Bom resultado

1comentário

Sampaio

Não foi dessa vez que o Sampaio assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro Série B, mas o empate por 1 a 1, com o Náutico, na Arena Pernambuco foi importantíssimo na caminhada do Tricolor rumo ao acesso à Série A.

O Sampaio somou um ponto a mais e foi a 39 pontos assumindo a segunda colocação. O time maranhense tem os mesmos 39 pontos do Botafogo que enfrenta o Vitória-BA, neste sábado, mas perde no saldo de gols.

O Tricolor pode cair na classificação em caso de vitória do Paysandu, Bahia e Vitória que jogam neste sábado.

O próximo adversário do Sampaio é o América-MG, na terça-feira (8), às 16h30, no Estádio castelão.

O jogo

O início do Sampaio foi arrasador. O Tricolor começou com tudo e logo a 6 minutos abriu o placar numa cobrança de escanteio que Nádson mandou na cabeça de Diones que desviou para fazer 1 a 0.

O Náutico empata numa bela linha de passes pelo meio, aos 17 minutos, Hiltinho lança Rogerinho que de cabeça descobre Patrick Vieira que chuta sem chance de defesa para o goleiro Rodrigo.

Com o empate, o Naútico passou a dominar o jogo e a criar boas chances de virar o jogo, mas foi do Sampaio a chance mais clara, aos 27 minutos do segundo tempo. Nádson lança Jheimy que recebe livre e conclui de forma displicente.

Em um outro contra-ataque, o Sampaio chegou perigoramente aos 39 minutos, mas Salino estragou tudo para desespero do atacante Edgar que escapava livre.

O Náutico pressiona. Marino deixa para Gaston, que cruza e a bola chega em Douglas, que chuta no giro e Rodrigo defende salvando o Sampaio. Aos 42 minutos, Léo Rodrigues chuta com perigo, mas o goleiro Júlio César manda para escanteio.

Nos acréscimos, Edgar recebe dentro da área e acha espaço para chutar, mas Júlio César salva o Náutico.

Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press

1 comentário »

Requalificação de Ruas

1comentário

Edivaldo

O prefeito Edivaldo anunciou na noite de quinta-feira (3) mais uma frente de trabalho do Programa de Requalificação de Ruas. Desta vez no Residencial 12 de outubro, bairro que, em quase duas décadas de instalação, ansiava por obras que contribuíssem para a melhoria da qualidade de vida da população.

O programa prevê intervenções em todas as vias do bairro. Estão previstas obras de pavimentação asfáltica e drenagem superficial, com sarjeta meio-fio e calçada. “As obras começarão logo, no feriado da segunda-feira, 7 de setembro”, garantiu Edivaldo às lideranças comunitárias da 12 de outubro e de vários comunidades do entorno, como Vila Apaco, Vila Cascavel, Vila Romário, Tajupari, entre outras.

O recurso do programa é proveniente de financiamento da Caixa e tesouro municipal. “Estamos colhendo os frutos do planejamento que fizemos durante os dois primeiros anos da administração”, ressaltou o prefeito.

Acompanhado da vereadora Bárbara Soeiro (PMN) e dos secretários Antonio Araújo (Obras e Serviços Públicos), Batista Matos (Comunicação), Júlio França (Desportos e Lazer), o prefeito Edivaldo foi recebido pela população ao chegar ao local de início das obras, no cruzamento da rua da Saudade com a Ebenezer. Esta última, uma importante artéria de ligação da 12 de outubro com a Santa Clara. O corredor entre os dois bairros é de pouco mais de 1,5 quilômetro. Pela projeção de Antonio Araújo toda obra no bairro será concluída em 60 dias.

Foto: A. Baêta

1 comentário »

Irresponsabilidade e Omissão

0comentário

HildoRocha

Um novo caso de morte por omissão e irresponsabilidade das autoridades estaduais voltou a ser registrado na semana passada. Novamente a voz do deputado federal Hildo Rocha ecoou em defesa da população humilde do Maranhão.

A tragédia teve início quando José Orlando, morador da cidade de Governador Luis Rocha, sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Por falta de médicos e pela precariedade das condições de atendimento no hospital local a vitima teve que ser transferida para o município de Presidente Dutra.

