Carnaval no Maranhão será durante o dia

4comentários

FelipeCamarao

O secretário de Cultura, Felipe Camarão disse em entrevista ao Abrindo o Verbo, na Rádio Mirante AM com Marcial Lima que o Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís realizarão o Carnaval 2016 durante o dia.

A exemplo do que já acontece em Recife, Salvador e mais recentemente no Rio de Janeiro, a realização do Carnaval de dia poderá recolocar o Maranhão novamente entre os principais do país.

“Queremos atrair o que o maranhense é acostumado a fazer, pelo menos a geração mais antiga, que quer apresentar isso pros seus filhos hoje, quer aquele carnaval de marchinha, de blocos tradiconais, um carnaval mais tradicional, de dia, familiar, seguro, em que as atrações comecem cedo e terminem cedo, aproveitando o dia e a tarde, pra que as pessoas possam brincar com a Maizena na rua, com segurança”, explica.

Camarão disse que a proposta de mudança do horário do Carnaval teve boa repercussão em meio às dirigentes das brincadeiras.

“Já tivemos uma reunião com todas escolas de samba, blocos tradicionais e as brincadeiras que já participam do carnaval e pré-carnaval. Teve muito boa aceitação. Alguns ficaram reticentes, descrentes com a mudança, com a reorganização, mas o nosso modelo será uniforme para todo Estado. É um modelo de carnaval de dia, de rua, tradicional e, claro, que vai respeitar as particularidades de cada região”, explica Camarão.

Como vocês sabem sempre defendi a realização do nosso Carnaval durante o dia. A decisão do Governo do Maranhão é absolutamente correta e oportuna. Vai beneficiar a todos e sem dúvida é uma medida que inclusive trará mais segurança aos brincantes, turistas, enfim, a todos nós.

Foto: Zeca Soares

4 comentários »

Sampaio, Moto e Imperatriz anunciam reforços

5comentários

zagueiros

A semana começou agitada no mercado da bola do futebol maranhense. Sampaio, Moto e Imperatriz seguem montando as equipes para a próxima temporada.

O Sampaio acertou com o zagueiro Genílson (foto) que disputou a temporada pelo Fortaleza. Ele foi o primeiro nome indicado pelo novo técnico Marcelo Chamusca.

O atacante Jheimy, os goleiros Ruan e Jean, os volantes Levi e Valderrama e o meia Cleitinho também já tiveram contrato renovado com o Sampaio.

No Moto, a diretoria confirmou mais três reforços. O zagueiro Hismael (foto) que estava no futebol do Espírito Santos e já atuou no União Barbarense-SP, Ferroviária-SP e Nacional-SP. O jogador foi indicado pelo técnico Ruy Scarpino.

Além de Hismael, o Moto confirmou o acerto com o meia maranhense Ulysses, ex-Ypiranga que conseguiu o acesso à Série C e Juninho Pindaré jogador que já atuou pelo Moto e estava no Tiradentes-CE.

No fim de semana, o Imperatriz anunciou o seu primeiro reforço para a temporada, o lateral-esquerdo Ricardo, de 23 anos, que trabalhou com o técnico Marcelo Salles, no Bonsucesso, no Rio de Janeiro.

Falta o MAC se movimentar…

5 comentários »

Sousa Neto cobra votação da PEC 300

0comentário

SousaNeto

O deputado Sousa Neto utilizou as redes sociais para voltar a cobrar o Governo do Maranhão em relação à votação da PEC 300 que vai beneficiar os policiais do Maranhão.

“Meu repúdio é diario quando abro jornais e vejo a criminalidade aumentando, enquanto policiais aprovados no concurso, não são chamados, mesmo com a promessa do governador de que seriam. Não me calarei e não deixarei de cobrar que a tão prometida PEC 300 seja levada para votação na Assembleia e Flávio Dino cumpra o que prometeu”, escreveu.

Leia na íntegra postagem no Facebook:

“Sei que tenho incomodado e farei questão de continuar incomodando enquanto souber que policiais, os verdadeiros heróis da história, precisam fazer “vaquinhas” para abastecer seus carros e não deixar de proteger nossas família.

Meu repúdio é diario quando abro jornais e vejo a criminalidade aumentando, enquanto policiais aprovados no concurso, não são chamados, mesmo com a promessa do governador de que seriam.

Não me calarei e não deixarei de cobrar que a tão prometida PEC 300 seja levada para votação na Assembleia e Flávio Dino cumpra o que prometeu.

Nunca deixarei de me indignar com tudo isso, também não deixarei de falar sobre esses assuntos e sobre a forma ditadora e desumana que policiais e a população tem sido tratada.

Enquanto dizem que o meu repúdio é sobre nada, venho aqui dizer que motivos eu e todo o povo maranhense, temos de sobra para nos revoltar e eu não me calarei”.

Foto: Agência Câmara

sem comentário »

Proposta defendida por Hildo viabilizará ZPEs

0comentário

HildoRocha

Membro da Comissão de Finanças e Tributação, o deputado federal Hildo Rocha, foi um dos maiores defensores do relatório do deputado Júlio Cesar (PSD/PI) ao Projeto de Lei 5957/13, do Senado, que dispõe sobre a inclusão de empresas prestadoras de serviços Zonas de Processamento de Exportação (ZPE). A legislação atual beneficia apenas as indústrias, com a isenção de impostos sobre parte dos produtos exportados. Outro benefício proposto é a possibilidade das empresas aumentarem o percentual de vendas ao mercado nacional.

O deputado ressaltou que o projeto prevê a inclusão de empresas de Call Center, e outros tipos de serviços, e amplia para 40% o percentual de produtos que podem ser comercializados no mercado interno. Hoje, a lei estabelece o limite de apenas 20%. “Isso é muito bom para o Brasil e excelente para o Maranhão porque é uma forma de fazer com que o nosso Estado se desenvolva cada vez mais, viabilizando a implantação de ZPE no Maranhão”, afirmou Rocha.

A ideia de implantar as ZPEs chegou ao Brasil por iniciativa do presidente José Sarney. Em 1988, durante visita à China, Sarney conheceu o modelo e resolveu implantá-lo no país. Entre 1988 e 1989 foram criadas 13 ZPEs em diversas regiões do país. O Maranhão está entre os Estados beneficiados com a iniciativa. Entretanto, a ZPE criada para São Luís pelo governo federal ainda não foi implantada.

Mas, segundo Hildo Rocha, as dificuldades estão sendo superadas passo a passo. “Esse projeto que terminamos de aprovar, com muita dificuldade, no âmbito da Comissão de Finanças e Tributação (CFT), da Câmara Federal, e que já foi aprovado no Senado, resolve grande parte dos problemas, viabilizando definitivamente a ZPE de São Luís”, declarou.

Segundo Hildo Rocha, o Maranhão possui condições ideais para ter a melhor zona de processamento de exportações do Brasil. “Temos boa infraestrutura rodoviária; três grandes ferrovias, a Transnordestina, a Norte e Sul e a de Carajás; o segundo melhor porto do mundo, que é o Porto do Itaqui; boa disponibilidade de energia elétrica e de gás; imensa reserva de minerais; e o estado é produtor grãos variados”, destacou o parlamentar.

Hoje, além da China, o modelo de ZPEs foi adotado com sucesso em 104 países, entre os quais Estados Unidos e o México. As ZPEs empregam aproximadamente 60 milhões de pessoas. No Brasil, existem hoje 22 ZPEs criadas. A que apresenta melhor desempenho é a do Ceará, no município de São Gonçalo do Amarante, onde fica localizado o porto de Pecém.

Foto: Zeca Ribeiro

sem comentário »

Deputado visita obra em hospital de Bacabal

1comentário

RobertoCosta

O deputado estadual Roberto Costa (PMDB) visitou na sexta-feira (4), as obras de reforma do Hospital Regional Laura Vasconcelos, em Bacabal. Titular da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Maranhão, Roberto Costa vistoriou a obra estadual, prevista para ser entregue em fevereiro de 2016.

Para o deputado, a reforma é de grande importância para Bacabal que, segundo ele, padece na falta de infraestrutura na saúde. “O atendimento na cidade é muito precário”, considera, “Todas as pessoas que precisam de uma vaga de um leito passam por problemas, pois não há na cidade. 90% dos casos tem de ser transferidos para outros municípios como Alto Alegre, Peritoró, São Luís e Coroatá”.

Costa declarou ainda que, como “um dos maiores presentes que Bacabal irá receber”, irá cobrar urgência na entrega do Hospital, cuja obra estava prevista para dezembro deste ano, mas teve sua data de reinauguração remarcada para o próximo ano.

“Cobramos a urgência dessa entrega da obra ao Governo, pois o sofrimento e a tristeza está estampada de forma muito clara no rosto das pessoas que vem até a mim contar sua situação. O hospital municipal não tem medicação. Os profissionais tentam fazer o máximo, mas a infraestrutura não consegue atender às demandas”, disse.

Considerada uma das obras mais importantes de Bacabal, no serviço de saúde, o Hospital atendia toda a região do Médio Mearim. Agora, o novo papel após a reforma do local preocupa o parlamentar.

“O papel que o novo hospital deve ser discutido entre a classe política, pois somente em Bacabal são mais de 100 mil habitantes que precisam do atendimento. Já a região do Médio Mearim são mais de 400 mil. É uma discussão que temos que fazer com a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde para saber se o hospital Laura Vasconcelos vai atender a região ou apenas Bacabal”, afirmou.

A nova estrutura física do Hospital Laura Vasconcelos terá entre outras áreas de imagem, como ultrassom, Raio X, tomografia, laboratório de exames, UTI, centro cirúrgico, além da administração, secretaria e área de atendimento. Serão ao todo 46 leitos, que podem aumentar para 50.

1 comentário »

São Luís lança campanha contra Aedes Aegypti

3comentários

combatemosquito

A Prefeitura de São Luís inicia nesta quarta-feira (9) uma grande mobilização para envolver toda a sociedade no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre chikungunya e zika vírus. A campanha “Todos na Guerra contra o Mosquito”, vai envolver diversas secretarias municipais, órgãos federais e estaduais, entidades não governamentais e a população, com o objetivo de eliminar os focos do mosquito.

O prefeito Edivaldo destaca que a campanha reforça as ações de combate ao mosquito na capital. “Estamos empenhados nessa luta e não medimos esforços para reduzir cada vez mais a incidência dessas doenças na nossa cidade. Nessa ação, a participação da população é imprescindível para, juntos, conseguirmos eliminar os focos do mosquito e, assim, garantirmos uma melhor qualidade de vida a todos”, afirma.

A campanha, que será realizada no período de 9 a 11 deste mês, inclui vasta programação com orientação, visitas domiciliares, blitzes educativas em escolas e empresas e abordagem de comerciantes e público, com distribuição de panfletos. Além disto, será intensificado o trabalho no campo, através dos agentes de saúde, agentes de combate às endemias, agentes comunitários e outros técnicos das secretarias de Saúde e Serviços e Obras Públicas.

As equipes realizarão inspeção nas residências e estabelecimentos comerciais, a fim de identificar e tratar os focos do mosquito, além de recolher sucatas e todo tipo de bagulho volumoso que possa servir de criadouro do Aedes Aegypti. As atividades vão ter o reforço de todas as unidades de básicas de saúde, que também vão alertar a população para o combate à dengue, à febre chikungunya e ao zika vírus.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), de janeiro a novembro deste ano foram confirmados 1.437 casos de dengue, com quatro óbitos; e 55 notificações de febre chikungunya. Além disso, há registros de 2.887 casos prováveis de zika vírus, com um óbito confirmado. A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, lembra que o controle destas doenças deve ser preocupação de todos, e ressalta que só é possível evitar uma epidemia com o combate aos locais que podem armazenar água e que são abrigo para as larvas do mosquito.

“O município está fazendo a sua parte, mas a população deve reforçar as ações no seu dia a dia. Hoje, a preocupação é maior porque o mosquito também é transmissor da febre chikungunya e zika vírus, que são doenças de maior duração e que podem apresentar sérias complicações, deixando graves sequelas”, afirma.

Dia D

A próxima sexta-feira (11) foi escolhida como o Dia D da campanha, com a realização de uma grande concentração pública na Praça Deodoro, onde durante toda a manhã estarão à disposição da população estandes educativos, veículos acoplados com equipamentos fumacê, além de serviços de saúde e apresentações culturais para reforçar as ações de conscientização da população.

Foto: Maurício Alexandre

3 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS