Greve é suspensa

1comentário

policiais

Em Assembleia Geral realizada no final da noite desta segunda-feira (10), a polícia civil do Estado do Maranhão decidiu pela suspensão da greve geral da categoria até o dia 4 de setembro. Até esta data a  a categoria permanecerá em estado de greve e colocará em prática o movimento “polícia legal”.

O Sinpol antes da Assembleia esteve reunido com o governo do Estado representado pelo secretário de Articulação Política Márcio Jerry, que afirmou que só negociaria com a categoria e apresentaria uma proposta de recomposição salarial até o dia 4 de setembro casos os policiais suspendessem a greve geral e mantivessem apenas o estado de greve.

“A polícia civil com todos os prazos que já proporcionou ao governo do Estado está mostrando mais uma vez de forma clara e objetiva que sempre esteve aberta às negociações. Portanto, agora essa resposta satisfatória à categoria deve vir do Governo que afirmou através do seu secretariado que até o dia 4 de setembro, data limite, dará uma resposta sobre a recomposição salarial sobre as tabelas de 2016 a 2018. Se não obtivermos nenhum retorno a greve geral volta normalmente no dia 5 de setembro conforme decisão da categoria”, disse Heleudo Moreira, presidente do Sinpol.

1 comentário »

Ribamar em Ação

1comentário

glalbertCutrimdep

Representando a Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado Glalbert Cutrim (PRB) participou, neste último fim de semana, do lançamento do São José de Ribamar em Ação, plano estratégico de novas políticas públicas que será executado, a partir de agora, pelo governo do prefeito Gil Cutrim.

O lançamento contou com a participação de representantes dos mais variados segmentos da sociedade do município, além de integrantes da classe política, dentre eles vereadores; o vice-prefeito Eudes Sampaio (PT do B); o deputado federal Weverton Rocha (PDT); e o secretário estadual de Articulação Política, Márcio Jerry, que representou o governador Flávio Dino (PC do B).

Glalbert elogiou a iniciativa do prefeito Gil Cutrim que, de acordo com o parlamentar, está enfrentando a crise financeira pela qual passa todas as cidades maranhenses executando novos serviços em diversos setores da administração pública.

“Enquanto a maioria das Prefeituras não está conseguindo cumprir com suas obrigações básicas, em função da queda do Fundo de Participação dos Municípios, o prefeito Gil enfrenta este cenário de crise promovendo novas ações. É um exemplo claro de que, quando há planejamento, é possível se continuar trabalhando mesmo diante das adversidades”, disse o parlamentar.

O São José de Ribamar em Ação engloba vários programas nas áreas de mobilidade urbana, educação, saúde, tecnologia digital, combate às drogas e moradia destinada ao cidadão de áreas rurais.

No setor da moradia, será desenvolvido, em parceria com o Governo Federal, programa de habitação que beneficiará agricultores familiares da cidade com a construção de 500 casas nos polos Cidade Nova/Itapari; Bom Jardim; São Paulo; Monte Alegre; Piçarreira; São Bráz Macado, Andiroba e Guarapiranga.

1 comentário »

Silêncio dos políticos

2comentários

Esperava bem mais da classe política maranhense durante a visita da presidenta DIlma Rousseff ao Maranhão em relação às cobranças sobre a obra de duplicação da BR-135 e sobretudo do cancelamento da obra da Refinaria Premium, em Bacabeira.

Ninguém abriu a boca, nem mesmo o governador Flávio Dino.

Apenas o deputado Pedro Fernandes (PTB) que é coordenador da bancada maranhense na Cãmara dos Deputados se manifestou e ainda assim por meio de um ofício que foi encaminhado à imprensa.

“Reforço a necessidade da finalização das obras de duplicação da BR-135 no Maranhão. Em comunicação com o Ministério dos Transportes, fomos informados que falta o empenho de R$ 64.473.312,23 para a conclusão da obra . Acrescento, ainda, a importância da construção do viaduto que liga a BR-135 ao ramal da BR-135 que leva ao Porto do Itaqui para facilitar o tráfego das carretas que vão ao Tegram”, escreveu o parlamentar.

Foi pouco…

OficioPedroFernandesaDilma

 

2 comentários »

Reino é campeão

1comentário

ReinoInfantil

Os garotos do Reino Infantil conquistaram mais uma vez o título de campeão no basquete infantil masculino. Eles venceram hoje (10) a decisão na 43ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses – JEMs.

Este foi o nono título, o sexto consecutivo do Reino Infantil no basquete infantil masculino. Na decisão, o Reino bateu o Criamor, do Anjo da Guarda por 39 a 32.

Para chegar ao título, o Reino Infantil venceu todos os cinco jogos que realizou. Com a conquista, os garotos do Reino Vão representar o Maranhão nos Jogos Escolares Brasileiros – JEBs, em Fortaleza, de 7 a 30 de setembro.

Veja a campanha

Reino Infantil 107 x 11 Dom Bosco (Imperatriz)
Reino Infantil 66 x 21 Criamor
Reino Infantil 96 x 8 Colégio Militar
Reino Infantil 70 x 21 Educallis
Reino Infantil 39 x 32 Criamor

1 comentário »

Defesa de Dilma

1comentário

FlavioDino

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) saiu em defesa da presidente Dilma Rousseff (PT) durante entrega de 4.467 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida no Maranhão, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A cerimônia de entrega de unidades habitacionais ocorreu nesta segunda-feira (10), no Km 19 da BR-135, na Vila Maranhão, em São Luís
.
“Nós aqui do Maranhão defendemos e apoiamos o Minha Casa, Minha Vida, o Brasil Carinhoso e por isso, presidenta, nós aqui, no Maranhão, nós defendemos a democracia, somos contra qualquer tipo de golpe que é ensaiado em nosso país neste momento”, disse.

A declaração do governador foi aplaudida pela plateia que agitava bandeiras do PT e gritava palavra de ordem: “Não vai ter golpe”.
Dino se disse confiante no crescimento da economia e no respeito à democracia. “Nós estamos aqui, manifestando o que se passa no coração do povo mais pobre desse país”, afirmou.

“É claro que todos nós que aqui estamos somos contra a corrupção. É claro que todos nós que aqui estamos defendemos a apuração e a investigação de quem quer que seja que tenha cometido qualquer tipo de coisa errada. Agora, nós separamos as coisas. Nós defendemos que haja tudo isso, mas com respeito à Constituição, com respeito à democracia e às regras do jogo que foram estabelecidas”, declarou Dino.

Em vários momentos do seu discurso, o governador do Maranhão enfatizou seu apoio ao governo, dizendo acreditar que trata-se num momento passageiro.

“Vossa Excelência, presidenta Dilma, e o seu governo, nós todos sabemos que o Maranhão e o Brasil enfrentam as consequências de uma crise econômica, mas nós estamos aqui reunidos todos, todas as vozes […], neste momento, simbolicamente, num abraço à democracia, à liberdade, à Constituição e ao governo da presidenta Dilma Rousseff, porque esse é o caminho do Brasil”, completou.

Por fim, Flávio Dino reafirmou sua crença na retomada do crescimento econômico do país e fez uma alusão à história de resistência do Maranhão.

“A crise econômica vai passar, o Brasil vai voltar a crescer, vai voltar a gerar emprego, vai voltar a distribuir terra ao povo trabalhador, vai voltar a fazer políticas sociais e nós estamos vendo isso aqui no Maranhão”, afirmou o governador.

“Eu quero dizer que esse povo, presidenta Dilma, o povo do Maranhão é um povo além de tudo muito valente porque 100 anos antes da Inconfidência Mineira, 100 anos antes daquela que é considerada a rebelião mais importante que garantiu a Independência do Brasil, o povo do Maranhão, no Século XVII já se rebelou contra a coroa portuguesa em 1684, no Século XVII, então o povo maranhense que fez o primeiro grande momento de brado, de defesa da Independência, de luta pelo direito dos mais pobres continua o mesmo. Aqui no Maranhão nós temos um povo valente e, por isso, defendemos o mandato da presidente ‘coração valente’, a presidente de todos os brasileiros. Viva o Brasil, viva a presidente Dilma, viva o Maranhão, companheiro!”, finalizou.

Foto: Reprodução NBR

Leia mais

1 comentário »

A nova Famem

0comentário

GilCutrimPor Gil Cutrim

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) comemora, em outubro, 30 anos de fundação.

A entidade que representa os municípios maranhenses, ao longo dos anos, se modernizou e, hoje, presta serviços essenciais na área da assistência técnica e especializada, assim como acompanha de perto a problemática de cada um dos seus associados.

Tem sido através da Famem que as cidades de nosso estado estão tendo voz e vez nos debates de interesse da municipalidade e reivindicando melhorias, como a modificação do pacto federativo injusto e perverso imposto pela União e que é responsável pela crise financeira que se instalou nos municípios brasileiros.

Assumi a presidência da entidade em 2013, tendo sido eleito de forma unânime e consensual. Antes disso, exerci o cargo de vice-presidente na gestão do companheiro Júnior Marreca, hoje deputado federal. Alias, registro, aqui, a grande contribuição que todos os ex-presidentes da Federação deram no processo de fortalecimento do municipalismo no Maranhão.

Estando no meu segundo mandato de presidente – fui reeleito para o biênio 2015/16 – avalio ser pertinente apresentar alguns dados a respeito do trabalho que a entidade vem prestando em benefício das cidades.

Somente na área da formação, já capacitamos, através de nossa Escola Municipal de Gestão (EGM), mais de 2.500 técnicos municipalistas. São servidores de vários municípios que tiveram a oportunidade de se qualificar gratuitamente participando de cursos diversos, tais como SICONV; gestão de licitações; gestão organizacional em recursos humanos; redação oficial e nova ortografia; criação e funcionamento do controle interno; editais e contratos administrativos; dentre muitos outros.

A assessoria técnica da Famem é desenvolvida pelo Núcleo de Assuntos Municipais, instituído por nossa gestão e que é formado por 18 funcionários distribuídos nas áreas de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social e Infraestrutura.

Estes profissionais, diariamente, estão disponíveis para atender e auxiliar prefeitos e prefeitas, além de qualquer outro representante da administração municipal.

Na área jurídica, a entidade oferece serviços que são primordiais para o bom andamento das administrações públicas, emitindo pareceres, consultas e as defesas administrativas e processuais dos seus associados.

No setor tributário, o associado tem acesso à consultoria especializada e se mantém informado sobre todas as movimentações e transferências constitucionais.

Outra ação importante que desenvolvemos é o serviço de criação de sites institucionais de Prefeituras, contendo o ambiente Portal da Transparência.

Este serviço atende uma exigência da Lei Federal que determina que as administrações publiquem, em tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira do município.

Na Famem, o gestor recebe orientações sobre como proceder em relação aos assuntos ligados à administração pública municipal, além de receber informações de tudo o que se passa dentro e fora do estado.

Este é um breve relato do importante trabalho que a Federação desenvolve em favor dos municípios. E todos estes serviços, é importante ressaltar novamente, estão disponíveis gratuitamente.

Basta procurar a sede da entidade, localizada na Rua Leblon, Quadra B, Casa 01, Loteamento Parque Calhau, em São Luís (próximo a antiga Jacaúna, na Avenida dos Holandeses); ou manter contato através do [email protected] e pelos telefones 2109 5416; 2109 5417; 2109 5411.

* Gil Cutrim é presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão e Prefeito de São Jose de Ribamar

sem comentário »

Dúvidas no Sampaio

0comentário

LeoConde

O técnico Léo Condé tem duas dúvidas no time do Sampaio para o jogo contra o CRB-AL, nesta terça-feira (11), às 19h, no Estádio Castelão, pelo Campeonato Brasileiro Série B.

Ele aguarda a regularização do lateral-direito Léo Rodrigues que foi contratado junto ao Figueirense. Se Leo Rodrigues não ganhar condição de jogo na CBF, o titular pode ser Arlindo Maracanã.

O outro problema é o meia Válber que está lesionado e deve ser substituído por Cleitinho. Mas Dê também pode ser opção. Nesta hipótese, o volante Diones seria adiantado para a função de meia.

Por outro lado, o Sampaio terá o retorno de Willian Simões à lateral-esquerda e do volante Diones. O time deverá ter: Rodrigo; Léo Rodrigues, Plínio, Luiz Otávio e Rai; Léo Salino, Diones, Nádson e Cleitinho; Pimentinha e Douglas.

O Sampaio é o quinto colocado com 28 pontos e vem de uma vitória por 2 a 0, contra o Bragantino. O CRB ocupa a décima terceira colocação com 22 pontos e vem de vitória diante do Náutico.

sem comentário »

Violência em São Luís

0comentário

morteinstrutor

Em um fim de semana violento na Região Metropolitana de São Luís, 16 mortes foram registradas de sexta-feira (7) até a noite desse domingo (9). As ocorrências foram registradas em São Luís (8), em São José de Ribamar (7) e Paço do Lumiar (1). Somente no domingo, foram oito homicídios. Os dados só foram atualizados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) no fim da manhã desta segunda.

Dois casos ganharam destaque. O primeiro resultou na morte de Glaydson Sousa Nascimento, de 24 anos, na Vila Alcione Ferreira, em São José de Ribamar: ele foi morto a tiros e a filha de três anos, que estava nos braços da vítima, foi atingida com um tiro boca. O motivo não foi revelado pela polícia.

Já em São Luís, no bairro Ivar Saldanha, um professor de musculação Manoel Pinheiro Ribeiro, de 41 anos, foi morto depois de sair da academia onde trabalhava. O corpo foi encontrado em um terreno baldio na 1ª Travessa Renato Viana. Ele foi morto com um tiro na altura do olho, segundo o Instituto de Criminalística (Icrim).

Saída temporária

Na sexta-feira, 325 detentos foram beneficiados com a saída temporária do Dia dos Pais. A autorização foi concedida pela Juíza da 1° Vara de Execuções Penais, Ana Maria Almeida Vieira. A SSP-MA não confirma a relação da saída dos presos com o alto índice de homicídios registrados nesse fim de semana.

O prazo para o retorno dos beneficiados é as 18h da quinta-feira (13).

Foto: Nelson Melo / Divulgação

Leia mais

sem comentário »

Cobranças a Dilma

1comentário

DIlmaRousseff

A presidenta Dilma Rousseff cumpre agenda oficial no Maranhão nesta segunda-feira. Ela desembarca por volta de 10h45, no aeroporto Hugo da Cunha Machado. Em seguida faz a entrega de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida e em seguida inaugura o Terminal de Grãos no Porto do Itaqui.

Mas a visita de Dilma Rousseff ao Maranhão será uma grande  oportunidade para o governador Flávio Dino e de toda a classe política do estado cobrar a presidente respostas para obras importantes como a Refinaria Premium e a duplicação da BR-135.

Dilma Rousseff terá esclarecer aos maranhenses os motivos que levaram a Petrobras  a cancelar a obra da Refinaria Premium em Bacabeira. Mais do que isso deve mostar de que forma o governo Federal pretende compensar o estado após o prejuízio com o fim da obra. A classe política maranhense também terá que ser firme com a presidenta sobre a lentidão na obra de duplicação da BR-135.

Espero que o governador e os nossos políticos não deixem passar em branco essa grande oportunidade de exigir da presidenta esses dois projetos que são fundamentais ao Maranhão, além de garantir outros investimentos em nosso estado, principalmente na área da Segurança Pública, Saúde e Educação.

O deslocamento de Dilma Rousseff no Maranhão deve ser de helicóptero, mesmo assim um grupo de manifestantes anuncia a realização de um protesto no retorno do aeroporto Hugo da CUnha Machado esta manhã.

1 comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS