Por Zeca Soares • sexta-feira, 04 de dezembro de 2015
O teatro maranhense tem mais um motivo importante para comemorar o grande sucesso da peça Pão com Ovo que acaba de ser selecionada para participar do maior festival de teatro cômico do Brasil.
Os atores César Boaes, Adeílson Santos e Charles Júnior levarão o nome do Maranhão ainda mais longe e vão encerrar o XIV Janeiro Brasileiro da Comédia que acontecerá no dia 29 de janeiro de 2016, em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.
A grande notícia chega um dia antes da comédia Pão com Ovo completar neste sábado, quatro anos em cartaz com grande sucesso nos palcos maranhenses e por onde o trio já se apresentou.
“A gente está muito feliz com esse convite para participar do maior festival de teatro cômico do país. Vamos fazer o encerramento desse festival e levar mais longe o nome do Maranhão através do teatro”, disse César Boaes.
Foto: Ayrton Vale
Categoria Notícias | Tags Adeílson Santos, César Boaes, Charles Júnior, Pão com ovo
Por Zeca Soares • sexta-feira, 04 de dezembro de 2015
O deputado federal Victor Mendes disse em entrevista ao Abrindo o Verbo, com Jorge Aragão, na Rádio Mirante AM que a decisão da Câmara sobre o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff será política. Ele acredita que fatores externos poderão influenciar na decisão dos deputados e acredita que se fosse seria favorável à presidenta.
“O julgamento aqui vai político. O fator jurídico da peça é muito frágil, ela não tem consistência. Aqui o que vai predominar é a decisão política da Casa e hoje, eu acho que está mais favorável à presidenta Dilma, essa é uma sensação que eu tenho, mas pode mudar. Agora é claro que nós temos elementos externos que podem influenciar muito nessa decisão: a sociedade nas ruas, a população participando, os movimentos sociais cobrando uma postura dos parlamentares, a operação Lava Jato… Então nada está definido”, afirmou.
Victor Mendes disse que caso ocorram manifestações, elas deverão atingir também o presidente da Câmara, Eduardo Cunha que não pode ser visto como “herói nacional”.
“Quando as pessoas forem para as ruas protestar com todo direito que têm que não se limitem à presidente da República que se estenda à presidência da Câmara porque ele não é herói do povo brasileiro porque colocou o impeachment para ser analisado, pelo contrário, ele não pode na minha opinião ser visto como herói para mim é mais ou menos o sujo falando do mau lavado. Ele não pode ser reconhecido como herói”.
O parlamentar maranhense disse que não se pode banalizar a questão do impeachment e que se a presidenta Dilma passar por essa turbulência terá tranquilidade para concluir a sua gestão nos próximos anos.
“Eu acho que a presidente fez a atitude certa que foi parar de ceder a chantagem. Para ela vai ser a melhor coisa ter isso esclarecido. Se ela conseguir a sobreviver ao afastamento, ao impeachment dela vai ter a tranquilidade nos próximos três anos para administrar e concluir a gestão dela, senão vamos passar por este processo. Eu acho que o impeachment para o Brasil, primeiro porque a gente não pode banalizar o impeachment. Há 23 anos aconteceu, depois acontece de novo. Isso enfraquece o Brasil, a soberania do nosso país, a visão do nosso países visinhos sobre o Brasil”, finalizou.
Categoria Notícias • Política | Tags Dilma Rousseff, Eduardo Cunha, Impeachment, Victor Mendes
Por Zeca Soares • sexta-feira, 04 de dezembro de 2015
Por iniciativa da vereadora Bárbara Soeiro (PMN) dois profissionais que atuam em nossa cidade foram agraciados esta semana com o título de Cidadão Ludivicence pela Câmara de São Luís: o médico Sebastião Morais e a jornalista Rosenira Alves.
Segundo Bárbara, a honraria é um reconhecimento a esses dois profissionais que tanto se dedicam a esta cidade. “É com imensa satisfação que hoje reúno aqui, no plenário desta casa, dois seres humanos que nos remetem a exemplo de dedicação e esforços em prol desta cidade: a jornalista Rosenira Alves, um exemplo de mulher aguerrida e o Dr. Sebastião Morais, outro cidadão ético, ambos com vidas pautadas em valores de hombridade e respeito ao próximo”, disse Bárbara.
“É maravilhoso ganhar esse título, eu amo essa cidade, e vou continuar trabalhando mais e mais pela saúde do nosso povo – muito obrigado Bárbara, saio daqui, muito emocionado!”, disse o médico Sebastião Morais que nasceu em Fortuna, no interior do Maranhão e já trabalhou no Moto, Sampaio e MAC
“Sinto-me hoje, mais comprometida com São Luís e o seu povo, obrigada Bárbara por tamanha honraria”, agradeceu a jornalista Rosenira Alves que nasceu em Teresina e atualmente tem um programa na Rádio Difusora.
Homenagem a Marcial Lima
Quem também recebeu o título de Cidadão Ludovicense esta semana na Câmara de São Luís foi o jornalista e radialista Marcial Lima, da Rádio e TV Mirante.
Proposto pelo vereador Edmilson Jansen (PTC), o requerimento foi aprovado por unanimidade. Além de Edimilson Jansen, participaram da entrega do título os vereadores José Joaquim (PSDB), Honorato Fernandes (PT) e Fábio Câmara (PMDB).
“Essa não é uma homenagem e nem um reconhecimento apenas a mim, mas a todos os profissionais que trabalham no rádio maranhense e que buscam sempre o melhor para a nossa cidade. Quero agradecer muito esse reconhecimento do vereador Edmilson Jansen e de toda a Câmara Municipal”, disse Marcial Lima que nasceu em Grajaú-MA.
Fotos: Câmara e Biné Morais/ O Estado
Categoria Notícias • Política | Tags Bárbara Soeiro, Câmara Municipal, Marcial Lima
Por Zeca Soares • sexta-feira, 04 de dezembro de 2015
O Sampaio já tem novo treinador. E faz uma aposta arriscada para tentar quem sabe repetir o sucesso de Léo Condé.
Marcelo Chamusca que estava no Fortaleza assume no lugar de Léo Condé que não retornará mais ao Mais Querido. A confirmação do acerto com o técnico Marcelo Chamusca foi confirmada agora à tarde e deve causar inicialmente preocupação por parte do torcedor Tricolor que esperava muito a manutenção de Léo Condé.
Chamusca comandou o Fortaleza nas duas últimas temporadas quando foi eliminado no mata-mata de acesso à Série B. Ele começou a carreira como auxiliar técnico do irmão em várias equipes nordestinas do também treinador Péricles Chamusca. O novo treinador do Sampaio começou a carreira no Vitória da Conquista em 2012 e depois no Salgueiro-PE, onde conquistou o acesso à Série C. E estave este ano no Fortaleza.
“Estou muito contente pelo convite do presidente. É um motivo de muito orgulho trabalhar num clube da grandeza do Sampaio Corrêa, que a cada ano vem crescendo e se consolidando no cenário nacional”, disse ao site do Sampaio.
Com Marcelo Chamusca vem toda a comissão técnica com Roger Gouveia, preparador físico, Ricardo Palmeira, treinador de goleiros, Fernando Alves, analista de desempenho e Caé Cunha, auxiliar técnico.
Foto: Divulgação/ Fortaleza
Categoria Esporte • Futebol | Tags Léo Condé, Marcelo Chamusca, Sampaio
Por Zeca Soares • sexta-feira, 04 de dezembro de 2015
Com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, e eliminar os focos de proliferação a Prefeitura de São Luís vai promover uma ação intensiva envolvendo diversos agentes de endemias e alcançando todos os bairros da capital. A estratégia de combate inclui maciça campanha nos meios de mídia, a execução de ações diretas nas áreas com risco de infestação e a atuação dos agentes e da sociedade.
O prefeito Edivaldo destaca que essa será uma operação de guerra, na qual é imprescindível o envolvimento de todos para que se consiga banir esse vetor. “Uma força-tarefa foi montada para combater o Aedes aegypti. Convoco todos os ludovicenses para, em conjunto com a Prefeitura, atuarem na eliminação de todos os possíveis focos do mosquito”, reiterou o prefeito Edivaldo. A força-tarefa da Prefeitura inclui ainda a mobilização das polícias Civil, Militar e Exército.
A campanha será realizada de 9 a 11 deste mês, com atividades educativas e preventivas nos 342 bairros da capital, nas unidades hospitalares, escolas, retornos das principais avenidas e nos terminais de integração. Os agentes de saúde vão realizar visitas domiciliares para conscientizar e sensibilizar a população sobre os riscos da proliferação do Aedes aegypti. O prefeito Edivaldo alerta as comunidades para a eliminação dos focos do mosquito. Medidas simples como não deixar água parada em vasilhames podem evitar contrair a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes, como o zika vírus e a febre Chikungunya.
Outro ponto da ação de combate ao mosquito a ser desenvolvida pela Prefeitura é a promoção de palestras nas escolas, distribuição de panfletos à população e divulgação em veículos de comunicação locais explicando como prevenir a infestação do mosquito. Visitas à borracharias, cemitérios, sucatas também estão previstas na ação. O combate é simples e começa em casa, diz o coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Pedro Tavares.
O principal cuidado é com a água parada – em baldes, taques, garrafas etc. estes devem ser eliminados. A higiene do local também é importante para combater o mosquito. “O prefeito Edivaldo nos orientou a maior mobilização possível para combatermos esse mosquito, que se reproduz em qualquer lugar onde houver condições propícias”, diz o coordenador Pedro Tavares. Ele reitera que locais com água parada, limpa ou pouco poluída são os principais focos. “Deve-se eliminar todos os possíveis focos de proliferação”, enfatiza.
Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Luís
Categoria Notícias • Política | Tags Aedes aegypti, Edivaldo Holanda Jr.
Por Zeca Soares • sexta-feira, 04 de dezembro de 2015
O volante Diones é mais um que não fica no Sampaio para a temporada 2016.
O jogador foi apresentado hoje como reforço do Joinville que foi rebaixado da primeira divisão. Ele já atuou no futebol catarinense na Chapecoense na temporada 2014.
Além de Diones, o Sampaio perdeu o goleiro Rodrigo vai disputar o Paulistão pelo São Bento de Sorocaba e só deve retornar ao clube para a Série B.
Os zagueiros Edimar e Luís Otávio estariam na mira do Fortaleza. Edgar terá contrato encerrado nos próximos dias. A permanência de Nádson e Válber ainda não foram definidas.
Por enquanto, alguns dos melhores jogadores do Sampaio estão deixando a equipe. Mesmo diante da dificuldade financeira, o Sampaio deve se reforçar ao máximo para manter a base do atual elenco, além do técnico Léo Condé que ainda não confirmou se permanece ou não no clube.
A continuidade do trabalho desenvolvido este ano e que levou a equipe à oitava colocação no Brasileirão Série B é fundamental para sucesso do Sampaio também na próxima temporada.
Foto: Site do Joinville
Categoria Esporte • Futebol • Sampaio | Tags Diones, Joinville, Sampaio
Por Zeca Soares • sexta-feira, 04 de dezembro de 2015
Desde a quarta-feira (2), após um discurso duro e polêmico na reunião da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, surgiu a informação de que o Soldado Leite recebeu ‘voz de prisão’ pelas palavras proferidas
Já na Sessão Ordinária desta quinta-feira (3), o deputado Sousa Neto confirmou que o Soldado Leite recebeu de fato ‘voz de prisão’ pelo seu pronunciamento.
“Durante o discurso do Soldado Leite foi dada voz de prisão, porque estava reivindicando uma promessa que foi feita pelo então candidato a governador, que hoje é governador. Dada voz de prisão enquanto uma pessoa estava falando numa Comissão de Segurança, o soldado Leite que é destacado em Timon, que já foi transferido para Presidente Dutra como retaliação e hoje está sendo apresentado lá para ser preso porque fez uma reivindicação por melhorias, porque acreditou nesse governo da mentira”, afirmou Sousa Neto.
O deputado estadual Cabo Campos, presidente da Comissão de Segurança, também fez questão de relatar as inúmeras queixas contra o atual comando da Polícia Militar, ou seja, o Coronel Alves.
“Foi unânime essa queixa, foi em relação às perseguições que estão sendo feitas dentro da Polícia Militar do Maranhão. E eu falava que o comandante geral daquela Corporação, eu falava aqui nesta tribuna que está fazendo um desfavor ao governador Flávio Dino, um desfavor à Corporação e um desfavor a esses parlamentares que tentam intermediar entre a categoria e o governo do Estado. Parabéns, senhor comandante geral, o senhor conseguiu. O senhor conseguiu com que uma categoria ficasse totalmente insatisfeita com as suas condições”, disse Campos.
Na próxima quarta-feira (9), está prevista uma nova reunião da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa e a expectativa é que membros do Governo Flávio Dino, que foram convidados, participem da reunião.
Vale lembrar que os militares estipularam a data do dia 23 de dezembro para que o Governo Flávio Dino cumpra com o acordo celebrado ou a categoria entrará em greve.
Foto: Agência Assembleia
Leia mais
Categoria Notícias • Política | Tags Assembleia Legislativa, sousa neto
Por Zeca Soares • sexta-feira, 04 de dezembro de 2015
O deputado Roberto Costa (PMDB) anunciou, em discurso na tribuna, na manhã desta quinta-feira (3), a visita do ministro da Aviação, Eliseu Padilha. O parlamentar aproveitou a oportunidade para convidar os demais deputados da Assembleia Legislativa para vistoria de Eliseu ao aeroporto Marechal Cunha Machado.
“Vamos tratar sobre alguns dos interesses da população maranhense. Na ocasião, a Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa ao lado do Ministro fará uma vistoria ao aeroporto que é alvo de inúmeras reclamações quanto a falta de infraestrutura. A visita ao local foi solicitada pelo deputado Eduardo Braide ao Ministro, que prontamente atendeu ao pedido”, afirmou Costa.
Ele informou ainda que a Comissão de Obras já esteve diversas vezes vistoriando o aeroporto, verificando a situação de atraso nas obras, prejudicando assim a população. Roberto Costa afirmou também que solicitará melhorias para o aeroporto de Bacabal ao Ministro Eliseu Padilha.
“Trataremos também do aeroporto da cidade de Babacal. Precisamos de infraestrutura no aeroporto para aquela região. Que sua situação seja regularizada, pois Bacabal é um polo muito importante para a região do Médio Mearim. O assunto é de grande importância para que os empresários e comerciantes possam se deslocar e investir na cidade”, finalizou.
Foto: JR Lisboa/Agência AL
Categoria Notícias • Política | Tags Eliseu Padilha, Roberto Costa
Por Zeca Soares • sexta-feira, 04 de dezembro de 2015
A Corte Eleitoral do Maranhão despediu-se, em sessão jurisdicional ocorrida na tarde quinta-feira, 3 de dezembro, da juíza Alice de Sousa Rocha, cujo biênio como membro efetivo encerra no próximo dia 9.
Quando assumiu o cargo há 2 anos, a magistrada destacou o papel cada vez mais presente da mulher nos cenários político e jurídico. Em sua despedida, admitiu estar com o coração bastante sensibilizado ao encerrar sua jornada nesta Casa que tão “delicada e generosamente” a acolheu.
“Acredito que a minha passagem por este órgão, na condição de magistrada de carreira, tenha honrado o Poder Judiciário. Todas as minhas decisões e votos aqui proferidos foram pautados pela independência e pela imparcialidade, olhos postos na vontade do eleitor, mas com a devida atenção às disciplinas contidas no arcabouço normativo material e processual que compõe o ordenamento jurídico pátrio vigente, aí compreendida as demais fontes do Direito. Creio que contribuí modestamente com minha experiência para o debate, mas naquilo em que participei, fiz com amor e com respeito aos meus pares e aos jurisdicionados, tendo sempre a exata noção do peso que representa a toga que repousa nos meus ombros. Colho o ensejo para registrar que encerro a minha passagem por esta Corte com todos os processos que estiveram sob a minha relatoria devidamente julgados”, disse em trecho de seu discurso.
O juiz Eduardo Moreira, em nome dos membros do TRE-MA, declarou sua admiração pela colega para quem dedicou palavras de amizade e enalteceu a seriedade nos julgamentos fazendo esta Casa se orgulhar de sua passagem. Já o procurador regional eleitoral parabenizou Rocha pelos trabalhos desenvolvidos no Tribunal, desejando-a “brilhante prosseguimento de carreira”.
Em nome da advocacia, o advogado Abdon Marinho, na condição de decano da classe, agradeceu o tratamento cortês do Tribunal em ouvi-los, desejando votos de boas festas a todos.
Durante seu biênio, Alice de Sousa Rocha relatou 316 processos em plenário e proferiu 123 decisões monocráticas, sendo 12 em caráter liminar.
Foto: TRE
Categoria Notícias • Política | Tags alice Rocha, Corte Eleitoral, Eduardo Moreira