O secretário Felipe Camarão terá um grande desafio de agora em diante no Governo do Maranhão. Este será sem dúvida o seu maior desafio na gestão pública.
Até agora em sua trajetória, Felipe Camarão ocupar secretarias e órgãos onde os resultados apáreceram rapidamente e ganharam ampla visibilidade por conta da mídia como foi o caso do Procon e da Secretaria de Cultura.
Na Cultura, por exemplo, Felipe substituiu a professora e conhecedora do assunto Ester Marques e foi tão bem ao ponto de ter o seu nome pleiteado por artistas para continuar na pasta. E diria que Felipe nem teve tempo para fazer muita coisa, mas fez o básico e por isso se cacifou para vôos mais altos.
No Procon, por exemplo, além de Felipe Camarão, outros dois gestores que vieram depois, Kléber Moreira e Duarte Júnior, também foram destaques. Na Cultura, na gestão de Roseana, a ex-secretária Olga Simão conseguiu cumprir a missão com certo destaque embora fosse uma pessoa extremamente discreta.
Escolhido pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) para a secretaria Municipal de Turismo, o então secretário Lula Fylho logo se destacou na pasta ao ponto de ser efetivado na Secretaria de Governo. Lá em bem diferente e apesar de toda a capacidade e desenvoltura de Lula, outros fatores acabam por tornar as coisas mais demoradas e difíceis.
Ao ser anunciado para a Secretaria de Governo, Felipe Camarão viverá uma realidade diferente e terá que mostrar habilidade e jogo de cintura para desempenhar as novas funções que se confundem com as de Marcelo Tavares (Casa Civil) e Márcio Jerry (Comunicação e Articulação Política).
Diria que uma secretaria de Governo é como você fazer “obras de infraestrutura” aquelas importantes, mas que não aparecem. Isto é bem diferente do que Felipe Camarão fez até hoje.
O fato é que Felipe Camarão terá que demonstrar agora que possui habilidade política. Capacidade e conhecimento tem, resta saber se terá “voz ativa” nos embates que terá pela frente.
Foto: Diego Chaves
Ele é um grande gestor, se destacou muito na prefeitura, porém uma problemática com seu vínculo com a UFMA fez com que não pudesse ficar muito tempo.
Esse rapaz teve bons trabalhos anteriores. Acredito que vai continuar nesta rota.