Por Zeca Soares • segunda-feira, 17 de agosto de 2015
Após as notícias sobre as ações ajuizadas pelo Estado contra Ricardo Murad e os deputados Andrea Murad (PMDB) e Sousa Neto (PTN), a parlamentar de oposição fez um belo discurso na sessão plenária desta segunda-feira (17) e desabafou sobre o clima de perseguição que vem sofrendo do governo Flávio Dino. No discurso, a deputada disse que “o governador não faz outra coisa da vida a não ser perseguir seus inimigos”. De imediato a deputada Andrea alertou o parlamento sobre a postura do gestor.
“Eu me pergunto se esta Casa acha normal o governador Flávio Dino colocar como réus no processo dois deputados estaduais por pura perseguição política. Ele acha que esta Casa não deve ter Oposição? Porque o governador Flávio Dino é um tirano. Ele não consegue entender que em todo lugar do mundo existe Oposição. E onde já se viu utilizar um órgão como a Procuradoria Geral do Estado para perseguir dois deputados? Para amedrontá-los? Para garroteá-los? Tenho pena do povo maranhense com o governo que aí está”, disse.
A parlamentar disse ainda que “o sonho de Flávio Dino é prender Ricardo Murad e tirar a oposição dos trilhos”, mas já avisou que a influência do ex-juiz não vai intimidá-la. Ela pretende continuar denunciando o caos e as ilegalidades praticadas na gestão primária praticada pelos comunistas que, de fato, trabalham para perseguir o passado e esquecem do futuro.
“Só pensa em perseguir seus adversários, em lugar de combater a corrupção que empesta o seu governo, só tem olhos para o passado. Ao invés de honrar os votos que recebeu, sendo trabalhador, renovador, simplesmente segue o caminho do ódio, da perseguição e por isso vai continuar sendo esse governador de quinta categoria, que não mostrou para o Maranhão a que veio e nem vai mostrar, porque não tem um pingo de competência para ser governador. Nunca administrou nenhuma quitanda, está brincando de governar, e está perdido, transformando o Maranhão nesse caos”, discursou Andrea Murad.
Categoria Notícias • Política | Tags Andrea Murad, Flávio Dino, Ricardo Murad
Por Zeca Soares • segunda-feira, 17 de agosto de 2015
O prefeito de São José de Ribamar e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Gil Cutrim, irá se filiar ao Partido Democrático Trabalhista no próximo dia 28, durante ato político que será promovido, a partir das 10h, no Patrimônio Show, localizado no Centro Histórico de São Luís.
A festa de filiação reunirá centenas de representantes dos mais variados segmentos da política maranhense e deverá se configurar como um dos maiores eventos políticos deste ano.
Gil Cutrim deixa do PMDB de forma amigável e sua ida para o PDT ocorreu à convite do presidente nacional do partido, ex-ministro Carlos Lupi, e do deputado federal Weverton Rocha, que deverá assumir o comando do diretório estadual da sigla.
“Agradeço a convivência pacífica e harmoniosa que tive com os companheiros peemedebistas. Me filiarei ao PDT com o objetivo de contribuir com o crescimento do partido. Além disso, o partido está totalmente alinhada ao projeto do governador Flávio Dino, cujo gestão eu apoio e acredito”, afirmou Cutrim.
Weverton Rocha, em recente visita a São José de Ribamar, classificou a filiação de Gil Cutrim nos quadros pedetistas como uma das mais importantes aquisições que o partido obteve nos últimos anos.
“Gil é prefeito da terceira maior cidade do Maranhão em número de habitantes. Preside uma entidade que congrega os municípios de nosso estado. É um gestor jovem, com grandes ideias e que tem um futuro mais do que promissor. Para o PDT, sem dúvida alguma, sua chegada fortalecerá, ainda mais, o partido e contribuirá para que cresçamos cada vez mais”, disse o deputado.
Categoria Notícias • Política | Tags Gil Cutrim, PDT
Por Zeca Soares • segunda-feira, 17 de agosto de 2015
A Prefeitura de São Luís beneficiou mais 127 adultos e idosos com a entrega de óculos pelo projeto Olhar Brasil. O projeto, de iniciativa do governo federal, é desenvolvido na capital maranhense por meio de uma articulação entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semus). Os adultos e idosos beneficiados integram a rede municipal de ensino, participando do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) ou regularmente matriculados nas classes de Educação de Jovens e Adultos.
A execução do programa Olhar Brasil em São Luís segue a política do gestão do prefeito Edivaldo para a área da Educação, garantindo, além dos dias letivos e dos conteúdos escolares, condições para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos estudantes. A assistência oftalmológica está de acordo ainda com as metas e estratégias do Plano Municipal de Educação (PME), aprovado este ano e que estabelece o atendimento especializado aos estudantes da educação básica, inclusive adultos e idosos, na área de promoção, prevenção e atenção à saúde.
A solenidade de entrega contou com a participação dos estudantes e suas famílias e foi realizada no auditório da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), localizada no Monte Castelo. Também presente à cerimônia, o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou que o objetivo da ação é promover tanto o combate ao analfabetismo adulto quanto a qualidade de vida.
“No espírito da parceria que vem marcando a gestão do prefeito Edivaldo, agradecemos ao governo federal e à equipe da Semus pelo trabalho conjunto. Ao trabalhar também com o público adulto e idoso, o projeto Olhar Brasil ajuda a retirar obstáculos e aumenta a possibilidade de que esse público permaneça na sala de aula”, disse o secretário.
Para coordenadora do projeto junto à Semus, Ana Karina Abdalla, além de diminuir índices de evasão escolar entre adultos e idosos, o projeto também contribui para aumentar o rendimento escolar. “Com certeza o aluno que tem diminuição da acuidade visual ou qualquer outro problema de visão terá problemas de rendimento na escola. Espero que juntos possamos continuar desenvolvendo este belo trabalho e que possamos melhorar cada vez mais as condições de aprendizado dos estudantes, trabalhando pela promoção da saúde e da qualidade de vida”, disse a coordenadora do projeto.
Foto: Fabrício Cunha
Categoria Notícias • Política | Tags Olhar Brasil, Prefeitura de São Luís
Por Zeca Soares • segunda-feira, 17 de agosto de 2015
O vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado estadual Wellington do Curso (PPS), solicitou a realização de Audiência Pública a fim de discutir as consequências da extinção da prova da OAB. Tal tema está relacionado ao projeto de lei 5.054/2005, que, entre outras disposições, prevê a revogação da exigência do Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Por defender a importância da prova da OAB, Wellington ressaltou a necessidade de se esclarecer as consequências negativas que a extinção do exame traria, sobretudo para a sociedade.
“O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo assim um profissional de grande responsabilidade social. Por isso, a prova da OAB é de suma importância,ç e extinguir o Exame da Ordem seria um retrocesso e um prejuízo à sociedade brasileira. Almejando a discussão sobre tal tema, solicitamos uma audiência pública que contará com a presença de juristas, membros da OAB, acadêmicos de Direito, dentre outros. Ressalta-se assim não apenas a existência de uma prova, mas o zelo para com a responsabilidade social de cada profissão”, enfatizou o parlamentar.
A Audiência acontecerá no próximo dia 18, com início às 14 h, no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa.
Categoria Notícias • Política | Tags OAB, Wellington do Curso
Por Zeca Soares • segunda-feira, 17 de agosto de 2015
Um problemão para o técnico Léo Condé resolver para o jogo difícil diante do Vitória, no próximo sábado, às 16h,30, no Estádio Castelão.
Além de enfrentar o líder embalado da competição, o Sampaio perdeu para este duelo o seu principal jogador, o meia Nádson que terá que cumprir suspensão. Situação bem preocupante, pois Nádson tem feito a diferença neste time do Sampaio.
Além de Nádson, outro que está fora é o meia Válber que também terá que cumprir suspensão.
