Ministro assegura recursos para Vale do Pindaré

0comentário

AndreFufuca
O deputado federal André Fufuca (PEN) esteve na manhã desta quarta (30), em Brasília com o Ministro da Saúde Marcelo Castro. Na ocasião, o ministro assegurou ao parlamentar, a disponibilidade de recursos para o funcionamento, assim que for concluída a obra Hospital Macroregional de Santa Inês.

Para Fufuca, a conclusão da obra é de extrema importância para a população. “O hospital é fundamental para dezenas de cidades do Vale do Pindaré e região.  O ministro Marcelo Castro, conhecedor da importância da obra e de sua efetivação, assegurou o cumprimento das ações que estão pendentes e também garantiu que a população não será prejudicada. Estou esperançoso e confiante na palavra do ministro”, disse.

Segundo Fufuca, o hospital Macrorregional de Santa Inês é uma obra ímpar e de grande necessidade para os mais de 600 mil habitantes da região. O Hospital conta com 100 leitos de internação em enfermarias, 12 leitos de UTI, quatro salas de cirurgia e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funcionando 24 horas. Além de central de imagem com exames de ultrassonografia, raio-x, endoscopia e mamografia.

O hospital também contará com laboratório de análises clínicas, lavanderia, cozinha, reservatórios de água, subestação de tratamento de esgoto e poços artesianos próprios. Além de um prédio só para o funcionamento da Hemodiálise.

Foto: Divulgação/ Assessoria

sem comentário »

Rodrigo se diz “ansioso e esperançoso”

9comentários

RodrigoRamos

Contratado como a principal estrela do atual elenco do Moto Club, o goleiro Rodrigo Ramos, aos 35 anos é uma das apostas do Moto para voltar a conquistar o título Estadual.

Campeão maranhense pela última vez em 2008, o Moto trouxe o técnico experiente Rui Scarpino e o goleiro que até 2014 era o maior símbolo do rival Sampaio Corrêa.

O início da preparação rubro-negra para a estreia no Estadual que está marcada para 24 de janeiro foi na última segunda-feira.

Rodrigo Ramos sabe da sua responsabilidade e do desafio que terá pela frente, mas está disposto a trabalhar muito para que o Moto possa alcançar os objetivos na temporada.

“Estou muito ansioso na estreia e esperançoso que faremos uma excelente e vitoriosa temporada. Bastaram os primeiros treinamentos para ver o comprometimento de todos os jogadores com o projeto do Moto em 2016 é total”, disse Rodrigo.

O Moto já contratou até aqui 16 jogadores para a temporada. Além do goleiro Rodrigo Ramos já estão treinando os volantes Robson Simplício e Curuca, dois jogadores com bastante experiência. O meia Marcos Paullo é outra atração da equipe.

Nos próximos dias, o Moto anunciará a contratação de mais jogadores que deverão chegar após a festa do fim de ano.

Foto: Biné Morais/ O Estado

9 comentários »

Eduardo Braide faz balanço positivo do ano

3comentários

EduardoBraide

Considerado um dos parlamentares mais atuantes na Assembleia Legislativa, o líder do bloco governista, deputado Eduardo Braide (PMN), encerrou os trabalhos no atual período legislativo com um balanço positivo de sua atuação parlamentar. Período no qual apresentou projetos, indicações e requerimentos, que resultaram em ações concretas visando beneficiar o povo maranhense.

Com 98% de frequência, o deputado foi o mais presente em 2015 na Assembleia, onde, segundo o parlamentar, importantes avanços foram alcançados.

Ele acredita que o trabalho legislativo no acompanhamento de projetos e a aprovação de importantes leis estaduais contribuíram para uma trajetória de mais quatro anos de muitos desafios e conquistas. “Importantes avanços já foram alcançados através de um intenso trabalho, mas precisamos de muito mais”, ressaltou Braide.

Em 2015, os membros do Conselho Consultivo do Fundo Estadual de Combate ao Câncer foram empossados pelo governador Flavio Dino (PCdoB), onde o deputado do PMN acompanhou a solenidade. O Fundo de Combate ao Câncer foi regulamentado pela Assembleia em novembro de 2014, por meio de PL de Braide. “O Maranhão se torna agora um farol para todo o país, pois esse é o primeiro fundo especificamente voltado para o tratamento de câncer”, ressaltou.

Eduardo Braide apresentou o Projeto de Lei nº 270/15 propondo a instituição do Programa Estadual de Doações de Livros Literários e Paradidáticos, no âmbito do Estado do Maranhão. O objetivo é dar ao aluno da rede pública estadual a oportunidade de acesso ao mundo literário, por meio de doações realizadas pela iniciativa privada.

Foto: Agência Assembleia

Leia mais

3 comentários »

Detran nega boatos sobre cobrança do IPVA

0comentário

CarrosSaoluis

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) esclareceram que as informações em circulação no aplicativo WhatsApp, sobre invasão no sistema do Detran-MA e envio de cobrança do IPVA 2016 para endereço dos proprietários de veículos, são falsas.

Em todas as verificações realizadas pela Coordenação de Informática do Detran-MA até o dia 29 deste mês não foi registrada nenhuma tentativa de invasão do site ou do sistema de dados do órgão.

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), exercício de 2016, só estará disponível para pagamento a partir do dia 1º de janeiro.

A Sefaz informa que o imposto somente será pago, pelo proprietário, por meio do sistema do Banco do Brasil ou por meio do DARE, emitido no portal da Sefaz, na internet.

