A presidente Dilma Rousseff foi ao Maranhão para “entregar”, como se tornou moda dizer nesses casos, 2.020 moradias do Minha Casa Minha Vida. E deitou falação em defesa do próprio mandato. A governante que apareceu há menos de uma semana no horário político do PT que demonizava líderes da oposição — três deles presidentes de partido — afirmou o seguinte:
“Eu trabalho dia e noite incansavelmente para que essa travessia seja a mais breve possível. O Brasil precisa muito, precisa mais do que nunca, que as pessoas pensem primeiro nele, Brasil, no que serve à nação, à população, e só depois pensem nos partidos e em seus projetos pessoais. O Brasil precisa de estabilidade para fazer essa travessia.”
Entendi. Ela já vendeu essa ideia de “travessia” na campanha eleitoral. Mas isso é o de menos. Segundo se entende de sua fala, ser contra o governo é ser contra o Brasil, certo? Logo, o patriotismo só tem uma expressão em nosso país: o governismo. Tenham paciência! Quando a campanha eleitoral desta senhora acusava os adversários de querer tirar a comida e o emprego dos pobres, não lhe ocorreu que o Brasil deveria estar acima de seus interesses.
E Dilma prosseguiu com aquela mixuruquice retórica que Lula introduziu na política, comparando o país a uma família:
“É como numa família. Numa dificuldade, não adianta ficar um brigando um com o outro. É preciso que as medidas sejam tomadas. Ninguém que pensa no Brasil deve aceitar a teoria dos que pensam assim: ‘Eu não gosto do governo, então eu vou enfraquecer ele’. Quanto pior, melhor? Melhor para quem?”
Dilma não é da minha família. Não é minha mãe, não é minha tia, não é minha avó, não é minha prima, não é minha irmã, não é minha mulher, não é minha filha… Dilma não é nem mesmo minha vizinha. Ela pertence a um governo cujos postulados repudio. Logo, de saída, ainda que ela fosse a encarnação da honestidade pessoal, eu teria o direito democrático de me opor.
Mas calma lá! A honestidade pessoal — se enfiou ou não a mão no nosso bolso para enriquecer — não é o único crivo que pode levar um governante a perder o mandato. Basta ler a Lei 1.079, que muitos puxa-sacos, pelo visto, gostariam de banir do país. É aquela que tirou Fernando Collor de Mello do poder. De resto, quem disse que a gente aguenta qualquer desaforo, mesmo da família?
A agora presidente que, durante a campanha eleitoral, tentou faturar com a crise hídrica de São Paulo, que, sabia ela muito bem, não tinha como ser atribuída ao governador do Estado, afirmou:
“Quero aproveitar para fazer um apelo aos brasileiros: vamos repudiar sistematicamente o vale-tudo para atingir qualquer governo. Seja o governo federal, o governo dos estados e dos municípios. No vale-tudo, quem acaba sendo atingido pela torcida do quanto pior melhor é a população.”
Uma das misérias brasileiras está no fato de que os governantes só ficam recitando postulados da democracia quando estão à beira do abismo. Quando seguros em seus respectivos tronos, atropelam-nos sem pestanejar, não é mesmo?
A plateia para a qual falava era toda amiga. Tinha sido rigidamente selecionada, numa mistura dos critérios de democracia da turma de propaganda de Dilma com os do PCdoB, do governador Flávio Dino. Enquanto ela discursava, da plateia partiam gritos com esta espontaneidade:
“Renova, renova, renova a esperança”;
“A Dilma é guerrilheira e da luta não se cansa”;
“No meu país, eu boto fé, porque ele é governado por mulher”.
Flávio Dino, um homem, salvo melhor juízo, também resolveu dar uns pitacos sobre democracia e golpe:
“Nós aqui do Maranhão defendendo a democracia contra qualquer tipo de golpe instalado no nosso país. Estamos aqui manifestando o que se passa no coração do povo mais pobre deste país. É claro que todos nós somos contra a corrupção. Defendemos a investigação e a punição de quem quer tenha feito coisa errada. Temos que separar as coisas. Com respeito à Constituição, à democracia e às regras do jogo. Estamos aqui num abraço simbólico à democracia, à Constituição e ao governo da presidente Dilma Rousseff”.
Golpe é tentar impedir que os Poderes da República exerçam suas prerrogativas constitucionais. De resto, quem é Dino para falar? Recomendo uma breve pesquisa no Google. Coloquem lá na área de busca as seguintes palavras, sem vírgulas e sem aspas: “Flávio Dino grupo Sarney recorreu Justiça”. Vocês verão quantas vezes este senhor apelou a instâncias legais para tentar cassar mandatos ou eleições de seus adversários locais, ligados à família Sarney ou pertencentes à própria.
Dino é oriundo da escola de pensamento do PCdoB: o que serve a seu grupo e a seu projeto de poder traduz a redenção popular; o que não serve é golpe.
Essa conversa das esquerdas já não seduz mais ninguém, a não ser meia dúzia de colunistas cujas máscaras caíram de forma irremediável. Dilma tem de prestar contas à democracia, não à ditadura.
* Reinaldo Azevedo é colunista da Veja
eu vou dizer uma coisa…nao vou dizer nadinha kkkkkkk
esses blogueiros so querem é clics,a pouco mais de 8 meses ouvia todos falando em midia vendida que a veja é isso é aquilo,agora não é mais?
v como as postagens são a gosto do fregues, se o cara la publicasse apoiando a ação de dino,não teria nada a falar como foi contra os blogueiros do sistema todos caem matendo como urubu na carniça,ainda mi lembro as criticas pesadas dos blogueiros sobre a revista veja kkkkkkkkkkkkkkkk
como sempre falo todos iguais,todos sem excessão,politicos + jornalistas= tudo farinha do mesmo paneiro.
Posso dizer o mesmo de você que sequer escreve o seu nome e se esconde por trás de um apelido e e-mail qualquer.
Ué Zeca, mas a Dilma esteve no palanque do Edinho Lobão e do Flavio Dino. Se o Edinho (apadrinhado dos Sarney) tivesse ganho a eleição e a Dilma estivesse ontem em seu palanque você teria feito essa postagem? É impressionante como a tal da Deputada Murad, que ninguém sabia quem era no Governo Roseana, agora virou arauto da democracia e dos bons costumes, todo dia tá no blog do Zeca… Porquê? Porque ela fala mal do Flavio Dino, quando era da situação, ninguém conhecia ela.
Você precisa se decidir porque fala de mil coisas. Desça do palanque que a gente conversa.
Falei de mil coisas e você não respondeu nenhuma… Porquê?
Porque nem merecia resposta.
Povão do “pixuleco”… R$35,00 e um sanduíche de “mortandela”, por que a “Presidenta”, não foi a Rua Grande ou a Feira do João Paulo? Foi um evento longe de tudo e de todos para um claque de “selecionados” ambiente esterelizado só faltou o Roque do Silvio Santos comandando o ” A Dilma vem aí… ole.. ole.. olá. Ridiculo o “Coroné Flavio Dino” repetir Vitorino Freire. Quando Assis Chateaubriand queria ser senador da republica e perdeu a eleição na Paraiba, ele perguntou ao Presidente da Republica quem possuia um bom curral eleitoral nas mãos no Brasil para elege-lo e responderam Vitorino no Maranhão e ele foi eleito Senador pelo Maranhão sem colocar os pés no Estado. O “coroné” Dino repetiu ontem com a “Presidenta” preparando uma claque para agradar aquela que desagrada 93% do Brasil.
Fico impressionado com alguns jornalistas daqui! Só porque um idiota colunista da maior divulgadora de mentiras do país escreveu uma PORCARIA eles publicam como se fosse uma verdade inquestionável! Vocês não têm opinião?! Depois se espantam quando esses idiotas nos chamam de burros e atrasados(coisa que não somos!)! O governo da Dilma Rousseff, assim como o de Flávio Dino, não é lá essas coisas, mas a saída dela resolve o problema?
Engraçado…. Só engraçado…..
Engraçado são vocês! Não têm argumentos e respondem a um comentário com deboche!! Não sei porque me espanto com isso! Se pegar você, o Marco D’Eça, o Gilberto Leda, o Cessar Bello, o Leandro Miranda,o Luís Pablo, etc e colocar numa sala para discutirem política ou outro assunto sério, só sairá porcaria! Procura escrever sobre futebol que disso tu entendes!!
Obrigado pelo conselho, mas vou continuar por aqui mesmo que estou incomodando e muito. Muito obrigado pela audiência.
Se você algum dia se sentir um IDIOTA, saiba que existem pessoas que acreditam e lêem a revista Veja.
Então o que a Veja diz do PT e Lava Jato é tudo mentira? Sério?????
Realmente e tem mais idiota ainda, aqueles que acreditam e votam no PT,
Lula nao sabia de nada (mensalao e Petrolao) e Dilma, nunca soube nada da Petrobras, quando ministra, presidente de conselho e presidente do pais…
Realmente a Veja diz que eles sabiam e eu acredito … devo ser idiota mesmo!
Mas a Dilma está correta. Essa pauta bomba serve pra quem? Pra população que não é, é só pra interesse político de fazer o Brasil ficar pior e a oposição crescer. Quem sai no prejuízo são os mais pobres, eles que vivem de bico. Quem tem grana tá investindo o dinheiro, aproveitando altas consecutivas da SELIC.
Acho engraçado muitos criticando o PT por criticar. Criticar o PT virou sinônimo de ser intelectual. O pior que vários desses que criticam são as pessoas que fizeram pronatec, prouni, viajaram pelo ciência sem fronteiras, compraram um carrão com IPI zero, etc. Enfim, não conheço UMA pessoa sequer que piorou de vida nesses anos e agora querem criticar por criticar.
Por fim, quem assistiu a transmissão do evento viu a vaia grandiosa foi dada ao anunciarem o nome de Edson Lobão.
Então deveriam ter vaiado o Waldir Maranhão que também está sendo alvo de investigação na Lava Jato. Não estou defendendo ninguém, mas acho que usaram de dois pesos e duas medidas.
Andrea Moreira, talvez você esteja tranquila na folha de pagamento do governo Dino, mas pergunte aos milhares de desempregados desde janeiro de 2015 o que eles acham dos “beneficios do governo do PT”
Andrea Moreira, o PT ganhou a eleicao mentindo para o povo, institucionalizou a corrupcao, que sempre existiu no Brasil,
Andrea Moreira, o PT ganhou a eleicao mentindo para o povo, institucionalizou a corrupcao, que sempre existiu no Brasil, é fato
mas o PT conseguiu aumenta-la exponencialmente. O PT teve a oportunidade de dar um salto de qualidade no Brasil e nao o vez, porque os seus proprios interesses nao deixaram, que o digam lula e ze dirceu
Flávio Dino se acha o cara da política nacional agora é….??????
Esses comunistas se acham arautos da democracia quando não passam de mero oportunistas e aproveitadores da esquerda no Maranhão esssa é a verdade.
Zeca, bom dia!
A critica foi a Dilma ou a Dino? Ou ainda, a ambos? Mas, para um leitor um pouco mais cuidadoso… A critica foi a Dilma, sendo Dino, apenas, merecedor de citação. Mas porque citar, no caso do seu post, apenas Dino?
Porque foi ele quem trouxe a presidenta a São Luís para um evento que como ele mesmo disse se transformou em um ato político e exatamente por isso ganhou visibilidade da mídia nacional.