Para piorar a situação Alex Maranhão está contudido. O meia Cleitinho foi operado na semana passada. Portanto, Condé perdeu para o duelo com o Vitória os dois meias titulares e os dois reservas.
O que fazer? Bom, não restará outra saída senão improvisar o Raí na meia e agora sim, diferentemente do jogo com o Paraná deve escalar mais um volantes atuando com Salino, Dê e Diones. Ou mesmo abrir o time colocando o garoto Felipe, hipótese que considero suicida.
Ou ainda colocar na fogueira o recém-contratado Pedrinho que era reserva no América-MG.
ALém de tudo isso, vale lembrar que o Vitória quer acertar as contas com o Sampaio. Na abertura da Série B, o time maranhense bateu os baianos por 2 a 0, em Salvador. Na época Robert era jogador do Sampaio, agora está no Vitória.
Por tudo isso, sem dúvida Sampaio e Vitória será um jogão no Castelão.
Categoria Charges | Tags Castelão, Nádson, Sampaio, Vitória
Por Zeca Soares • segunda-feira, 17 de agosto de 2015
O Ministério Público Estadual (MPE) empossou, na última sexta-feira (15), 25 novos promotores de Justiça substitutos aprovados no concurso de 2014. Eles atuarão nas comarcas do interior do Estado. A solenidade de posse ocorreu no auditório do Hotel Pestana, Calhau.
A cerimônia de posse dos novos promotores contou com a participação do deputado Roberto Costa (PMDB), representando o Legislativo maranhense. Para o parlamentar, a posse dos novos promotores fortalece a justiça, a instituição e principalmente o cidadão que terá um aparo e um apoio maior às suas reclamações e direitos. “O Poder Legislativo como parceiro do Ministério Público não poderia deixar de se fazer aqui representado”, declarou o deputado.
A nova promotora Ariadne Dantas foi a primeira colocada no concurso e discursou em nome de todos os colegas. Ela é do estado de Sergipe e veio assumir o cargo no Maranhão. Para ela é grande a expectativa de colaborar com os trabalhos do Ministério Público do Estado.
A procuradora geral de justiça do Maranhão, Regina Lucia de Almeida Rocha, falou da importância da posse dos novos promotores. “Com esses 40 novos promotores atuando nas comarcas nosso trabalho se tona muito mais eficiente. Devido a nossa geografia temos promotores respondendo por duas, até três comarcas diferentes, o que torna nosso trabalho não tão eficiente. Então o momento é de comemoração”, disse.
Nos próximos dias mais 15 promotores vão ser nomeados e assim somar um total de 40 novos profissionais no Maranhão. Eles vão atuar nas comarcas do interior e com isso reduzir o déficit de promotores de justiça no estado.
Por enquanto, eles vão atuar como substitutos, participar de cursos de ingresso na carreira e no final deste mês vão ser titularizados nas comarcas.
Agora o quadro do Ministério Público do Maranhão passa a contar com mais de 300 membros. Atuando na defesa da cidadania e dos interesses gerais da sociedade.
Categoria Notícias • Política | Tags Promotores, Regina Roocha, Roberto Costa
Por Zeca Soares • segunda-feira, 17 de agosto de 2015
O governador Flávio Dino (PcdoB) defendeu nas redes sociais o diálogo responsável entre PT e PSB para enfrentamento da crise instalada no país.
“A crise politica é impulsionada pela Lava-Jato. Mas a antecede, como passeatas de junho de 2013 demonstraram. Há uma crise de representação. A sociedade se agarra a “magistrados-heróis” exatamente por conta da crise de representação política. Que é universal e pluripartidária”, escreveu.
“Primeiro passo para superar a crise de representação é um diálogo sério e responsável entre os principais partidos do país: PT e PSDB”, finalizou.
Categoria Notícias • Política | Tags Flávio Dino, PSDB, PT
Por Zeca Soares • segunda-feira, 17 de agosto de 2015
O deputado Glalbert Cutrim (PRB) apresentou esta semana na Assembleia Legislativa indicações, através das quais, ele solicita do Governo do Estado a execução de novas ações que irão beneficiar as cidades da região da Baixada Maranhense.
Glalbert pediu a recuperação urgente da MA-014, no trecho ligando os municípios de Vitória do Mearim e Pinheiro. Devido as fortes chuvas que caíram, principalmente, no primeiro semestre, a infraestrutura da rodovia estadual ficou bastante comprometida, o que está causando transtornos aos motoristas.
Para Matinha, o parlamentar requereu o apoio financeiro do governo estadual para que seja colocada em funcionamento a Fábrica de Beneficiamento de Pescados e Mariscos da cidade.
A estrutura física do prédio onde a Fábrica funcionará já está concluída, faltando apenas maquinário para coloca-la em funcionamento. “Atendendo pedido do prefeito Beto Pixuta e dos pescadores da região, estamos solicitando ao Governo que firme parceria com o município de Matinha no sentido de viabilizar o funcionamento deste importante equipamento público que, em muito, contribuirá com a atividade pesqueira nesta região da Baixada”, explicou Cutrim.
Para Alcântara, Glalbert solicitou a construção de uma quadra de beach soccer na sede do município – reivindicação antiga dos desportistas – e conclusão da obra da ponte localizada no povoado São Raimundo, na MA – 106.
“É importante ressaltar que essa obra irá beneficiar mais de 22 mil habitantes e consolidar definitivamente a integração econômica, social da região, dando à população a possibilidade de estar mais próximo e tornando a viagem mais ágil e segura. Além disso, será um importante escoadouro da produção agrícola e pecuária da região”, finalizou o deputado.
Categoria Notícias • Política | Tags Baixada, Glalbert Cutrim
Por Zeca Soares • segunda-feira, 17 de agosto de 2015
O governador Flávio Dino (PCdoB) foi bastante contestado nas redes sociais após postar ontem mensagem sobre as manifestações que ocorreram em todo o país.
“Manifestações expressivas nas ruas, mas insuficientes para impulsionar absurdo discurso do impeachment. Governo ganha tempo para nova agenda”, escreveu.
A resposta foi imediata. A maioria esmagadora dos internautas reprova a postura do governador do Maranhão em defesa de Dilma Rousseff (PT).
Veja mais
Categoria Charges | Tags Dilma Rousseff, Flávio Dino
Por Zeca Soares • segunda-feira, 17 de agosto de 2015
O Maranhão vive um novo momento. Uma nova república, segundo o governador Flávio Dino (PCdoB) e seus aliados. E nessa nova república a Justiça e a máquina pública são a principal arma contra adversários políticos e também desafetos.
Se for contra o governador, toda a estrutura do Estado é usada para tentar calar ou dilacerar o adversário. E não importa o patamar em que esteja o alvo, se sem ou com mandato eletivo.
O recente exemplo é a ação da Procuradoria Geral do Estado contra os deputados da oposição Andrea Murad (PMDB) e Sousa Neto (PTN). Eles são alvo de uma ação impetrada na Justiça Federal por improbidade administrativa.
Na república dinista, criticou, será punido pela ousadia de observar atos do governo. Mesmo que esses atos sejam irregulares e comprovados até por órgãos de controle como o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Se a coerção não for na Justiça, há outras armas como auditorias direcionadas unicamente ao desafeto político do governador. A Secretaria da Transparência, do pouco transparente Rodrigo Lago, foi criada, ao que se vê, para investigar somente os atos do governo passado, jamais do atual.
Mas a postura de Flávio Dino não deveria ser surpresa para seus adversários. Nas campanhas eleitorais que participou, Dino pautou toda a festa cívica em ações e mais ações contra tudo e contra todos: jornais, candidatos e até juízes.
Resta saber até quando Dino vai continuar tentando calar todos. Governar, assumir erros e trabalhar em prol da população é algo mais urgente do que perseguir seus adversários políticos.
Coluna Estado Maior/ O Estado
Categoria Notícias • Política | Tags Flávi Dino