A mídia governista comemorou há duas semanas o decreto do governador Flávio Dino que mandou retirar nomes de pessoas vivas de escolas e prédios públicos em vários municípios do Maranhão.
O objetivo do governador que tem se revelado um “perseguidor” implacável é atingir os adversários políticos, em especial o ex-presidente da República José Sarney.
Várias escolas com os nomes do ex-presidente José Sarney e da ex-governadora Roseana Sarney tiveram seus nomes modificados como determina a Constituição, mas no entanto em outros casos a postura foi diferente.
Cito por exemplo o Estádio Castelão que permanece com o nome do ex-governador e prefeito de São Luís, João Castelo que atualmente é deputado federal eleito pelo PSDB. Além disso, Flávio Dino inaugurou creche com nome de parente vivo de aliado político em Tuntum.
No ano passado, o deputado estadual Edilázio Júnior (PV), protocolou na Mesa Diretora da Casa da Assembleia Legislativa indicação ao governador Flávio Dino (PCdoB) sugerindo a modificação do nome do Estádio Governador João Castelo, popularmente conhecido como Castelão, para que seja conferida homenagem ao radialista e cronista esportivo, Herbert Fontenele.
Pela proposição, a maior praça esportiva do Maranhão passaria a se chamar Estádio Herbert Fontenele – o Fontecão.
“Com o respeito devido ao ex-governador João Castelo, que encontra-se vivo e exercendo o mandato de Deputado Federal, as Constituições Federal e Estadual vedam a denominação com nome de pessoas vivas a prédios públicos. A mudança de nome corrigirá essa falha e prestará uma justa homenagem ao jornalista Herbert Fontenele, cronista esportivo que marcou o futebol maranhense de forma significativa”, justificou Edilázio.
Portanto, não houve qualquer movimentação do governador Flávio Dino no sentido de seguir o que determina a Constituição no caso do Castelão.
[…] jornalista Zeca Soares, no seu blog, na postagem “E o Castelão não vai mudar de nome?” fez um questionamento pertinente. O jornalista lembrou que a principal praça de esporte do […]
Zeca, pode colocar o nome que quiser. O estádio será sempre CASTELÃO.
Ei Patãoa torcida do Moto não manda em nada !
Weca
Um bom nome, por tudo que fez ao esporte do estado e faz com as suas frases inesquecíveis que ficaram na mente dos torcedores.
Nada de estádio fontecão!
A torcida do Moto não aceita.
Nao seria melhor, estádio fontineli o tubaraozao
SIM VAI MUDAR E O NOME SERÁ ESTÁDIO HERBERT FONTENELE E QUANDO O SAMPAIO JOGAR O GRITO VAI SER ASSIM: AQUI NO FONTECÃO, QUEM MANDA É O TUBARÃO, SIMPLES NÃO MUDOU NADA !