Derrota no Chile

0comentário

ChileeBrasil

A Seleção Brasileira estreou com derrota para o Chile por 2 a 0, em Santiago, na Eliminatórias SulAmericanas da Copa do Mundo da Rússia em 2018.

Os gols chilenos foram marcados no segundo tempo por Vargas, aos 27 minutos e Alexis Sánchez, aos 44 minutos.

A Seleção do técnico Dunga chegou a equilibrar a partida em alguns momentos da partida, mas o Chile, atual campeão da Copa América e um dos favoritos à conquista de uma das quatro vagas SulAmericanas na Copa foi superior e mereceu vencer o duelo.

O Brasil já começa a competição pressionado e logo na segunda rodada, na próxima terça-feira terá a obrigação de vencer a Venezuela, no Castelão, em Fortaleza.

Nos outros jogos da rodada, a Colômbia venceu o Peru por 2 a 0. O Uruguai bateu a Bolívia fora de casa por 2 a 0 e o Paraguai, também fora venceu a Venezuela por 1 a 0. No resultado mais surpreendente na rodada de abertura, o Equador fez 2 a 0 diante da Argentina, em pleno Monumental de Nuñes, em Buenos Aires.

…E brasileiro adora a desgraça da Argentina. Assim vai ser mais fácil esquecer a derrota para o Chile.

sem comentário »

Cemar é condenada

0comentário

RicardoDuailibe

A 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) manteve decisão do Juízo da 2ª Vara da comarca de Presidente Dutra, que condenou a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) a pagar indenização por danos morais, de R$ 50 mil, a cada um dos genitores de um adolescente que morreu eletrocutado.

A sentença de 1º grau também já havia determinado o pagamento de pensão mensal, aos pais do jovem, no valor de dois terços do salário mínimo, tendo início na data da morte da vítima, em janeiro de 2011, até a data em que ele completaria 25 anos.

A Cemar apelou da condenação ao TJMA, alegando que, embora recaia sobre a empresa responsabilidade por danos eventualmente causados pelo serviço prestado, não se pode responsabilizá-la automaticamente por todo e qualquer acidente envolvendo energia elétrica.

A empresa afirmou que, no caso, não houve prova robusta da alegada negligência com relação à adequação técnica e segurança das instalações elétricas. Acrescentou que a única prova firme existente nos autos dá conta de que a causa determinante do acidente foi uma instalação elétrica clandestina.

Em contrarrazões, os pais do adolescente afirmam que o resumo clínico e o atestado de óbito, juntados aos autos, demonstram que a vítima sofreu descarga elétrica de alta voltagem quando tocou em poste da empresa. Destacam que o relatório informa que, no local dos fatos, existia um ramal energizado pendurado ao poste de ferro.

O parecer da Procuradoria Geral de Justiça foi desfavorável ao recurso ajuizado pela Cemar.

O desembargador Ricardo Duailibe (relator) observou que a Cemar fundamentou sua defesa em relatório, por meio do qual teria sido constatado que terceiro teria feito uma “gambiarra” energizando outra residência não cadastrada, “deixando porém o ramal energizado pendurado próximo ao poste”.

O relator disse que, além de o documento ter sido formalizado unilateralmente, não se revela suficiente para deduzir que o evento danoso decorreu da ação de terceiros.

Ricardo Duailibe disse que, à exceção das declarações prestadas por uma das testemunhas, todos os demais depoentes foram taxativos ao negar a existência da alegada “gambiarra”.

Afirmou ser fácil perceber, pelo áudio das testemunhas, que a eletrocussão foi causada pela energização de poste da Cemar, por um fio que se soltou de sua rede de transmissão. Disse que é possível deduzir, por meio de regras ordinárias de experiência, que somente a negligência da empresa explica que fios da rede de transmissão se oxidem ao ponto de quebrarem.

O desembargador citou entendimentos semelhantes em decisões do próprio Tribunal e votou de forma desfavorável ao recurso da Cemar, mantendo integralmente a sentença da Justiça de 1º grau.

sem comentário »

Mobilização na Baixada

0comentário

GIlCutrim

Prefeitos da Região da Baixada Maranhense reuniram-se nesta quinta-feira (08), na cidade de Pinheiro, oportunidade na qual foi pregada a união da classe e dado total apoio à I Marcha Municipalista do Maranhão, que acontece nos dias 29 e 30 deste mês no Rio Poty Hotel, em São Luís.

O encontro de mobilização para o evento pioneiro no Estado foi promovido pelo presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar), com o apoio do prefeito Filuca Mendes.

Os participantes tiveram acesso a todas as informações sobre a Marcha, cujas inscrições estão disponíveis nowww.famem.org.br, e também puderam discutir assuntos de interesse das cidades, dentre eles pagamento de convênios, transporte escolar, maior investimento no setor da segurança pública e manutenção de hospitais.

Para o prefeito de Bequimão, José Martins, a Marcha tem uma importância muito grande, uma vez que oferecerá aos gestores a oportunidade de dialogar diretamente com as bancadas de deputados estaduais e federais; senadores; e com o próprio governador Flávio Dino.

“Além disso, o evento oferecerá oficinas que abordarão temas de interesse de todos aqueles que, direta ou indiretamente, possuem ligação com a administração pública municipal”, destacou.

Filuca Mendes disse ser necessário que os gestores públicos municipais do Maranhão se unam neste momento. De acordo com ele, somente desta forma será possível fortalecer as cidades, amenizar a crise financeira que prejudica as mesmas e obter novas conquistas junto ao Governo do Estado.

Gil Cutrim classificou a reunião como proveitosa. O presidente da Federação explicou que os encontros de mobilização terão prosseguimento, sendo que o segundo será realizado nesta sexta-feira (09), na cidade de Santa Inês (Região do Vale do Pindaré).

“Na próxima semana estaremos em outras regionais apresentando o evento e mobilizando a classe política”, disse.

A I Marcha Municipalista do Maranhão tem como tema “Crise e Conscientização – Prefeitos Em Busca de Soluções”, uma alusão às dificuldades financeiras pelas quais passam as cidades maranhenses devido a queda constante de repasses do FPM.

A programação será composta de oficinas temáticas, que abordarão temas de interesse da municipalidade – comunicação e negociação no setor público, elaboração de projetos e práticas sociais, licitações e contratos, operacionalização do Siconv – e reuniões políticas.

sem comentário »

Crise no PTN

2comentários

SousaNeto

O deputado estadual Sousa Neto (PTN) divulgou nota na qual se diz surpreso com a decisão da Executiva nacional do partido que teria distituído o parlamentar do comando da legenda no Maranhão.

Ele revelou ter tomado conhecimento da mudança por meio de matérias divulgadas na imprensa e considerou a conduta rasteira e covarde. Ele diz que já se considera fora do PTN.

Leia a nota

1. Somente teve conhecimento de que houve mudança na direção do PTN do Maranhão na data de hoje, por meio da matéria jornalística acima mencionada;

2. Dessa forma, não sabia que tinha sido destituído da presidência do PTN até ler a matéria jornalística, ou seja, não foi comunicado desse fato pela deputada Renata Abreu, presidente do PTN Nacional, e nem pelo novo presidente no Estado, o senhor Laércio Costa.

3. Entende o deputado que este tipo de conduta é uma espécie de convite subliminar, rasteiro e covarde para desfiliação do partido absolutamente desnecessário, pois era suficiente dizer que o deputado Sousa Neto é indesejado no partido para que este, voluntariamente, atendesse o desejo do partido;

4. Assim, o deputado recebe a informação como um ato manifesto de exclusão do partido e, por essa razão, comunica a todos os seus correligionários que já não se considera mais filiado ao PTN.

São Luís (MA), 08 de outubro de 2015.

Sousa Neto
Deputado Estadual

2 comentários »

Contas do Sampaio

0comentário

LeoConde

Cálculos, porcentagens, equações e contas. Chega à reta final das competições e todo mundo entra no mundo dos números para saber quais são as possibilidade de alcançar seus objetivos na temporada. Os matemáticos viram personagens e a toda rodada um algamismo mágico aparece. Com o Sampaio Corrêa na Série B não é diferente. Contado para subir à Série A, a equipe tem oscilado quando se fala em chances de acesso.

Porém, isso não tem muito peso para a confiança do clube dentro do Campeonato Brasileiro da Série B. Pelo menos é o que revela o técnico do clube, Léo Condé. Para ele, o Tricolor tem que pensar sempre no jogo seguinte.

“Olha, eu vou até plagiar o Levir Culpi. Eu vou na linha do próximo jogo. A estatística muda. De repente, na próxima rodada… Ganhou percentual aumenta de possibilidade de acesso, de título. Perdeu… Então, a gente foca muito no jogo. Isso é legal para o torcedor, para vocês da imprensa, até a gente tem esses números também. Pelo menos tem uma ideia de projeção de números que é necessário para se alcançar um acesso. Mas nem isso também tem como cravar muito”, afirmou ao Globoesporte.

Sobre a tão famoso zona de corte para acesso, Condé diz que o clube tem uma noção ao que alcançar, mas faz questão de ressaltar que cada competição tem sua individualidade e os números podem ter grande alteração. Para o treinador, a bola rolando é que tem que ser o foco.

–  Se a gente pegar nos últimos anos, teve ano que subiu com 60, ano passado o Avaí subiu com 62, então, é difícil a gente fazer. Mas a gente trabalha pelo menos com uma ideia desses números. Mas, realmente, a gente não se apega a questões de estatísticas. A gente se apega muito no jogo. Se você ganhar aumenta sua possibilidade. Perdeu te joga lá para baixo – finalizou.

O Sampaio é oitavo colocado da Série B com 46 pontos e está a dois pontos do G-4. Para fim da competição ainda restam oito rodadas.

sem comentário »

Sairão 337 presos

0comentário

Pedrinhas

A 1ª Vara de Execuções Penais expediu portaria complementar na qual autoriza a saída temporária de mais 30 detentos, para visita aos familiares durante o Dia da Criança. Os apenados sairão na sexta (9) e retornarão até as 18h da quinta-feira (15). Esses presos preenchem os requisitos dos artigos 122 e 123 da Lei de Execuções Penais, LEP. A vara já havia publicado portaria autorizando a saída de 307 presos. Ao todo sairão 337 presos.

O documento expedido pela vara ressalta que os contemplados com o benefício: Não poderão se ausentar do Maranhão; Não poderão ingerir bebidas alcoólicas, deverão se recolher até as 20h; Não poderão portar armas; e não poderão freqüentar bares, festas e similares. O documento esclarece, ainda, que os dirigentes dos estabelecimentos prisionais do Maranhão deverão comunicar à vara sobre o retorno dos internos e/ou sobre eventuais alterações.

A saída temporária está prevista na Lei de Execuções Penais, do artigo 122 ao artigo 125, e poderá ser concedida a condenados que cumprem pena em regime semiaberto, para a realização de visita a familiares; para frequência a curso supletivo profissionalizante, de instrução de 2º grau ou superior, na Comarca da execução; e para participação em atividades que visem o retorno ao convívio social. Presos do regime fechado não possuem este direito.

sem comentário »

Pedido de anulação

5comentários

WellingtondoCurso

Na manhã desta quinta-feira (8), o deputado estadual Wellington do Curso (PPS) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para solicitar, mais uma vez, a anulação do processo de escolha dos conselheiros tutelares em São Luís. A solicitação do deputado faz referência à eleição unificada para conselheiro tutelar, ocorrida no último domingo (4), que, segundo ele, foi caracterizada pela desorganização por parte da Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA).

Durante o pronunciamento do parlamentar, vários candidatos ao cargo de conselheiro tutelar ocuparam a galeria da Assembleia, e se manifestaram em defesa de uma nova eleição. Na ocasião, Wellington destacou que continuará solicitando a anulação do processo de escolha dos conselheiros tutelares, a fim de que se possa garantir o pleno exercício da democracia.

“As eleições que ocorreram no último domingo foram repletas de irregularidades, a exemplo da votação manual, da ausência dos nomes dos candidatos na cédula de votação feita em um papel; da falta de comprovante de votação de centenas de eleitores; da existência de candidatos com o mesmo número; de pontos convencionais de eleição que foram alterados subitamente, fazendo com que muitas pessoas não votassem por não saberem o local de votação;  além da realização explícita de ‘boca de urna’ nos bairros de Fátima e São Francisco. Tais irregularidades não são alegadas apenas por mim, enquanto eleitor, mas pelos candidatos e, sobretudo, pela população. Ante isso e almejando à concretude do respeito, foi encaminhada denúncia ao Ministério Público, solicitando a apuração de eventuais irregularidades no processo de eleição para conselheiro tutelar em São Luís.

5 comentários »

Vila do Esporte

0comentário

JuscelinoFIlho

O deputado federal Juscelino Filho (PRP-MA) esteve em reunião na tarde desta quarta-feira (7) no Ministério do Esporte com o ministro da pasta, George Hilton. A reunião foi para pleitear o Projeto Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e a instalação de uma unidade da Vila do Esporte no estado do Maranhão.

De acordo com o parlamentar, a instalação do PELC e da Vila trará diversos benefícios aos municípios: “A Vila contemplará academia ao ar livre, pista de caminhada, quadras abertas e cobertas para a prática de diversos esportes e outros… A intenção é melhorar a qualidade de vida do cidadão maranhense com a prática de esportes e de socialização também. O PELC é um importante programa do ministério que além de proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvam todas as faixas etárias, incluindo as pessoas com deficiência, estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, fomenta a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direito de todos.”, destacou.

George Hilton autorizou o PELC para quatro municípios maranhenses e afirmou: “Avaliaremos a instalação de pelo menos uma Vila do esporte para o Maranhão neste ano ainda”, afirmou o ministro. O parlamentar está conseguindo recursos junto a iniciativa privada através da Lei de incentivo ao esporte.

O Projeto da Vila do Esporte, é um projeto inovador que visa atender cidades de até 50 mil habitantes. Com inúmeros benefícios à saúde da população, de acordo com informações do ministério, mais de 5 mil municípios poderão participar, com algumas contrapartidas, como fornecer o terreno, os custos adicionais de adaptação do projeto, a manutenção e o funcionamento.

sem comentário »

Informações negadas

0comentário

CesarPires

O deputado César Pires (DEM) denunciou, na sessão desta quarta-feira (7), que a Agência Nacional do Petróleo e Gás (ANP) continua sem dar informações a respeito dos postos de combustíveis irregulares detectados no Estado. O pedido foi feito pelo próprio parlamentar, que o remeteu também ao Instituto de Metrologia do Estado (Inmeq-MA), igualmente sem sucesso.

Pires lamentou que os dois órgãos estejam desrespeitando a Lei de Acesso à Informação e diminuindo o próprio papel dos parlamentares, sem dar os nomes dos postos de gasolina que estavam fraudando os usuários. “Desrespeitou a Casa, desrespeitou a Lei de Acesso à Informação e nada aconteceu! Fui ao Inmeq e foi recomendado que eu tivesse os mesmos procedimentos e assim eu o fiz. De igual modo foi, mais uma vez, desrespeitado e o nome dos postos nunca chegou aqui a esta Casa ou ao meu gabinete”, relatou.

O deputado do DEM contou que encaminhou ao Ministério Público pedido para que também analise o caso. “De toda ordem, eu quero dizer que, mercê de uma Lei de Acesso à Informação que o Congresso Nacional utiliza sempre, que os partidos nacionais utilizam sempre, que o procurador federal utiliza também, não vale para os órgãos públicos federais do Maranhão essa situação, sobretudo, para um órgão de regulação ou regulamentação ou fiscalização, como eles dizem aí nos Google da vida”, afirmou.

Na avaliação de César Pires, as administrações do Inmeq e da ANP ajudam a prejudicar os consumidores, quando se omitem de prestar informações à Assembleia. O deputado disse que poderá recorrer à medida judicial para assegurar a publicação das informações.

“E fica aqui uma pergunta: a quem devo apelar? A quem, devo pedir? Mandado de segurança, com leis e leis? Pode ser um caminho a ser seguido por esta Casa. Mas eu pergunto: se a nível nacional é respeitado, a nível local, acima da lei e da ordem; nada respondem o que esta Casa pergunta. Fracasso meu? Não. Da Casa? Não sei. Força política desta Casa? É preciso ser discutido isso”, avaliou.

sem comentário »

Sampaio na LBF

0comentário

SampaioBasquete

O Sampaio fez ontem à noite a apresentação da sua equipe de basquete que participará da temporada 2015/2015 da Liga de Basquete Feminino (LBF). Seis atletas foram apresentadas pelo clube ontem à noite num hotel em São Luís.

O time será liderado pela lateral Iziane Castro que disputou as três últimas temporada pelo Maranhão Basquete. “O mais importante é ser algo novo, mas com uma mentalidade de que o importante é o legado que a gente traz. É um projeto muito maior do que às vezes o resultado final. Mas, obviamente, essa equipe tem todas as condições de trazer o tão sonhado resultado final este ano. Eu estou muito confiante. É um elenco muito forte. A gente vem este ano para trazer este título de vez”, pontuou Iziane Castro

Segundo a técnica cubana do Sampaio Corrêa Basquete Lisdeivi Pompa, após a festa de apresentação, é hora de trabalhar forte. “É uma coisa nova dirigir um clube de camisa no futebol. Vamos trabalhar juntos para ter este título desejado. Vamos ter dificuldades, mas estamos tendo a melhor estrutura possível para que não aconteçam percalços. Precisamos mostrar serviço mais do que tudo”, explicou.

Lisdeivi terá em suas mãos o seguinte elenco: a lateral maranhense Iziane Castro, a pivô Nádia Colhado (ex-América), a ala Palmira Marçal (ex-Americana), a pivô Karina Jacob (ex-São José), a ala Ramona (ex-São José), a ala/pivô Carina Felippus (ex-Santo André), a pivô Fernanda Bibiano (ex-Ourinhos), a armadora Erica Wheeler (ex-Sport Recife), Crystal Bradford (WNBA) e a ala/armadora Cacá.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS