Presos de facções são separados em presídios

0comentário

Pedrinhas

Para evitar rebeliões no Sistema Prisional do Maranhão, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap) está dividindo presos por unidades para evitar rivalidade entre facções criminosas. A informação é da 1ª  Vara de Execuções Penais (VEP) de São Luís.

A situação incomoda aos que trabalham com a execução penal no Estado, conforme disse ao G1 a juíza Ana Maria Almeida Vieira, da 1ª VEP. “O que diz a lei de execução penal: os presos têm que ser separados, primário separado de reincidentes. Isso não está acontecendo. Isso incomoda a todo mundo, ainda mais quem trabalha com a execução penal”, diz a magistrada.

Segundo ela, preso de uma determinada facção A vai para certa unidade, e de facção B para outra. “Infelizmente, é fato. Eles acreditam que funciona acalmar dividindo, e se estava funcionando, é uma realidade que não devia mudar. Na cabeça deles, isso é tranquilo”, conta.

‘Paz do crime’

A questão também é relatada pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH). “Isso permitiu com que caíssem muito o número de mortes. Foram 60 mortes em 2013. Em 2014, foram 19. Esse ano (2015), quatro registrados. Fica a impressão exatamente dessa ‘paz do crime’, ou seja, a forma de manter o ‘controle’ do Sistema Prisional é exatamente dar o controle às facções, dos blocos e tudo mais, além de manter o sistema de repressão. Esse sistema também se reproduz na cidade, no território da cidade”, diz o representante do conselho diretor da SMDH, Wagner Cabral.

A entidade defende, com base no que foi observado, que quando uma facção domina uma região ou determinado pavilhão de um presídio, os índices de crimes violentos letais intencionais na Região Metropolitana, como homicídios ou latrocínios, ganham uma nova dinâmica. “É uma outra lei, que é a lei do tráfico, que se impõe nesses bairros”, sintetiza Cabral.

A desaceleração na disputa entre as facções, chamada ‘paz do crime’, faz com que, por exemplo, haja queda no número de homicídios na Região Metropolitana. Por sua vez, faz aumentar outros índices, como os de latrocínios, assaltos a banco (que tiveram aumento de 21%, comparado a 2014) e de arrombamentos (30%).

Separação de internos 

O G1 procurou o governo do Maranhão, que confirmou a aplicação da medida pela Sejap de ‘separação de presos, não só por regimes, mas por rivalidade’, entendida pelo órgão como ‘políticas de ressocialização’.

Ainda segundo o governo, as políticas são adotadas não somente para a separação dos intitulados ‘integrantes de facções’, mas em especial os que são identificados como ‘neutros’, a fim de preservar a ‘integridade física, moral ou psicológica’, conforme determina o Art. 84 da Lei de Execuções Penais (LEP) – Lei nº 7.210/1984 –, com incisos incluídos pela Lei nº 13.167/2015.

Para defender a medida, o governo do Maranhão recorre às estatísticas que mostram a redução nos índices de fugas e homicídios nos presídios de São Luís. Em 2015, comparado a 2014, a queda foi de -66,38% nas fugas e de -78,95% nos homicídios registrados em presídios, em particular no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Foto: Carlos Ivan / Agência O Globo

Leia mais

sem comentário »

Campo do Castelão terá que ser reduzido

3comentários

campodefutebol

O gramado do Estádio Castelão terá que ser adequado à padronização dos campos de futebol por determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Atualmente com a metragem de 110 metros de comprimento e 75 metros de largura, o gramado do Castelão perderá 5 metros de comprimento e 7 metros de largura passando a ficar com metragem de 105 por 68 metros, a mesma metragem utilizada nos jogos da Copa do Mundo.

As novas dimensões deverão se implementadas para o campeonato Brasileiro Séries A e B, mas seria fundamental que a Federação Maranhense de Futebol (FMF) providenciasse junto à  administração do Castelão essa modificação o quanto antes para que nossas equipes possam se adaptar logo a essa nova metragem.

