Apoio ao Sindjus

0comentário

AndreaeSindjus

Convidada pelo Sindjus-MA, a deputada Andrea Murad (PMDB) esteve presente no encontro da categoria neste sábado (12). A reunião contou ainda com a participação do deputado federal André Fufuca (PEN), de representantes do Sindicato da Polícia Civil (SINPOL), Associação dos Delegados de Polícia (Adepol) e ainda de entidades que representam servidores da polícia militar e do Poder Executivo. Andrea Murad reafirmou seu compromisso na luta contra a redução de 21,7% do salários dos servidores públicos do estado.

“Independente da minha postura hoje como oposição, quero dizer que nós deputados fomos eleitos para defender os direitos e interesses do povo. Na oposição ou no governo, temos o dever de zelar pela conquista dos servidores do judiciário e não aceitar que um benefício incorporado ao salário seja cortado. O governador poderia evitar isso, mas escolheu ir contra tudo que havia dito durante a sua campanha, quando ainda dialogava com a categoria, mas hoje age totalmente o contrário, inclusive, faltando com a verdade quando deu entrevista à Rádio Gaúcha dizendo que conversava com a categoria”, disse a deputada.

Desde fevereiro, quando assumiu o mandato, a deputada acompanha a reivindicação da categoria para que seja mantido o benefício que os servidores já recebem há 1 ano e 4 meses. No encontro, ela disse que continuará levando o assunto para a tribuna da Assembleia Legislativa e estará ao lado dos trabalhadores do Poder Judiciário como forma de fortalecer a luta dos servidores públicos.

“Tenham a certeza que continuarei na luta ao lado de todos para que nenhum centavo seja retirado dos seus contracheques. É um direito de vocês que o governador deveria respeitar e honrar seu compromisso de zelar pelo funcionalismo público como prometeu. E o que ele faz? Ele [Flávio Dino] corta repasses para hospitais, deixando populações inteiras sem atendimento, vai gastar R$ 56 milhões em propaganda, aumenta absurdamente salários de pessoas de confiança, alega constantemente crise econômica no Maranhão e quer descontar na folha dos servidores públicos”, concluiu a deputada.

Foto: Nestor Bezerra

sem comentário »

Três pontos

1comentário

Sampaio

O discurso de todos os jogadores do Sampaio após a vitória por 1 a 0, contra o Ceará com um gol do atacante Jheimy foi um só: o importante era conquistar os três pontos. E foi isso que o Sampaio fez na tarde de hoje, no Castelão pelo Campeonato Brasileiro Série B.

O Tricolor que já havia vencido o Ceará por 3 a 1, em Fortaleza, no primeiro turno, voltou a vencer o Vozão e se reabilitou após a derrota em casa na rodada anterior para o América-MG. Com a vitória, o Sampaio chegou a 42 pontos e só não conseguiu voltar para o G4 porque o Vitória-BA tem a mesma pontuação, mas leva a vantagem no saldo de gols.

O Sampaio começou a partida disposto a mostrar que seria diferente do que vimos contra o América. E logo de cara quase abriu o placar. O Ceará aos poucos equilibrou o jogo, mas o Sampaio quando não ia na técnica levava a melhor na garra.

Os destaques no Sampaio foram o goleiro Rodrigo Viana que salvou um gol certo de Rafael Costa no segundo tempo e fez intervenções seguras e importante. O atacante Edgar embora não tivesse muito inspirado cumpriu um papel tático fundamental e até na defesa deu cobertura, além da bela jogada que resultou no gol da partida.

Outro gigante foi o zagueiro Plínio que teve muito trabalho com o atacante maranhense que atua no Ceará, Rafael Costa. E deu total segurança à defesa do Sampaio.

O Sampaio agora terá dois jogos difíceis fora de casa. Na terça-feira enfrenta o Criciúma, às 20h30. No sábado, o duelo será contra o Bahia, às 16h30, na Fonte Nova. No primeiro turno, o Sampaio bateu o Criciúma, no Castelão por 3 a 1 e empatou com o Bahia por 0 a 0.

Foto: Biaman Prado

1 comentário »

Legislação única

0comentário

HildoRocha

O presidente da comissão especial que analisa propostas para a reforma tributária, deputado federal Hildo Rocha, é favorável à criação de legislação única para o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Atualmente cada Estado da federação possui legislação própria sobre o ICMS. O parlamentar disse que é preciso acabar com a guerra fiscal para simplificar e modernizar o sistema tributário brasileiro.

“A guerra fiscal complica o nosso sistema de tributos”, defendeu, durante pronunciamento na tribuna da Câmara federal. Guerra fiscal é a denominação atribuída à competição entre as unidades da federação que, na tentativa de atrair investimentos e ampliar a arrecadação criaram um emaranhado de regras próprias.

Rocha defende a unificação dos valores das alíquotas e a criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento, para compensar os estados que eventualmente venham a perder receitas com a nova regra. O Parlamentar explicou que o fundo será administrado pelo governo federal. “Com isso nos vamos ajudar a simplificar o nosso sistema tributário e acabar com a guerra fiscal entre os estados”, argumentou.

O deputado ressaltou que o atual modelo de arrecadação de tributos penaliza as pessoas de renda mais baixa. Rocha enfatizou que o grande número de sonegadores contribui para sobrecarregar as pessoas que pagam os tributos corretamente. “Precisamos ampliar a base de contribuintes. Existem muitos sonegadores. Enquanto isso, quem ganha mesmos paga mais impostos e quem ganha mais paga menos. O nosso sistema tributário é injusto, é concentrador de riquezas.”, afirmou. Rocha disse que o objetivo da comissão reverter esse quadro. “Estamos trabalhando para entregar ao povo brasileiro um modelo de tributos justo”, destacou.

sem comentário »

Visita ao Socorrão

0comentário

WellingtondoCurso

Atendendo a solicitação do deputado Wellington do Curso (PPS), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa realizará visita de inspeção no Hospital Municipal de Imperatriz.

A  inspeção, solicitada no requerimento 466/2015, deve-se ao estado de precariedade e desumanidade  que o deputado Wellington constatou, no último dia 28, ao fazer uma visita surpresa ao hospital.

De acordo com o parlamentar, a visita da Comissão de Saúde será de suma importância, tendo assim por principal objetivo averiguar as problemáticas enfrentadas e, então, propor mecanismos que atenuem  o descaso para com a saúde pública.

“Após a visita, no dia 28, ao Hospital de Imperatriz, tive  a comprovação de que a nossa saúde ainda está na ‘UTI’.  Pude constatar o caos na saúde pública: um hospital que tem a superlotação não apenas de pessoas, mas também de insetos, como foi o caso das baratas que ali eu pude encontrar. Voltei de Imperatriz estarrecido e com a imagem de inúmeras pessoas atendidas nos corredores (macas nos corredores), pacientes tomando soro nos corredores e segurando as bolsas de soro na mão, além de baratas por todos os lados e outras mazelas que ferem a dignidade humana, o que me fez solicitar a inspeção da Comissão de Saúde. Ressalto aqui não a mera visita ou constatação de precariedades, mas a possibilidade que temos de zelar por aquilo que é direito de todos e dever do estado: a Saúde”, ressaltou o parlamentar.

sem comentário »

Obra acelerada

0comentário

PontePaiInacio

As obras de construção da ponte Pai Inácio – que interliga a rua General Artur Carvalho, no Turu, à Travessa Nossa Senhora da Vitória, no Parque Vitória – avançam em ritmo acelerado. Nesta sexta-feira (11), foram realizados os serviços de concretagem. A obra integra um conjunto de intervenções realizadas pela Prefeitura de São Luís e governo do Estado para a implantação de 14 interbairros na capital maranhense.

A ponte integra o trecho do programa que vai permitir a interligação da estrada da Maioba à Avenida dos Holandeses. Com 8.565 metros de extensão, é considerada a intervenção mais expressiva do programa. A obra contempla parte da Estrada da Maioba, passando pela Avenida 2, no Itapiracó, cruzando a Ponte Pai Inácio, no Turu, e pela Alameda Jaú, na Divineia.

“Estamos implantando um projeto de desenvolvimento urbano em São Luís. Essas vias alternativas vão proporcionar crescimento econômico e social em diversas regiões de nossa capital de forma mais equitativa e equilibrada”, pontuou o prefeito Edivaldo.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, enumerou que as interbairros trazem uma gama significativa de benefícios à população que vão desde a melhoria da mobilidade e acessibilidade urbana ao incremento e fortalecimento da economia de cada região. E ainda a geração de emprego e renda, condições favoráveis a abertura de novos negócios e postos de trabalho e, essencialmente, assegurar a real melhoria da qualidade de vida de todos. “As interbairros estão sendo viabilizadas graças a visão do prefeito Edivaldo e do governador Flávio Dino em transformar São Luís em uma capital moderna e um local aprazível de se viver”, enfatizou.

Foto: Cláudio Pacheco

sem comentário »

Maranhenses na Funasa

0comentário

ArnaldoMelo1
Após uma longa negociação entre o bloco de deputados formado por PMDB e PEN, o ex-deputado Antônio Arnaldo Alves de Melo assumiu a diretoria nacional da Fundação Nacional da Saúde (Funasa).

Apesar de ter sido conduzido pelo bloco, a indicação de Arnaldo partiu do deputado André Fufuca (PEN). A aliança entre PMDB e PEN foi formada para garantir espaços na indicação de cargos federais.

Arnaldo já foi ocupou seis vezes consecutivas a vaga de deputado estadual. Chegando, inclusive, a ser presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. Ele também governou o estado após a renúncia da governadora Roseana Sarney em novembro de 2014.

Assim como o deputado André Fufuca, Arnaldo Melo é médico e leva para a Fundação Nacional da Saúde uma ampla experiência política e profissional na área.

“Tenho certeza de que ele irá desenvolver um excelente trabalho. Sua experiência e competência já comprovadas, será fundamental”, disse Fufuca.

O ex-diretor geral do Detran-MA, André Campos (PMDB) foi nomeado na semana passada  para o cargo de Superintendente Estadual da Funasa no Maranhão.

sem comentário »

Lições de guerra

8comentários

FlavioDinogovernador

O governador Flávio Dino tem sido alertado pelos seus aliados mais experientes – e que se sentem co-partícipes do seu poder – com o seguinte conselho: sua superexposição nas redes sociais e na internet tem ajudado a gerar o desgaste acentuado para um governo que mal iniciou sua gestão. Ontem, em Imperatriz, por exemplo, ele, mais uma vez, foi alertado pelas lideranças do PSDB sobre esta superexposição.

“General não desce a trincheira”, é a expressão usada por gente como o deputado José Reinaldo Tavares e o senador Roberto Rocha (ambos do PSB), pelo vice-governador Carlos Brandão (PSDB), pelo presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho (PDT), e pelo prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), para citar apenas os aliados mais experientes do governador, ou o que seria seu “Estado Maior”, o conselho que reúne os generais em um batalha.

A expressão, muito usada por estrategistas de guerra, quer dizer que um comandante, um general, um líder, não pode se desgastar em um front de batalha, por que, abatido ou ferido, praticamente decretará o caos na tropa, que se dispersará diante do inimigo.

Mas os conselhos dos líderes dinistas dificilmente serão absorvidos pelo governador. Primeiro, que Dino é daqueles difíceis de ouvir conselhos. Ele entende que alguém deve apenas seguir o que ele pensa – ou assumir as conseqüências de pensar diferente. Segundo que, com seu espírito guerrilheiro de militante estudantil, ele não consegue deixar os campos de batalha, onde acha que precisa guerrear 24 horas por dia.

Mas o resultado é que, sem dar ouvidos ao seu “Estado Maior”, e com uma tropa de suboficiais inexperientes e soldados kamikases dispostos a tudo, o governador vai se envolvendo cada vez mais nas teias dos inimigos de batalha, como que seguindo em ordem unida rumo ás trincheiras adversárias, totalmente desguarnecido.

E o resultado desta indisciplina é, quase sempre, um general derrotado, abatido e fracassado em seu intento de marchar rumo a vitória.

E tanto pior quando isso ocorre antes mesmo da primeira batalha propriamente dita.

Coluna Estado Maior/ O Estado do Maranhão

8 comentários »

Rejeição de Dino

5comentários

RicardoMurad

Por Ricardo Murad

Pesquisa Exata confirma o que todos comentam: o governo de Flávio Dino está perdendo popularidade como nenhum outro em apenas nove meses de governo.

O índice de aprovação e rejeição, representado pelos percentuais de ótimo e bom, comparado aos de ruim e péssimo, já estão no limite da margem de erro da pesquisa.

A migração de grande parte dos que antes consideravam o governo ótimo ou bom para regular e o aumento significativo de ruim e péssimo para um governo que nem um ano ainda completou, comprovam a decepção dos maranhenses com os resultados negativos apresentados pela administração incompetente e corrupta comandada pelo primeiro damo do Estado, Márcio Jerry, a quem Flávio Dino transferiu todo o seu poder.

Vejam a tabela da pesquisa Exata:

pesquisa

5 comentários »

Clássico do Nordeste

7comentários

Sampaio
A derrota para o América-MG já faz parte do passado. O Sampaio entra em campo hoje, às 16h30, no Estádio Castelão para mais um duelo decisivo pelo Campeonato Brasileiro Série B. O adversário é conhecido na região – o Ceará.

As duas equipes atravessam momentos bem distintos, mesmo assim o clássico do nordeste deve ser marcado pelo equilíbrio e definido por detalhes.

O Sampaio luta para voltar ao G4, enquanto que o Ceará tenta desesperadamente deixar o Z4. Mesmo que vença, ainda assim não sairá da deloga, mas vai melhorar muito a sua situação. No primeiro turno, o Sampaio não tomou conhecimento e bateu o Ceará com extrema facilidade por 3 a 1, em Fortaleza.

O time maranhense terá duas alterações em relação à equipe que perdeu para o América. Salino retorna ao meio-campo após cumprir suspensão pelo terceiro cartão.

Com Pimentinha machucado, o técnico Léo Condé vai escalar Edgar (foto) no ataque ao lado de Jehimy. O time do Sampaio deverá ter a seguinte escalação: Rodrigo; Daniel Damião, Plínio, Luiz Otávio e Willian Simões; Diones, Léo Salino, Nádson e Válber; Edgar e Jheimy.

Todos os detalhes da rodada você acompanha pela Rádio Mirante AM.

Foto: Biné Morais/ O Estado

7 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS