Por Zeca Soares • sexta-feira, 08 de janeiro de 2016
Um vídeo enviado ao G1 mostra o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, em Bacabal (MA) agredindo e ameaçando com uma pistola um cabo da PM, nesta sexta-feira (8). A reação do tenente-coronel Miguel Neto se deu ao saber que estava sendo filmado durante a conversa com seu subordinado sobre uma pequena paralisação no quartel.
Os policiais iniciaram, nesta sexta-feira, uma pequena paralisação no 15º batalhão. Segundo um colega do policial agredido, o protesto teria sido motivado pelo corte do almoço e redução de descanso dos militares daquela unidade.
“Foram identificados algumas anomalias no Quartel do Batalhão que refletem diretamente nas escalas de serviço, onde se observam várias irregularidades como motoristas de guarnições sem habilitação e sem gratificação de função”, explicou o PM, que preferiu não se identificar por medo de represálias.
O G1 tentou contato, por telefone, com o comandante geral da PM do Maranhão, coronel Marco Antônio Alves, mas ninguém atendeu. A assessoria de comunicação da Polícia Militar também não atendeu às ligações da reportagem.
De acordo com policiais do 15º Batalhão de Bacabal, o comandante e o cabo serão escoltados por uma equipe de policiais militares até o quartel do comando Geral da Polícia Militar, em São Luís. O comando geral da Polícia Militar do Maranhão informou ao JMTV2 que vai apurar se houve excesso por parte do comandante e que ele já foi afastado das funções até que tudo seja esclarecido.
Categoria Notícias • Polícia • Política | Tags Bacabal, PM
Por Zeca Soares • sexta-feira, 08 de janeiro de 2016
O total de 657 assaltos a ônibus foi registrado em 2015, nos quatro municípios da Região Metropolitana de São Luís (Capital, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar), de acordo com levantamento divulgado neste sexta-feira (8), pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (Sttrema).
Segundo o sindicato, houve crescimento de 291 casos em relação a 2014 – o que representa um aumento percentual de 79,5% no número de assaltos.
Os meses mais críticos foram outubro, com 110 assaltos registrados, seguido por dezembro, com 94, e novembro, com 81.
“Esses números se referem somente a empresas que registraram boletins de ocorrência, relatando os assaltos sofridos. A maioria não denuncia o crime. Por isso, o número real pode ser ainda maior”, explica o presidente do sindicato, Isaias Castelo Branco.
O líder sindical reconhece o trabalho da Polícia Militar, responsável pela identificação de 150 assaltantes de ônibus, mas afirma que os dados são preocupantes. “Grande parte dos criminosos foi tirada de circulação e mesmo assim as estatísticas só crescem”, lamenta.
De acordo com o presidente, o sindicato vai se reunir com a Secretaria de Segurança Pública para discutir novas estratégias “na tentativa de coibir não só essa prática, mas também reduzir esses índices”, conclui.
Foto: Flora Dolores/O Estado
Leia mais
Categoria Notícias • Polícia | Tags Assaltos, ônibus
Por Zeca Soares • sexta-feira, 08 de janeiro de 2016
O Ministério da Saúde e o Governo do Maranhão lançaram, oficialmente, a campanha contra o Aedes Aegypti no estado. O lançamento oficial da ‘Campanha de enfrentamento ao Aedes Aegypti no Maranhão’, foi feito na manhã desta sexta-feira (8), no auditório do Palácio Henrique de La Roque.
O evento foi, ainda, um encontro de articulação para fortalecimento de ações de combate a esse vetor e reuniu o governo federal e estadual, autoridades políticas e representantes municipais para discutir a grave situação da saúde pública do país devido à proliferação do mosquito.
“Essa mobilização só terá utilidade se cada um voltar para os seus municípios e colocar em prática todas as ações de combate que foram apresentadas aqui. O governo Flávio Dino tem se colocado como parceiro dessa luta para fornecer estrutura e acompanhar se, de fato, as medidas têm sido praticadas”, ressaltou o governador em exercício, Carlos Brandão, durante o lançamento oficial da campanha.
O Ministro da Saúde, Marcelo Costa, ressaltou que todos os gestores públicos e a população precisam unir esforços e as ferramentas necessárias para combater e destruir os criadouros do mosquito.
“Só tem uma maneira de combater o mosquito, não deixando ele nascer. E isso se faz acabando com os criadouros. Portanto, é uma luta conjunta e de interesse de todos”, afirmou o ministro da Saúde, resumindo a principal maneira de acabar com o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus.
A necessidade desse fortalecimento das ações se dá, principalmente, pelo aumento da ocorrência de casos de microcefalia, que no Brasil aponta para 3.174 confirmados e no Maranhão 105 casos.
Categoria Notícias • Política | Tags Aedes aegypti, Governo do Maranhão, Ministério da Saúde
Por Zeca Soares • sexta-feira, 08 de janeiro de 2016
O Sampaio apresentou hoje o seu novo homem-gol.
Trata-se do carioca Fernando Santos, de 24 anos e 1m76c e que estava no Macaé-RJ. Ele também jogou no Tigres-RJ, Potiguar-RN, Queimados-RJ e Bonsucesso-RJ.
Fernando Santos terá que brigar com Edgar, Henrique, Pimentinha, Jheimy e Jullian para ser ser titular no time comandado por Marcelo Chamusca.
“O Sampaio possui jogadores de qualidade. Vai ser uma disputa boa pela titularidade. Mas, da minha parte, vai ter muita dedicação para deixar uma boa impressão e ser mais um a ajudar o clube nessa caminhada”, disse o atacante durante a sua apresentação na tarde desta sexta-feira no CT.
O Sampaio estreia no Campeonato Maranhense no dia 24 de janeiro, contra o Araioses, fora de casa.
Foto: Elias Auê
Categoria Esporte • Futebol | Tags Fernando Santos, Sampaio
Por Zeca Soares • sexta-feira, 08 de janeiro de 2016
A deputada Andrea Murad (PMDB) utilizou as redes sociais para criticar o governo Flavio Dino (PcdoB) que segundo a parlamentar vem omitindo dados da Segurança Pública no Maranhão.
Para ela, a Segurança está jogada às traças e relata um quadro que se assemelha ao caos.
“Diante da inoperante gestão de Flávio Dino, a segurança pública no MA está jogada às traças e à criminalidade também. Delegacias sem qualquer estrutura, delegados ausentes nas cidades, serviço de inteligência sem funcionar como deveria, — enquanto as explosões a agências bancárias acontecem a cada dois dias —, e a única atitude do governador é mentir sobre o número de policiais e passar pelo vexame de ser desmentido pelo seu próprio sistema. Flávio Dino insiste em dizer que nomeou 1.500 policiais, enquanto sua própria secretaria de gestão e previdência o desmente refutando os dados ao afirmar que, na verdade, não passam de 468 policiais nas ruas”, garante.
A situação, segundo a parlamentar é tão vergonhosa que o governo de Dino negou ao governo Federal dados sobre investimento em Segurança. Ela teme que as coisas piorem na tanto na Segurança Pública como na Saúde.
“É fato que passamos por problemas graves tanto na segurança quanto na saúde pública. Se o governo do Estado não começar a agir de maneira efetiva agora, viveremos dias ainda mais tenebrosos do que esses que agora conhecemos”, finalizou.
Foto: Nestor Bezerra
Categoria Notícias • Polícia • Política | Tags Andrea Murad, Segurança Pública
Por Zeca Soares • sexta-feira, 08 de janeiro de 2016
Por Tony Meneses
Para minha surpresa, vejo o anúncio do início de operações entre o Suriname e São Luís a partir do dia 22 de Janeiro com aeronaves Fokker-70, uma versão 4.9 metros mais curta do que os Fokker-100, mas igualmente perigosos.
Não sei o que essa conexão com Paramaribo poderia trazer de implemento para o Turismo de nossa terra, sem contar com o risco que corre o turista Maranhense de ir para o Suriname e não saber quando poderá voltar e vice-versa.
Examinando o site da Fly All Ways do Suriname (www.flyallways.com) verifica-se que eles possuem somente duas aeronaves, ambas Fokker-70. Curiosamente no site especializado em Aviação Planespotters (https://www.planespotters.net/airline/Fly-All-Ways) , os dois solitários Fokker-70 da Fly All Ways que farão vôos para São Luis, estão com 20.2 e 19.9 anos de idade.
Como todos vocês sabem Fokker-100 tem um histórico de acidentes aqui no Brasil. O mais grave deles aconteceu em 1996, quando um Fokker-100 caiu logo após a decolagem em Congonhas-SP, matando 99 pessoas. A imagem da TAM ficou muito abalada com outros acidentes que se seguiram.
Fica o alerta…
* Tony Meneses é especialista em aviação comercial
Categoria Notícias • Política | Tags Fokker, Maranhão, Paramaribo
Por Zeca Soares • sexta-feira, 08 de janeiro de 2016
A Prefeitura de Coelho Neto não promoverá o Carnaval 2016. A informação foi dada pelo Prefeito Soliney Silva (PRTB) durante reunião realizada nesta quinta (7), quando reuniu integrantes do governo. O gestor admitiu se tratar de uma medida impopular mas deixou claro que não havia outra alternativa.
“Desde o primeiro ano como prefeito, promovemos os maiores carnavais da região, graças ao apoio que recebíamos da então governadora Roseana Sarney. No ano passado mesmo não recebendo ajuda alguma do Governo do Estado, usamos nossas reservas para promover o evento. Com a crise provocada pela queda nos repasses do FPM, a Prefeitura lamentavelmente não possui quaisquer condições de realizar o evento”, disse.
Soliney esclareceu que a prioridade da administração é a regularidade do pagamento dos funcionários.
“Os mesmos que me criticarão por essa medida me criticariam ainda mais se deixasse de pagar o salário do funcionalismo para promover uma festa de 5 dias. O Carnaval em Coelho Neto nunca custou menos que R$ 700 mil reais (10 bandas, som, palco, iluminação, segurança privada, banheiros químicos, barracas, arquibancada, hotel) e o momento exige de nós prudência . Todo mundo tem acompanhado pela TV o que tem ocorrido com Estados ricos como Minas Gerais e Rio de Janeiro que também enfrentam dificuldades, confirmando a gravidade da crise que atinge o país. Nossa prioridade é a regularidade do pagamento do funcionalismo e o investimento na conclusão da UPA”, explicou.
Blog do Samuel Bastos.
Categoria Carnaval • Notícias • Política | Tags Carnaval, Coelho Neto, Soliney Silva
Por Zeca Soares • sexta-feira, 08 de janeiro de 2016
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) subiu o valor da taxa de licenciamento dos carros de R$ 45,00, em 2015, para R$ 85,00, em 2016 – o que representa um aumento percentual de 88,8%.
Os valores foram disponibilizados em consulta ao site do órgão, nesta quarta-feira (6).
Ao G1, o Detran-MA afirmou, por meio de nota, que o reajuste cumpre à Lei 10.328, sancionada em 30 de setembro de 2015. A medida estabelece nova tabela ao Código Tributário Estadual, que não era atualizada desde 2002 e entrou em vigor no dia 1º de janeiro deste ano.
O órgão afirma que “o cumprimento dos novos valores é uma obrigação legal” e argumenta que “o reajuste ficou bem abaixo da inflação acumulada nos 14 anos em que o Código Tributário Estadual ficou sem aumento”.
A Sefaz explicou que o reajuste não corresponde a uma compensação dos descontos de 10% em pagamentos de cota única ou dos perdões de multas e juros concedidos a proprietários inadimplentes.
Foto: Karlos Geromy/ Secom
Leia mais
Categoria Notícias | Tags Detran, Taxa de licenciamento
Por Zeca Soares • sexta-feira, 08 de janeiro de 2016
Bandidos explodiram na madrugada de hoje (8) a agência do Banco do Brasil em Bacuri, no Litoral Norte do Maranhão, a 485 Km de São Luís.
Os criminosos utilizaram explosivo para detonar os caixas eletrônicos e levar todo o dinheiro. Durante a ação, os bandidos renderam o segurança de um supermercado localizado próximo à agência.
Este foi o quarto caso de explosão de banco em apenas uma semana no Maranhão. Na segunda-feira (4), bandidos explodiram a agência do Bradesco em Alto Alegre do Pindaré.
Dois dias depois, o alvo foram as agências do Banco do Brasil e do Bradesco em Igarapé do Meio.
Segundo o Sindicato dos Bancários (Seeb-MA) em 2015 foram registrados 60 arrombamentos em 52 municípios maranhenses. O número supera a estatística de 2014 quando foram registrados 46 casos.
Foto: Márcio Roberto/ Divulgação
Categoria Notícias • Polícia | Tags Bacuri, bancos, explosão