Lembrando que a determinação da CBF terá que ser cumprida a partir do início da Série B.

3 comentários »

Sarney segue estável após queda e fratura em casa

8comentários

UDIHOspital

O estado de saúde do ex-presidente da República José Sarney permanece estável, segundo o boletim divulgado na tarde desta terça-feira (12).

Ele foi internado nesta manhã (12), no Hospital UDI, em São Luís, após sofrer uma queda em um acidente doméstico em sua residência, situada na Ilha de Curupu, no município de Raposa, Região Metropolitana da capital.

Segundo o boletim médico, “a avaliação clínica e os exames radiológicos iniciais evidenciaram a presença de fratura do terço proximal do úmero direito”.

O ex-presidente José Sarney está “lúcido e estável do ponto de vista clínico e ainda sem previsão de alta”, diz o boletim assinado pelos médicos Carlos Gama e Alexandre Guilherme de Carvalho.

Veja a íntegra do boletim:

“O ex-Presidente da República, o Excelentíssimo Senhor José Sarney, encontra-se internado no UDI Hospital após queda em sua residência na manhã de hoje. A avaliação clínica e os exames radiológicos iniciais evidenciaram a presença de fratura do terço proximal do úmero direito. No momento, encontra-se lúcido e estável do ponto de vista clínico e ainda sem previsão de alta”.

Foto: Neto Cordeiro/ Imirante

8 comentários »

CPI dos Maus-Tratos a Animais votará destaques

0comentário

AndreFufuca

Os trabalhos da CPI dos Maus-Tratos a Animais vão continuar a partir de fevereiro na Câmara dos Deputados.

Segundo o deputado federal André Fufuca (PEN-MA) que é membro da Comissão Parlamentar de Inquérito, o texto-base do relatório final já foi aprovado, mas ainda serão votados os destaques em reuniões marcadas para 2 e 3 de fevereiro.

O relatório, elaborado pelo deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), apresenta cinco propostas que serão protocoladas e passarão a tramitar na Câmara após o reinício dos trabalhos.

Do que será tratado e votado estarão a inclusão do controle de zoonoses entre as ações e serviços públicos de saúde; o resgate de animais domésticos em casos de situação de emergência ou estado de calamidade pública; as competências do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal; a inspeção dos produtos de origem animal e do abate humanitário; e a proibição do abate de equídeos para fins industriais, comerciais ou de alimentação.

O documento final da CPI contém ainda outras duas indicações. “Teremos a recomendação a algumas entidades, no caso zoológicos e aquários, para que façam a readequação dessas áreas. E, por último, o indiciamento de algumas pessoas, nos casos mais graves levados à CPI”, disse Tripoli.

sem comentário »

Bandidos assaltam banco em Icatu

0comentário

BradescoIcatu

Enquanto o Governo do Maranhão faz de conta que nada está acontecendo, os bandidos vão agindo a qualquer hora e em qualquer lugar.

Após a ação audáciosa na madrugada de hoje em Grajaú, bandidos voltaram a assaltar uma agência bancária no interior.

Por volta do meio-dia, homens fortemente armados assaltaram a agência do Bradesco, em Icatu, na Região do Munin, a 115 KM de São Luís. Foi o 7º assalto em apenas 12 dias de 2016.

“Eles estão muito bem armados. A prova disso é que já conseguimos apurar que o bando estava fazendo uso de escopetas, metralhadoras, fuzis e pistolas”, disse o superintendente da Polícia Civil no Maranhão, delegado Dicival Gonçalves.

Este ano já foram registrados sete assaltos a banco no Maranhão, nos municípios de Icatu, Grajaú, Igarapé Grande, Alto Alegre do Maranhão, Bacuri e Maracassumé.

Segundo dados do Sindicato dos Bancários, em 2015 foram registrados 60 arrombamentos e 23 assaltos a bancos em 52 municípios maranhenses. O número superou a estatística de 2014 quando foram registrados 46 casos.

Foto: Divulgação/ Sargento Carlos

sem comentário »

Sarney sofre acidente doméstico, mas passa bem

4comentários

JoseSarney

O ex-presidente da República José Sarney sofreu nesta terça-feira (12) um acidente doméstico em sua residência na Ilha de Curupu, no município de Raposa, Região Metropolitana de São Luís.

Segundo parentes, o ex-presidente levou uma queda, machucou o braço e foi levado para o hospital UDI, onde deu entrada na emergência.

Segundo o médico Carlos Gama, o estado de saúde de José Sarney é bom. O ex-presidente neste momento passa por uma série de exames.

O hospital vai divulgar um boletim médico nas próximas horas.

Foto: Zeca Soares3030

4 comentários »

Pedro Lucas sai em defesa de Edivaldo Jr.

6comentários

EdivaldoePedroLucas

Por Pedro Lucas Fernandes

O que me motiva a escrever este artigo é a falta de simpatia do ex-prefeito de São Luís e atual deputado federal João Castelo (PSDB), pela juventude. Como jovem que sou, admito críticas, desde que elas sejam construtivas. Sinceramente, me causa estranheza e até mesmo perplexidade. Contudo, é só revisar a história que não fica difícil entender o ranço do ex-prefeito para com os jovens, especialmente, pelos de nossa cidade desde a época em que foi governador. Infelizmente parece não ter aprendido com o passado.

Em entrevista publicada na edição de domingo (10) do Jornal Pequeno, o ex-prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), tenta em sua memória seletiva apontar erros e desqualificar a atual gestão municipal, nem que para isso se auto elogie, inclusive deixando dúvidas nem tanto duvidosas sobre a sua vontade de retornar ao cargo de prefeito, mesmo tendo sua gestão reprovada pela maioria dos ludovicenses.

Em um dos trechos, o ex-prefeito falou de respeito ao povo. Pois bem, é com essa responsabilidade e respeito, que como jovem e atual vereador de São Luís, estando diariamente nas comunidades de nossa cidade e ouvindo a nossa população, vejo a necessidade de relembrar o ex-prefeito de algumas coisas que a população de São Luís jamais esqueceu.

Vamos aos fatos? O rombo nos cofres da Prefeitura é verdade sim. E chegou a quase R$ 1 bilhão. Fora isso, João Castelo deixou no caixa da Prefeitura somente R$ 18 milhões e uma folha de pagamento de quase R$ 60 milhões. E olha quem nem falaremos do tão alardeado VLT, trazido a toque de caixa para São Luís, tendo, inclusive, desfilado pelas avenidas da cidade em carro aberto, como uma espécie de troféu. Planejamento para tal? Óbvio que não houve.

O ex-prefeito tocou em um ponto crucial para quem está na vida pública: seriedade. Mas como falar nesse tema se ele mesmo chegou a ser acionado judicialmente pelo Ministério Público logo depois de deixar a Prefeitura, em razão das ilegalidades apontadas em investigação, como o pagamento a fornecedores “específicos”? Só para recordar, o promotor de Justiça, João Damasceno Pires, chegou a declarar que o ex-prefeito “desconheceu a Constituição, desconheceu a Lei de Responsabilidade Fiscal”.

De tudo que disse, o mais intrigante foi relatar a suposta inoperância na atual gestão.

Ora, meus conterrâneos. Durante todo o primeiro ano de governo e diante de toda a transparência dada a atual gestão, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior teve que arcar com as dívidas e descasos do ex-prefeito Castelo. Era chegada a hora de pôr fim à velha política de governar para poucos e, de fato, governar para todos. Nem que para isso, fosse preciso governar sozinho, sem por exemplo, ter tido o apoio durante os dois primeiros anos de seu mandato por parte do Governo do Estado.

Já tive o prazer de participar junto ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior das inaugurações de novas unidades de Saúde e da entrega de outras reformadas. Lembro da emoção que foi a entrega de centenas de cadeiras de rodas que ficaram simplesmente esquecidas pelo ex-prefeito Castelo durante a sua gestão.

