Feira do Livro

0comentário

feiradolivro

A 9ª Feira do Livro de São Luís será aberta nesta sexta-feira (2), às 19h, na Casa do Maranhão. Com o tema “Cidade Livre, Cidade do Livro”, a 9ª FeliS, promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), em parceria como o governo do Estado, se estende até o dia 11, na Praia Grande e em espaços culturais do Centro Histórico da cidade.

“A Feira do Livro já se consolidou no calendário de nossa cidade e é um grande evento que atrai todas as idades para desfrutar da cultura e da literatura juntas, em família, entre amigos. Essa é uma ferramenta efetiva para que nossos escritores sejam valorizados e para que nossos leitores sejam incentivados à busca do conhecimento e à prática da leitura”, disse o prefeito Edivaldo.

A historiadora e professora da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Lourdinha Lauande Lacroix é a patrona do maior evento literário da capital em 2015. Os escritores Mário Meireles (in memoriam), Alberico Carneiro e Raimunda Frazão e a bibliotecária Mary Ferreira são homenageados na nona edição da Feira do Livro de São Luís.

O escritor Antonio Carlos Secchin abre a programação oficialmente no sábado (3), às 19h, no Teatro João do Vale, com a conferência sobre o tema “Livro, leitura e liberdade: Drummond e Cabral, jovens leitores”, abordando a obra do poeta mineiro e do pernambucano autor de “Morte e Vida Severina”.

sem comentário »

Portarias polêmicas

0comentário

SousaNeto

O deputado Sousa Neto (PTN), repercutiu na sessão desta quinta-feira (1º), portarias expedidas pelo 15º Batalhão da Polícia Militar de Bacabal, que proíbe os policiais de usarem spray de pimenta e que os obriga a concederem entrevistas à TV, quando forem solicitadas.

Ele afirmou que a denúncia foi feitas por um grupo de policiais que estiveram ontem (30), em seu gabinete, com cópias das portarias, assinadas pelo comandante daquele batalhão, coronel Miguel Gomes Neto. De acordo com as portarias, expedidas no último dia 29, todos terão que cumprir as determinações, “sob pena de transgressão disciplinar”.

“É o governo midiático. O policial quer é a valorização no seu trabalho. Está precisando é de adicional noturno, de ticket alimentação para as esposas fazerem as compras de casa, e não aparecer em televisão”, disse Sousa Neto.

Sobre a proibição do uso dos sprays de pimenta, Sousa Neto indagou como é que os policiais vão agir quando acontecer uma confusão generalizada, visto que não poderão usar a arma letal.   “Como é que vão conter as pessoas quando vierem para cima dos policiais? É através das armas não letais, porque o policial não vai sair dando tiro em todo mundo. As coisas se inverteram. Policial não pode ser tratado como bandido”, afirmou Sousa Neto, prestando   solidariedade  a  todos os  policiais e oficiais do 15º  Batalhão de Bacabal, assim como de  Timon,  Pindaré  Mirim e  demais batalhões.

Requerimento

O deputado Sousa Neto afirmou também que está dando entrada a um requerimento solicitando a presença do secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, no legislativo estadual para prestar esclarecimentos sobre possível denúncia feita contra o ex-secretário de Saúde, Ricardo Murad.

“Agora, o secretário de Segurança Pública vai comparecer a esta Casa para falar dessa  armação que  ele, o governador Flávio Dino e o senhor Márcio Jerry  estão querendo fazer  para  prender  o ex-secretário  Ricardo  Murad. Vou  entrar  com um requerimento agora na Mesa  para  desmascarar  o secretário que,  em vez  de  valorizar  os policiais  militares  que estão  jogados  nos batalhões,  está querendo  fazer  média  com a imprensa,  com a TV e  com os jornais. E  isso eu não vou deixar”, finalizou Sousa Neto.

sem comentário »

Rose no PV

0comentário

AdrianoSarney

O Partido Verde entra na corrida à Prefeitura de São Luís e lança a primeira pré-candidata da oposição, a vereadora Rose Sales. Nesta sexta-feira, às 10h, está programa da a cerimônia de filiação dela e de mais de 50 pré-candidatos à vereador do partido, durante o Encontro Municipal do PV, no Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão.

A vereadora Rose Sales é ludovicense e formada em Pedagogia pela UFMA. Concorreu à Câmara Municipal pela primeira vez em 2008 e foi eleita com quase três mil votos, dobrou sua votação em 2012, quando somou quase oito mil votos em sua reeleição.

Em 2014, Rose Sales se lançou candidata a deputada federal e, mesmo sem apoio, obteve nas urnas mais de 34 mil votos livres e que o credenciou como uma potência na política maranhense.

No Maranhão, o PV é presidido pelo deputado federal Sarney Filho e está representado em todo o estado. Na Assembleia Legislativa é hoje a maior bancada, com os deputados Adriano Sarney, Edilázio Júnior, Hemetério Weba e Rigo Teles.

sem comentário »

Irregularidades em hospital

0comentário

HospitalImperatriz

Devido a diversas irregularidades constatadas no Hospital Municipal Infantil, o Ministério Público do Maranhão ajuizou Ação Civil Pública de obrigação de fazer contra o município de Imperatriz, para que tome providências para sanar todos os problemas encontrados no local, reformando e equipando a unidade hospitalar no prazo de 90 dias.

A manifestação ministerial foi formulada pelos promotores de justiça Newton de Barros Bello Neto (Defesa da Saúde) e Alenilton Santos da Silva Júnior (Defesa da Infância e Juventude). Em caso de descumprimento, foi sugerido o pagamento de multa diária no valor de R$ 10 mil.

A reestruturação do hospital deve ter como referências os relatórios do Serviço de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus) e da Vigilância Sanitária do Estado do Maranhão, elaborados após inspeções realizadas no prédio.

De acordo com o Denasus, os setores de urgência e emergência apresentam irregularidades quanto à planta física, conservação predial e organização do trabalho. Também foi apontado que nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) do hospital faltam equipamentos e mobiliário, pisos e bancadas possuem revestimento inadequado, que dificulta a higienização.

Para os setores de urgência e emergência foi solicitado, entre outras providências, que sejam mantidas, em boas condições de conservação e segurança, as instalações físicas dos ambientes; a realização damanutenção preventiva dos setores e mobiliários.

Também foi pedida a colocação de revestimento impermeável nas poltronas destinadas a acompanhantes nas UTIs; a instalação de equipamentos que permitam a monitoração contínua de frequência respiratória, oximetria de pulso, frequência cardíaca, cardioscopia, temperatura, pressão arterial, assim como berço aquecido.

sem comentário »

Convocação de Portela

0comentário

JeffersonPortela

A deputada estadual Andrea Murad (PMDB) anunciou hoje (1º) que protocolará requerimento na Assembleia Legislativa solicitando a convocação do secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, para prestar esclarecimentos sobre suposto uso da estrutura da Polícia Civil para perseguir adversários.

A peemedebista relata ter chegado a seu conhecimento a notícia de que o governo Flávio Dino (PCdoB) tentaria usar a prisão do ex-chefe da Casa Civil João Abreu para alcançar o ex-secretário Ricardo Murad (PMDB), pai da parlamentar.

Segundo ela, corre nos bastidores governistas a informação de que o aparato de segurança estadual tem em mãos vídeo de Murad no Hotel Luzeiros, no dia da prisão do doleiro Alberto Yousseff, e que isso seria usado para vinculá-lo ao caso.

“Isso extrapola todos os limites e entra no limiar da sandice que deve ser denunciada em todos os fóruns. É claro o objetivo de forjar um crime”, relatou.

Por conta dos informes, Andrea Murad pedirá a convocação de Portela. “Quero dizer ao secretário Jefferson Portela, que eu vou requerer imediatamente a convocação dele na Assembleia para falar sobre essa agressão de uma polícia política que o Maranhão não pode tolerar e quero que ele traga todas as provas que ele diz ter para apresentar no plenário”, anunciou.

Leia mais

sem comentário »

Festa do Fogão

0comentário

Jefferson

Nem às altas horas tiraram a torcida do Botafogo do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís-MA. A delegação alvinegra chegou por volta das 2h da madrugada desta quinta-feira, e contou com boa presença de maranhenses que tem o clube carioca como grande paixão.

O mais assediado foi o goleiro Jeferson, capitão do time do Botafogo. Mas nomes como Neilton, Navarro e Willian Arão também foram bastante procurados.

Apesar do horário, os atletas alvinegros fizeram questão de parar para atender os torcedores. A maioria estava uniformizado e alguns levaram faixas e bandeiras. Na chegada da delegação, os torcedores cataram por várias vezes o hino do clube.

Segundo a programação do Botafogo, a equipe ainda faz um trabalho de preparação em São Luís-MA. O time carioca realiza treinamento na tarde desta quinta-feira, no Campo do Leão Dourado.

O Botafogo é o líder da Série B do Brasileiro com 55 pontos. Já o Sampaio é o sétimo colocado com dez pontos a menos.

A partida entre Sampaio Corrêa e Botafogo, desta sexta-feira, será realizada no Estádio Castelão, em São Luís-MA. O confronto está marcado para às 21h.

Leia mais

sem comentário »

Explosões de bancos

1comentário

Bandidos voltaram a explodir caixas eletrônicos no interior do Maranhão. Na madrugada de hoje, eles explodiram os caixas eletrônicos do  banco Bradesco nas cidades de Penalva e Cajapió, na Baixada Maranhense.

Em Penalva, antes de explidir os caixas, os bandidos atiraram contra um transformador para cortar o fornecimento da energia elétrica na agência bancária. A outra ação dos bandidos foi registrada em Cajapió.

De acordo com os dados do Sindicato dos Bancários de janeiro a setembro deste ano já haviam sido registrados 36 casos de arrombamentos em agências bancárias no Maranhão. Com mais estes dois registros, o número sobe para 38.

1 comentário »

PMDB indefinido

0comentário

pmdb

A direção municipal do PMDB em São Luís formará, dentro de 15 dias, uma comissão para dar início ao processo de escolha do novo presidente da instância partidária na capital.

A mudança é necessária por conta da saída do atual presidente, deputado estadual Roberto Costa, que alterou seu domicílio eleitoral para a cidade de Bacabal, onde deve disputar a eleição do ano que vem como candidato a prefeito.

Segundo ele, as principais lideranças da legenda já foram informadas da necessidade da realização de uma nova eleição, exclusivamente para o cargo de presidente. Foi o parlamentar quem revelou, em entrevista a O Estado, a composição do colegiado que tratará do assunto.

“A comissão será formada por mim, pelo senador João Alberto, pelos vereadores Fábio Câmara e Helena Duailibe, e pelos militantes André Campos e Enoc Vieira”, informou.

Costa disse que oficializará sua saída ainda na primeira quinzena de outubro e garantiu que já na próxima semana, reunirá o comando partidário para começar a debater o tema.

Apesar de reconhecer que a realização de nova eleição para o cargo de presidente municipal pode ser determinada pelo presidente estadual, senador João Alberto, vereador Fábio Câmara, vice-presidente da instância local do partido, diz não vislumbrar essa possibilidade.

Ele reivindica para si a ascensão ao posto. “Como eu ocupo hoje a vice-presidência, natural e estatutariamente, eu deverei ocupar a presidência. Vale ressaltar, ainda, que, por entendimento do presidente estadual do partido, essa promoção natural pode ser alterada e uma nova eleição, a seu querer, pode ser convocada e feita, perspectiva que eu não vislumbro”, declarou.

Retribuição – Sobre a transferência do seu título de eleitor para o município de Bacabal, Roberto Costa disse que tomou a decisão como uma forma de retribuir o apoio do eleitorado local.

Líder em todas as recentes pesquisas eleitorais para prefeito, ele foi o deputado mais votado na cidade nas eleições de 2014.

“A população de Bacabal, que me colocou como o deputado mais votado da cidade no ano passado, tem me cobrado uma participação mais efetiva no dia-a-dia local. Eu tenho pautado meu mandato no debate do Maranhão, mas tenho dado atenção especial a Bacabal, como forma de retribuir essa confiança que recebi nas urnas”, comentou.

Mais

Uma das preocupações do vereador Fábio Câmara para as eleições de 2016 é a formação de quadros que reforcem o partido para a disputa proporcional.

“Hoje, o PMDB de São Luís não tem quadros proporcionais para disputar as eleições para o legislativo municipal. Empossado presidente, teremos a grande missão de formar um time, organizar e treinar, montar uma estratégia eleitoral e elaborar uma proposta executável que faça eco na sociedade e que represente o nosso partido em sua grandeza histórica”, disse.

O Estado

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS