Marina grava vídeo em apoio a Eliziane

0comentário

ElizianeeMarina

Por Robert Lobato

A ex-senadora e ex-candidata a presidente da República, Marina Silva, e o senador pelo estado do Amapá, Randolfe Rodrigues, ambos dirigentes nacionais da Rede, gravaram vídeo em apoio à deputada federal Eliziane Gama e, claro, ao projeto de candidatura própria do partido à Prefeitura de São Luis com Gama à frente.

O vídeo foi gravado na sede nacional da Rede, em Brasília.

Na semana passada, a Rede realizou um encontro em São Luis que previa, inicialmente, a presença da Marina, mas a líder número 1 do partido não pôde estar presente na capital maranhense para o evento.

Entretanto, a ex-senadora garante, no vídeo, que antes do fim deste de ano de 2015 ela desembarcará por estas terras para um ato político em prol do projeto Eliziane Gama prefeita – 18. Confira:

[youtube 874sL6sfJtA]

sem comentário »

Vacinação domiciliar continua no fim de semana

0comentário

vacinacao

A Prefeitura de São Luís, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), deu prosseguimento, nesta sexta-feira (13), à campanha de vacinação antirrábica animal. Todos os cães e gatos, com idades a partir de dois meses, podem tomar a vacina, que é gratuita e ministrada em dose única.

Durante dois dias, os vacinadores vão concluir as áreas ainda não cobertas pela campanha, no bairro do Coroadinho, e iniciar a vacinação de cães e gatos da Vila Palmeira.

O coordenador da UVZ, João Batista Pires, lembra o compromisso dos guardiões de animais. “Estamos indo de casa em casa e é muito importante que as pessoas sejam receptivas, fazendo a contenção do animal e permitindo a vacinação, que é a única forma de prevenir a raiva e a transmissão ao homem” explica.

Às sextas-feiras, a vacinação acontece das 13h às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h. A campanha começou pelo distrito Centro. Na área, a Semus contabilizou 18.981 animais vacinados, do total de 150 mil da meta prevista para toda a cidade. A ampla cobertura vacinal da população animal é indispensável para manter o controle da raiva em São Luís. A doença é uma zoonose e pode afetar os seres humanos, sendo transmitida pela mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos.

Foto: Honório Moreira

sem comentário »

MP requer reforma de unidades prisionais

0comentário

MuriloAndradeSejap

O Ministério Público do Maranhão expediu Recomendação, nesta quinta-feira, 11, orientando a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária a tomar providências para a regularização das unidades prisionais de Imperatriz e Davinópolis. A 5ª Promotoria de Justiça Criminal de Imperatriz sugere o prazo de 30 dias para o planejamento de reforma, adaptação e conservação da rede penitenciária da Comarca.

O promotor de justiça Domingos Eduardo da Silva, autor da manifestação, explica que a Recomendação foi elaborada com o intuito de solucionar problemas apontados no relatório de inspeções do Conselho Penitenciário do Estado do Maranhão.

“Elaboramos a Recomendação considerando a carência de vagas do Sistema Carcerário da Comarca de Imperatriz, além da interdição de prisões, cadeias e penitenciárias, e a violação de direitos dos presos”, afirma o promotor.

O membro do MPMA destaca, ainda, o descumprimento de obrigações assumidas pelo Estado em um Termo de Ajustamento de Conduta celebrado em 2011.

Entre as ações apontadas na Recomendação, o MPMA pede a implementação de medidas de segurança contra incêndio; a retirada de telefones públicos instalados nas unidades prisionais; adaptação da ala feminina da Central de Custódias de Presos de Justiça (CCPJ) de Imperatriz; transferência dos presos alojados nas celas do antigo pavilhão da unidade prisional de Imperatriz e interdição total das celas e da ala administrativa.

Também é solicitada a desocupação e reforma das instalações sanitárias do prédio onde funciona o albergue de Imperatriz. Para o novo presídio, o pedido é que o Estado disponibilize a adaptação dos beliches e um banheiro próprio para as oficinas de trabalho.

A Recomendação requer, ainda, a instauração de procedimento administrativo a fim de apurar denúncias de possíveis agressões contra detentos.

Fotos: Clayton Montelles/Sejap

sem comentário »

Greve no Judiciário completa 30 dias

1comentário

bolo

Os servidores do Poder Judiciário completaram nesta sexta-feira (13) um mês de greve geral pelas perdas inflacionárias de 6,3%.

Em alusão à data e a falta de negociação por parte da Presidente do Tribunal de Justiça-TJMA, desembargadora Cleonice Freire, o Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão -Sindjus-MA, levou um bolo de 30 metros simbolizando os 30 dias de descaso por parte da diretoria do Tribunal com os servidores.

Os servidores aguardam uma proposta concreta do Tribunal de Justiça que ponha fim à greve geral. No entanto, como a proposta ainda não foi feita, os servidores esperam uma solução na Audiência de Conciliação que foi marcada para o dia 20 de novembro, próxima sexta-feira, pelo Desembargador Jammil Gedeon Neto.

Na audiência devem estar presentes as partes: a Presidente do TJMA – Desembargadora Cleonice Freire, o Governador do Estado Flávio Dino, a chefe do Ministério Público Regina Rocha, a Procuradoria Geral do Estado-PGE, o Presidente da OAB-MA Mário Macieira, o Presidente do Sindjus-MA, Aníbal Lins e a secretária estadual de Planejamento (Seplan) Cynthia Mota Lima.

Em contrapartida, a OAB encaminhou petição solicitando ao Relator Desembargador Jammil Gedeon da Ação Civil Pública de n° 054844/2015, ajuizada pela PGE-MA contra a greve dos servidores do Tribunal de Justiça, a antecipação da Audiência para o dia 18 (quarta-feira), da qual o Sindjus-MA é totalmente favorável e ainda pede o deferimento em caráter de urgência por parte do Desembargador. Já a Procuradoria Geral do Estado encaminhou pedindo também ao Tribunal o adiamento da mesma.

Foto: Sindjus

1 comentário »

Hildo assegura recursos para obra na BR-135

0comentário

HildoRocha
O deputado Hildo Rocha (PMDB-MA) obteve mais uma conquista em favor do povo maranhense. O relatório final da Lei de Diretrizes Orçamentárias/2016 (LDO) aprovado nesta quinta-feira (12), pela Comissão Mista do Orçamento, colegiado composto por deputados e senadores, assegura recursos para a continuidade das obras de duplicação da BR-135. A LDO estabelece metas e prioridades do governo, incluindo a previsão de despesas, e serve de base para orientar a elaboração do Orçamento da União. O documento contém estimativas sobre o crescimento do país e quanto o governo arrecadará em impostos, a lei prevê qual deve ser a economia (receita menos despesas) feita no ano.

A inclusão do projeto resulta do empenho do parlamentar. Usando as prerrogativas de membro titular, coordenador geral do PMDB, na CMO e vice-líder do partido na Câmara, Rocha apresentou emenda à LDO, e, na reunião que aprovou o relatório final o parlamentar propôs um destaque foi aprovado pelo colegiado, garantindo assim os recursos que irão assegurar a continuidade das obras.

“Graças ao trabalho desta comissão e ao apoio dos colegas parlamentares conseguimos a aprovação dos nossos destaques”, comemorou Hildo Rocha.

O parlamentar ressaltou que conseguiu resgatar, por meio de destaque, uma emenda à LDO, do deputado Júnior Marreca, que se destina a obras de adequação e duplicação do trecho da BR-222 entre a sede do município de Itapecuru-mirim e o distrito de Entroncamento, na BR-135.

Destaques são recursos previstos no regimento do Congresso Nacional que permitem aos membros Comissão Mista de Orçamentos a possibilidade de incluí-los nas leis orçamentarias. “Acolhemos todas as demandas dos parlamentares que pediram o nosso apoio politico na comissão. Trabalhar em favor do povo maranhense e ajudar os colegas de bancada a conseguir benefícios para o Maranhão é sempre um enorme prazer”, afirmou Rocha.

Foto: Zeca Ribeiro/ Câmara dos Deputados

sem comentário »

Sousa diz que Dino não chamará excedentes

1comentário

SousaNeto

Por Sousa Neto

Flávio Dino admitiu ontem, em Caxias, que não vai cumprir a promessa de campanha e não vai chamar os policiais excedentes/aprovados no último concurso. A velha desculpa é que o governo não tem dinheiro para fazer a convocação dos candidatos.

O que ele talvez não soubesse quando deu essa declaração é que o discurso de “herdamos dívidas”, “não temos dinheiro”, não cola mais. Ontem mesmo ele foi desmentido durante a Comissão de Orçamento.

Em audiência na Assembleia – com a presença dos secretários – Adriano Sarney provou que o estado tem equilíbrio financeiro e possui 1 bilhão e seiscentos milhões de reais em caixa, ou seja, Flávio Dino não investe por que não quer e reclama de bolso cheio.

Esse dinheiro dá e sobra pra ele dar andamento a uma série de medidas urgentes e com certeza nomear os aprovados no concurso é uma dessas, mas ao contrário, prefere ocultar essa informação e se fingir de coitado.

Daremos um prazo para que ele cumpra a lei e o que prometeu, caso contrário, entrarei com uma ação coletiva para que esses guerreiros possam assumir seus cargos e exercer suas funções no combate à crescente e assustadora violência que ocorre no nosso estado.

*Sousa Neto é deputado estadual

Foto: Agência Assembleia

1 comentário »

Chulapa promete muitos gols no MAC

2comentários

AloisioChulapa

O atacante Aluísio Chulapa, de 40 anos é o primeiro reforço do Maranhão na volta à primeira divisão do futebol maranhense.

O acerto com o MAC foi confirmado pelo próprio jogador nas redes sociais.

Alô maralhao (sic) atlético clube o chula ta chegado to muito feliz obrigado vamos farse (sic) muitos gol partiuuuu decolouuuu maralhao (sic)”.

Aluísio Chulapa vai receber R$ 10 mil mensais que serão pagos por um grupo de torcedores que decidiu bancar a vinda do ex-jogador do São Paulo, Flamengo, PSG, dentre outras equipes. Seu último time foi o Maringá-PR.

A contrataçãoo do jogador abriu uma grande discussão nos meios esportivos por conta da sua idade avançada para o futebol. Muitos achavam que o jogador viria para assumir o cargo de treinador.

Mas Aluísio garante que ainda tem muito gás a dar agora no MAC e promete fazer muitos gols.

Então, tá…

2 comentários »

Um mito que cai

8comentários

FlavioDIno

O governador Flávio Dino (PCdoB)fez campanha, elegeu-se e governou nos primeiros 11 meses com o discurso de que herdou um Maranhão “de terra arrasada”, com as finanças destruídas e em crise econômica que impedia investimentos e retomada do crescimento.

Este mito caiu por terra, pelas mãos dos próprios agentes do governo e pela perspicácia do deputado Adriano Sarney (PV).

Ao contrário do que pregou Dino, o Maranhão vive hoje excelente momento financeiro, apesar da crise econômica que assola o país. Tem nada menos que R$ 1,6 bilhão em caixa e aumentou a arrecadação em mais de R$ 260 milhões em 2015. Mas o governador comunista não investe, não faz obras, não contrata serviços – como os de Saúde ou de Educação.

Mas a queda do mito da “terra arrasada” derruba também outro mito político criado por Dino e por seus aliados: a história de que o Maranhão foi levado a um estágio de miséria ao longo de décadas.

A gestão passada conseguia, ao mesmo tempo, manter o controle fiscal, arrecadar com garantias e investir. E muito.

Todas as obras que Flávio Dino entregou entre janeiro e outubro foram concluídas ou estavam em plena execução até dezembro de 2014. Outras, como a Via Expressa, a Quarto Centenário, a Hilton Rodrigues – todas em São Luís – e os presídios, hospitais e escolas em vários municípios ele não conseguiu dar andamento.

A derrubada do mito comunista por Adriano Sarney aponta para um desafio maior em 2016: Dino já não terá a desculpa do mito da terra arrasada e estará em pleno ano eleitoral, quando a cobrança é bem maior.

Coluna Estado Maior/ O Estado

Foto: Secom/ Governo do Maranhão

8 comentários »

Entrega de leite especial é restabelecida

0comentário

RobertoCosta

Na manhã desta quinta-feira (12), o deputado estadual Roberto Costa (PMDB), agradeceu na tribuna da Assembleia Legislativa, o restabelecimento da entrega do leite especial aos municípios maranhenses, em especial à cidade de Bacabal. Para o peemedebista, “muitas famílias precisam desta fonte de alimento para os seus filhos”.

“Das vezes em que fui à cidade de Bacabal, muitas famílias vieram me contar o seu problema da falta do leite, que é uma necessidade muito grande, pois muitas famílias carentes não têm condições de arcar com um alimento tão caro como este”, afirmou.

Na oportunidade, o parlamentar destacou a disponibilidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do subsecretário, Carlos Lula, na resolução do problema.

“Há cerca de um mês, subi a esta tribuna para cobrar ao Governo do Estado e à Secretaria Estadual de Saúde quanto à falta do fornecimento leite especial. Muitas famílias em Bacabal vieram me procurar reclamar deste problema e, logo em seguida, entrei em contrato com o subsecretário Carlos Lula, e este informou que a licitação enfrentou alguns problemas que dificultou a conclusão, mas logo foi fechada e o fornecimento do leite especial foi autorizado. Agradeço à SES, por meio do subsecretário Carlos Lula pelo atendimento e pela resposta extremamente positiva pelo restabelecimento dessa entrega”, finalizou.

Leite especial

Crianças com alergia alimentar a leite de vaca (ALPV) e/ou soja necessitam tomar fórmulas especiais, prescritas pelo seu pediatra ou médico nutrólogo. A entrega de leite especial para crianças com alergia à proteína do leite de vaca é feita pelo Governo do Maranhão. A lata do produ­to custa em média R$ 180,00 nas farmácias, sendo que o consumo a ser feito pela criança é de, no mínimo, 8 latas por mês.

Foto: Agência Assembleia

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS