Imbatível no Castelão

2comentários

Sampaio

O Sampaio segue arrasador dentro de casa e mesmo não tendo feito uma excelente apresentação, voltou a vencer, desta vez o Mogi Mirim, por 3 a 1. Foi a nona vitória em 11 jogos realizados no Castelão e o Sampaio segue invicto diante da sua torcida.

Os gols da partida foram marcados por Pimentinha e Jheimy (2) para o Sampaio, enquanto que Matheus Ortigosa marcou para o Mogi.

Com o resultado, o Sampaio chega a 38 pontos e pula para a terceira colocação. O G4 tem ainda o Botafogo na liderança com 39 pontos. O Sampaio tem a mesma pontuação do Vitória-BA que é o segundo, mas perde no saldo de gola e a mesma pontuação do Bahia que é o quarto, mas leva a melhor no maior número de vitórias.

O próximo adversário do Sampaio será o Náutico, na sexta-feira, às 19h, na Arena Pernambuco, em Recife. Com o confronto entre Vitória e Botafogo na próxima rodada, se vencer o Náutico e houver um empate na Bahia, o Sampaio assumirá a liderança da Série B, reafirmando a grande campanha e mais do que nunca mostrando que é sério candidado ao acesso à Série A.

Os gols

O Sampaio abriu o placar aos 30 minutos do primeiro tempo. Pimentinha recebe lançamento de Edgar, o lateral Dieguinho tropeça e não consegue afastar de cabeça. A bola fica com Pimentinha que toca por cima do goleiro Daniel.

O Mogi Mirim volta melhor no segundo tempo e chega ao empate a 18 minutos. Matheus Ortigoza aproveita o escanteio cobrado por Serginho, se antecipa e toca de cabeça sem chance para o goleiro Rodrigo.

Com o empate do Mogi, o Sampaio parte com tudo em busca da vitória. Aos 32 minutos, Pimentinha cruza do lado direito, Diones cabeceia, o goleiro Daniel faz grande defesa, mas no rebote Jheimy manda para o fundo do gol.

Jheimy ainda marcaria o terceiro do Sampaio aos 44 minutos, aproveitando um cruzamento de Raí pela esquerda, mostrando que tem tudo para ganhar a posição entre os titulares.

Foto: De Jesus/O Estado

2 comentários »

Viver Mais

0comentário

VIverMais

A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam), realizou, nesta terça-feira (1º), a triagem de avaliação física e enfermagem para os aposentados e idosos das comunidades circunvizinhas que participam das atividades do projeto “Viver Mais”, no Centro de Convivência, no Olho d’ Água. Os participantes receberam kits com camisa, boné e sacola.

De acordo com a coordenação do “Viver Mais”, a triagem tem como objetivo avaliar o desempenho dos idosos que já estão no projeto, além das condições e necessidades dos que estão ingressando nas atividades. Durante toda a manhã, uma equipe de profissionais – de Enfermagem e de Educação Física – realizaram serviços de verificação de pressão arterial, glicose, peso, medidas e massa corpórea.

O resultado dessa triagem, que é realizada a cada três meses, servirá de base para que os profissionais de Educação Física, que trabalham nas atividades do “Viver Mais”, acompanhem o desenvolvimento de cada idoso. Além dessa avaliação, os beneficiários do projeto têm que apresentar atestado médico, autorizando a prática esportiva.

Durante a triagem, a coordenação do projeto ofereceu um café da manhã. Os idosos e aposentados podem optar por atividades como hidroginástica, aeróbica, zumba, natação, danças e ritmos, passeios, encontros e festas temáticas.

O presidente do Ipam, Raimundo Penha, disse que o projeto não proporciona apenas atividade física, mas também convivência, relacionamento, momentos de lazer e entretenimento. “Nossos profissionais estão analisando todo o desempenho de cada participante do ‘Viver Mais’, visando à melhoria da qualidade de vida”, afirmou.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Marlon Botão, também acompanhou as atividades do projeto “Viver Mais, no Centro de Convivência. Segundo ele, a inciativa é muito importante e positiva para a melhoria da qualidade de vida de seu público alvo.

sem comentário »

Violência no Maranhão

0comentário

WellingtondoCurso

O deputado Wellington do Curso (PPS), vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, utilizou a tribuna, na manhã desta terça-feira (1°), para relatar os casos de violência que vêm aterrorizando os maranhenses.

Ao citar o caso de José Alberto Pereira, vítima de sequestro na porta de casa, na noite do último domingo (30), e a agressão  contra uma adolescente, o parlamentar
solicitou maior atenção do Governo do Estado à Seguranca Pública, além de reafirmar sua independência no parlamento maranhense.

“A observação que eu faço é enquanto deputado que é da base, mas que tem a sensibilidade para fazer críticas ao sistema, objetivando melhorias e a luta por  condições dignas aos maranhenses. Enquanto Legislativo, faço três observações do final de semana: primeiro, o relato do senhor José Alberto Pereira, que foi sequestrado na porta de sua casa; segundo, o relato da vítima, que foi colocado dentro do carro por dois marginais e implorou que não retirassem a sua vida, além de comunicar que ele havia feito uma cirurgia; terceiro, um vídeo divulgado nas redes sociais que mostra uma adolescente sendo espancada. Eu chamo a atenção da Secretaria Pública de Segurança do Estado do Maranhão e do governador Flávio Dino para que tenhamos a sensibilidade de compreender que nós temos uma deficiência na Segurança Pública do Estado do Maranhão e que tenhamos efetivamente um policiamento mais ostensivo em todo o Estado, especialmente na região metropolitana de São Luís”, ressaltou.

Na oportunidade, Wellington também destacou o compromisso que os parlamentares devem ter, não só com aqueles que os elegeram, mas com todos os maranhenses, principalmente com as minorias.

“Nós não podemos nos calar e nem deixar passar despercebidos os acontecimentos que vêm atormentando os maranhenses. Nós, enquanto autoridades e poderes constituídos, precisamos fazer algo, denunciar e ser a ‘voz’ das minorias. Eu tenho chamado atenção dos nobres parlamentares da Assembleia Legislativa que nós não precisamos voltar às ruas daqui a quatro anos somente para pedir votos. Não podemos fugir das nossas responsabilidades. Fomos eleitos para representar o povo maranhense e a Segurança Pública também é nossa responsabilidade”, desabafou.

O deputado encaminhou, ainda, a cópia do vídeo de agressão contra a adolescente para a Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA), Secretaria de Segurança Pública do Estado, Secretaria de Direitos Humanos e Ministério Público, através da Promotoria da Criança e Adolescente, para que possam identificar os culpados e tomar as medidas cabíveis.

sem comentário »

Trabalho nos bairros

2comentários

EdivaldoHolandaJunior

O prefeito Edivaldo anunciou na noite de segunda-feira (31), durante encontro com moradores e lideranças comunitárias do bairro Jardim São Raimundo, a requalificação de 19 ruas da região, com início dos serviços já nesta terça-feira (1º). Com o lançamento do Programa de Requalificação de Ruas no bairro a Prefeitura de São Luís acaba com a espera de 21 anos dos moradores que vivem na área, que não possuía nenhuma rua com asfalto.

“Iremos fazer aqui um trabalho completo. O bairro será outro depois da conclusão da obra e hoje podemos ver a alegria das famílias em saber que o seu bairro vai ser transformado para melhor”, disse o prefeito Edivaldo, acrescentando que depois de dois anos e meio, estão sendo colhidos os frutos do que foi planejado. “Nós plantamos a boa semente e agora estamos colhendo os bons frutos e os bons frutos são as obras que estão espalhadas em vários pontos de São Luís”, completou Edivaldo, que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda e de vereadores.

O prefeito disse ainda que outras frentes de trabalhos serão abertas na zona rural para garantir mais qualidade de vida para a população. “É assim, com muita responsabilidade e seriedade, que temos trabalhando manhã, tarde e noite e muitas vezes entrando pela madrugada para ver essa cidade uma cidade melhor a cada dia e para poder cumprir com a nossa missão de fazer uma boa gestão e de estar ao lado da comunidade”, reforçou o prefeito, em meio a aplausos das centenas de famílias.

“Depois de 21 anos, o Jardim São Raimundo, recebe, merecidamente, obras de asfaltamento em sua plenitude. É o cumprimento da Prefeitura de uma palavra dada, que em um diálogo aberto, não mede esforços e faz importantes parcerias ao governo do estado em um verdadeiro compromisso com o povo de São Luís. Mais Asfalto! Mais dignidade!”, destacou a vereadora Bárbara Soeiro.

As 19 ruas do Jardim São Raimundo receberão serviços de terraplanagem, drenagem superficial, asfalto, meio-fio, sarjeta e nova iluminação, segundo informou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo.

2 comentários »

Defesa do esporte

0comentário

SousaNeto

Durante os apartes ocorridos no pronunciamento do deputado Sérgio Frota (PSDB), na Sessão Plenária desta terça-feira (1º), o deputado Sousa Neto (PTN) criticou a atual postura do Governo do Estado que, segundo ele, não tem incentivado o futebol maranhense.

O parlamentar elogiou os esforços do deputado Sérgio Frota, atual dirigente do Sampaio Corrêa, em proporcionar o crescimento do clube e lutar pelo futebol maranhense. Durante o seu aparte, o deputado Sousa Neto criticou a postura do secretário de Assuntos Políticos e Federativos do Maranhão, Márcio Jerry, que negou apoio solicitado pelo deputado Sérgio Frota em relação ao alojamento dos jogadores do Sampaio Corrêa, que estão sendo prejudicados por conta da invasão da sede do clube.

“Fico imaginando, deputado Sérgio Frota, como é que Vossa Excelência faz essa mágica para pagar esses atletas e agora também tem que pagar os alojamentos e hotéis para colocar esses atletas, para não perder esse nível que o Sampaio Corrêa está brigando para subir para a Série A”, questionou o parlamentar.

Outro ponto assinalado pelo parlamentar foi em relação ao programa Nota Legal, projeto aprovado pela AL e já sancionado pelo Executivo Estadual, cujo relator foi o deputado Sérgio Frota. De acordo com Sousa Neto, já houve a confirmação de que o programa não entrará em vigor o que, segundo ele, configura “mais um calote, uma enganação do Governo do Estado do Maranhão para ajuda do futebol”, finalizou.

sem comentário »

Destaque no Diap

0comentário

Sarneyfilho

O deputado federal Sarney Filho (PV-MA), líder do Partido Verde, foi novamente incluído na lista dos 100 Cabeças do Congresso Nacional, de 2015, divulgada, hoje, pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).  Após ter o seu nome incluído nos rankings anuais durante o seu mandato anterior, Sarney Filho, agora, aparece entre os onze principais “formuladores” da Câmara dos Deputados. O deputado foi o único parlamentar do Maranhão e o único do Partido Verde incluído na nova lista do DIAP.

Entre as categorias de destaque no legislativo, o DIAP identificou como “formuladores” os parlamentares que se dedicam à elaboração de textos com propostas para deliberação, em geral juristas, economistas ou pessoas que se especializaram em determinada área, a ponto de formular sobre os temas que dominam.

“Os formuladores são os parlamentares mais produtivos. O saber, a qualidade intelectual e a especialização, embora não sejam exclusivos, são atributos indispensáveis aos formuladores. O debate, a dinâmica e a agenda do Congresso são fornecidos basicamente pelos formuladores, que dão forma às ideias e interesses que circulam no Congresso. A produção legislativa, com raras exceções, é fruto do trabalho desses parlamentares. Enfim, são eles que concebem e escrevem o que o Poder Legislativo debate e delibera”, define o DIAP.

Sarney Filho afirmou que o reconhecimento de seu trabalho na área socioambiental  pelo DIAP  “é gratificante, e por certo ajudará a fortalecer uma luta que não tem sido fácil, voltada para o desenvolvimento sustentável, para os direitos humanos, contra a discriminação e pela inclusão social”.

“Somos um grupo pequeno no Congresso Nacional, empenhado na formulação e aprovação de proposições voltadas para garantir melhor qualidade de vida para a população e, ao mesmo tempo, preparar o país para uma economia de baixo carbono, mudança fundamental no século 21, diante da perspectiva de esgotamento dos recursos naturais e das mudanças climáticas”, afirmou Sarney Filho.

sem comentário »

Fala São Luís

0comentário

HonoratoFernandes1

Uma nova etapa do Projeto Fala São Luís foi concretizada, no último sábado (29). Trata-se do lançamento do projeto no bairro da Vila Luizão. Para marcar a data, um evento em homenagem ao Dia dos Pais e ao mês do Folclore foi realizado pela Escola Filantrópica Efraim em parceria com o Fala São Luís, idealizado pelo vereador Honorato fernandes (PT).

Apresentações culturais protagonizadas pelos alunos da escola simbolizaram o lançamento do projeto na Vila Luizão. Na programação, apresentações do coral e da companhia de dança da escola entreteram as cerca de 500 pessoas que prestigiavam o evento.

Antes do lançamento, através da aplicação de um questionário, um diagnóstico dos principais problemas do bairro foi feito. No levantamento, a avaliação de vários serviços oferecidos a comunidade e demandas apresentadas pelos moradores estão representadas em forma de dados em um relatório.

“É uma alegria poder presenciar a lançamento do Projeto Fala São Luís na Vila Luizão. Além disso, a comunidade está muito satisfeita com oportunidade que projeto oferece ao morador de poder relatar os problemas que mais o aflige, nas mais diversas áreas, seja de infraestrutura, mobilidade urbana, segurança, saúde e etc. E saber que, posteriormente, estas demandas serão encaminhas ao poder público, como forma de cobrança para a aplicação de políticas públicas que solucionem as deficiências constatadas nas pesquisas é sem dúvida uma luz no fim do túnel pra nós.”, relatou a irmã Nonata, líder comunitária da Vila Luizão.

HonoratoFernandes

Logo no início da festa de lançamento do projeto, a Diretora da Escola Efraim, dona Irimar Gouveia foi recebida com as boas vindas e em discurso o Coordenador, professor Edney Figueiredo ressaltou a importância da interação entre família e escola, além da parceria do projeto Fala São Luís na realização do evento.

“O Fala São Luís, através do vereador Honorato Fernandes foi peça fundamental para que esta festa acontecesse. O momento é de fundamental importância, tendo em vista a oportunidade da família dos nossos alunos estarem interagindo com a escola”, destacou o professor Edney Figueiredo.

Na oportunidade, o vereador Honorato Fernandes também ressaltou a importância de eventos como este para fortalecer os laços entre o corpo docente e a família dos alunos, recebeu homenagens e ainda usou do momento para aplicar uma dinâmica, fazendo todos que estavam presentes perceberem o quanto precisamos uns dos outros.

“O intuito do projeto Fala São Luís é promover ações que potencializem setores essenciais da nossa sociedade. A educação é um deles. E quando falamos em investimentos em educação precisamos levar em consideração não apenas a adoção de ações voltadas a infraestrutura, como estamos habituados a ver. Não que ações neste sentido não sejam necessárias, mas estas iniciativas precisam estar atreladas a promoção de momentos ricos como este, que proporcionam a interação entre a família dos alunos e a escola. Esta relação é fundamental para o êxito do processo educacional”, destacou Honorato.

sem comentário »

Transtorno obsessivo

0comentário

RicardoMurad

Por Ricardo Murad

Dominado emocionalmente pelo primeiro damo do Estado, numa relação que a cada dia fica mais conturbada e já causa enormes prejuízos ao estado, o governador em mais uma ação perseguidora, inédita e abusiva determina à famigerada Secretaria da Transparência, órgão criado com o fim específico de atingir, acusar e constranger seus adversários, que peça o indiciamento dos dois deputados e para isso os envolve numa peça de ficção sem o menor sentido e propósito a não ser o de produzir sensacionalismo para promover o festival midiático tão necessário a um governo que se destrói a cada dia e esse fosse o antídoto para estancar a sangria do desgaste popular e fazer calar a voz da Oposição constrangendo a deputada Andrea e o deputado Sousa Neto na Assembleia.

Para isso se utiliza do pobre Rodrigo Lago que de metamorfose em metamorfose passou de advogado para ladrão do dinheiro público destinado à compra de medicamentos para o povo carente de Caxias e agora virou capitão do mato de Flávio Dino, no comando de uma secretaria que é uma piada, que como disse, foi criada nos moldes dos órgãos repressores típicos dos regimes totalitários para calar e violentar quem ousasse contestar o regime de exceção, que se transformou no símbolo de um governo sem perspectiva de futuro.

Assistam no vídeo a ameaça velada de indiciamento feita a mim e aos dois deputados em mais um capítulo dessa novela grotesca produzida nos porões da Secom veiculada pela TV Guará, única emissora do maranhão que se presta a esse serviço sujo. Mas Flávio Dino que não se engane pois vamos demonstrar que todas as suas acusações são falsas e levianas e ele será, junto com os seus asseclas, responsabilizado pelos danos que está causando a pessoas sérias e honradas, e ao estado, pela sua conduta, esta sim, criminosa.

*Ricardo Murad é ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado da Saúde

sem comentário »

Quinze anos depois

1comentário

15anoszeca

Dia de festa para todos que fazem o portal Imirante que hoje completa 15 anos. E 15 anos não são 15 dias apenas, nem mesmo 15 minutos.

São 15 anos de muito trabalho e dos quais tive a honra de coordenar a equipe de conteúdo por exatos 10 anos. Nem mesmo nós que trabalhamos no início imaginávamos que aquele portal tão acanhado do início iria tão longe.

E vejo que ao completar 15 anos um ciclo se renova agora e outro começa como todas as coberturas que realizamos no dia-a-dia. É tudo muito rápido…

Lembro do início difícil e do crescimento que veio com investimentos e hoje o portal Imirante está consolidado como um dos principais braços da notícia no Grupo Mirante.

Mais importante do que os milhões de acesso é perceber o crescimento da equipe refletida na qualidade dos textos e nos projetos ousados lançados nesta caminhada como por exemplo o Tá Bom Xerosa!!! Que venham novos desafios…

Sempre digo que chegar ao topo não é uma tarefa muito difícil. Difícil mesmo é permanecer por tanto tempo lá em cima. E esta, na minha modesta opinião é o novo desafio do Imirante.

O meu agracecimento a todos pela oportunidade de ter feito parte dessa linda história.

Parabéns a todos pela data e que venham muitos anos pela frente!!!

1 comentário »

Versão de Frota

28comentários

SergioFrota

O presidente do Sampaio, Sérgio Frota esclareceu no site do clube detalhes sobre a venda do terreno onde está instalado o Centro de Treinamentos. Ele confirma a venda pelo montante de R$ 4 milhões 750 mil reais, mas não diz quantos hectares foram vendidos, mas que o Sampaio ficou com 5 hectares. A operação até então desconhecida levou torcedores e imprensa a cobrar esclarecimento por parte do clube.

O episódio da invasão do terreno do Sampaio trouxe à tona dois aspectos que eram desconhecidos por todos nós. O primeiro a venda do próprio terreno que somente ontem foi esclarecida pelo presidente Sérgio Frota.

O outro aspecto importante diz respeito a utilização de parte desses recursos. Sempre ouvi Sérgio Frota afirmar que tirou dinheiro do bonso, mas ele mesmo esclarece que em 2012 utilizou os recursos da venda do terreno para conquistar o acesso. Com isso, Frota não pode mais dizer que tirou dinheiro do bolso. Pode até ter feito isto, mas já recebeu o seu de volta, ou pelo menos boa parte deles. Isto para nem falar nas rendas poupudas nos últimos três anos. Veja o que Sérgio Frota revelou no site do Sampaio:

“Estão tratando o caso como um fato nebuloso. Fizemos um contrato, sim, com a empresa Hispamix e foi justamente esse acordo financeiro que viabilizou a campanha exitosa do time em 2012. Do montante envolvido na negociação, recebemos R$ 2 milhões em dinheiro, que investimos no departamento de futebol do clube – não à toa, conquistamos a Série D invictos. Ficamos com 5 hectares do terreno (que só ainda não estão em nome do clube, porque só este ano obtivemos a negociação de todas as nossas dívidas), pelo valor de R$ 1 milhão e 750 mil, e a Hispamix ainda nos deve R$ 3 milhões, que serão utilizados para fazer uma grande reestruturação no nosso Centro de Treinamento, com alojamentos, campos de futebol, quadra poliesportiva, área de vivência para integrar o sócio, além de restaurantes e outros benefícios. O único impasse que existe entre o Sampaio Corrêa e a empresa, o que justifica o atraso no início das obras, é uma discordância em relação ao projeto. Pois na parte do terreno que cabe à Hispamix, será construído um condomínio que também beneficiará o clube com sua estrutura. E nós não concordamos com os projetos até então apresentados. Razão pela qual, inclusive, não achamos conveniente fazer uma divulgação desse acordo, sem ter uma concepção concreta em mãos”, disse.

Não sei se está tudo explicado nesta nota, mas esse é o esclarecimento do Sampaio.

Bom dito isto, nem vou publicar o restante da matéria que na verdade reproduz aquele velho chororô que já estamos cansados, além é claro do também cansado discurso de perseguição ao Sampaio.

O importante era esse esclarecimento, agora cabe ao torcedor do Sampaio aceitar ou não a versão dada pelo seu presidente.

Foto: Site do Sampaio

28 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS