Flávio Dino diz que impeachment é golpe

13comentários

FlavioDinotwetter

O governador Flávio Dino (PCdoB) voltou a utilizar as redes sociais para criticar e defender um movimento contra a tentativa de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Dino já havia sido um dos primeiros governadores a se manifestar depois que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha aceitou abrir o processo de impeachment contra a presidenta da Repúplica.

“Convido aos que defendem a Constituição e a Democracia a curtir a página Golpe Nunca Mais. Debates contra o golpismo. or essas e outras, vemos como é adequado o ato pró-impeachment ser no mesmo dia do golpe do AI-05: 13 de dezembro”, escreveu.

E disse mais: “Nenhum dos DOIS únicos fundamentos do impeachment em análise na Câmara resiste a 5 minutos de debate. Logo, é puramente golpe”.

13 comentários »

Vasco será adversário do Sampaio na Série B

3comentários

VascoRiascos

O Sampaio terá a companhia do Vasco no Campeonato Brasileiro Série B. O atual campeão carioca disputará a Segundona pela terceira vez em 8 anos.

O Vasco entrou em campo precisando vencer o Coritiba para escapar do rebaixamento e ainda teria que torcer pelo menos pelo empate do Figueirense diante do Figueirense, em Florianópolis e do Avaí contra o Corinthians, em São Paulo.

Mas os resultados não ajudaram o Vasco que só empatou com o Coritiba por 0 a 0, no Couto Pereira. Em Florianópolis, o Figueirense venceu o Fluminense por 1 a 0 e na Arena Corinthians, o empate por 1 a 1, entre Corinthians e Avaí rebaixou o time catarinense.

Foram rebaixados além do Vasco-RJ, Avaí-SC, Goiás-GO e Joinville-SC. Subiram da Série C, o Vila Nova-GO, Londrina-PR, Tupi-MG e Brasil-RS.

Além dessas equipes, permanecem na Série B, o Sampaio, Bahia-BA, Ceará-CE, Náutico-PE, Paysandu-PA, CRB-AL, Paraná-PR, Bragantino-SP, Oeste-SP, Luverdense-MT, Criciúma-SC e Atlético-GO.

O Sampaio já enfrentou o Vasco pela Série B em 2014. No primeiro jogo em Teresina, houve empate por 1 a 1. No segundo confronto no Castelão um novo empate por 2 a 2.

3 comentários »

Luppi e Ciro prestigiam filiação Glalbert Cutrim

0comentário

GlalbertCutrim

Durante uma grande festa de confraternização realizada neste domingo (6), o deputado estadual Glalbert Cutrim filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista.

A cerimônia aconteceu na casa de eventos Top 3, no Turu, e reuniu centenas de militantes, representantes da classe política (prefeitos, deputados estaduais e federais, vereadores) e lideranças regionais e nacionais da legenda, dentre elas o presidente nacional Carlos Lupi; o ex-ministro Ciro Gomes; o presidente do diretório estadual, deputado Weverton Rocha; e o prefeito de São José de Ribamar e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Gil Cutrim.

“Serei um soldado da militância pedetista. Iremos, juntos, trabalhar pelo fortalecimento do partido. E esse fortalecimento poderá ser comprovado ano que vem, após as eleições municipais, quando, tenho certeza absoluta, iremos eleger e reeleger um grande número de prefeitos  e vereadores no Maranhão”, afirmou o deputado, que deixou o PRB de forma amigável.

Carlos Lupi destacou o perfil identificado com a juventude e o trabalho que Cutrim vem desenvolvendo em favor das cidades maranhenses.

“O Glalbert é um deputado municipalista, que está sempre presente nas cidades. Além disso, é um jovem político que, em muito, se identifica com a militância do PDT. Tenho certeza que contribuirá muito com o crescimento do partido no Maranhão”, disse.

Para Ciro Gomes, o fortalecimento do PDT no Maranhão passa por este processo correto de inserir no contexto da sigla políticos jovens e comprometidos com a causa do desenvolvimento dos municípios.

“Parabenizo os presidentes Lupi e Weverton que, mais uma vez, ao convidarem o deputado Glalbert para o PDT, deram exemplo de compromisso com o partido”.

Gil Cutrim também parabenizou as direções nacional e regional do partido. De acordo com ele, no PDT, de fato, as decisões são tomadas de forma democrática e esse é o diferencial da sigla.
Foto: Divulgação/ PDT

sem comentário »

Mobilização marca Dia internacional contra corrupção

0comentário

MP

O Dia Internacional Contra a Corrupção, dia 9 de dezembro, será celebrado pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU) e outros órgãos e instituições que formam a Rede de Controle da Gestão Pública. A mobilização será realizada na próxima quarta-feira, 9, a partir das 14h, na Praça Deodoro, no Centro de São Luís.

No local, será instalado o Tribunal Popular e serão distribuídas cartilhas sobre o tema. Também estão previstas apresentações culturais, incluindo a banda da Polícia Militar, cantores e grupos teatrais.

O Senac, Sesi e Sesc vão montar stands para oferecer serviços de cidadania, respectivamente, corte de cabelo, saúde bucal e medição de pressão arterial.

O evento é aberto ao público e pretende ampliar a divulgação das ações governamentais voltadas para o combate à corrupção e sensibilizar a população sobre a importância do controle social.

Outra finalidade é chamar a atenção da sociedade maranhense para a importância dos valores éticos, da cidadania e da participação política.

Na sexta-feira, 11, às 9h, o MPMA vai promover, como parte da programação do 5º Congresso Estadual do Ministério Público do Maranhão, no Hotel Luzeiros, em São Luís, o painel Corrupção e Transparência”.

O painel terá como debatedor o membro do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), promotor Marco Aurélio Cordeiro Rodrigues; e os painelistas serão o subprocurador-geral da República e coordenador da Câmara de Combate à Corrupção do MPF, Nicolau Dino; e o procurador regional da República, Douglas Fischer, que atua na Operação Lava Jato.

sem comentário »

Bilhete Único entra em vigor dia 14 de dezembro

0comentário

BilheteUnico

Economia de tempo e mais qualidade de vida para quem utiliza o transporte coletivo na capital. O Bilhete Único, lançado pela Prefeitura de São Luís na última quarta (2), vai beneficiar estudantes, trabalhadores e aqueles que precisam se deslocar de ônibus para resolver demandas. Uma das principais vantagens do bilhete é a possibilidade de fazer a integração em qualquer ponto de ônibus, ou seja, sem a necessidade de ir aos terminais.

O secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros, lembrou o planejamento para implantação do programa, que incluiu adaptações tecnológicas, aquisição de novos ônibus, adaptações e reformas à frota em atividade e adoção de melhorias com a Bilhetagem Eletrônica, Biometria Facial e GPS. “Junto com o prefeito Edivaldo vamos fazer do transporte coletivo um modelo de serviço e eficiência”, disse.

O sistema é simples de ser utilizado e vai atender passageiros da capital com aplicação nas linhas urbanas integradas. O usuário poderá fazer quantas viagens quiser no intervalo de 1h30, pagando apenas uma passagem, desde que permaneça no mesmo sentido da via. O monitoramento deste itinerário vai ser feito por meio do sistema de GPS que já funciona nos coletivos da capital.

O pagamento da passagem é feito com os atuais cartões de vale-transporte ou de meia passagem. Caso não possua nenhum dos dois, pode solicitar o cartão na sede do Sindicato das Empresas de Transportes (SET), no Centro. “Esse sistema vai facilitar muito a vida de usuários que realizam várias viagens de ônibus ao dia. O principal beneficio é a economia de tempo”, avalia o técnico da SMTT e organizador do sistema, Manoel Cruz.

O Bilhete Único vai entrar em vigor dia 14 deste mês, podendo ser utilizado nos ônibus do sistema integrado que compõem a frota de coletivos na capital, beneficiando 760 mil usuários.

Foto: A. Baêta

sem comentário »

Criação de municípios em debate na Câmara

1comentário

HildoRocha

Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o deputado Hildo Rocha defendeu a criação de municípios. Para fundamentar os argumentos, o parlamentar, disse que os 81 distritos maranhenses que ganharam autonomia administrativa em 1996 conseguiram se viabilizar, cresceram e se desenvolveram rapidamente. O parlamentar é um dos integrantes da comissão especial da Câmara que estuda alterações na Constituição Federal que facilitam a criação de municípios.

Rocha explicou que até 1996 as Assembleias estaduais tinham autonomia para aprovar a criação de municípios. Mas, para impedir a criação de municípios inviáveis economicamente inviáveis, o então deputado federal César Bandeira, do Maranhão, propôs uma lei complementar. “Por duas vezes foram votadas leis com o objetivo de criar regras para disciplinar a criação de municípios. Mas foram vetadas porque, de fato, eles implicavam em despesas para a União. Mas, o projeto do senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA) tira todas essas dificuldades”, explicou.

Novos municípios

O deputado ressaltou que, no Maranhão, existem alguns distritos com potencial para alcançar o status de município. “Posso citar Santa Vitória e Ipiranga (Barra do Corda); Segundo Núcleo (Buriticupu); São José das Varas (Barreirinhas); Baixão Grande (São Domingos); Barro Duro (Tutóia); Coque (Vitória do Mearim); Belém (Tuntum); Vitória da Parnaíba (Santa Quitéria); Jacaré (Penalva); Bairro do Bacanga (São Luis)”, enumerou.

O deputado disse que todas essas localidades reúnem condições de ter vida própria, de arrecadar tributos e oferecer boas condições de vida para os habitantes.

Rocha se mantém fiel à tese da criação de novos municípios. Quando ocupou a Secretaria Assuntos Políticos, durante o governo de Roseana Sarney, Rocha sempre se posicionou a favor das lideranças que encabeçam a luta pela emancipação de municípios no Maranhão. À época, o então secretário argumentava que os estados mais ricos da federação são os que possuem maior número de municípios. Frequentemente citava a elevação dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) dos 81 municípios maranhenses desmembrados em 1986.

Novos critérios

No último fim de semana, o deputado participou do I Seminário da Comissão Especial do Projeto de Lei Complementar n° 137/15 aconteceu no último fim de semana, no distrito de Luzimangues, no município de Porto Nacional (TO). Na oportunidade, Rocha apresentou duas propostas: que a quantidade de secretarias municipais seja definida por lei e que o quadro de servidores seja atrelado ao índice populacional. “Os números serão definidos por percentuais. Para cada faixa populacional haverá um limite máximo de servidores”, explicou o parlamentar.

Além de Hildo Rocha, o evento teve a participação dos deputados federais Hélio Leite (DEM-PA), presidente da comissão; Carlos Henrique Gaguim (PMB-TO); Valtenir Pereira (PMB-MT); e Professora Dorinha (DEM-TO); o deputado estadual Wanderlei Barbosa (SD); o vice-prefeito Pedro Henrique de Oliveira (PR); o presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), prefeito João Emídio, e lideranças locais também participaram do evento.

Foto: Agência Câmara

1 comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS