Greve continua

0comentário

grevepoliciais

Mesmo com a decisão da Justiça que desde ontem mandou suspender a greve, os policiais civis decidiram em assembleia geral, no fim da tarde de hoje pela continuidade do movimento no Maranhão, A paralisação teve início na segunda-feira (3).

Segundo dados do Sinpol, estão parados em todo o estado 2.166 policiais entre comissários, investigadores, escrivães, auxiliares de pericia médico legal, motoristas e operadores de rádios. Apenas 30% do efetivo está nas delegacias, conforme determina o artigo 9º, da Lei 7.783/89.

São atendidos somente os casos de prisão em flagrante delito decorrentes de crimes inafiançáveis, crimes hediondos, contra a criança e adolescente, idoso, Lei Maria da Penha, e expedição de requisição de exame de corpo de delito.

A categoria reivindica melhores condições de trabalho, ampliação do efetivo de oficiais da corporação e reestruturação do subsídio com base nas tabelas apresentadas pelo governo do Estado.

sem comentário »

Investimento certo

1comentário

lancha

O investimento em transporte escolar tem sido um dos pontos fortes da atual gestão da prefeitura de São Luís na área da Educação.

Em janeiro do ano passado, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o secretário de Educação, Geraldo Castro, entregaram para o transporte escolar da zona rural 44 novos ônibus. Em abril deste ano, foram mais 19. Somando-se à frota já existente, a Prefeitura de São Luís conta hoje com 74 ônibus escolares.

A lancha escolar também foi reequipada. A embarcação faz o transporte dos estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Nossa Senhora das Mercês, da comunidade ribeirinha do Jacamim, zona rural de São Luís. A lancha que leva os estudantes do Jacamim para a escola transporta até vinte pessoas por viagem. Âncora, bomba de porão, bóias, coletes salva-vidas, extintores de incêndio e kits de primeiros socorros são alguns dos itens de segurança que equipam o barco, capaz de fazer várias viagens por dia. A U.E.B. Nossa Senhora das Mercês também é atendida pelo serviço de ônibus escolar, que faz o transporte entre o rio e a porta da escola.

Em São Luís, segundo dados da prefeitura, o transporte escolar atende a mais de quatro mil crianças e adolescentes. O transporte escolar é considerado um dos instrumentos mais importantes para garantir o acesso à Educação, especialmente nas comunidades da zona rural, e também ajuda a prevenir a evasão. A Educação Municipal está no caminho certo.

1 comentário »

Recomeço do Moto

7comentários

Motofutsal

O Moto Club pretende evoluir sua forma de participar em outras modalidades além do futebol. Com títulos estaduais e nacionais no futsal, handebol e no basquete, por exemplo, o clube pode avançar do amadorismo para ligas que compreendem estas modalidades em âmbito profissional.

Mesmo com possibilidades em mais de um esporte, a Superliga de Futsal é a prioridade do clube neste momento. O investimento seria por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. O projeto ainda está sendo elaborado, mas o presidente motense, Hans Nina, acredita em sucesso na confirmação do Papão do Norte na principal competição de futsal do país.

– Estamos fase de elaboração do projeto e de estudo para conseguirmos a vaga, mas acreditamos que não vamos ter problemas com a viabilização do projeto, pois vários estão sendo aprovados e o nosso deve ser também ainda mais pelo fato de que o nosso é mais amplo, pois não vamos apenas importar profissionais. Nós estamos focando a base para formação de atletas e demais profissionais maranhenses, o que diminuiria a importação e daria espaço devido aos maranhenses em um projeto do Maranhão – explicou o presidente motense.

Recentemente o Moto foi campeão de futsal na categoria sub-20. Mais um entre tantos títulos do clube na modalidade. Campeão em todas as categorias que disputou. Venceu também a Taça Brasil sub-17 em 2009. Na oportunidade o meia Felipe Costa, ex-Moto e atualmente no Sampaio, estava no time.

Além das conquistas, o Moto conseguiu revelar nomes de destaque do futebol por meio de seu trabalho nas quadras. O volante Márcio Araújo passou pelo futsal motense e hoje atua no Flamengo. Outro jogador de meio-campo que bem novo foi jogador do Moto no futsal foi Léo Silva, ex-Cruzeiro e Botafogo e que hoje joga no Japão.

Outro jogador de futebol que cativou a torcida com as jogadas características das quadras foi o atacante Pimentinha. O atleta também vestiu por muito tempo à camisa motense jogando competições de futsal. Hoje, Pimentinha é o principal jogador do Sampaio no futebol profissional.

Outras modalidades

Mesmo com a preferência para o futsal, a diretoria não descartou algo voltado para o basquete masculino. O time de basquete do Moto disputa competições amadoras no Maranhão há duas temporadas e este ano começou a jogar fora do estado. A participação no Novo Basquete Brasil (NBB) ainda é cogitada.

– Conversamos com o professor Betinho (ex-treinador do Maranhão Basquete) há dois meses e colocamos o nome do Moto à disposição, mas ainda não fomos procurados. Estamos esperando para conversar mais sobre esta possibilidade – contou o dirigente.

Até o handebol entrou na lista do Moto, que já foi campeão brasileiro nesta modalidade quando o ex-atleta China (seleção brasileira) jogava. Profissionais locais estão com o projeto bem mais adiantado nesta modalidade e a diretoria acredita que terá menos dificuldade para inserir o time na liga nacional.

7 comentários »

Benefícios para Alcântara

0comentário

GlalbertCutrim

O deputado Glalbert Cutrim (PRB) reuniu-se, nesta quarta-feira (5), com os vereadores Biné e Zezinho, ambos da cidade de Alcântara. Na oportunidade, o parlamentar anunciou que, já nesta semana, iniciará um trabalho junto ao Governo do Estado visando levar para o município novas ações nas áreas da infraestrutura, desporto e transporte.

Glalbert solicitará a implantação de uma quadra de beach soccer na sede da cidade, reivindicação antiga dos desportistas alcantarenses.

O deputado também irá pleitear a recuperação da estrutura física de uma ponte localizada na MA – 106, nas proximidades do povoado São Raimundo, e melhorias no Terminal Hidroviário da Praia Grande, ponto de saída e chegada de pessoas que, diariamente, se deslocam da capital São Luís para Alcântara e vice-versa.

“O Glalbert é um deputado que dialoga com os moradores e classe política dos municípios. Recebe todos muito bem e tem realizado um excelente trabalho em favor das cidades. Tenho certeza que ele nos ajudará a conseguir estas novas ações”, afirmou o vereador Zezinho.

O deputado agradeceu o apoio dos vereadores e garantiu empenho com o objetivo de que as reivindicações sejam atendidas no menor espaço de tempo possível.

sem comentário »

Explicação necessária

0comentário

HildoRocha

A Comissão Mista de Orçamento aprovou na última reunião deliberativa antes do recesso requerimento de autoria do deputado Hildo Rocha (PMDB-MA) convidando o ministro do Esporte, George Hilton, a prestar preste esclarecimentos sobre a Lei de Incentivo ao Esporte (11.438/06) de 2010 a 2014.

De acordo com o deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), os recursos do ministério estão sendo destinados prioritariamente para incentivar estados do Sul e Sudeste.

“Por que o ministério está favorecendo o centro-sul do País?”, questionou. “A lei foi criada com o objetivo de estimular a prática esportiva em comunidades carentes”, argumentou Rocha.

A comissão também aprovou o relatório anual de 2012 da avaliação do Plano Plurianual (PPA) 2012-2015; demonstrações financeiras do Banco Central do Brasil de 2012 a 2014 e relatórios gerenciais trimestrais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de 2013 e 2014.

sem comentário »

Denúncia do Detran

0comentário

AndreaMurad

A deputada Andrea Murad levou para a tribuna nesta quarta-feira (5) denúncia feita pela imprensa sobre a suspeita de fraude no Diário Oficial do Estado e ainda o pagamento à empresa fantasma feito pelo Detran. A denúncia partiu do site de notícias Atual 7 que publicou o conteúdo do diário e ainda do Portal da Transparência revelando que o recurso foi creditado na conta de outra empresa, diferente do contrato firmado. A parlamentar destacou os erros graves cometidos pelo diretor do Detran, Antônio Nunes.

“É muito erro para um contrato só. A suspeita é de que ele fraudou o Diário Oficial do Estado, primeiro publicando o extrato do contrato com a SLZ Locadora e Transporte sem informar a modalidade usou para contratar tal empresa. Depois, publicou uma resenha de dispensa de licitação e beneficiando a SLZ que já aparece na publicação com o nome fantasia. E o mais grave neste é que esta empresa que contratada por R$ 300.207,00 para fornecer tonner e cartucho para o Detran possui cerca de 25 atividades, menos o suprimento de informática”, explicou a deputada.

A deputada ainda chamou a atenção para o pagamento do contrato, ela explicou que o próprio Portal da Transparência revela o mesmo valor do serviço, o mesmo número do processo do contrato, porém na modalidade de pregão e a empresa que aparece no sistema é outra, a DMS Arquitetos AssociadosLtda, ou seja, o contrato foi firmado com a SLZ mas quem recebeu o pagamento foi a DMS Arquitetos, empresa que não tem a prerrogativa de fornecer tonners. Andrea Murad também disse que a empresa apresenta um endereço inexistente.

“O Detran virou a ‘casa da mãe joana’, só tem empresa fantasma pra fazer aquilo que Flávio Dino bem entende. Em pleno mês de abril, faz uma dispensa de licitação, como se houvesse um estado de calamidade para ele fazer uma dispensa. Aí paga uma empresa fantasma através do mesmo contrato mas na forma de pregão. Mais um escândalo do Governo Flávio Dino que devemos ficar atentos, porque o Maranhão não está mais aguentando, em sete meses de governo, tanta indecência, tanta imoralidade e tanta coisa ruim de um Governador que pregou tanta mudança”, discursou.

sem comentário »

Iziane no Sampaio

6comentários

IzianeCastro

O Sampaio anunciou oficialmente hoje (5) a sua equipe de basquete feminino para A Liga de Basquete 2015/2016. O anúncio foi feito pelo presidente Sérgio Frota, no CT do Turu.

Sem ter ainda uma comissão técnica formada, o Sampaio anunciou de saída a contratação da ala maranhense Iziane Castro que estava no Maranhão Basquete.

“Eu fico muito feliz em estar integrando esta nova equipe do Sampaio Corrêa. É uma grande satisfação que finalmente uma equipe de futebol esteja abrindo suas portas para o basquete. A gente acredita que este fruto que a gente planta hoje vai ser uma árvore muito frutífera. A gente fica muito feliz em estar dando este pontapé inicial junto com o Sampaio Corrêa, que é o maior clube do futebol maranhense. Espero que toda esta torcida maravilhosa possa nos apoiar nesta nova jornada. Estarei 100% vestindo a minha nova camisa do Sampaio Corrêa. O Sampaio é uma equipe de forte apelo e isso vem a agregar muito para a LBF. O Sampaio Corrêa, assim como o Corinthians, vai somar muito. Isso é notícia nacional e fico feliz em fazer parte disso”, disse Iziane em entrevista coletiva.

O restante do elenco do Sampaio só deve ser anunciado no mês de outubro, pois a competição terá início apenas no mês de novembro. Além do Sampaio, a equipe do Maranhão Basquete (atual quarta colocada na competição) também disputará a LBF.

Foto: Paulo de Tarso Jr.

6 comentários »

Reino no topo

1comentário

enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira (5), as notas por escola da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre as 10 escolas que alcançaram as maiores médias nas provas objetivas, somente duas são da rede federal de educação. Já o Centro Educadional (CE) Professora Leda Tajra. em Buriti Bravo, é a sétima instituição de ensino com média mais baixa no país.

No topo da lista, está o Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil, em São Luís, com nota 644,33 – 98,63 pontos a menos que a maior nota do país (742,96, de uma escola em São Paulo). Colégio Educallis (629,14), Jardim Escola Crescimento (628,44), Colégio Literato (607,86) e Upaon Educacional (605,01) aparecem em seguida no ranking, todos de São Luís.

O campus de Imperatriz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – 602,58 –, o Complexo Educacional Dom Bosco de Balsas (590,76) e o Instituto Educacional Sul Maranhense COC, também de Imperatriz (584,84), são as únicas instituições do interior do Estado a aparecer no ‘top 10’ do ranking do Inep.

As duas escolas que obtiveram as melhores notas do Enem segundo o Inep avaliaram o seu desempenho no Maranhão.

Segundo a diretora do Centro Educacional Reino Infantil, Maria do Socorro Naufel, o resultado é reflexo de um trabalho intenso e que visa preparar cidadãos para o futuro. “Nós não alcançamos isto em apenas um ano. É um trabalho de raiz, de filosofia que desenvolvemos há muitos anos dentro da escola. Nossa preocupação é formar cidadãos para que possam ajudar a sociedade, dentro das profissões que escolherem. O nosso objetivo nunca foi buscar o primeiro lugar, mas sim preparar os nossos alunos para o futuro”, disse.

Já a diretora do Colégio Educallis, Lília Lucas, afirmou que o resultado foi conquista da prática pedagógica da escola. “O Colégio Educallis sempre se manteve no topo do resultado do Enem, isto vemos como uma conquista natural da nossa prática pedagógica. Temos como uma das propostas básicas compromisso com o aprender, Sabemos da importância do Enem para a sociedade, mas acreditamos que além deste pilar, a escola é responsável em desenvolver outras habilidades que o Enem não avalia”.

Menores médias

Na outra ponta da lista, as 10 escolas com os piores resultados – entre 423,16 e 436,81 pontos – no Enem são da rede estadual de ensino, e todas do interior do Maranhão.

São elas: CE Teofilo Dias (Aldeias Altas), CE Dr. José Arouche (São Vicente Férrer), CE Senador José Neiva (Lagoa do Mato), CE Sertão Maranhense (Carolina), CE Livino de Souza Rezende Anexo II (Itaipava do Grajaú), CE Edison Lobão (Mirador), CE Parsondas de Carvalho – Anexo Boa Lembrança (Sítio Novo), CE Cristino Pimenta – Anexo II (Bacuri), CE José Maria de Araújo – Anexo I (Olinda Nova do Maranhão) e CE Professora Leda Tajra – Anexo Juçara (Buriti Bravo) – a sétima com média mais baixa no país.

O G1 aguarda o posicionamento da Secretaria de Estado de Educação do Maranhão.

Leia mais

1 comentário »

Irregularidade no Barramar

4comentários

Barramar

Recebi de um internauta uma denuncia sobre as construções irregulares de lanchonetes e bares na avenida dos Holandeses, em frnte ao Barramar. A construção não estaria obedecendo o recuo necessário, além disso é uma obra sem placa identificando CREA, responsável técnico e alvará de construção.

“Nada contra os comerciantes da área que aproveitam o espaço com construções simples, mas edificar ao arrepio das autoridades e com alvenaria, pode prejudicar muito a mobilidade urbana futura. Todos os grandes comerciantes da avenida respeitaram o recuo, como a Localiza, o Shopping do Automóvel, Entreposto Nissan, Revenda nova da Jaguar e Mercedes e outros”, diz o internauta

Segundo o denunciante, a intenção é chamar a atenção das autoridades que – por omissão – prejudicaram e muito a mobilidade urbana na nossa Ilha. “A duplicação da avenida Holandeses já é uma necessidade”, finalizou.

Por telefone, o secretário de Urbanismo, Diogo Lima disse que a obra está embargada e que mandará uma nova equipe da Blitz Urbana ao local. Segundo ele, a obra deveria estar parada, mas quem passa pelo local verifica a presença de homens trabalhando normalmente.

Ele adiantou que para o local existe um projeto que contempla a construção de uma praça com a colocação de quiosques tanto na parte da frente quanto na lateral, mas não sabe dizer quando a Prefeitura de São Luís começará a execução da obra.

4 comentários »

JEMs

0comentário

flavioDino

Foi aberta ontem (4), a 43ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). Durante o acendimento da tocha olímpica, o governador Flávio Dino recebeu comitivas de estudantes de diversos municípios e, ao lado do brasileiro campeão paraolímpico de atletismo, Tito Sena, deu a largada oficial para o maior evento esportivo do Estado.

Ao todo, escolas de 93 municípios disputarão os JEMS este ano, sendo que 23 municípios participarão pela primeira vez. “Democratizar o acesso ao Esporte e ao Lazer é um dever constitucional do Estado. Por isso, consideramos uma vitória para os estudantes do Maranhão a realização deste momento”, disse o governador Flávio Dino.

Nos meses de agosto e setembro, atletas de estudantes, de 12 a 17 anos, vencedores das etapas municipal e regional dos JEMs, disputam, em São Luís, 22 modalidades nas categorias infantil e infanto e nos Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses (ParaJEMs).

As disputas da etapa estadual categoria infantil (12 a 14 anos) se estenderão até o dia 20, juntamente com as disputas do ParaJEMs. Já as disputas da categoria infanto (15 a 17 anos) serão realizadas entre 12 de setembro e 1º de outubro. Mais informações sobre a competição estarão disponíveis no www.ma.gov.br/jems2015.

Foto: Nael Reis

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS