A Prefeitura de São Luís vai destacar 246 agentes de endemias e de saúde, além de 48 supervisores para uma grande mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika, neste sábado (13), das 8h às 12h, nos bairros do São Francisco e Ilhinha.
Esta mobilização conta com ações das Secretarias Municipais de Saúde de São Luís (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp). A ação será realizada em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), juntamente com as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, entre outras instituições.
Mais de oito mil imóveis serão visitados por 246 Agentes de Endemias e 48 supervisores de Campo do município de São Luís, acompanhados de 772 militares do Exército, Aeronáutica e Marinha; e 100 homens da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
Os profissionais integrarão três equipes – uma atuará na Ilhinha, e as outras duas cobrirão o bairro São Francisco. Serão realizados serviços de limpeza, abordagens educativas e visitas domiciliares. Os pontos de apoio das equipes serão no campo da Ilhinha, no Socorrinho (São Francisco), Praça do São Francisco.
Os bairros São Francisco e Ilhinha apresentam alto risco de infestação do mosquito pelo Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (Lira). Para reforçar o combate ao mosquito, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) treinou um contingente de 500 soldados do Exército e da Aeronáutica na guerra contra o mosquito para ação simultânea nos municípios de São Luís, Imperatriz e Alcântara durante o Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti. O objetivo da ação é promover a redução dos níveis de infestação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus, com atividades de prevenção.
Foto: Divulgação/ Secom
Prefeitura fazendo sua parte, que a população também faça a sua.