Falta gestão

1comentário

AndreaMurad

Falta de energia, falta de combustível em gerador, ar condicionado quebrado, risco de equipamentos serem danificados por falta de manutenção adequada e ameaça de mais redução nas cirurgias eletivas do Hospital Dr. Carlos Macieira, foram alguns dos problemas denunciados hoje (14) pela deputada Andrea Murad (PMDB) durante o seu pronunciamento.

“O Hospital Dr. Carlos Macieira desde sábado está funcionando precariamente o sistema de refrigeração. Um prejuízo tanto para o estado em termos de equipamentos, caríssimos, que precisam do sistema de refrigeração funcionando adequadamente, quanto para o conforto dos pacientes. Eu quero saber como vão fazer com as cirurgias? Vão operar sem ar-condicionado, improvisando Split como está acontecendo? O setor de hemodiálise está sem ar condicionado. Na verdade, alguns poucos setores estão com ar improvisado e isso tudo por falta de manutenção. Aparelho de ressonância, tomografia como é que vai ficar?”, denunciou.

Para a parlamentar, a empresa que administra a unidade não tem capacidade para atender o hospital de alta complexidade, considerado um dos mais avançados do Brasil e que hoje atende todo o estado do Maranhão, por isso cobrou providências imediatas do governo para resolver os problemas.

“A empresa Gerir nunca administrou um hospital como Carlos Macieira. E a irresponsabilidade do Governo é tamanha que coloca uma empresa que não tem capacidade técnica de administrar um hospital dessa complexidade causando um prejuízo enorme para a população. O setor de hemodiálise está sem ar condicionado. Na verdade, alguns poucos setores estão com ar improvisado e isso tudo por falta de manutenção. A gente espera realmente que haja uma resposta do Governo e uma atitude rápida para que isso possa ser resolvido”, solicitou a deputada Andrea Murad.

Foto: Nestor Bezerra

1 comentário »

Olhar na Liberdade

1comentário

HonoratoFernandes

A Câmara de São Luís aprovou, na manhã desta quarta-feira (16), requerimento do vereador Honorato Fernandes (PT), solicitando a implantação de uma placa de sinalização na entrada do bairro da Liberdade, como forma de identificar a região como berço cultural de São Luís. O requerimento integra um conjunto ações que vem sendo pleiteadas pelo parlamentar, o qual tem o intuito de inserir o bairro no roteiro turístico do estado, tendo em vista o largo potencial cultural da localidade.

O vereador, que desenvolve forte atuação na localidade, lembrou ainda da necessidade de desenvolver iniciativas voltadas para outras áreas, como: saúde, educação, infraestrutura e esporte.

No que diz respeito às ações voltadas para área do esporte, o parlamentar pontuou a reforma da quadra do Japão, demanda encaminhada por emenda pelo deputado federal Weverton Rocha (PDT), mas que também contou com contribuição do vereador Honorato, responsável pela fase inicial da obra de reforma da quadra.

“Atendendo a um pedido da própria comunidade, que estamos pleiteando esta ação. Mas é importante também destacar a carência do moradores, no que diz respeito à iniciativas voltadas para outras áreas, como: saúde, educação, infraestrutura e esporte. Quanto à infraestrutura, algumas obras de pavimentação asfáltica já estão em andamento na região. A reforma da quadra do Japão, encaminhada através de emenda do deputado Weverton Rocha, a qual também demos a nossa parcela de contribuição, é outra ação que deve ser frisada aqui, tendo em vista a importância da mesma no resgate da juventude deste bairro tão estigmatizado em função da violência”, disse o vereador, durante sessão no Parlamento Municipal.

Honorato Fernandes finalizou sua fala, parabenizando o advogado Márcio Endles, companheiro partidário do vereador, pela nomeação para compor a direção nacional da Fundação Nacional de Saúde, como diretor do Departamento de Administração da Funasa.

“Queria também parabenizar o advogado Márcio Endles, companheiro do Partido dos Trabalhadores, advogado militante, membro da OAB, ex-assessor jurídico da secretaria de Direitos Humanos e meu amigo pessoal, que hoje passa a assumir a Direção Administrativa e Financeira da Funasa, representando não só o partido, mas também o povo maranhense e o povo da cidade de São Luís. Portanto, quero parabenizar o advogado Márcio Endles por essa indicação mais que merecida e tenho certeza que ele exercerá um excelente trabalho à frente desta direção”, destacou o vereador Honorato Fernandes.

1 comentário »

Postura suicida

4comentários

Criciuma

Não gosto da postura do time do Sampaio nos últimos jogos, principalmente quando a equipe está em vantagem. Tão logo faz um gol, o time trata de recuar para tentar matar o adversário no contra-ataque, mas o pior acaba acontecendo e o Sampaio levando a pior.

Foi o que vimos mais uma vez ontem diante do Criciúma. o Sampaio dominou o primeiro tempo. Fez um gol e poderia ter marcado em pelo menos outras duas oportunidades.

Ao voltar do vestiário, o Sampaio adotou uma postura diferente e trouxe o Criciúma para o ataque. É claro que o time catarinense pelo fato de jogar em casa e estar perdendo foi com tudo prá cima do Sampaio, mas não precisávamos aceitar com tanta passividade a pressão deles.

Na partida com o Ceará já havia assistido a esse filme. E por pouco os cearenses não empataram o jogo que o Sampaio também vencia desde metade do primeiro tempo.

E esse filme não pode mais se repetir de agora em diante. O Sampaio deve ficar ligado 100% na partida e jogar como sabe: atacando sempre e marcando firme na defesa.

Essa postura passiva, principalmente quando está em vantagem não cabe para uma equipe que pretende chegar ao tão sonhado acesso à Série A.

Foto: Fernando Ribeiro/Criciúma EC

4 comentários »

Sentimento de descrença

1comentário

EdilazioJunior

O deputado estadual Edilázio Júnior (PV) expôs hoje (16), na Assembleia Legislativa, sentimento de descrença que paira sobre o Governo do Estado.

Ele ouvia o apelo do deputado Wellington do Curso (PPS) ao governador Flávio Dino (PCdoB), para que o comunista cumpra a promessa de campanha e implante o programa “Água para Todos”, quando pediu o aparte:

“Se ele [Flávio Dino] prometeu, não vai cumprir. Tudo o que falou na campanha depois de eleito foi mudado totalmente. Foi assim com a PEC 300 e assim com a questão dos 21,7%. Isso é notório para quem o apoia e para quem não o apoia. Todos sabem do descaso e da falta de responsabilidade que o governador Flávio Dino tem para com os mais humildes, os mais carentes”, disse.

Edilázio afirmou que também recebido denúncias a respeito da precariedade na prestação dos serviços de água e esgoto em Paço do Lumiar e se colocou à disposição do colega Wellington do Curso – que coordenou audiência pública ontem -, para tratar da questão.

Blog de Ronaldo Rocha

1 comentário »

Marcha Municipalista

0comentário

Marcha

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) iniciou o processo de inscrições para os interessados em participar da I Marcha Municipalista do Maranhão, evento pioneiro que será realizado nos dias 29 e 30 de outubro, no Rio Poty Hotel, em São Luís, e que funcionará como o maior fórum de debates já realizado no Estado sobre a crise financeira vivida pelas cidades maranhenses.

As inscrições, cujo valor único é de R$ 100,00, estão sendo feitas no site da entidade municipalista, cujo endereço eletrônico é www.famem.org.br

O processo é simples e seguro. Basta acessar o site e clicar no banner I Marcha Municipalista do Maranhão. O interessado será direcionado para outro ambiente, que contém todas as informações sobre o evento (apresentação, programação, oficinas temáticas, notícias).

Para garantir sua vaga, clique no ícone inscrição. Em seguida, efetue a operação clicando no link do sistema PagSeguro. O interessado fará seu cadastro, caso ainda não possua, e poderá pagar pelo sistema das seguintes formas: boleto bancário, cartão de crédito e outros.

Caso deseje fazer a inscrição de outra maneira, o interessado deverá efetuar depósito ou transferência para Agência: 2954-8 e Conta Corrente: 45359-5, do Banco do Brasil. Em seguida, deverá enviar cópia do comprovante de depósito/transferência para o e-mail comunicaçã[email protected]

As credencias dos inscritos estarão sendo entregues nos dias 27 e 28 de outubro na própria sede da Famem, localizada na Rua Leblon, Q-B, casa 01, loteamento Parque, São Luís.

Qualquer outra informação sobre o processo de inscrição pode ser obtida por meio dos telefones 98) 2109-5411/5412/5414.

sem comentário »

Filiação partidária

1comentário

AdrianoSarney

O deputado Adriano Sarney (PV), em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quarta-feira (16), disse que é importante a classe política observar os prazos de filiação para candidatos às eleições do próximo ano.

Pela regra em vigor, o prazo termina em 2 de outubro deste ano. Entretanto, a minirreforma eleitoral (projeto de lei 5735/13), aprovada no Congresso na semana passada, caso seja sancionada pela presidente Dilma Rousseff, vai ampliar o prazo para 2 de abril de 2016.

A Presidência da República tem até 2 de outubro deste ano para decidir pela sanção ou veto, integral ou parcial, do texto. “Se ela (Dilma Rousseff) sancionar antes do dia 2 essa lei, nós teremos seis meses a mais para as novas filiações de candidatos para as próximas eleições”, frisou o deputado.

Adriano Sarney disse que é grande o número de lideranças políticas que o procuram em busca de informações sobre os prazos de filiação partidária.

O deputado Alexandre Almeida (PTN), em aparte, ressaltou a importância do esclarecimento das regras eleitorais em vigor e o que pode mudar nos próximos dias. “Nós estamos a praticamente um ano de uma eleição que ocorrerá em todos os municípios do país e nós ainda não sabemos qual será a regra que estará vigente”, declarou.

Foto: Kristiano Simas/Agência AL

1 comentário »

Obra importante

0comentário

Obra

Os serviços de drenagem profunda executados pela Prefeitura de São Luís em ruas do bairro da Vila Cotia entraram na fase final. As obras na região foram anunciadas no último dia 5, pelo prefeito Edivaldo durante visita ao bairro. A próxima etapa dos serviços a ser realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) é a pavimentação asfáltica de todas as ruas da localidade.

“Os trabalhos seguem acelerados por toda a nossa cidade para garantirmos melhor infraestrutura a todos os que vivem aqui. Os serviços de drenagem, especificamente, representam um avanço mais estruturante, que permite um asfalto de maior durabilidade e redução de alagamentos”, comentou o prefeito Edivaldo.

O Programa de Requalificação de Ruas da Prefeitura prevê intervenções em todas as vias do bairro, que receberão ainda obras de pavimentação asfáltica e drenagem superficial, com sarjeta meio-fio e calçada. Na Rua do Muro, foram implantados 172 metros de tubulação de concreto na lateral da rua com o objetivo de canalizar a água que provocava alagamento no local.

Antes de iniciar o trabalho de drenagem, foram tiradas do local mais de 40 carradas de lixo. “Aqui, a gente não passava de tanto lixo que tinha. A obra está ainda no início, mas já estamos vendo as melhorias que ela vai trazer para todos os moradores daqui”, disse a dona de casa Cleodileia Menezes, que mora na Rua 34 do bairro com o marido e três filhos. “Com tanto lixo, poeira e lama, os filhos da gente vivem doente. Acredito que agora teremos uma vida melhor”, completou a dona de casa.

Outro bairro onde a população está comemorando a chegada do asfalto é o Residencial 12 de Outubro, localizado na região da Santa Bárbara. A Prefeitura está realizando serviço de terraplenagem no local.

sem comentário »

Condenação ‘Nota 10’

0comentário

MagnoBacelar

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA) conseguiu na Justiça Federal a condenação do ex prefeito de Chapadinha (MA), Magno Augusto Bacelar Nunes, por irregularidades na aplicação de verba de convênio celebrado entre o município e o Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais para construção de aterro sanitário. O valor do convênio foi de R$ 299.492,00.

Segundo a denúncia do procurador da República Juraci Guimarães Júnior, o ex-prefeito praticou uma série de irregularidades na aplicação do recurso público, como exemplo: gastos com passagens aéreas em nome da ex-esposa; além da dispensa indevida e fraudes em procedimentos licitatórios e o fracionamento de despesas e mesmo recebendo o valor total do convênio, realizou apenas 70% da obra.

Pela decisão, Magno Bacelar terá que devolver aos cofres públicos o valor de R$ 99.392,55 e ao pagamento de multa civil de mais de R$ 33 mil reais. E, ainda, teve os direitos políticos suspensos por oito anos, além da proibição de contratar com o poder público pelo prazo de 10 anos.

Foto: Racielle Olivas

sem comentário »

Hospital de Pinheiro

7comentários

RicardoMurad

Por Ricardo Murad

O governador anuncia em publicação pessoal pelas redes a inauguração do Hospital Macrorregional de Pinheiro no dia 28 de setembro, daqui a duas semanas. É mais uma unidade de alta complexidade do Programa Saúde é Vida que implantamos quando assumimos a SES e em apenas 5 anos possibilitou aos maranhenses acesso a um dos mais modernos sistemas de saúde do país.

Concebido e idealizado para dar suporte aos hospitais municipais e os de urgência e emergência do Estado, existentes e em construção na Baixada Maranhense, o Macrorregional de Pinheiro conta com uma unidade de pronto atendimento para pacientes graves, um centro cirúrgico para procedimentos de neurocirurgia, cirurgias geral de grande porte, traumas e ortopedia de alta complexidade, uma UTI com 13 leitos, um completo centro de diagnóstico com tomografia, raio x, ultrasom, endoscopia, eletrocardiograma, ecocardiograma, exames clínicos e uma série de outros itens necessários ao funcionamento da unidade para atender com qualidade toda a população da região.

Flávio Dino, como sempre covarde e vil, para tentar desqualificar o nosso trabalho, diz em seu anúncio que vai inaugurar um hospital idealizado por Jackson em 2009, assunto que não merece nem comentário. O fato é que o nosso governador mais uma vez se mostra tal qual uma rainha que reina mas não governa. Seu governo é tão incompetente que o faz parecer um idiota seguidas e incontáveis vezes.

Recebi hoje um relato da situação do Macrorregional de Pinheiro e no dia 28 o que o governador poderá inaugurar é um hospital com os equipamentos e mobiliários que eu deixei estocados no interior do prédio mas sem funcionar.

Explico: centro cirúrgico, UTI, centro de diagnóstico e CME não funcionarão até a data indicada e sem isso não há por que se falar de funcionar o Macrorregional de Pinheiro, que como disse foi programado para resolver o atendimento de alta complexidade de toda a Baixada Maranhense. Isso sem falar no treinamento e qualificação de centenas de profissionais de saúde e demais funcionários para dar suporte a uma unidade com esse perfil.

Flávio Dino passou nove meses com a ideia fixa de destruir o que fizemos e agora, com a popularidade em queda livre, quer correr para inaugurar seja lá o que for para mostrar trabalho. Só que não dá pra fazer improvisos e arranjos no sistema de saúde, porque tratamos com vidas humanas. Para vocês terem uma ideia, o tomógrafo, equipamento essencial para o funcionamento do hospital, ainda está na caixa, no mesmo lugar que eu deixei quando sai. A Siemens, fabricante do aparelho, já avisou ao secretário Marcos Pacheco que só deslocará um engenheiro para a instalação após 15 de outubro, se a Secretaria de Saúde pagar o que deve à empresa referente aos outros tomógrafos que tem instalados nas outras unidades. E isso porque deixei o hospital com 96% das obras concluídas e com todos os equipamentos, utensílios, materiais hospitalares e mobiliário comprados.

Por essas e outras coisas é que o governador, autoritário e prepotente, se desmoraliza a cada dia que passa.

*Ricardo Murad é ex-deputado estadual e ex-secretário de Saúde

7 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS