Por Zeca Soares • domingo, 24 de janeiro de 2016
O Sampaio estreou com vitória no Campeonato Maranhense diante do Araioses, por 2 a 0, no Estádio Cardosão e mostrou porque é uma das equipes consideradas favoritas ao título.
Os gols do Mais Querido foram marcados no primeiro tempo por Edgar e Levi. Com a boa vantagem no placar, o Sampaio tratou de administra o placar na etapa final e vencer a partida sem qualquer dificuldade.
A partida seria realizada com portões fechados, mas para surpresa de todos, na manhã deste domingo, a Federação Maranhense de Futebol (FMF) que havia anunciado por meio do diretor de competições, Antônio Henrique Moraes Rego que não havia nenhum laudo do Cardosão disse ter recebido os documentos no fim de semana e autorizou a venda de ingressos.
Após a partida, o técnico Marcelo Chamusca destacou a importância da vitória, mas disse que a equipe ainda tem muito a melhorar e que a maioria dos jogadores ainda estão se conhecendo e por isso o Sampaio ainda vai crescer muito na competição. Chamusca também reclamou da condição do campo de jogo que considerou ruim.
O Sampaio volta a campo na quarta-feira (27), às 20h15, contra o São José, no Estádio Castelão.
Foto: Afonso Diniz/ GloboEsporte.com
Categoria Campeonato Maranhense • Esporte • Futebol • Sampaio | Tags Araioses, Sampaio
Por Zeca Soares • domingo, 24 de janeiro de 2016
Se a primeira impressão é a que fica diria que ela foi a pior possível, mas é necessário lembrar que essa foi apenas a primeira partida oficial do Moto na temporada e mesmo com o desastroso empate por 0 a 0, contra o São José, no Castelão, ainda é cedo para desespero.
Com mais tempo de preparação e enfrentando um adversário que só começou a trabalhar na semana passada, o Moto por pouco não perde o jogo no primeiro tempo. O goleiro Rodrigo Ramos que quase se atrapalha numa cobrança de falta do São José, operou dois milagres que livraram o Moto da derrota.
O elenco do Moto todos nós sabemos ainda está longe de ser o ideal. O zagueiro Hismael (foto) demonstrou estar mal, bem como o lateral-esquerdo Chico Bala que terminou a partida debaixo de vaias. Juninho parece nem ter entrado em campo. E no ataque faltou poder de fogo.
É claro que o time ainda pode melhorar como disse o técnico Ruy Scarpino ao final da partida, mas se o Moto quiser conquistar títulos vai precisar gastar um pouco mais com quatro a cinco bons jogadores que cheguem e entrem no time. Não pode trazer nenhum pior do que esses que vimos hoje.
Ruy que indicou a maioria desses jogadores não pode apostar em ˜experiências” e nem deve ser teimoso com este ou aquele jogador que trouxe. Tem que trazer o cara certo e que resolva a situação do Moto.
E para não dizer que tudo foi horrível vale registrar a presença excepcional do torcedor. No total 4.375 torcedores foram ao Castelão olhar o novo time do Moto. No aspecto apoio, diretoria e jogadores não podem reclamar.
Na quarta-feira, em Araioses, às 15h45, o Moto terá que vencer o Araioses ou do contrário poderá ver a sua situação se complicar logo neste início de temporada.
Foto: Welliandrei Campelo/ Moto Club
Categoria Esporte • Futebol | Tags Moto, São José
Por Zeca Soares • domingo, 24 de janeiro de 2016
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) já contabiliza 1.138 mil óculos entregues a estudantes da área de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede municipal. A assistência oftalmológica aos estudantes é realizada por meio do Programa Olhar Brasil. De iniciativa do governo federal e executado em parceria com estados e municípios, o programa é desenvolvido pela Prefeitura de São Luís por intermédio de uma articulação entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semus).
Desde o início da atual gestão, foram realizadas 1.254 mil consultas oftalmológicas, beneficiando tanto os alunos regularmente matriculados em classes de EJA da rede municipal quanto os participantes do Programa Brasil Alfabetizado (PBA).
No início, as consultas eram realizadas em clínicas particulares mas, em 2015, a Prefeitura de São Luís firmou parceria com o Hospital Universitário Presidente Dutra, o que possibilitou a realização das consultas na clínica oftalmológica do hospital. Nos casos em que a necessidade de óculos é constatada, os estudantes podem escolher um modelo de armação e, posteriormente, recebem os óculos. Todo o processo, da consulta à entrega dos óculos, é inteiramente gratuito.
O secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou que a extensão do programa para as classes é mais um passo no sentido de garantir atenção integral a toda a rede de ensino de São Luís. “De forma pioneira e cumprindo uma determinação do nosso prefeito, incluímos a partir de 2015 as classes de EJA na assistência oferecida pelo programa Olhar Brasil”, disse o secretário Geraldo Castro.
Foto: Fabrício Cunha
Categoria Notícias • Política | Tags Educação, Geraldo Castro Sobrinho, São Luís, Semed
Por Zeca Soares • domingo, 24 de janeiro de 2016
O deputado estadual Adriano Sarney (PV) conseguiu, sozinho, tirar do sério as principais lideranças governistas na semana passada.
O motivo foi uma proposta simples: com base em declarações de militantes dos direitos humanos no Maranhão – que acusaram o Governo do Estado de haver firmado um acordo com facções pela paz em Pedrinhas –, ele sugeriu que se abrisse uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis crimes de corrupção dentro do sistema penitenciário estadual.
O governo agitou-se e “respondeu” por meio de figuras já conhecidas, uma delas o seu líder na Assembleia Legislativa, deputado Rogério Cafeteira (PSC), que afirmou ser a proposta do oposicionista um “tiro no pé”, uma vez que investigação desse porte acabaria por abarcar, também a gestão passada.
Pensavam os governistas que, assim, o fariam recuar. Mas Adriano Sarney manteve-se firme e desmontou o discurso do Palácio dos Leões.
– Apoio CPI de Pedrinhas, hoje e ontem. Por que não? Se a CPI de Pedrinhas envolver também o ano de 2014, vamos finalmente descobrir quem estava por trás das rebeliões – rebateu.
E os governistas emudeceram.
Pelo visto, o assunto deve ser pauta no reinício dos trabalhos no Legislativo.
Foto: Agência Assembleia
Coluna Estado Maior/ O Estado
Categoria Notícias • Política | Tags Adriano Sarney
Por Zeca Soares • domingo, 24 de janeiro de 2016
Três jogos complementam neste domingo a primeira rodada do Campeonato Maranhense aberto neste sábado com a vitória do MAC por 3 a 1, contra o Imperatriz, no Estádio Frei Epifânio D’Abadia com gols de Naoh, Rogério e Maurício, enquanto Dênis marcou para o Imperatriz.
Em São Luís, o Moto estreia contra o São José, às 16h, no Estádio Castelão que terá o gramado com as dimensões reduzidas para 110 por 65 metros por determinação da CBF. Será o jogo de estreia do goleiro Rodrigo Ramos, do volante Robson Simplício com a camisa rubro-negro e do técnico Ruy Scarpino.
Em Araioses, o Sampaio estreia contra o Araiose, no Cardosão com portões fechados por falta de laudo. No Sampaio, destaque para a estreia do zagueiro Genilson e do volante Auremir, além do técnico Marcelo Chamusca. O Tricolor terá Jheimy e Edgar, no ataque. A partida começa às 15h45.
Em Santa Quitéria, o Santinha deveria receber o Cordino, mas não conseguiu regularizar nenhum jogador e deverá perder por WO.
Foto: Divulgação/ Sedel
Categoria Campeonato Maranhense • Esporte • Futebol | Tags Imperatriz, MAC, Moto, Sampaio