Tão grave quanto a falta de condições de atendimento na unidade de saúde do município, a ambulância também está em péssimas condições de funcionamento. Para completar o cenário caótico, não havia enfermeiros ou técnicos para acompanhar o paciente durante o transporte até o hospital mais próximo. O jeito foi apelar para o improviso. José Orlando foi acompanhado pelo irmão Zé Nilson.

Mas, o que poderia ter sido a solução mais viável para aquela situação terminou se tornando em outra tragédia. Durante o deslocamento, a porta traseira da ambulância se abriu e o acompanhante, Zé Nilson, caiu na BR-226. O motorista só se deu conta do caso quando chegou ao hospital de presidente Dutra.

Prontamente retornou e se deparou com Zé Nilson estendido no chão em estado grave. Na queda sofreu traumatismo craniano.

O caso foi denunciado por Hildo Rocha em pronunciamento na tribuna da Câmara. O parlamentar enfatizou que a morte de Zé Nilson, neste fim de semana, se deu em consequência de irresponsabilidade do prefeito e omissão dos gestores da Polícia Rodoviária Federal.

Rocha disse que o prefeito sabia que a ambulância não tinha condições. Mas autorizou o uso do veículo. “Há muito tempo a ambulância trafega sem cinto de segurança, sem travas nas portas. Se tivesse fiscalização isso não teria acontecido. Zé Nilson deixou filhos, menores de idade, e a esposa desamparada”, lamentou.

O deputado afirmou que continuará denunciando gestores e agentes públicos que, por algum motivo, deixem de cumprir corretamente com os seus deveres. Rocha lembrou que a ambulância envolvida no caso, é objeto de grave denúncia formulada pelos vereadores Antonio José, Fico, Geraldinho Almeida e Valmir Costa.

O deputado disse que é uma S10 que está alugada por R$ 24 mil reais, mas, o valor normal não deveria ser superior a seis mil reais. “A denúncia foi apresentada ao promotor mais o Ministério Público ainda não tomou nenhuma providência”, denunciou.

sem comentário »

Derrota dos servidores

0comentário

Sindjus

Na manhã desta sexta-feira (4), o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA) deu provimento à Ação Rescisória 36.586/2014, ajuizada pela Procuradoria Geral do Estado contra a incorporação do índice dos 21,7% aos vencimentos dos servidores do Poder Judiciário do Maranhão, representados pelo Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (Sindjus-MA).

Por maioria, os desembargadores votaram por 6 a 1 contra a incorporação do índice de 21,7% nos vencimentos dos servidores do Tribunal de Justiça, contra o voto do Desembargador Relator Marcelino Ewerton, e apesar do parecer favorável do Ministério Público. A retirada do índice do contracheque não é imediata; depende da execução do acórdão vencedor pela Procuradoria Geral do Estado, depois de sua publicação.

A assessoria jurídica do Sindjus-MA aguarda agora a publicação do Acórdão Vencedor, que será redigido pelo Desembargador Revisor Jamil Gedeon Neto, com o intuito de recorrer da decisão ao Superior Tribunal de Justiça – STJ, visando obter o imediato efeito suspensivo da decisão e impedir assim qualquer lesão de direito dos servidores do Judiciário. “Iremos aguardar de forma prudente a publicação do acórdão, para assim que for publicado entrarmos com uma medida cautelar pedindo a suspensão da decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão, até que seja julgado o mérito dos recursos ajuizados pelo sindicato aos Tribunais Superiores”, afirmou o advogado Pedro Duailibe Mascarenhas.

Ao término do julgamento, o Presidente do Sindjus-MA Aníbal Lins, agradeceu a presença de todos os servidores que estavam presentes e aguardaram mais de três horas de julgamento. “Agradeço a presença de vocês, mas já sabíamos que seria um julgamento difícil por causa das pressões do Estado. A decisão de hoje contraria mais de mil julgamentos anteriores do próprio Tribunal de Justiça, reconhecendo o direito dos servidores aos 21,7%. Por tudo isso, estamos confiantes no êxito de nosso recurso aos Tribunais Superiores e conclamamos todos os servidores a comparecer à nossa Assembleia Geral Extraordinária, no sábado, 12/09, em nossa sede recreativa na Estrada da Raposa”, disse Aníbal Lins, Presidente do Sindjus-MA.

sem comentário »

Sem privilégios

0comentário

LidianeLeite

O superintendente da Polícia Federal no Maranhão, Alexandre Saraiva, confirmou na manhã desta sexta-feira (04) que a defesa da prefeita afastada de Bom Jardim, Lidiane Leite está tentando negociar sua entrega com a Polícia Federal.

Saraiva disse ao G1, entretanto, que não aceitará nenhum tipo de negociação com o advogado de defesa da prefeita. “Não aceito negociações. Não vamos dar nenhum privilégio a ela”, disse Saraiva.

Lidiane Leite está foragida desde o dia 20 de agosto quando teve sua prisão decretada pela “Operação Éden”, da Polícia Federal que investiga desvios de verbas da educação referentes à merenda escolar e à reforma de escolas.

A operação prendeu ex-secretários de Agricultura, Antônio Gomes da Silva, conhecido como ‘Antônio Cesarino’ – também presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bom Jardim (STTR) – e de Assuntos Políticos, Humberto Dantas dos Santos, conhecido como Beto Rocha, ex-namorado de Lidiane Leite.

O escândalo na administração pública de Bom Jardim ganhou repercussão internacional após o sumiço da prefeita. A Polícia Federal inclusive solicitou à Interpol que incluísse o nome de Lidiane Leita na lista vermelha da organização.

sem comentário »

André na Funasa

3comentários

AndreCampos

O ex-diretor geral do Detran-MA, André Campos (PMDB) foi nomeado pelo presidente da Fundação Nacional de Saude (Funasa), Henrique Pires para o cargo de Superintendente Estadual da Funasa no Maranhão.

A portaria com a nomeação foi assinada ontem (3) e publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (4). André Campos assume o cargo em substituição a Jair Vieira Tannús Júnior.

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) é um órgão do Ministério da Saúde do governo do Brasil encarregado de promover saneamento básico à população. Até 2010 cuidou também da assistência a saúde das populações indígenas, função esta que, atendendo a uma reivindicação antiga das populações indígenas, passou a ser exercida diretamente pelo Ministério da Saúde com a criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

A Funasa detém a mais antiga e contínua experiência em ações de engenharia de saúde pública no Brasil. Ela direciona as ações de saneamento para as comunidades cujos indicadores de saúde denotam a presença de enfermidades causadas pela falta e/ou da inadequação de saneamento. Atua apoiando técnica e/ou financeiramente o desenvolvimento de ações de saneamento.

AndreCamnposnomeacao

3 comentários »

Itaqui-Bacanga

0comentário

EdivaldoHolanda

O prefeito Edivaldo esteve na área Itaqui-Bacanga, na tarde de quarta-feira (2), vistoriando os serviços de construção do Estádio Cardosão. A obra vai atender a comunidade do Sá Viana e Jambeiro.

A obra, que integra o Programa Bacia do Bacanga, visa proporcionar a melhoria das condições de vida da população carente que vive nesta localidade. O prefeito também visitou a Unidade de Ensino Básico (U.E.B) Piancó, que atende estudantes da localidade e de área vizinhas.

“Estamos com várias ações nesta área do Itaqui-Bacanga. A construção do estádio era uma reivindicação antiga da população que estamos atendemos e devemos entregar em 60 dias para a comunidade. Além dessa obra, temos aqui a construção de canais, urbanização e praças. São obras que vão do Itaqui-Bacanga até o Coroadinho”, disse o prefeito Edivaldo, que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda e de secretários municipais.

A obra do estádio contempla a reforma e ampliação de um campo de futebol, cercado por alambrado (tela metálica) de 5,8m de altura e grama natural. Um novo espaço está sendo construído para abrigar uma arquibancada com capacidade para mais de 400 pessoas, além de salas administrativas, uma lanchonete e banheiros e vestuários para os atletas. Além da estrutura voltada para o campo de futebol, o espaço também irá contar com uma academia ao ar livre com vários equipamentos de ginástica destinado a diversas faixas etárias.

GeraldoCastroeEdivaldo

Do Sá Viana o prefeito Edivaldo foi para o Piancó, onde visitou a U.E.B construída no residencial, como parte do plano de ampliação e reestruturação da rede municipal de ensino. Com cinco salas de aula, a unidade atende alunos do Ensino Fundamental do 1ª ao 5º ano.

A escola, entregue em abril pela Prefeitura de São Luís, possui instalações modernas, amplas, confortáveis, e foi construída dentro do padrão técnico de qualidade e dotada de infraestrutura de qualidade para estudantes, professores e profissionais que atuarão na unidade.

O secretário de Educação, Geraldo Castro, destacou que a escola é estratégica e cumpre o dever de garantir educação de qualidade e de provocar mudanças para o crescimento das crianças da região.

sem comentário »

Mudança na Codevasf

0comentário

SousaNeto

O deputado Souza Neto (PTN) destacou, na sessão desta quinta-feira (3), a posse do novo superintendente da Companhia de Desenvolvido dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Celso Adriano, ocorrida na segunda-feira (31). O parlamentar enfatizou a importância da Codevasf para o Estado com atuação em 154 municípios maranhenses integrantes das Bacias Hidrográficas do Itapecuru, Mearim e Parnaíba.

“Com muita felicidade, quero informar que um grande amigo nosso, o Celso Adriano, conhecido por Celsinho, militante político, grande caráter, grande homem assumiu, na segunda-feira a Codevasf”, elogiou.

De acordo com Souza Neto, a Codevasf tem muita atuação nessas áreas com ações de revitalização e desenvolvimento territoriais, florestal, irrigações ambientais e construção de barragens. Ainda segundo o deputado, a Companhia entra em nova fase com a posse do novo superintendente. “Quero deixar registrado que a Codevasf agora está em outro ciclo, em outro caminho com essa nova administração do Dr. Celso, que é uma pessoa honrada, ilibada, uma pessoa que eu tenho certeza que vai fazer um grande trabalho à frente do órgão”, afirmou.

Souza Neto destacou também que a indicação do novo superintendente foi por conta “do prestígio e pelo grande trabalho desenvolvido pelo deputado federal Aluísio Mendes, que é líder de uma bancada de 18 partidos e que vem desenvolvendo um grande trabalho, em Brasília, em prol do Estado do Maranhão”. A indicação foi feita à presidente Dilma, em reconhecimento ao trabalho do Deputado Aluísio, segundo o parlamentar.

“Era um militante do nosso partido PTN, hoje está sem partido, convidei novamente para voltar para o PTN, mas ele disse agora que ele está pensando mais é no trabalho. Fico feliz em termos um colega, um amigo e irmão agora na Superintendência da Codevasf, no Estado do Maranhão”, finalizou.

sem comentário »

Confronto direto

0comentário

Sampaio

O jogo de hoje, às 19h, na Arena Pernambuco é considerado um confronto direto do Sampaio na briga pelo acesso à Série A. Além do Naútico, outro adversário a ser enfrentado pelo time maranhense é o cansaço.

Depois da partida de sábado contra o Macaé, o time retornou e nem treinou para o confronto com o Mogi Mirim na terça-feira e só conseguiu treinar uma vez antes de viajar para Recife. Mas o cansaço não é apenas para o Sampaio, mas para todas as equipes que disputam a Série B e que estão jogando duas partidas nesta semana.

O Náutico foi um dos adversários que o Sampaio não conseguiu vencer em São Luis. No primeiro jogo houve empate por 1 a 1, por isso a partida de logo mais deve ser marcada pelo equilíbrio.

Uma vitória do Sampaio pode levar o time à liderança da Série B pela primeira vez. Para isso, além de vencer o Sampaio terá que torcer por um empate entre Vitória-BA e Botafogo que se enfrentam neste sábado, às 16h30.

O time que enfrenta o Náutico terá duas alterações em relação à equipe escalada por Léo Condé contra o Mogi. Willian Simões suspenso será substituído por Raí. No meio-campo, Válber foi confirmado no lugar de Edgar. O Sampaio terá a seguinte escalação: Rodrigo; Daniel Damião, Mimica, Luiz Otávio e Raí; Léo Salino, Diones, Válber, Nádson, Pimentinha; Douglas.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS