Andrea Murad critica gestão da Saúde

2comentários

AndreaMurad

A deputada Andrea Murad (PMDB) utilizou as redes sociais para criticar a gestão do secretário de Saúde, Marcos Pacheco. Segundo a parlamentar, em apenas um ano, o atual secretário conseguiu transformar a Saúde num verdadeiro caos.

O secretário de Saúde, Marcos Pacheco, continua se revelando o pior gestor de todos os tempos na saúde pública do Maranhão. Ao receber dezenas de hospitais, todos equipados, com pessoal qualificado e um sistema completamente organizado e eficiente, ele conseguiu em um ano transformar a nossa saúde num verdadeiro caos.

Andrea Murad disse que o anúncio do fechamento dos hospitais de 20 leitos é uma demonstração do governo de que os pequenos municípios não necessitam de hospitais.

“Marcos Pacheco e Flávio Dino, além de outras trapalhadas no funcionamento da rede, acham que pequenos municípios não precisam de hospitais novos, limpos, organizados e funcionando 24h para que a população tenha um atendimento de qualidade, podendo ali mesmo ser tratado e evitando que peregrine para grandes hospitais que já estão sobrecarregados pela falta de eficiência implantada na gestão de Marcos Pacheco. Tudo isso já é sentido pela população”.

“Para se livrar dos hospitais de pronto atendimento, o secretário deu a desculpa de que as unidades não são resolutivas, por isso prefere priorizar os recursos para os hospitais regionais, hoje usados de forma politiqueira, sem padrão de qualidade e nenhum compromisso com o paciente. A gestão de Marcos Pacheco na saúde com o total descaso de um governador é caso de polícia, é caso para acionar órgão internacionais e assim coibirmos toda prática de retrocesso e incapacidade no cuidado com vidas. Sem dúvida, a pior gestão de todos os tempos na saúde pública, porque só no Maranhão para acabarem com tantos avanços conquistados em tão pouco tempo”, finalizou.

Foto: Nestor Bezerra

2 comentários »

Aldenora Bello recebe novos equipamentos

0comentário

EduardoBraide

A Fundação Antonio Dino, que mantém o Hospital do Câncer Aldenora Bello, recebeu visita do Deputado Estadual Eduardo Braide para conhecer os novos equipamentos que irão auxiliar no tratamento do câncer. Os equipamentos foram adquiridos através de emendas parlamentares direcionadas pelos deputados Eduardo Braide e Carlinhos Florêncio.

Eduardo Braide foi recebido pelo vice presidente da Fundação, Antonio Dino Tavares, a diretora do Hospital do Câncer Aldenora Bello a oncologista, Rachel Cossetti e o diretor administrativo José Generoso.

Um microscópio óptico, de tecnologia alemã, com câmera de captura de imagem e software de análise; dois micrótomos com tecnologia de ponta, que tem a função de realizar cortes histológicos dos tecidos e um criostato, que realiza exames intraoperatórios, constituem os novos equipamentos que vão dinamizar e tornar ainda mais eficiente o trabalho do Laboratório de Patologia do Hospital Aldenora Bello.

A Fundação Antonio Dino, mantenedora do Hospital do Câncer Aldenora Bello, é referência no combate ao câncer no Maranhão. Uma Instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que busca constantemente melhorias na qualidade do tratamento oncológico.

sem comentário »

Deputado pede informações sobre concurso

3comentários

WellingtondoCurso
O vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Wellington do Curso (PPS), protocolou ofício, na tarde desta quarta-feira (20), no Ministério Público, solicitando informações quanto às medidas adotadas pela Promotoria ante as inúmeras denúncias de irregularidades apontadas no concurso público para professor da rede estadual de educação, instrumentalizado pela Fundação Sousândrade.

Ao protocolar o ofício, o parlamentar ressaltou as inúmeras reclamações e denúncias recebidas de candidatos. Dentre elas, destacam-se os casos de questões plagiadas que prejudicaram alguns candidatos; casos de envelopes de provas abertos antes do início do certame, a exemplo do que aconteceu na Escola Pio XII. Além disso, inúmeras são as reclamações quanto à incerteza que caracterizou o gabarito oficial divulgado pela Fundação Sousândrade, já que no dia 14 de janeiro divulgou-se um gabarito e, no dia 18, outro.

“Desde o dia 20 de dezembro de 2015, inúmeros professores nos procuraram com reclamações referentes ao concurso para professor do Estado. As reclamações vão desde o plágio de mais de dez questões no concurso, passando pelo absurdo que é a abertura de envelopes de provas antes de chegarem à sala da aplicação da avaliação em si, chegando à incerteza do que seria o gabarito oficial, já que dois gabaritos ‘oficiais’ foram publicados. Segundo os professores, nem todas as questões  plagiadas foram anuladas. Além disso, fomos notificados de que em São Luís, por exemplo, o pacote de provas chegou aberto ao local em que seria aplicado, o que fez com que alguns candidatos da Escola Pio XII, no bairro Vila Palmeira, fossem até à delegacia registrar ocorrência. Como se tais fatos não fossem o suficiente, há ainda a incerteza que caracterizou o gabarito que seria oficial, já que, no dia 14 de janeiro, publicou-se determinado gabarito com uma lista de convocados à apresentação de títulos e já no dia 18 do mesmo mês, publicou-se um outro gabarito com uma outra lista, evidenciando a incerteza naquilo que deveria ser oficial”, relatou.

O deputado justificou, ainda, que protocolou o ofício com o objetivo de obter informações sobre as providências que foram tomadas pelo Ministério Público Estadual, além de afirmar não estar apenas em defesa de meros profissionais, mas em defesa daqueles que transmitirão o bem mais precioso que se pode ter: o conhecimento.

3 comentários »

Honorato participa de audiência pública

11comentários

Honorato

O vereador Honorato Fernandes (PT) participou na manhã desta quarta-feira (20) da Audiência Pública a respeito da Concessão de Transporte Coletivo Municipal. A audiência, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Luís, aconteceu no auditório da Fiema e contou com expressiva participação popular.

Na sua fala o vereador Honorato Fernandes defendeu que o projeto de Concessão deve ser feito dentro de máxima transparência e com participação popular ampliada.

“Proponho que a prefeitura coloque a minuta do edital no seu site por 30 dias com opções de receber as sugestões,  manifestações,  opiniões e criticas e ao fim destes 30 dias ela recolha todas as sugestões , consolide e faça as adequações pertinentes e em seguida, realize nova audiência já mostrando o resultado obtido com esta consulta que deve ser aberta a toda população de São Luís e não restrita apenas as pessoas que participaram da audiência” destacou o vereador ressaltando ainda que esta é uma forma da população conhecer de perto os pontos desta licitação e os itens nela constante.

“Desta forma a população vai saber quantos ônibus são, quais as linhas, quantos articulados estarão circulando e quantos dotados de ar condicionado entre outros pontos. Assim, dentro da maior transparência, a população vai saber exatamente para onde e como caminha este processo” explicou Honorato.

Ao final da audiência o secretário de Governo, Lula Fylho, falou que tudo o que foi dito na audiência, fala dos vereadores e da plateia, será analisado.

Foto: Divulgação

11 comentários »

Injustiça e perseguição na arbitragem

26comentários

MayronFrederico

Uma grande injustiça está sendo cometida pelo presidente da Comissão de Arbitragem (Ceaf), Marcelo Filho com o árbitro Mayron Frederico dos Reis Novais – indiscutivelmente um dos melhores da arbitragem no futebol maranhense e que inclusive integra o quadro de árbitros da Fifa no beach soccer.

É que no mês de dezembro, alegando renovação no quadro nacional de arbitragem, Marcelo Filho filho excluiu da lista enviada à CBF os dois melhores árbitros maranhenses na atualidade: Mayron Frederico e Paulo Sérgio Santos Moreira.

Um dos nomes enviados à CBF foi o de Maycon Nunes que é exatamente filho do presidente da Ceaf, Marcelo Filho. Nós que estamos no futebol sabemos que Maycon é jovem e precisa da oportunidade, mas ainda é verde demais para apitar jogos nacionais e dificilmente apitará jogos na Série B onde está o Sampaio, por exemplo.

Mas vejam só o que está por trás de tudo isso. Essa semana a CBF abriu mais duas novas vagas para o Maranhão e Marcelo Filho não fez a mínima questão de esconder que tem algo pessoal contra Mayron Frederico dos Reis Novais.

Marcelo Filho já teria decidido encaminhar novamente o nome de Paulo Sérgio Santos Moreira que assim como Mayron nem deveria ter sido excluído do quadro nacional, mas para a surpresa de todos decidiu indicar um árbitro inexperiente, de 22 anos que apita jogos em Alto Alegre do Pindaré.

Está mais do que claro que a questão de Marcelo com Mayron é pessoal, por isso a FMF deveria interferir nessa situação. Questões pessoais não devem atrapalhar as questões profissionais.

No caso de Mayron é pura perseguição.

26 comentários »

Ricardo critica fechamento de hospitais

10comentários

RicardoMurad

O ex-secretário de Saúde, Ricardo Murad criticou nas redes sociais o possível fechamento dos hospitais de 20 leitos pelo Governo do Maranhão. A decisão, segundo o ex-secretário vai prejudicar milhões de maranhenses que moram em mais de 180 pequenos municípios maranhense.

“Venho alertando há muito tempo que essa política de saúde, assassina e desumana, que está sendo praticada, vai provocar a morte de milhares de inocentes e isso não pode ficar sem uma reação enérgica das autoridades”, escreveu.

Veja na íntegra:

“Flávio Dino e Marcos Pacheco decretam que irão fechar os hospitais municipais de pronto atendimento, unidades estratégicas e essenciais do programa saúde é vida para assistência à saúde de milhões de maranhenses que moram nos mais de 180 pequenos municípios maranhenses, que antes não tinham um leito sequer para os atendimentos de urgência, internações nas clínicas básicas e, principalmente, maternidade para que tenham seus filhos em condições dignas em caso de parto normal. apenas um gestor insensível e sem qualquer noção do que são prioridades na saúde pública estadual tem a insanidade de declarar que tais hospitais não são resolutivos. Leiam o que disse o secretário Marcos Pacheco:

“Em vez de você estar dispersando os recursos pequeninos hospitais, que são pouco resolutivos, apenas recebem o paciente encaminham para cá [para São Luís]”.

Muitos de vocês têm famílias que moram no interior, em municípios que não dispõem de qualquer unidade 24 horas, com médico e enfermeiro presente, e sabem o sofrimento das pessoas que têm mal súbito, sofre um acidente, cai da moto, tem um princípio de derrame, uma crise de pressão alta e precisa de um socorro médico imediato. isso sem se falar que o Maranhão era o estado com o menor número de leitos por habitante dentre todos os estados brasileiros.

Para Flávio Dino e Marcos Pacheco, esses maranhenses devem procurar um dos hospitais regionais ou macrorregionais que nós construímos exatamente para dar suporte aos hospitais de pronto atendimento municipais, para os casos de maior gravidade e complexidade.

Venho alertando há muito tempo que essa política de saúde, assassina e desumana, que está sendo praticada, vai provocar a morte de milhares de inocentes e isso não pode ficar sem uma reação enérgica das autoridades.

Esse sistema foi proposto pelo Estado, parte integrante das metas do programa saúde é vida, aprovado numa assembleia geral dos prefeitos e secretários de saúde dos municípios, ratificado pela comissão intergestores bipartite. na época foi pactuado que o estado asseguraria uma contrapartida financeira mensal de r$ 60 mil reais, depois reajustado para r$ 100 mil reais.

Flávio Dino e Marcos Pacheco não têm poderes para quebrar unilateralmente a pactuação firmada. por isso é necessária ação imediata das autoridades”.

Foto: O Estado

10 comentários »

Dino anuncia R$ 1,8 milhões para o futebol

11comentários

FlavioDino

O governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou nesta quarta-feira (20), no Palácio Henrique de La Roque, a liberação de recursos da ordem de R$ 1,8 milhões para o futebol maranhense.

Sem dúvida alguma é uma boa ajuda para os clubes, mas poderia ser ainda melhor se o montante fosse realmente destinado aos clubes. Durante a solenidade ninguém disse quanto será liberado, mas nos bastidores conseguimos apurar que o valor deverá ser R$ 1,8 milhões.

Desse montante, a metade (R$ 900 mil) ficará com a televisão que fará a transmissão do Campeonato Maranhense e a Federação Maranhense de Futebol (FMF).

A outra metade será dividida entre as oito equipes. O Sampaio deverá receber R$ 200 mil. Moto, Maranhão e Imperatriz R$ 180 mil e as demais equipes entre R$ 40 e 60 mil.

Além do anúncio da parceria com o futebol, o governador lançou três programas de incentivo à prática de esporte e de lazer, o Projeto “Mais Lazer para Todos” e o “Caravana Mais Esporte e Lazer”, que consistem em levar atividades de esporte, lazer e recreação para 38 municípios do estado, e o programa de infraestrutura “Mais Esporte e Lazer para Todos”, que vai beneficiar 23 municípios com a construção de ginásios esportivos.

11 comentários »

Prefeitura erra ao não divulgar lista de bares

4comentários

AvenidaLitoranea

Na semana passada, a Prefeitura de São Luís, por meio da Vigilância Sanitária Municipal (Visa), deflagrou nesta sexta-feira (15) uma grande operação para inspecionar bares, restaurantes e outros estabelecimentos que preparam e comercializam alimentos e bebidas. Fiscais sanitários realizaram a ação na Avenida Litorânea (Calhau) e encontraram diversas irregularidades.

A notícia provocou uma grande discussão. Fui procurado por diversos leitores que cobraram a divulgação dos nomes dos bares e restaurantes onde foram encontradas as irregularidades. Todos queriam evitar consumir produtos nos locais considerados sem higiene pela Vigilância Sanitária.

Por telefone, a Secretaria de Comunicação informou que não houve divulgação dos nomes para que os estabelecimentos irregulares pudessem corrigir as falhas. Eles terão um prazo para se adequar, somente depois disse se não corrigirem as falhas é que terão os nomes divulgados.

Dos 30 estabelecimentos e apenas cinco receberam licença sanitária. Nos demais, os fiscais encontraram diversas irregularidades que podem colocar em risco a saúde da população. A Vigilância apreendeu utensílios enferrujados, panelas inapropriadas para uso, alimentos acondicionados indevidamente e produtos vencidos. Eles constataram falta de higiene em diferentes pontos. Mesmo assim a Prefeitura de São Luís prefere omitir os nomes dos estabelecimentos.

Os proprietários foram alertados para a necessidade de se adequarem às normas sanitárias para evitar a interdição dos estabelecimentos. Foram notificados por falta de licença 10 bares e restaurantes. No total, foram emitidos 20 autos de infração com o estabelecimento de um prazo para correção das irregularidades.

Mas até quando? O problema é que até lá todos os bares e restaurantes da Avenida Litorânea estão na “lista suja”.

Se havia um prazo para os estabelecimentos resolverem o problema, então porque a Prefeitura de São Luís divulgou a nota sobre a operação colocando todos numa sujeira só?

4 comentários »

“Viver Mais” garante qualidade de vida

2comentários

ViverMais

A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam), reabriu, nesta terça-feira (19), as atividades do projeto “Viver Mais” para os servidores municipais inativos na Associação dos Servidores da Universidade Federal do Maranhão (Assuma), no Olho D’Água, em função da obra de reforma do Centro de Convivência.

Durante o evento, foi servido um café da manhã aos participantes, servidores e estagiários envolvidos na ação, mais uma proposta que integra o plano de trabalho do prefeito Edivaldo. O presidente do Ipam, Raimundo Penha, presente no evento, explicou que o Instituto firmou uma parceria com a Assuma para garantir as atividades do projeto, enquanto o Centro de Convivência se encontra em obras. “Mantivemos as aulas de hidroginástica e de funcional nos mesmos dias e horários para os servidores inativos. Agradecemos a parceria com a Assuma que nos permite dar continuidade ao Viver Mais, durante o período de reforma do nosso centro”, disse.

De acordo com a Coordenação do “Viver Mais”, ficam mantidas as atividades de hidroginástica às terças e quintas-feiras, nos horários de 7h e 8h, na sede da Assuma. Às quartas e sextas-feiras, serão oferecidos o treinamento funcional e a aeróbica pela manhã, às 7h30; e à tarde às 15h30.

Para a aposentada Maria das Dores Silva Castro, de 75 anos, o projeto “Viver Mais” lhe deu um novo estímulo para o entretenimento, práticas saudáveis de atividades físicas, etc. “Gosto muito de tudo que o projeto oferece. Acho importantes os momentos de entretenimento”, frisou. Da mesma opinião, a aposentada Alda de Jesus Ferreira França, de 70 anos, disse que o projeto é maravilhoso. “Saí de uma cirurgia e estava para baixo, quando me reencontrei no Viver Mais. Foi a solução. Ele tem promovido um lazer maravilhoso”, disse

2 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS