O Superintendente de Investigações Criminais, delegado Andre Gossain divulgou nota que evidencia no mínimo uma crise na comunicação do Governo do Maranhão.
Pela manhã, toda a imprensa foi convocada pela Secom para uma coletiva com André Gossain que alega sequer ter sido comunicado.
Na nota, Gossain diz que “jamais convocou qualquer coletiva para falar sobre o caso e que houve surpresa quando na data de hoje as 15h varios jornalistas aqui compareceram dizendo que foram convocados para uma coletiva. Nem a DEIC/MA sabia do fato e que depois se soube que fora órgãos da assessoria de imprensa que marcaram tal coletiva e nao comunicaram a DEIC/MA”.
Além disso, Gossain reafirma que jamais emitiu qualquer nota afirmando que houve “equívoco” da Polícia Militar.
Por telefone, o secretário de Segurança Pública, Jeferson Portela disse que não autorizou qualquer divulgação de nota em nome da SSP com esse teor e negou ter havido “equívoco” da PM. Ele afirmou que o e-mail com a informação errada foi enviado pela assessoria da SSP, sem o seu conhecimento.
Bom, lamentável. Quando essas coisas acontecem é melhor parar para arrumar a casa.
Veja a nota na íntegra de Gossain
A DEIC/MA publicamente sobre a festa ocorrida na data de 18/10/2015 na Av. Santos Dumont Declara o que segue:
1- jamais emitiu qualquer nota para imprensa dizendo que a ação da PM/MA foi “equivocada”
2- jamais convocou qualquer coletiva para falar sobre o caso
3- houve surpresa quando na data de hoje as 15:00 hrs varios jornalistas aqui compareceram dizendo que foram convocados para uma coletiva. Nem a DEIC/MA sabia do fato.
4- depois se soube que fora órgãos da assessoria de imprensa que marcaram tal coletiva e nao comunicaram a DEIC/MA
5- a ação da PM foi legal. Respaldada pela legislação. Pouco importando que nao havia indicios de organizacao criminosa, pois ocorreu no local crime de exposicao de menores a bebidas alcoolicas
6- o caso teve o tratamento juridico previsto e respaldado por lei e foi encaminhado a delegacia competente, DPCA
7- A DEIC/MA repudia o uso de seu nome sem sua autorização. E solicita que os responsaveis por essa celeuma desfacam tal mal entendido
8- Alem de considerar legal a ação da PM, a DEIC/MA declara seu respeito e amizade com os coirmaos da PM/MA e se coloca a disposição para qualquer explicação.
Sao Luis-MA, 19/10/2015
Andre Gossain
Delegado – DEIC/MA
Veja a nota enviada pela Ascom da SSP
A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), informa que a condução de supostos integrantes de uma facção criminosa, sendo a maioria menores de idades, realizada, na noite do último domingo (18), na Avenida Santos Dumont, no bairro do São Cristóvão, para a sede do órgão, foi um equívoco.
Segundo a Seic, no momento da prisão, estava sendo realizado um evento com entrada paga para arrecadação de fundos e todos os participantes utilizavam pulseiras de identificação. Na festa, foram encontradas alguns papelotes de droga e frascos de loló, no entanto a quantidade não caracteriza tráfico de entorpecentes.
A Superintendência de Investigações Criminais afirma que realizou uma triagem e constatou que todos os maiores de idade não tinham passagens pela polícia e foram liberados. Os adolescentes foram entregues aos pais e/ou responsáveis.
Ainda de acordo com a Seic, foi aberto um inquérito para apurar suposta venda de bebidas alcoólicas e drogas para os menores de idade. Em seguida, os autos do processo serão encaminhados para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) para dar prosseguimento ao caso. O material encontrado no local seguirão para o Instituto Criminalística para serem periciados.
Delegado André Gossain irá conceder uma entrevista coletiva às 15h na Seic.
Veja o aviso de Pauta da Secom
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) convida a imprensa para uma entrevista coletiva nesta segunda-feira (19) com o Superintendente de Investigações Criminais, André Gossain, para esclarecer fato ocorrido à noite de domingo (18) em festa na Avenida Santos Dumont, no bairro São Cristóvão. A entrevista será concedida na sede da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), no Bairro de Fátima, às 15h.
Serviço
O quê: Entrevista Coletiva
Local: Secretaria Estadual de Investigações Criminais (no Bairro de Fátima)
Horário: 15h