Jogo decisivo

4comentários

SampaioeCeara

Rodada importante e decisiva pelo Campeonato Brasileiro Série B, nesta terça-feira (6). Precisando vencer para continuar vivo na briga pelo G4, o Sampaio enfrenta o Luverdense, no Estádio Passos da Ema, em Lucas doRio verde.

Com 46 pontos, o Sampaio além da vitória terá que torcer por tropeços do America-MG em casa diante do Macaé, do Paysandu no duelo com o Bahia e do Santa Cruz, em Maceió contra o CRB. Para quem gosta de números, no ano passado, o Sampaio venceu o Luverdense em MT por 1 a 0. No primeiro turno, em São Luís, o Tricolor fez 3 a 1.

Para a partida de hoje, o Sampaio perdeu seis titulares. Jheimy e Plínio terão que cumprir suspensão. Luís Otávio, Nádson, Edgar e Pimentinha se recuperam de contusão.

Com isso, o provável time será: Rodrigo, Marcelinho, Mimica, Edmar e Raí. Léo Salino, Diones, Léo Rodrigues e Válber. Douglas e Henrique (Willian Simões).

Tudo sobre Luverdense e Sampaio você acompanha pela Rádio Mirante AM.

4 comentários »

Eleição e fraude

1comentário

WellingtondoCurso

O vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Wellington do Curso (PPS), utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira (5), para fazer referência à eleição unificada para conselheiro tutelar, ocorrida no último domingo (4).

Ao se pronunciar, Wellington afirmou, segundo relatos de lideranças e eleitores, que na votação haveria possibilidade de fraude, além de criticar a desorganização por parte da Prefeitura de São Luís através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) com a realização das eleições.

Na ocasião, o parlamentar fez referência às irregularidades do processo eleitoral, a exemplo da votação manual, da ausência dos nomes dos candidatos na cédula de votação feita em um papel; da falta de comprovante de votação de centenas de eleitores; da existência de candidatos com o mesmo número; de pontos convencionais de eleição que foram alterados subitamente, fazendo com que muitas pessoas não votassem por não saberem o local de votação;  além da realização explícita de “boca de urna” nos bairros de Fátima e São Francisco, concedendo ao voto o valor de R$ 20,00, descaracterizando a autonomia que deve permear o sufrágio.

Tais fatos motivaram o deputado a solicitar a anulação do processo eleitoral  para conselheiro tutelar em São Luís. Além disso, o parlamentar anunciou que encaminhará a denúncia ao Ministério Público e solicitará a apuração de eventuais irregularidades no processo de eleição unificada para conselheiro tutelar em São Luís.

“Apesar de sustentarmos a bandeira do ‘Estado Democrático de Direito’, ainda banalizamos princípios que seriam fundamentais em uma sociedade que zele pela democracia. Estamos na ‘Era Tecnológica” e, ainda assim, nos deparamos com eleições feitas sem urnas eletrônicas, sem confirmação de votação, dentre outros. A exemplo disso, podemos citar o episódio que ocorreu no último domingo com as eleições unificadas para conselheiros tutelares. Ora, os conselheiros têm a função de agir sempre que existe a omissão ou violação dos direitos das crianças e dos adolescentes e garantir que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) seja respeitado. Ante isso, temos a relevância da função desempenhada pelos conselheiros, o que nos leva a lamentar a falta de organização nas eleições de ontem, bem como a possibilidade de fraude no processo eleitoral.  Nos referimos não somente à eleição unificada, mas à displicente  forma como o processo eleitoral foi organizado pela Prefeitura de São Luís através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA). Por isso, solicito a anulação de tal processo eleitoral e, paralelo a isso, encaminharei a denúncia ao Ministério Público, solicitando apuração de eventuais irregularidades no processo de eleição para conselheiro tutelar em São Luís”, ressaltou o deputado Wellington.

1 comentário »

PDT fortalecido

0comentário

WevertoneHumberto

Após muita especulação na semana passada, o deputado federal e presidente do PDT no Maranhão, Weverton Rocha publicou nas redes sociais o resultado do seu encontro, em Brasília com o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho.

Para quem apostou na saída de Humberto para o PPS apostou errado.  Ele seguirá mesmo no PDT.

“Nosso partido segue cada vez mais fortalecido no Maranhão e no Brasil, fruto do trabalho de grupo, de insistirmos em ficar sempre do lado da população e da atuação de grandes lideranças do PDT, como o presidente Humberto Coutinho”, escreveu Weverton.

Além da permanência de Humberto Coutinho no partido, o PDT também seguirá com a deputada estadual Valéria Macedo em seu quadro. Ela divulgou nota desmentindo a informação que estaria segundo para a Rede Sustentabilidade, que agora conta com a deputada Eliziane Gama.

sem comentário »

Contas do Sampaio

0comentário

LeoConde

Para o treinador do Sampaio, Léo Condé, o Sampaio precisa de, pelo menos, mais cinco vitórias e um empate para conseguir o acesso para Série A do próximo ano. Essa conta é baseada na pontuação do Avaí, que foi o quarto colocado nesta mesma competição ano passado com 62 pontos.

O Sampaio está com 46 pontos e tem mais nove jogos pela frente dos quais quatro são no Castelão, em São Luís. “Se pegarmos como referência o último campeonato, 62 pontos deram o acesso ao Avaí, que foi o quarto colocado. É uma pontuação que podemos visualizar, mesmo sabendo este ano isso pode mudar para dois pontos acima ou abaixo, contudo trabalhos com os 62 pontos, então precisamos de mais 16”, disse ao Globoesporte.

O começo desta sequência decisiva será fora de casa contra o Luverdense, às 21h30 desta terça-feira, no Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso.

E para a missão ficar mais complicada ainda, o time está com sete desfalques. O Sampaio treinou na tarde desta segunda, em Cuiabá, e o treinador vai ter que refazer o desenho tático. “É um momento de superação. Temos os desfalques, uma viagem muito desgastante e um adversário que cresceu muito nesse segundo turno. Mas temos nosso objetivo que é continuar com o sonho de conseguir o acesso, então temos que buscar o resultado positivo mesmo com estas adversidades”.

Os jogadores que estão no departamento médico são Daniel Damião, Luiz Otávio, Nádson, Pimentinha e Edgar. Enquanto isso, Plínio e Jheimy vão cumprir suspensão automática.

Para a partida a provável formação do Sampaio conta com Rodrigo; Marcelinho, Mimica, Edmar e Raí; Salino, Diones, Léo Rodrigues e Válber; Douglas e Henrique (Raí). Os demais relacionados foram Ruan, William Simões, Anderson, Edvânio, Dê, Arlindo Maracanã, Alex Maranhão, Charles e Vanger.

Foto: Gustavo Arruda/Imirante

sem comentário »

Novos aposentados

1comentário

RaimundoPenha2

A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam), iniciou  a Ação de Acolhida, que acontecerá duas vezes ao mês, aos novos aposentados. São mais de 600 servidores inativos que passam a ser atendidos pelo órgão e que estão sendo recepcionados e orientados por uma equipe de profissionais técnicos e capacitados.

No primeiro dia de acolhimento, o presidente do Ipam, Raimundo Penha, e técnicos entregaram os atos concessórios de aposentadorias e apresentaram os benefícios aos quais os novos aposentados terão direito, como o programa Viver Mais e o uso do Centro de Convivência. Eles assistiram a um vídeo sobre as atividades que são oferecidas ao público atendido pelo órgão.

Na próxima acolhida, daqui a 15 dias, haverá palestra, abordando a temática da motivação nesta fase da aposentadoria. Segundo Raimundo Penha, a ação faz parte da política de valorização do servidor municipal, implementada pelo prefeito Edivaldo, que visa também maior aproximação com os servidores inativos.

“Essa aproximação é muito positiva. Estamos nos colocando à disposição de todos os aposentados para um relacionamento maior e direto. Essa ação visa também apresentar aos novos servidores inativos o órgão que irá lhes atender nesta fase da vida, bem como os benefícios que lhes são oferecidos”, frisou Raimundo Penha.

RaimundoPenha1

Modernização

A partir da modernização, o Ipam adequou também o horário de atendimento ao público para as terças e quintas-feiras, no horário das 8h às 18h. Antes, o serviço era feito somente às quartas-feiras pela tarde e às sextas-feiras pela manhã.

“Com o processo de modernização do Instituto, principalmente no que se refere às concessões de benefícios, passamos a atender os servidores dois dias da semana e em dois turnos, às terças e quintas. Com esta ação, agilizamos o atendimento. Antes, o servidor levava, em média, um mês para ser atendido. Hoje estamos agendando e atendendo na mesma semana”, disse a superintendente executiva de Gestão Previdenciária, Mônica Hingrid Santos.

O fluxo dos processos de aposentadorias e pensões foi alterado para garantir mais agilidade aos trâmites. O aperfeiçoamento administrativo foi garantido pelo decreto nº 46.998, de 19 de maio de 2015, assinado pelo prefeito Edivaldo.

O decreto incluiu atos para concessão de aposentadoria, pensão, revisão, apostilamento de aposentadoria e pensão e Certidão de Tempo de Serviço e Tempo de Contribuição. Garante maior autonomia ao Ipam em atos administrativos, relacionados com os direitos dos servidores públicos municipais e os de comum interesse e da municipalidade.

1 comentário »

Estatística crescente

0comentário

Cofrearrombado

Bandidos arrombaram cofre em uma agência do Banco do Brasil, no município de Timon, a 440 Km de São Luís, no fim de semana. O arrombamento só foi descoberto nesta segunda-feira quando os funcionários chegaram para o trabalho.

Eles usaram maçarico para arrombar o cofre e levar todo o dinheiro. A quantia roubada não foi informada.

Segundo dados do Sindicato dos Bancários, este foi o 30º caso entre arrombamento e explosões de agências bancárias no interior do Maranhão este ano. Em 2014, foram registrados 45 casos.

 

sem comentário »

Festa em São Mateus

0comentário

GlalbertCutrimeAndreFufuca

O deputado Glalbert Cutrim participou, neste último fim de semana, de uma grande festa popular na cidade de São Mateus e que marcou o aniversário do ex-prefeito Francisco Rovélio Nunes Pessoa.

Na oportunidade, o parlamentar conversou com lideranças políticas e comunitárias, ouviu suas reivindicações e ratificou o compromisso de, na Assembleia Legislativa, trabalhar para que os pleitos do município sejam atendidos com maior brevidade pelo Governo do Estado.

A festa foi realizada na residência do próprio Rovélio e contou com a participação de mais de três mil pessoas. O ex-prefeito e as lideranças políticas e comunitárias relataram ao deputado que, hoje, São Mateus necessita de mais investimentos nas áreas da saúde, educação e infraestrutura para as localidades mais afastadas da sede do município.

“É necessário novas parcerias institucionais no sentido de beneficiarmos com políticas públicas eficientes os moradores das localidades mais afastadas. O deputado Glalbert tem sido um dos maiores defensores do povo de São Mateus no Parlamento Estadual. Temos certeza que, com o apoio dele, a cidade receberá novas obras, irá crescer e se desenvolver cada vez mais”, afirmou o ex-prefeito.

Glalbert agradeceu o apoio e carinho que recebe da população de São Mateus. De acordo com ele, o governador Flávio Dino (PC do B) vem se mostrando um gestor parceiro do municipalismo e, por este motivo, acredita que o Governo do Estado irá beneficiar a cidade e seu povo com novas ações.

sem comentário »

Fraude no Detran

0comentário

Detran

A Delegacia de Investigações Criminais (Deic) realiza na manhã desta segunda-feira (5) a Operação Sem Saída em São Luís (MA), com objetivo de desarticular uma quadrilha de funcionários terceirizados do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA).

Ao G1, o superintendente Estadual de Investigações Criminais, delegado André Gossain, informou que já foram efetuadas pelo menos 12 prisões preventivas. A Polícia Civil cumpre ainda mandados de busca e apreensão nas autoescolas e de condução coercitiva – 15 ao todo.

“É assustador, porque são pessoas analfabetas. Recebemos autorização da Justiça para fazer as interceptações telefônicas desde abril. Nos próprios telefonemas, os donos de autoescolas falam com eventuais alunos ‘olha, você tem que assinar direito, você assinou de ponta-cabeça, tem que treinar’. E pessoas que sequer dirigiam ou dirigiam muito pouco conseguiam habilitação para caminhão, ônibus”, disse o superintendente.

Esquema

Segundo a investigação, iniciada em abril de 2015, a organização formada por funcionários da empresa Tomas Greg e de quatro autoescolas da capital maranhense, São Luís (MA) – Abdon, Coutinho, Andrade e Unidas – e duas do interior do Estado (que atuavam nas cidades de São Bernardo, Pinheiro, Santa Inês e Bacabal) – Cometa e Junior – recebiam dinheiro para aprovar alunos no exame para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ainda segundo a investigação, o esquema rendia em média R$ 3 mil por CNH. Ao pagar a quantia, os alunos também não eram obrigados a assistir as aulas teóricas, que são obrigatórias para quem requer o documento. Para burlar o sistema eletrônico de presença nas autoescolas, os funcionários usavam moldes de silicone com as digitais dos alunos.

Até o momento, ressalta a Deic, não foram encontrados indícios de participação de funcionários públicos do Detran no esquema.

Autuação em flagrante

Um dos investigados, o examinador Luciano Henrique Oliveira foi autuado em flagrante porte Ilegal de arma. Após receber voz de prisão, foi encontrada com ela um revólver calibre 32.
Já durante a busca na residência do examinador João Ferreira Marques Júnior, os policiais civis foram surpreendidos quando o pai dele, o senhor João Ferreira Marques, começou a disparar usando a própria esposa como apoio para a arma.

Os policiais revidaram e pelo menos um tiro de raspão atingiu a perna da senhora, que passa bem. Aos policiais, Marques alegou que pensou que se tratava de um assalto. Ele foi autuado por tentativa de homicídio.

Todos os presos na Operação Sem Saída serão encaminhados para o Centro de Triagem do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

sem comentário »

Assalto no Renascença

1comentário

Após o assalto registrado ontem à noite, por volta de 20h, na rua Monção, no Renascença que vai dar acesso à Via Expressa, uma viatura da Polícia Militar amanheceu no local fazendo a segurança.

Os assaltos naquela região que é uma área de apartamentos, colégios e faculdades tem sido costantes, principalmente durante à noite.

Nas imagens registradas por Moradores do Edifício Dubai é possível ouvir os gritos deles avisando os motoristas dos assaltos.

“Volta, volta”, “Chama a polícia”, gritam os moradores.

Veja o vídeo.

1 comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS