de Vereadores e Prefeitos e a Repercussão nas Eleições Municipais de 2016; Governança e Transparência na Gestão Pública; Pacto Federativo; Fortalecimento do Municipalismo; Novos Desafios das Eleições 2016; e Federalismo Fiscal.

Entre os palestrantes, estão o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), desembargador Lourival Serejo; o vice-presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Raimundo Carreiro; o prefeito de São José de Ribamar e presidente da FAMEM, Gil Cutrim; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro José de Ribamar Caldas Furtado; o secretário executivo do Ministério das Cidades, Cláudio Trinchão; além do presidente da UVB e vereador da cidade de Iraí (RS), Gilson Conzatti.

“Deveremos contar com uma boa participação de vereadores e prefeitos maranhenses. Será um momento importante no qual estaremos discutindo assuntos que, hoje, pautam todos os debates municipalistas no Brasil”, explicou o superintendente da UVB no Maranhão e vereador da cidade de São Pedro dos Crentes. Asaf Sobrinho.

As inscrições, de acordo com ele, poderão ser feitas durante todo o evento.

1 comentário »

Dono de imóvel com foco de Aedes pode ser multado

5comentários

AdrianoSarney

Tramita na Assembleia Legislativa, em regime de urgência, o Projeto de Lei número 011/2016, de autoria do deputado Adriano Sarney (PV), que visa fortalecer o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zica. De acordo com a proposta, proprietários de imóveis infestados de focos do mosquito poderão ser multados em até R$ 100,00 por metro quadrado do imóvel.

O deputado esclarece, contudo, que a aplicação da multa só ocorrerá em último caso. Primeiramente deverá ocorrer, como de praxe, a inspeção das autoridades sanitárias (agentes de saúde e endemias) no imóvel. Nesse processo, o agente avalia riscos potenciais de infestação do mosquito, aplica larvicida onde ficar constatada a presença da larva do mosquito e recomenda algumas medidas ao proprietário, como limpeza do local e recolhimento de lixo e objetos que possam servir de criadouro para o mosquito.

Ainda segundo o deputado, depois desse processo de inspeção dos agentes de saúde, será dado um prazo de 72 horas, no máximo, para a realização de uma nova vistoria e, nesse caso, se ficar constatado que o proprietário (ou responsável pelo imóvel) não seguiu as recomendações sanitárias, será aplicada a multa.

“O diferencial deste projeto de lei é que ele possibilita cobrar dos proprietários de imóveis a sua cota de responsabilidade nesta campanha, com a obrigação de manter os seus imóveis limpos e livres de focos do mosquito Aedes aegypti, de modo a impedir a proliferação de doenças”, diz Adriano Sarney.

O parlamentar ressaltou que, de acordo com o projeto de lei, os recursos oriundos das multas deverão ser investidos em programas de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti e que parte desses recursos poderão, eventualmente, ser aplicados em tratamento de crianças nascidas com microcefalia, uma condição que está sendo relacionada com vírus Zika, transmitido pelo mosquito.

Em relação a imóveis em situação de abandono (ou ausência de pessoas que possam permitir o acesso), de acordo com o projeto de lei, os agentes públicos de saúde poderão ingressar nos imóveis (públicos ou privados) que apresentem risco potencial de propiciar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, com fins de avaliá-lo e, se for o caso, promover a dedetização e/ou determinar ao proprietário que seja promova a devida limpeza ou ação de combate ao mosquito. Caso necessário, os agentes públicos poderão solicitar reforço da Guarda Municipal ou Polícia Militar para entrar nos imóveis.

Foto: Agência Assembleia

5 comentários »

Edilázio repudia índice de violência no MA

0comentário

EdilazioJunior

O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Edilázio Júnior (PV), lamentou na manhã de hoje (16) a elevação do índice de violência no estado. Ele falou da explosão de caixas eletrônicos do Banco do Brasil realizada na noite de ontem no município de Colinas, ação de organização criminosa que resultou na morte de uma jovem.

“Assalto a banco, explosão de bancos e de caixas eletrônicos passaram a ser corriqueiros no estado. Dia sim, dia não, é registrado esse tipo de crime no estado. O único período em que houve uma pausa, foi no Carnaval, porque os bandidos estavam brincando. Passou o Carnaval, logo no primeiro dia útil, houve explosão de caixa eletrônico”, disse.

Edilázio relatou que a falta de segurança tem assustado a população de todo o estado, sobretudo nos municípios menores. “Nós estamos falando do município de Colinas, onde uma jovem inocente foi morta ontem. Município que tem como base e reduto o nosso vice-governador Carlos Brandão e o manda-chuva do Governo, secretário Marcio Jerry. Se lá está desse jeito, imagina nas pequenas cidades onde não têm essas autoridades, esses notáveis dentro do Governo do Estado”, completou.

Edilázio cobrou ação mais enérgica do Sistema de Segurança Pública e investimentos efetivos no setor.

“O secretário Jefferson Portela, diferentemente dos demais secretários que passaram por ali, já chegou político. Deputado Raimundo Cutrim entrou polícia e saiu político. Aluisio Mendes, entrou polícia e saiu político. E não tenho dúvida de que essa disposição de Portela de bater boca com colegas aqui de plenário, de não aceitar críticas, prejudica o comando dentro de uma secretaria tão importante. Espero isso que aconteceu em Colinas não se repita e que haja uma ação enérgica do Governo”, finalizou.

Foto: Agência Assembleia

sem comentário »

Familiares e amigos em oração por Papete

0comentário

Papete

O cantor, compositor e excelente percussionista maranhense Papete, de 69 anos está internado em São Paulo para tratamento de um câncer de próstata. Ele luta contra a doença há alguns anos.

A esposa do cantor e compositor disse em um grupo de whatsapp que Papete não está em estado terminal como vem sendo dito, mas que o seu estado de saúde requer muito cuidado.

“O Papete está passando por um momento desafiante de saúde, ele tem câncer e está se tratando. Não está em estado terminal, como estão falando em São Luís, porém o estado dele requer cuidados como todo paciente com câncer. Por gentileza peça que as pessoas orarem por ele. Acredito que a oração é uma atitude de amor, carinho e Fé”, afirmou.

Nas redes sociais, vários artistas locais postaram mensagem e pediram orações em favor de Papete.

“Toda luz e oração pra Papete. Esse amigo tão querido que a música me deu. Saúde!”, escreveu Mila Camões.

“Mandando energias positivas ao amigo Papete Viana, saúde meu brother!”, disse Djalma Chaves.

Luto na música

Morreu por volta de 7h da manhã, desta terça-feira (16), em São Paulo, o cantor e compositor João Madson. Ele tinha 62 anos e fazia um tratamento contra um enfizema pulmonar. O corpo será cremado amanhã (17).

Madson foi vencedor do Festival de Música Carnavalesca com a canção “Frevo na Chuva”, em 2005. Ele gravou apenas um CD “Madson convida”.

“Madinho era daqueles seres indomáveis e inquietos. Vivendo a vida do seu jeito e abraçando e embarcando toda aventura e toda desventura. Não foi meu pai quem morreu, ele apenas está dando um tempo. Bolando um bolero com Waldick quem sabe. Não me arrependo de ter convivido pouco com ele pois era pelas suas músicas que a gente o conhecia. E são suas músicas que vão manter viva a memória desse grande libertino que o mundo conheceu”, escrever o filho do compositor Lucas Moreira Lima Mendes.

sem comentário »

Moto é destaque de público no Maranhense

27comentários

MotoCLub1602016

Se dentro de campo o time do Moto ainda não encheu os olhos da nação rubro-negra, fora dele, a torcida vem dando um verdadeiro show nas arquibancadas.

Isso não chega a ser uma grande novidade, afinal a torcida do Moto tem a fama de ser mesmo a mais fiel e isso já vem de muitos anos.

O Moto é o time que possui a maior média de público e o maior público total, dentre os mandantes. Até aqui, o público pagante nos jogos com mando do clube é de aproximadamente 15.074 pessoas, e público total de 17.492. Considerando a média nas 3 partidas, os números são de 5.025 e 5.830 por partida, respectivamente. Números bem superiores aos demais clubes e acima da média nacional nos Estaduais.

Os números são comemorados pelo presidente Hans Nina e merecem o nosso registro, pois muitos campeonatos importantes pelo país não tem apresentado números tão expressivos assim.

“Estes dados são importantes por vários aspectos. Primeiro porque só confirma o que já sabemos: a fidelidade e o apoio da torcida motense. Depois porque, com a destinação de apoio financeiro do Governo do Estado aos clubes, cuja divisão ficará a cargo da Federação, entendemos que esses números devem ser considerados. O time que leva mais público no Campeonato Maranhense faz jus ao reconhecimento disso no momento da divisão”, lembrou o presidente Hans Nina.

A boa performace da torcida do Moto nas arquibancadas deve motivar os torcedores do Sampaio e Maranhão, por exemplo que cumprem boas campanhas no Estadual, mas as torcidas ainda assim não tem comparecido como deveria.

Mais do que isso, para o Moto é importante neste momento de reconstrução pois mostra a visibilidade que o futebol pode proporcionar, mesmo numa equipe que luta para voltar às competições nacionais.

E que o exemplo do torcedor do Moto nas arquibancadas sirva para motivar ainda mais o time em campo, pois quanto mais vitórias vierem, mais torcedores irão ao Castelão.

Foto: Welliandrei Campelo/ Moto Club

27 comentários »

Bancada protesta após decisão da Gol

1comentário

Deputados

O líder do PDT na Câmara, deputado federal Weverton Rocha, e os deputados da bancada maranhense, Juscelino Filho, André Fufuca e Aluísio Mendes, participaram, nesta segunda-feira (15)em Brasília, de uma audiência com o ministro interino da Aviação Civil, Guilherme Ramalho. No encontro, os parlamentares acionaram, por representação formal, a companhia aérea Gol, pelo cancelamento dos voos para Imperatriz.

Durante a reunião, o deputado Weverton apresentou os prejuízos que a suspensão do atendimento irá gerar, lembrando ainda a posição geográfica e o potencial turístico da Região Tocantina. “Temos que lembrar que Imperatriz, além de ser a segunda maior cidade maranhense, é o portal do turismo para a Chapada das Mesas (Carolina e Riachão) e dá suporte à cidade de Balsas, capital do agronegócio”, alertou. O parlamentar também enfatizou a necessidade de uma regulamentação das empresas aéreas, para que um melhor serviço seja oferecido por parte das companhias.

O ministro interino, Guilherme Ramalho, se prontificou a entrar em contato com a Gol, com o intuito de sensibilizar a empresa sobre a importância de manter o atendimento aos clientes. No entanto, o ministro vê dificuldades devido ao período de crise que as companhias vêm passando. “Tem sido uma tendência o cancelamento de trechos, por conta dos resultados ruins que as empresas têm obtido nos últimos anos com a crise. Hoje, está em processo de finalização na Casa Civil, uma proposta que simplifique critérios obrigatórios da aviação, o que tende a baratear passagens, haja vista, a expansão de linhas regionais e assim, reaquecer o mercado”, destacou Ramalho.

Os deputados também percebem a necessidade de uma revisão da legislação da aviação civil, para que, entre outras medidas, seja viabilizado a abertura de mais empresas de aviação, ou a entrada de capital estrangeiro para que os passageiros sejam melhor atendidos, novos trechos e regiões sejam contempladas.

Em seguida, os deputados maranhenses foram recebidos pelo Diretor da Agência Nacional de Aviação – ANAC, Claudio Passos Simão, onde discutiram as regulamentações de aviação civil, bem como, controles de tarifas. Na oportunidade, foi feito ainda a solicitação do levantamento da ocupação das aeronaves que fazem o trajeto para Imperatriz, para justificar, junto à Gol, a manutenção do serviço.

Foto: Divulgação

1 comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS