A Prefeitura de São Luís está em alerta contra o mosquito Aedes aegypti. Uma equipe de cerca 350 agentes de endemias estão mobilizados para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. As ações incluem visitas domiciliares. A determinação do prefeito Edivaldo é a intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes.
Locais como ferro velho, borracharia e cemitério passam por ações mais ostensivas, pois em geral possuem muitos depósitos vulneráveis, e nesses pontos estratégicos a visita dos agentes de endemias, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), é quinzenal, e o tratamento focal é feito uma vez por mês.
O recolhimento de pneus e bagulhos volumosos também integram as ações de combate ao mosquitoAedes. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) recolheu, de janeiro a novembro deste ano, 652 toneladas de pneus e 47.770 toneladas de bagulhos volumosos. A vigilância acontece em todos os bairros de São Luís.
“Estamos fazendo o nosso trabalho e esperamos contar também com o apoio da população para evitar novos casos dessas doenças. É preciso a participação de todos na luta contra o mosquitoAedes“, disse o prefeito Edivaldo.
Foto: Maurício Alexandre
Tomara que a população colabore. Esses mosquitos estão cada vez mais resistentes. Estou aguardando o agente de saúde passar aqui em casa.
Eu sou muito cuidadosa com essas coisas, água parada aqui em casa não tem de jeito nenhum. E sempre peço para os meus vizinhos se policiarem também. Tenho filhinha pequena, por isso o cuidado redobrado.
Temos que ajudar também, cuidando de casa e da vizinhança.
Tá aí uma coisa que depende da conscientização de todo mundo.
Brigo muito com o vizinho, faço minha parte, mas se os outros não fizerem fica complicado.