A Federação Maranhense de Futebol (FMF) aguarda definição de Santa Quitéria e Araioses sobre a participação ou não no Campeonato Maranhense 2016 para confirmar as equipes que disputarão a competição.
Bancados 100% com dinheiro público, em tempos de crise é improvável que as Prefeituras de Santa Quitéria e Araioses continuem mantendo times de futebol em atividade. A menos que os prefeitos dessas pequenas cidades decidam continuar priorizando o futebol em detrimento de outras áreas da gestão pública,
Além da situação de crise que todas as cidades atravessam, também as investigações do Ministério Público sobre aplicação correta de verbas públicas tem feito os gestores das cidades e dirigentes dessas duas equipes pensarem um pouco mais sobre a manutenção ou não de equipes.
Se Santa Quitéria e Araioses desistirem é provável que a FMF confirme Marília e Babaçu na competição. As duas equites terminaram a segunda divisão, respectivamente na segunda e terceira colocações.
Se for confirmada a desistência de Santa Quitéria e Araioses, os grupos sofreriam modificações e ficariam assim: Sampaio, Moto, São José e Babaçu. No outro, Maranhão, Imperatriz, Cordino e Marília.