O total de 657 assaltos a ônibus foi registrado em 2015, nos quatro municípios da Região Metropolitana de São Luís (Capital, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar), de acordo com levantamento divulgado neste sexta-feira (8), pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (Sttrema).
Segundo o sindicato, houve crescimento de 291 casos em relação a 2014 – o que representa um aumento percentual de 79,5% no número de assaltos.
Os meses mais críticos foram outubro, com 110 assaltos registrados, seguido por dezembro, com 94, e novembro, com 81.
“Esses números se referem somente a empresas que registraram boletins de ocorrência, relatando os assaltos sofridos. A maioria não denuncia o crime. Por isso, o número real pode ser ainda maior”, explica o presidente do sindicato, Isaias Castelo Branco.
O líder sindical reconhece o trabalho da Polícia Militar, responsável pela identificação de 150 assaltantes de ônibus, mas afirma que os dados são preocupantes. “Grande parte dos criminosos foi tirada de circulação e mesmo assim as estatísticas só crescem”, lamenta.
De acordo com o presidente, o sindicato vai se reunir com a Secretaria de Segurança Pública para discutir novas estratégias “na tentativa de coibir não só essa prática, mas também reduzir esses índices”, conclui.
Foto: Flora Dolores/O Estado