Posso também citar a área da mobilidade urbana. A Prefeitura de São Luís finalmente conseguiu sair do marasmo e ampliar avenidas, garantindo um melhor fluxo e dando a modernidade necessária para uma capital. Exemplo disso são a Avenida Carlos Cunha, no Jaracati; a rotatória do Bacanga; e a entrada de São Luís, que está recebendo os serviços. Isso sem mencionar o trabalho de asfaltamento realizado pela Prefeitura, que tem garantido além de asfalto em grande parte da cidade, a requalificação de bairros, ruas e melhoria significativa na vida das pessoas.

E diante de tudo o que relatei, se tem uma palavra que define a atual gestão municipal é coragem. Exemplos? Em menos de 90 dias, a antiga Praça da Camboa foi completamente revitalizada, mudando aquele cenário desastroso da nossa cidade, já que ali é um dos principais corredores da nossa capital. Planejou e implantou o Bilhete Único, possibilitando a milhares de cidadãos, a economia e agilidade nos trajetos por meio do transporte público. E por falar em transporte, encarou com firmeza a licitação do serviço de transporte público da cidade, diferentemente de seu antecessor.

É inegável que São Luís está em expansão. Seja na mobilidade urbana, no saneamento básico ou nas políticas sociais. Ao compararmos as duas gestões notadamente vemos quem, de fato, teve e tem compromisso com o povo. Quem honrou o compromisso assumido e não se fingiu de bom para mais tarde ser desnudo nas próprias falácias de um governo desastroso.

Como diz o título desse modesto artigo, as mudanças existem. Basta querer ver.

* Pedro Lucas Fernandes, vereador de São Luís.

6 comentários »

Bandidos explodem banco em Grajaú

0comentário

ExplosaoGrajau

Essa não é uma notícia velha, nem tão pouco repetida…

É mais uma investida de bandidos contra agências bancárias no Maranhão.

Aconteceu na madrugada de hoje, em Grajaú, a 557 Km de São Luís. Dez homens armados e utilizando dois veículos explodiram a agência do Banco do Brasil levando todo o dinheiro dos caixas eletrônicos.

Na fuga, o grupo bloqueou a ponte que dá acesso e por fim queimaram os veículos utilizados durante o roubo.

Este foi o sexto registro de assalto a banco no Maranhão em 2016. A média no ano é de um assalto a cada dois dias.

O primeiro assalto foi em Alto Alegre do Pindaré. Depois, em Igarapé Grande, os bandidos explodiram duas agências. Em seguida foram registrados explosões a bancos em Bacuri e Maracaçumé.

Segundo dados do Sindicato dos Bancários, em 2015 foram registrados 60 arrombamentos e 23 assaltos a bancos em 52 municípios maranhenses. O número superou a estatística de 2014 quando foram registrados 46 casos.

Foto: Divulgação/ Polícia

sem comentário »

Fernando Sarney celebra prêmio com Wendell Lira

8comentários

FernandoeWendellLira

O vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e membro do Comitê Executivo da Fédération Internationale de Football Association (Fifa), o maranhense Fernando Sarney, participou ontem em Zurique, na Suiça da cerimônia de premiação dos melhores do ano escolhidos pela Fifa.

Fernando vibrou com a conquista do brasileiro Wendell Lira que conquistou o prêmio Puskás com o gol mais bonito do ano quando ainda jogava pelo modesto Goianénia, durante partida contra o Atlético-GO, pelo Campeonato Goiano e marcou um gol com uma bicicleta espetacular. Atualmente, Wendell Lira é jogador do Vila Nova-GO.

Em seguida, mesmo com toda torcida pelo brasileiro Neymar, o tão esperado prêmio de craque da temporada ficou mais uma vez com o argentino Lionel Messi. O craque do Barcelona conquistou pela quinta vez a Bola de Ouro da Fifa.12

A Seleção do Ano escolhida pela Fifa teve ainda quatro brasileiros: Neymar, Daniel Alves, marcelo e Thiago Silva.

Foto: Divulgação

8 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS