Sampaio termina na oitava colocação

1comentário

SerieB

Terminou o Campeonato Brasileiro Série B. Na sua última partida, o Sampaio empatou com o Paraná por 1 a 1, no Estádio Castelão.

Com o resultado, o Sampaio melhorou a sua colocação em relação ao ano passado e acabou a competição na oitava colocação com 58 pontos.

A rodada serviu apenas para definir a última equipe rebaixada. Jogando diante de 46 mil torcedores, no Castelão, em Fortaleza, o Ceará venceu o Macaé por 1 a 0 e se livrou da degola.

O gol do time cearense foi marcado pelo atacante maranhense Rafael Costa.

Foram rebaixados Macaé-RJ, ABC-RN, Boa Esporte-MG e Mogi Mirim-SP.

Garantiram o acesso Botafogo-RJ, Santa Cruz-PE, Vitória-BA e América-MG.

1 comentário »

Nota de pesar pela morte de Nauro Machado

0comentário

PoetaNauroMachado

A Prefeitura de São Luís lamenta o falecimento, na madrugada deste sábado (28), do poeta e escritor maranhense Nauro Machado, aos 80 anos de idade. Por essa perda irreparável, o prefeito Edivaldo decretou luto oficial de três dias.

Nauro Machado foi um dos principais expoentes da literatura maranhense, com 37 livros publicados e obra reconhecida pela Academia Brasileira de Letras (ABL). Especialmente São Luís fica órfã da sua genialidade literária.

Nesse momento de dor, nos solidarizamos com os familiares e amigos, desejando a todos a paz e o cuidado de Deus.

Governo do Maranhão

“O Maranhão perdeu na madrugada deste sábado (28), em São Luís, o poeta e escritor Nauro Machado, um dos mais talentosos, fecundos e importantes de sua época.

Nauro Machado teve mais de 30 títulos publicados, com obras traduzidas para outros idiomas como alemão e francês. Exerceu com competência e honradez cargos públicos em órgãos estaduais como a Secretaria de Estado da Cultura e o Departamento Estadual de Trânsito.

Neste momento de dor, o Governo do Maranhão manifesta profundo pesar pela morte de Nauro Machado e solidariza-se com a família, amigos e admiradores, ao tempo em que reafirma a importância do legado deixado para a sociedade, especialmente a maranhense, com a imortalidade de suas obras e seu exemplo de vida”.

Roseana Sarney

“Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento de Nauro Machado, na manhã deste sábado. Consternada, solidarizo-me com Arlete, sua esposa, e com toda a família. O Brasil perde um dos seus maiores poetas; o Maranhão, um dos seus mais ilustres filhos. Nauro nos deixa um legado de elegância, coerência, amizade e inteligência privilegiada.”

sem comentário »

Obras de pavimentação chegam a Ribamar

1comentário

GilCutrim

O prefeito Gil Cutrim (PDT) acompanhou, nesta sexta-feira (27), o andamento das obras de pavimentação e urbanização de vias do Alto do Itapiraco e Cohabiano X, bairros de São José de Ribamar localizados na chamada região limítrofe com a capital São Luís.

Estão sendo asfaltadas as Ruas Costa e Silva, Nossa Senhora da Conceição, Nascimento de Moraes e Itapiraco. Os trabalhos seguem em ritmo acelerado – parte das vias está recebendo camada asfáltica e a outra já está asfaltada e receberá sarjeta e meio fio.

O asfaltamento de vias nas duas localidades era um sonho antigo dos moradores e tornou-se realidade graças a parceria entre Estado e Município.

“Além do asfalto nestas vias, a Prefeitura está recuperando a Rua do Fio, uma importante ligação de vários bairros desta região da cidade. O prefeito Gil assumiu o compromisso e, agora, está cumprido. Ele é, de fato, o primeiro prefeito de São José de Ribamarque trabalhou pela infraestrutura de nosso bairro”, afirmou a comerciante Vanessa Portela, moradora do Itapiraco.

Acompanhado de lideranças políticas e comunitárias da cidade; e do secretário estadual adjunto de Desenvolvimento Urbano, Paulo Ribeiro, Gil Cutrim conversou com os moradores, ouviu suas reivindicações e assumiu o compromisso de, em breve, levar novos benefícios para esta região de São José de Ribamar.

“Não estamos medindo esforços para levar ações importantes para todos os cantos do município. É um trabalho árduo e que irá continuar”, garantiu o prefeito.

Foto: Ascom São José de Ribamar

1 comentário »

O legado de Roseana e o desgaste de Flávio Dino

2comentários

HildoRocha

O deputado federal Hildo Rocha (PMDB-MA) utilizou a tribuna da Câmara Federal para mostrar ao Brasil que, apesar da severa crise política e financeira que atormenta o país, o Maranhão vive uma realidade diferente.  Segundo o parlamentar, o equilíbrio financeiro do Estado é um dos principais legados deixado pela ex-governadora Roseana Sarney. “Entre os 27 estados brasileiros, no quesito Responsabilidade Fiscal, o Maranhão é que está em melhor situação”, afirmou.

Em novo pronunciamento, o parlamentar comemorou a inauguração da estrada de 71 km que liga Matões ao povoado de Baú, no município de Caxias, inaugurada sábado (21). “Essa estrada foi idealizada, viabilizada e iniciada pela ex-governadora. Ao sair, a governadora deixou a obra praticamente concluída (95%)”, ressaltou.

Além da rodovia MA-034, o governo deu prosseguimento a inúmeras obras de infraestrutura rodoviária, iniciadas no governo anterior; inaugurou a primeira fase do TEGRAM – Terminal de Grãos do Maranhão, iniciativa também iniciada por Roseana; e em breve irá concluir as obras de remanejamento da adutora do sistema Italuis.

“Todas essas realizações só foram possíveis porque a governadora deixou as finanças equilibradas; entregou o governo com R$ 2 bilhões em caixa; e se empenhou pela aprovação de empréstimo junto ao BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social”, declarou Rocha.

Embora tenha feito referências positivas a Flávio Dino, por este ter dado prosseguimento às obras iniciadas por Roseana Sarney, Hildo Rocha expôs ao Brasil uma situação incômoda vivenciada pelo governador na semana passada: a derrota sofrida pela candidata de Dino na eleição da OAB/MA.

O parlamentar disse que o atual presidente da entidade, Mário Macieira, e o governador Flávio Dino, se empenharam ao máximo para eleger a advogada Valéria Lauande, mas não conseguiram vencer. Rocha ressaltou que o desprendimento de Charles Dias foi decisivo para a vitória de Thiago. Charles aparecia em segundo lugar nas pesquisas, mas abriu mão da candidatura para apoiar Diaz. “O grupo derrotado estava no comando da instituição há 20 anos”, destacou o deputado.

Enquanto a ex-governadora Roseana Sarney comemora a repercussão positiva do seu governo Dino tem o desprazer de, novamente provar o gosto amargo de uma derrota carregada de simbologias. Ao término do primeiro ano de mandato Dino está em baixa, perante a opinião pública, e acaba de ser derrotado no território onde, por duas décadas, reinou absoluto. O rugido dos Leões já não tem a mesma sonoridade dos bramidos ecoados no dia primeiro de janeiro deste ano.

Para quem acredita que o tempo é o senhor da razão, o reconhecimento ao legado de Roseana Sarney chegou cedo. Por ironia do destino, o desgaste do governador Flávio veio na mesma velocidade. É mais um exemplo a confirmar a validade da sabedoria popular. O tempo é o senhor da razão.

A derrota do grupo liderado por Flávio Dino, na eleição da OAB/MA, repercutiu no Plenário da Câmara Federal. Rocha foi o único parlamentar maranhense a comentar o assunto. Assista ao pronunciamento.

Foto: Agência Câmara

2 comentários »

Morre o poeta e escritor Nauro Machado

0comentário

NauroMachado

Morreu na madrugada de hoje (28), o poeta e escritor maranhense Nauro Machado.

Ele tinha 80 anos e estava internado desde a última terça-feira (24) no Hospital UDI.

Nauro era casado com a escritora Arlete Machado e deixa um filho, o cineasta Frederico Machado.

O velório será na Academia Maranhense de Letras e o sepultamento no domingo (29), às 10h, no Cemitério Gavião.

O ex-presidente José Sarney que é membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) disse que Nauro Machado deixa uma obra insuperável.

“Olha o Maranhão perde o grande poeta que foi Nauro Machado. Talvez tenha sido a figura que mais produziu no Maranhão em todos os tempos. A sua vida era um poema e ele morre deixando uma obra insuperável que vai ficar para a história da literatura maranhense e da literatura brasileira. Infelizmente nós estamos perdendo ultimamente todos os nossos grandes. A poesia do Nauro é eterna”, destacou.

O presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Benedito Buzar falou na Rádio Mirante AM sobre Nauro Machado.

“Nauro é uma figura extraordinária, um poeta excepcional. Nauro, se tivesse saído do Maranhão, tivesse ido para o Rio de Janeiro e teria a mesma projeção de Ferreira Gullar e seria reconhecido nacionalmente, mesmo assim a crítica da literatura nacional também reconhece o seu trabalho. Mas ele escolheu ficar aqui e viver aqui ao lado do povo de São Luís. Ele sempre foi um poeta que o povo sempre admirou e deixa um legado grande e que jamais será esquecido. Ele faz parte da constelação dos grandes poetas que o Maranhão produziu na Atenas Brasileira”, afirmou.

Veja também: AML comemora 80 anos do escritor Nauro Machado

Foto: Flora Dolores/ O Estado

sem comentário »

Sampaio encerra participação na Série B

0comentário

Sampaio1

O Sampaio enfrenta o Paraná hoje (28), às 16h30, no Estádio Castelão, em São Luís pela última rodada do Campeonato Brasileiro Série B.

Com 57 pontos e ocupando a oitava posição, o Sampaio vai em busca de uma vitória para quem sabe subir uma posição e terminar em sétimo, mas para isso terá que vencer e torcer por derrota do Paysandu para o Oeste.

O técnico Léo Condé não poderá contar com Plínio que foi punido e terá que cumprir suspensão, além de Edgar que perdeu a posição de titular para Pimentinha.

O time que enfrenta o Parná terá: Rodrigo; Daniel Damião, Edmar, Luíz Otávio e Anderson; Salino, Diones, Nádson e Válber; Pimentinha e Jheimy.

Foto: O Estado

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS