Já disse aqui no primeiro dia do ano que 2016 é um ano com boas perspectivas para o futebol maranhense, pois percebe-se uma movimentação e planejamento das nossas equipes neste sentido.
Um dos fatores que pode ser determinante para este ano de sucesso no futebol é o papel de destaque atualmente na CBF, Conmembol e Fifa do vice-presidente da CBF, o maranhense Fernando Sarney.
Em dezembro do ano passado, Fernando Sarney foi indicado por unanimidade pela Conmembol e passou a ser membro do Comitê da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Com isso, Fernando Sarney ganhou ainda mais força dentro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fator importante para o desenvolvimento do futebol no Maranhão.
Neste sentido é importante que clubes e a Federação Maranhense de Futebol (FMF) entendam a necessidade de um projeto que possa fortalecer o nosso futebol. O momento é bom e precisamos pensar grande. Precisamos pensar sim no acesso do Sampaio à Série A e também no acesso de uma das nossas equipes à Série C para que possamos abrir mais uma vaga para o futebol maranhense.
Mas não vamos pensar em nenhum milagre ou qualquer outro tipo de coisa para que os resultados venham a ser alcançados. Se não houver o planejamento e o trabalho correto dentro dos clubes, os resultados não virão.
E diria que o momento é bom para o esporte maranhense em geral, pois aqui sabem que Fernando Sarney é um desportista nato e que sempre apoiou o desenvolvimento do esporte, prova disso foi a criação pelo Grupo Mirante, do qual é presidente, do Troféu Mirante – a maior premiação do esporte maranhense e que este ano chega na 11ª edição.
Sei que muitos aqui vão contestar a minha tese pelo aspecto político. Muitos que não gostam do sobrenome Sarney, mas acredito que isso é normal. Fernando Sarney sempre fez pelo esporte quando foi procurado, um exemplo disto recente é o Sampaio Corrêa.
É hora de fazer muito mais e quem sabe até escrever o nome do Maranhão no cenário esportivo nacional e Fernando Sarney sabe e está de pronto para dar uma contribuição ainda maior.
Quanto a isso não tenho a menor dúvida… O momento é muito bom, vamos jogar todos juntos!!!
Foto: Divulgação
Zeca usuários tu acha um enorme serviço dele ter ajudado o Sampaio. Moto, Maranhão, Imperatriz ralaram e sucumbiram na série D, tu que vive na MIRANTE lembra ele que série D também é brasileiro. É o Sampaio também já passou por lá várias vezes.
Interessante,mas não consigo ver essa ajuda do vice para o Sampaio e como isso está sendo idealizado.Isso deveria ser colocado de maneira mais clara.
Se o povo tiver que está sempre pedindo aos representantes aquilo que precisa , a situação ficaria ainda mais difícil , acho que se ele tivesse vontade faria pelo Maranhão e pelo futebol do Maranhão,como faz por outros esportes de menor influência, independente de ser procurado ou não por qualquer clube, e isto ele faz quando tem algum interesse, fez pelo Sampaio e ninguém sabe, por questões politicas ,sabemos que só quem recebe ajuda é o Sampaio e por isto a torcida do Moto tem que acordar ,tem que se unir e colocar um representante na câmara de vereadores a depois na assembleia,mais alguém que lute pelos interesses do clube , só assim teremos força junto ao governo do estado e outras pessoas com influência,pois neste estado tudo se resolve desta forma e por debaixo dos panos.
Zeca, cite pelo menos uma ação desse Senhor em prol do futebol do Maranhão, de uma forma geral, e não apenas para esse ou aquele clube. Obrigado
O Sampaio sempre foi ajudado porque é de fato que o procura.
Sinceramente esse cara so se ajuda pq nunca vi ou ouvir dizer q ta ajudando o futebol maranhense .
Tiro como exemplo a série D q noiz so temos 1 representante.
Mas temos uma vaga porque os resultados dos nossos clubes eram muitos ruins antes do acesso do Sampaio e o rankinbg da FMF também era ruim. Não é porque Fernando Sarney é maranhense que ele vai colocar uma vaga a mais para o Maranhão. Assim não tem quem faça milagre.
Acho que com a influência dele na CBF a proposta de aumentar a série D de 40 para 48 clubes poderia ser aceita pela CBF, onde oito federações, incluindo a do Maranhão, teriam direito a uma segunda vaga, isso sem aumentar datas no calendário da CBF, já que os grupos da série são em número ímpar, mas falta articulação política para isso, aí que ele entraria. O Maranhão teria mais uma vaga independente de posição no ranking.
Verdade Rafael. Isso precisa partir dos clubes também.
Sem nenhuma analise de viés politico, gostaria de saber o que de fato, algo real o Sr. Fernando Sarney fez pelo Futebol Maranhense, como você falou no que “fez recentemente pelo Sampaio”. Exemplo os Senadores Garibaldi Alves (RN) conseguiu politicamente o patrocinio da CAIXA para o AMERICA (RN) ou o Senador Fernando Collor (AL) tambem politicamente conseguiu patrocinio da CAIXA para o ASA (Arapiraca). Considero que comparecer a jogos De Futebol com cortesia de camarote e muita falação em nada contribui para o futebol. Minha dedução é ou é fraco politicamente perante as instituições ou é mesmo desinteresse.
Pergunte ao presidente do Sampaio. Vou deixar que ele responda.
Então irei ficar sem saber qual foi essa “contribuição” pois o Presidente esta mais preocupado com seus projetos pessoais politicos que com a “Bolivia Querida”.
Bom, isso ai você vai ter que cobrar do Sampaio na pessoa do seu dirigente.
Espero que não seja só para o sampaio, mais sim, para todos os times do maranhão,inclusive para o campeonato maranhense que é o portal das competições nacionais e internacionais.
Tudo depende dos clubes que devem procurá-lo e mostrar seus projetos e pedir o apoio.
Vamos esperar que os clubes e tambem a FMF, busquem o patrocinio e o apoio do nosso representante mor do futebol, Fernando Sarney.
Isso já vem sendo dado ao Sampaio, vamos torcer que se estenda às outras equipes.
A única coisa que não entendo é como até hoje o sampaio ainda não conseguiu patrocínio da caixa econômica. Um monte de time com torcida menor, história menor e que até foi rebaixado para a série C tem o dito patrocínio.
Até onde eu sei isso está em andamento.