A Sefaz e o Detran-MA reiteram que a cobrança do IPVA não é feita por correspondência.

Foto: Darlos Geromy/ Secom

sem comentário »

Anistia cobra apuração de morte no MA

1comentário

LiderCodo

A Anistia Internacional no Brasil, organização não governamental que trata sobre a defesa dos direitos humanos, cobrou apuração sobre a morte de um líder comunitário Antônio Isídio Pereira da Silva, de 52 anos, em Codó (MA) – município localizado a 290 km de São Luís, no leste do Estado –, no último dia 24 de dezembro. O corpo foi encontrado na comunidade Vergel, após ter desaparecido por cinco dias e sofrer ameaças, conforme informou o pároco da Pastoral da Terra, padre Josef Wasensteiner, de 57 anos.

O assassinato revela, segundo a organização, uma ‘falha sistêmica’ do Estado brasileiro no enfrentamento dos conflitos agrários. “O assassinato de Antônio Isídio é revoltante. Foi uma tragédia anunciada. Nos últimos três anos denunciamos diversas vezes as ameaças sofridas por ele e a violência decorrente de conflitos agrários na região de Codó, no Maranhão. E as autoridades – em todos os níveis – não tomaram nenhuma medida para garantir a segurança dessas pessoas. O preço da inação do Estado, como em tantos outros casos, foi a morte anunciada de Antônio Isídio. Isso é inadmissível”, diz o diretor-executivo da Anistia Internacional, Atila Roque.

Um dia antes do desaparecimento, no domingo (20), Isídio havia dito que iria denunciar o desmatamento na região de Vergel, a 50 km de Codó. A comunidade de pequenos agricultores e produtores rurais, diz a Anistia Internacional, enfrenta constante pressão de grileiros – termo dado àqueles que falsificam documentos para tomar posse ilegalmente de terras – e madeireiros.

“Não podemos deixar que este caso fique impune. A não responsabilização dos casos de assassinatos de lideranças rurais alimenta o ciclo de violência no campo. As autoridades do Estado do Maranhão devem garantir uma investigação imediata do caso. O Maranhão é um dos Estados que apresenta maior número de pessoas mortas em decorrência deconflitos no campo e quase nunca há justiça para as lideranças assassinadas”, completa o diz diretor-executivo, Atila Roque.

A cobrança da organização é em decorrência da informação que consta no boletim de ocorrência registrado pelo padre Wasensteiner, em que relata que o corpo foi sepultado sem que fosse submetido a exame cadavérico, enterrado em cova rasa, envolto em rede e saco plástico.
Ameaças

Em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT-MA) no Maranhão, a Anistia Internacional acompanha o casos desde 2013, quando denunciou as ameaças sofridas por Antônio Isídio e outras famílias da comunidade de Vergel. Em dezembro de 2012, diz a organização, um homem armado fez disparos perto da casa da liderança comunitária, matando apenas animais. O Programa Nacional de Proteção a Defensores de Direitos Humanos visitou, em 2013, a comunidade, mas nenhuma medida foi adotada para garantir a segurança da comunidade, afirma a Anistia Internacional.

Em 2014, 36 pessoas foram assassinadas em decorrência de conflitos no campo no Maranhão, segundo dados da CPT-MA. A Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) garantiu ao G1 que vai acompanhar as investigações sobre a morte de Antônio Isídio.

Foto: Diogo Cabral / SMDH

1 comentário »

Números da violência que o governo não mostra

6comentários

JefersonPortela

O Governo do Maranhão divulgou dados que apontam para redução dos homicídios, mas outros números que ainda preocupam a população foram “escondidos”, como por exemplo o aumento nos casos de latrocínio, assaltos a ônibus e a bancos.

Os dados da Secretaria de Segurança Pública mostram uma redução de 12% dos homicídios de janeiro a novembro de 2015 em relação ao mesmo período de 2014, superando a meta estipulada pelo Ministério da Justiça, de 5%.

No sistema penitenciário houve redução de 76,5% dos homicídios nos presídios e redução de 74% das fugas. Em 2015, foram registradas quatro mortes e 24 fugas, enquanto em 2014 foram 17 mortes e 92 fugas.

Mas existem números que a Secretaria de Segurança Pública e o Governo do Maranhão esconderam da população, mas que a imprensa acompanhou durante todo o ano e que, apesar do esforço feito pelo governo para diminuir a violência, ainda preocupam muito e que continuarão a ser alvo da cúpula da Segurança Pública em 2016.

Houve aumento nos casos de latrocínio. De 1º de janeiro a 29 de dezembro, foram 64 casos de roubo seguido de morte registrados na Região Metropolitana de São Luís – São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Os números são da própria Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA).

Dados parciais do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (SET) foram registrados 631 assaltos neste ano, em São Luís até a primeira quinzena de dezembro. Os números correspondem apenas aos casos registrados pela polícia.

Os dados refletem um crescimento da violência se comparado ao ano anterior. Em 2015, foram registrados 204 casos a mais do que em todo o ano de 2014, que terminou com 427 roubos a ônibus.

Também houve aumento nos casos de explosão de bancos no Maranhão. De acordo com o Sindicato dos Bancários do Maranhão (Seeb-MA), foram registrados 59 casos de arrombamentos a agências bancárias em 2015 (1º de janeiro a 30 de dezembro), contra 45 casos registrados em 2014. Ainda de acordo com o Seeb-MA, em 2015, foram 94 ocorrências de assaltos, arrombamentos e saidinhas bancárias, contra 75 em 2014.

6 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS