Roubômetro

0comentário

roubometro

O empresário Vicente Alves de Castro Neto, de 44 anos, resolveu protestar de forma inusitada contra a falta de segurança depois que sucessivos assaltos o levaram a fechar a loja de celulares que mantinha em Presidente Dutra, no Maranhão. Após encerrar as atividades na cidade, ele mandou confeccionar cartazes exibindo um “roubômetro” e os fixou na fachada do estabelecimento.

No “roubômetro”, estão listados os três últimos assaltos sofridos que não foram solucionados pela polícia – em junho de 2014 e em abril e julho deste ano. Nos cartazes, o empresário explica que a loja está fechada e que teve que demitir os funcionários, deixando recados aos ladrões, aos clientes e às autoridades responsáveis pela segurança pública.

“Senhor Ladrão, solicito que após furtar-me de novo ofereça os produtos a mim mesmo! Comprar de novo no mercado legal custa caro e sei que o Sr. vende baratinho. Prometo sigilo absoluto, pois não desejo ser preso por receptação de produto furtado”, ironiza em um dos cartazes.

“Pagamos nossos impostos e não temos segurança para trabalhar, por isso estamos fechados”, explica aos clientes. “Autoridades competentes, não aguento mais ser assaltado! Cadê a segurança? Como honro com meus compromissos financeiros? Vou virar estatística?”, reclama em outro cartaz.

Leia mais

sem comentário »

Equiparação de policiais

0comentário

SousaNeto1

O deputado estadual Sousa Neto (PTN) conforme anunciado ontem durante a Sessão Plenária que, se o Governo do Estado não enviasse, ele mesmo apresentaria a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) estadual para que o Maranhão adote como piso salarial dos policiais militares o valor atualmente pago pelo Governo do Distrito Federal vai levar adiante o seu discurso e com a PEC pronta, vai começar a captar assinaturas de outros parlamentares.

Conhecida como PEC 300, foi uma das promessas de campanha quando o governador e então candidato ao governo do estado, prometeu em dois momentos: quando ainda era deputado federal e quando recebeu líderes da categoria, no ano passado, quando ainda era presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) que assim que eleito fosse, enviaria para a Assembleia Legislativa a PEC para aprovação

“Se até lá a gente não construir, primeiro, a gente precisa ganhar, claro, em a gente ganhando, se até lá vocês não acharem uma saída nacional, a gente constrói uma lá na Assembleia, nada impede”, disse Flávio Dino na época.

Insatisfação – Segundo Sousa Neto, os militares do Maranhão começarão a cobrar a tal “saída estadual” para a PEC 300, principalmente porque, agora, após uma série de promoções efetivadas pelo Executivo, há um clima de insatisfação na corporação.

“Muitos que não foram e tinham a certeza que iam ser promovidos agora estão aí com uma decepção muito grande. Converso com todas as pessoas relacionadas a esse tema da Polícia Militar”, declarou.

sem comentário »

Nomeações no MP

0comentário

ReginaAlmeidaRocha

A procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, assinou, nesta quarta-feira (15), os atos de nomeação de 25 aprovados no concurso para ingresso na carreira de membro do Ministério Público do Maranhão, realizado em 2014.

Os nomeados irão tomar posse no dia 17 de agosto, em cerimônia que será realizada no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ).

Na assinatura do ato, Regina Rocha destacou que a medida é mais uma das metas de sua gestão, que objetiva ampliar a atuação do Ministério Público nas comarcas do interior, beneficiando a população.

Acompanharam a assinatura do ato de nomeação os membros da administração superior do MPMA e auxiliares: Suvamy Vivekananda Meireles (corregedor-geral do MPMA), Francisco das Chagas Barros de Souza (subprocurador-geral para Assuntos Jurídicos), Terezinha Guerreiro (subprocuradora-geral para Assuntos Administrativos), Luiz Gonzaga Martins Coelho (diretor-geral da PGJ), Sirley Aires Rodrigues (chefe de gabinete da PGJ), Doracy Moreira Reis (chefe de gabinete da Corregedoria Geral do MPMA), Fabíola Fernandes Ferreira (diretora da Secretaria para Assuntos Institucionais da PGJ) e Emmanuel Soares (assessor especial da PGJ).

Representando a Associação do Ministério Público do Maranhão (Ampem) estiveram presentes José Augusto Cutrim Gomes e Gilberto Câmara Júnior, respectivamente, presidente e 2º vice-presidente da entidade.

Foram nomeados, de acordo com a ordem de classificação, os seguintes aprovados: Ariadne Dantas Meneses, Marcia Daleth Gonçalves Garcez, Ariano Tercio Silva de Aguiar, Raphaell Bruno Aragão Pereira de Oliveira, Gabriele Gadelha Barboza de Almeida, Haderson Rezende Ribeiro, Leonardo Soares Bezerra, Saulo Rezende Moreira, André dos Santos Canto, Rodrigo Zoauin da Silva, Rafael Depra Panichella, Thadeu de Melo Alves, Diógenes Portela Saboia Soares Torres, Marco Túlio Rodrigues Lopes, Carlos Allan da Costa Siqueira, Elano Aragão Pereira, Tiago Carvalho Rohrr, Paula Gama Cortez, Thiago Lima Aguiar, Adoniran Souza Guimarães, Anne Caroline Fernandes Duarte, Fábio Santos de Oliveira, Xilon de Souza Júnior, Felipe Soares Damous e Alexandre Sabino Meira.

sem comentário »

Futebol 7

3comentários

Dada

A oportunidade de o torcedor assistir partidas nas quais gerações diferentes de craques estivessem no mesmo time não é mais uma opção apenas dos jogos virtuais. Estes encontros devem ser concretizados a partir de uma copa de futebol de 7, em São Luís, neste mês de agosto. A federação é presidida por Waldemir Rosa “Dadá”, ex-diretor de futebol do Moto.

Kleber Pereira e Juca Baleia são nomes que estão certos na copa prevista para agosto. São atletas que não tiveram a chance de dividir o mesmo campo quando profissionais, mas podem voltar a disputar três pontos e desta vez ambos em campo.

“Kleber deve organizar o Moto na modalidade e o Juca Baleia falou comigo que tem interesse em colocar o Boa Vontade já que agora ele está à frente do time no futebol profissional. O Babaçu também confirmou interesse. Vamos convidar Sampaio, Maranhão e São José também para esta primeira competição, pois são clubes fortes no futebol de campo e podem agregar bastante para o fut7”, contou o presidente.

Vários jogadores que já se aposentaram também já foram convidados e devem reforçar as equipes que vão se inscrever para a competição, que serve de lançamento oficial da modalidade no Maranhão.

O volante Pires, que foi campeão brasileiro com Kleber pelo Atlético Paranaense, em 2001, também deve participar. Craques como Beato e Raimundinho são esperados também.

Leia mais

3 comentários »

Regras alteradas

0comentário

HildoRocha

A Câmara aprovou nesta terça (14) proposta dos deputados Hildo Rocha (PMDB/MA) e Daniel Vilela (PMDB/GO) que cria novos critérios para a formação de coligações partidárias. O texto estabelece que, se o partido concorrer individualmente, sem se coligar com outras legendas, poderá lançar até 150% de candidatos em relação ao do número de vagas para o pleito. Se estiverem coligados, esse número cai para 100%.

Atualmente, a lei permite que partidos coligados lancem até 200% do número de vagas. Por exemplo, se um estado tiver 50 vagas de deputados, cada partido, individualmente poderá lançar até 75 candidatos; coligado, não poderá lançar no máximo 50 concorrentes.

“Com a introdução dessas novas regras, os partidos políticos que atuam com seriedade irão se fortalecer enquanto que as legendas de aluguel serão forçadas a rever o modo como vem funcionando ao longo dos anos”, argumentou.

Rocha lembrou que é o autor de inúmeras propostas entre as quais a que recomendava a extinção total das coligações. “Lamentavelmente a ideia não prosperou. Mas, para compensar, apresentei nova proposta e, dessa vez, a tese foi aceita. Apesar de manter a essência das regras vigentes, os novos critérios irão desencorajar a formação de coligações. Não é a alternativa ideal, mas é um avanço”, comemorou.

sem comentário »

Comédia em Mossoró

1comentário

paocomovo

Sucesso absoluto de público no Maranhão, a comédia Pão com Ovo estará em cartaz, entre os dias 16 a 18, em Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte.

O trio César Boaes, Adeílson Santos e Charles Júnior embarcou hoje para o RN.

Na volta, a comédia estará em cartaz novamente no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís nos dias 23 e 24, às 19h e 25 e 26, às 20h30. Os ingressos para a temporada de férias estão à venda nas lojas Camisaria, nos shoppings.

1 comentário »

Viver Mais

2comentários

ipam

A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam), realiza nesta quinta-feira (16) a aula inaugural das atividades de expansão do projeto “Viver Mais”. Os serviços foram ampliados para atender também os servidores municipais ativos e seus dependentes.

Na aula inaugural, haverá diversas atividades de lazer. Os servidores experimentarão três modalidades: zumba, dança de salão e treinamento funcional. Para se inscrever no projeto, os interessados devem levar carteira de identidade e preencher ficha de inscrição disponibilizada pelo Ipam.

Os beneficiários terão como opções de atividades escolinha de natação, vôlei, futebol e futsal (para filhos de servidores), hidroginástica, treinamento funcional, aulas de zumba e dança de salão para servidores, jogos de salão e recreação aos finais de semana.

Segundo o presidente do Ipam, Raimundo Penha, o projeto é parte da política de valorização do servidor municipal, desenvolvida pelo prefeito Edivaldo. “A ampliação das atividades do Viver Mais otimizará o funcionamento do Centro de Convivência e será uma excelente opção de esporte, lazer e cultura para os servidores públicos e seus dependentes e com um detalhe: sem qualquer tipo de cobrança de taxa”, frisou.

O projeto desenvolvido através do Ipam e conta com a parceria das secretarias municipais de Desportos e Lazer (Semdel), Administração (Semad), Criança e Assistência Social (Semcas), Segurança com Cidadania (Semusc), entre outros órgãos tem como finalidade garantir a melhoria da qualidade de vida de aposentados, pensionistas, servidores municipais e seus dependentes na capital maranhense. É também aberto à comunidade idosa da área de abrangência do Centro de Convivência, localizado na Rua São Bernardo, nº 115, Olho d’Água.

2 comentários »

Mortes em Riachão

3comentários

Riachao3

Uma tentativa de assalto a uma agência do Banco do Brasil da cidade de Riachão, a 920 km de distância da capital maranhense, terminou com cinco criminosos mortos em confronto com a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) e Polícia Federal, na madrugada desta quarta-feira (15). Um sexto bandido fugiu, ferido.

De acordo com o tenente-coronel Medeiros, da PM-MA de Balsas, no sul do Maranhão, o grupo de mais de 10 criminosos se separou em duas partes: uma se deslocou para realizar um cerco aos policiais militares e outro à agência bancária.

Foram recuperados, na ação, dois automóveis: uma caminhonete modelo Frontier, de cor branca, e um carro de passeio modelo Polo, de cor prata. A PM-MA realiza buscas aos fugitivos.

Nessa terça-feira (14), dois homens foram presos suspeitos de tentar assaltar uma agência do Banco do Brasil em Açailândia, no Maranhão. A polícia armou uma emboscada com base em informações obtidas durante investigação sigilosa. Quando os suspeitos se aproximaram para realizar o assalto, foram abordados por policiais, que efeturaram a prisão.

Com a dupla, foram apreendidos um veículo, três cilindros de gás, uma lixadeira, uma furadeira, um alicate de corte, além de outras ferramentas comumente usadas em arrombamentos. A suspeita é de que os dois integrem uma quadrilha especializada em assaltos a bancos de Santa Catarina.

De acordo com dados divulgados nessa terça-feira pelo Sindicato dos Bancários do Maranhão (Seeb-MA), já são 53 ocorrências em agências bancárias em 2015, contra 75 em 2014. Do total de ocorrências, 15 são do tipo assalto; 29 casos de arrombamento; e nove saidinhas bancárias.

Foto: Flávio Aires

Leia mais

3 comentários »

Aterros sanitários

0comentário

RobertoCosta

Em pronunciamento feito na sessão desta terça-feira, 14, o deputado Roberto Costa (PMDB), destacou a lei que institui a política nacional de resíduos sólidos, que determinou que até dezembro de 2014, os municípios deveriam criar os aterros sanitários para acabar, de uma vez por todas, com os lixões a céu aberto espalhados em todo o país.

Mas, apesar desta lei, nenhum município conseguiu cumprir essa determinação. Os lixões continuam proliferando causando sérios danos à saúde pública. Em razão disso, Roberto Costa pediu à Assembleia Legislativa, através da Comissão de Meio Ambiente, que discuta esse assunto, através de uma audiência pública, para que possa cobrar das autoridades competentes – governos federal, estadual e municipal – as suas responsabilidades em relação à criação dos seus aterros sanitários.

“Sabemos das dificuldades financeiras que os municípios vivem, mas é preciso que se resolva esse problema”, afirmou Roberto Costa, destacando que no último fim de semana lá na cidade de Bacabal foi tocado fogo no lixão à céu aberto, causando transtorno para várias comunidades, a exemplo da Vila Graciete, Ramal, Vila São João, Vila das Almas, Juçaral, Pantanal, entre outras comunidades.

“Acho que a população de Bacabal não merece mais este tipo de constrangimento. O povo que vive num eterno sofrimento, ainda tem a humilhação de ter dentro da sua casa uma fumaça tóxica adentrando, levando doenças para as crianças, para os idosos e para toda a população. O Ministério Público precisa urgentemente cobrar dos municípios uma providência para que esses casos não venham ocorrer mais dentro dos municípios”, acentuou Roberto Costa.

O deputado também afirmou que o município de Bacabal precisa discutir o assunto de uma forma clara, transparente, buscar a criação do seu aterro sanitário, assim como o governo do Estado precisa buscar fazer parceria junto a esses municípios, para que o problema possa ser resolvido esse problema.

Ao finalizar, Roberto Costa também chamou atenção do Ministério Público Estadual para a responsabilidade, uma vez que o prazo para a instalação dos aterros sanitários encerrou no final de dezembro. “O Ministério Público precisa, na verdade, fazer as ações de cobrança para os municípios, a fim de que a população de Bacabal e de outros municípios não continue sofrendo em função desses lixões a céu aberto”.

sem comentário »

Seletivo de professores

0comentário

 

concurso2

A Prefeitura de São José de Ribamar, através da Secretaria Municipal de Educação, prorrogou até quinta-feira (16) o prazo de entrega de documentos para os candidatos aprovados e classificados no processo seletivo simplificado para contratação temporária de professor/pedagogo.

O recebimento da documentação continuará sendo feito horário das 9h às 17h no próprio prédio da Semed, localizado na sede do município.

Estão sendo exigidos os seguintes documentos: Carteira de Identidade; CPF; Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral; Certidão de Nascimento ou Casamento; Certificado de Reservista, se o candidato for do sexo masculino; Diploma, certificado ou declaração de conclusão do curso, exigido no item 2 deste Edital; Histórico Escolar; Cartão PIS/PASEP; Comprovante de residência; Dados bancários; Atestado Médico; 02 Fotos 3×4.

Foram oferecidas 60 vagas e a remuneração mensal será de R$ 2.209,22.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS