Veja a programação da Virada do Ano em SL

2comentários

Showavenidalitoranea

A Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado, em mais uma parceria em favor da cidade, realizarão o “Réveillon com a cara de todos nós”, festa da virada do ano que vai se concentrar em três pontos: nas praças Nauro Machado e Maria Aragão, no centro da cidade; e na Avenida Litorânea, entre a praia do Calhau e Olho D´Água. Oficialmente, a programação de shows terá início no dia 29 e vai se estender até o dia 3 de janeiro.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Marlon Botão, a ideia do réveillon deste ano organizado em conjunto pelo governo do Estado e a Prefeitura de São Luís foi privilegiar a diversidade cultural maranhense, apresentando o mosaico de manifestações culturais em um espaço. “Vamos reunir todas as manifestações culturais na capital maranhense. Será um mosaico cultural para demonstrar nossa riqueza em uma data especial e de grande mobilização”, disse Botão.

Pela primeira vez na história do réveillon na capital maranhense, grupos folclóricos e do carnaval vão participar da programação oficial, além de um grande número de artistas maranhenses em shows solos e em grupo. A abertura da programação será na Praça Nauro Machado, na Praia Grande, com shows da nova geração de artistas maranhenses.

ViradacomJesus

Na Praça Maria Aragão, a prefeitura organizou a “Virada com Jesus”, programação religiosa reunindo nomes expressivos da música gospel, como Anderson Freire, Trazendo a Arca e Maurício Paes. Eles estarão ao lado dos maranhenses Francivaldo Borges, Joel Mistokles, Anuacir, Zaquel Barros e Victor Gomes. Na “Virada com Jesus”, na Praça Maria Aragão, a programação do dia 31 se encerra à 1h.

A programação na Avenida Litorânea, que vai de 31 de dezembro a 3 de janeiro, acontecerá sempre a partir das 16 horas, estendendo-se até à 1h30. Os artistas maranhenses vão se apresentar no palco principal, montado na Praça do Parquinho, na praia de São Marcos. No trecho entre o parquinho e a Casa dos Smiths, na praia do Caolho, carros de som darão apoio aos blocos carnavalescos, bandas e grupos de bumba-meu-boi que vão se apresentar em cortejo.

Fotos: Maurício Alexandre/ Fabrício Cunha

2 comentários »

Um problema de vento e areia na Litorânea

3comentários

AvenidaLitoranea

Por Joaquim Haickel

Eu sei que esse tema não é apropriado para as festas de final de ano, mas estou sem saber a quem recorrer, então vai agora mesmo.

Minha reação instintiva é pensar em acionar o Ministério Público, mas já o fiz uma vez, em conversa informal com o promotor responsável pelo meio ambiente e não rendeu nenhum efeito prático. Nada foi feito. Ao contrário, como consequência do aludido problema um prédio onde funcionava o destacamento do Corpo de Bombeiro, responsável pela guarda salva vidas da Avenida Litorânea, foi engolido pelas areias.

Refiro-me a poderosa erosão eólica de nossas praias. A grande quantidade de areia que se acumula ao pé do aterro de contenção que sustenta a avenida. Material, que caso não encontrasse esse obstáculo construído pelo homem, iria se acomodar aos pés das falésias de nossas costas praianas.

A ausência contínua do poder público em suas mais diversas esferas e áreas tem feito com que lentamente percamos uma das mais belas paisagens de nossa cidade, pois o acúmulo dessa areia está literalmente tapando a visão maravilhosa que tínhamos dos mais de seis quilômetros de praia desse importante logradouro que embeleza a nossa querida cidade de São Luís.

Nós que já não temos muitas, nem boas áreas de lazer, estamos sendo expulsos especificamente desta, por aquela poderosa força da natureza, movida pelo vento e tendo como munição, minúsculas partículas de areia de praia, que nem por isso autoriza que essa manifestação da natureza deve ser preservada em sua forma voraz e descontrolada. A natureza deve ter sim prioridade, desde que ela não interfira nocivamente na vida diária da comunidade.

Já conversei com diversas pessoas e todas com quem falei são da mesma opinião: alguma coisa deve ser feita urgentemente para que a areia não tome conta, desordenadamente, de nossas praias. A areia proveniente da erosão eólica deve ser retirada dos locais onde se acumula e transferida mecanicamente para o outro lado da Avenida Litorânea, depositando-a no lugar aonde ela iria se acumular originalmente, caso não tivesse a interposição do obstáculo citado anteriormente.

Temos em São Luís e no Maranhão, de um modo geral, um Ministério Público bastante atuante no setor de meio ambiente, mas neste caso específico acredito que falte uma ação mais efetiva, não só dele, mas também da Prefeitura Municipal e de outros órgãos que poderiam ajudar para que problemas como esse não acontecessem e não precisassem de soluções, uma vez que a prevenção resolveria antecipadamente questão dessa natureza.

Não sei se a Câmara de Vereadores ou mesmo a Assembleia Legislativa, através de suas Comissões de Meio-Ambiente e de Turismo poderiam interceder para que esse problema seja superado de maneira satisfatória, e o mais rápido possível.

Espero que esse caso, que parece pequenino e que era insignificante 30 anos atrás, possa ser resolvido e que e que possamos recuperar a vista maravilhosa de nossas praias por falta de ação do poder público.

Foto: Biné Morais/ O Estado

3 comentários »

Parque Folclore de Ribamar ganha arquibancada

2comentários

Parque

Em uma grande festa popular, realizada neste fim de semana, o prefeito Gil Cutrim e o deputado estadual Glalbert Cutrim, ambos do PDT, inauguraram a arquibancada do Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, importante espaço cultural localizado na orla marítima da sede de São José de Ribamar.

A cerimônia reuniu, ainda, dezenas de outras lideranças políticas e comunitárias do município, além de representantes dos setores da cultura e turismo.

A obra foi custeada com recursos federais, com contrapartida do município, e sofreu atraso devido ao fato da União ter demorado na liberação dos recursos.

“Felizmente, conseguimos resolver a situação junto ao Governo Federal, acelerar o ritmo de trabalho e, hoje, estamos tendo o prazer de entregar ao povo mais este importante equipamento público”, explicou Gil Cutrim.

A construção da arquibancada era um sonho antigo dos moradores, principalmente daqueles ligados aos setores do turismo e cultura. Foi implantada em um descampado situado em frente ao tradicional monumento de São José e ao Parque Municipal, espaço que recebe as principais manifestações culturais da cidade, dentre elas o Carnaval, São João, Lava Pratos, Lava Bois e o Réveillon.

“Este ano, nossa festa de Réveillon terá um brilho especial. Nossa gente poderá acompanhar a vasta programação organizada pela Prefeitura, e que será realizada nos dias 31 e 01, com muito mais conforto e comodidade. Além de beneficiar a cultura, a obra dá uma injeção a mais no setor do turismo, uma vez que está localizada em um dos mais belos cartões postais de São José de Ribamar”, disse a comerciante Iranilde Moraes, que todos os anos participa e trabalha nos eventos culturais promovidos no Parque Municipal.

Glalbert Cutrim ressaltou o empenho e compromisso da administração municipal ribamarense. De acordo com o parlamentar, mesmo diante da crise financeira pela qual passam as cidades brasileiras, em São José de Ribamar, graças a uma programação financeira bem organizada, está sendo possível encerrar o ano de 2015 presenteando a população com a entrega de novas obras.

“O prefeito Gil está dando exemplo de compromisso com o povo. Entregou, ao longo do ano, mais de 100 novas obras, manteve em dia o pagamento do funcionalismo e ainda antecipou o 13º salário”, disse.

Ele afirmou, ainda, que no início deste próximo ano uma das suas principais metas na Assembleia Legislativa é trabalhar para que seja iniciada a revitalização do Cais de São José de Ribamar, cujo projeto já está pronto e aguardando que a licitação seja realizada pelo Governo do Estado, através da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).

Foto: Divulgação

2 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS