Morte de Dudu

0comentário

Dudu

Morreu hoje (13), o menino, Luís Eduardo Carvalho Souza Filho, o Dudu que foi diagnosticado com Tetralogia de Fallot (T4F), doença caracterizada pela má-formação cardíaca e que estava internado no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.

A família de Dudu teve que entrar na Justiça para garantir que o Governo do Maranhão bancasse todo o tratamento em São Paulo. O fato ganhou repercussão nacional.

No início da noite, em sua página no Facebook, a tia de Dudu, Renaura Mota confirmou a morte da criança.

“Dudu sei que você está nos braços de Deus, obrigado a todos que oraram por este anjo, obrigados a todos que nos deram forças durante esses meses de luta, tudo que podia ser feito foi feito. Deus quis ele ao seu lado. Obrigado meu Deus pela oportunidade de lutar pela vida, Dudu cumpriu sua jornada na terra”, escreveu.

sem comentário »

Maconha em Maracaçumé

1comentário

maconha

Uma Operação da Polícia Federal (PF) incinerou 154 mil pés de maconha em Maracaçumé, no oeste do Maranhão, na divisa com o Pará. A região é ondem vive os indígenas Awá-Guajá, considerada a tribo mais ameaçada de extinção do mundo.

O total destruído equivale a 38 toneladas de droga. Quatro helicópteros foram utilizados na operação, que aprendeu armas, sementes e quatro caminhões.

Os veículos foram abandonados no interior da Reserva Ecológica do Gurupi, área de Mata Amazônica que deveria ser reservada a cientistas e pesquisadores. Um dos veículos estava cheio de madeira cortada. Um trator utilizado para desmatar a floresta também foi queimado.

Foto: Sidney Pereira

Leia mais

1 comentário »

Perspectiva ruim

0comentário

prefeitos

As cidades maranhenses amargarão neste mês de julho a maior perda, até o momento, de recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), cujos repasses são feitos pelo Governo Federal.

Levantamento elaborado pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), com base em informações e previsões do Tesouro Nacional, aponta que, até o fim deste mês, será registrada uma queda estimada em cerca de R$ 43 milhões em relação aos primeiros seis meses de 2015.

A parcela depositada nas contas das prefeituras na última sexta-feira (10), correspondente ao primeiro decênio de julho, apresentou queda de 38% referente as primeiras parcelas de cada mês neste primeiro semestre. E a previsão do Tesouro Nacional é de que as próximas duas parcelas a serem depositadas nos dias 20 e 30 sofram novos déficits.

Ainda segundo o Tesouro, agosto e setembro, juntos, deverão registrar perdas de recursos ainda maiores e que poderão chegar a quantia de R$ 84 milhões.

A queda brutal de recursos do FPM no começo deste mês fez com que prefeitos e prefeitas não obtivessem nenhum fôlego financeiro, muito embora o Governo Federal tenha depositado a complementação de 0,5% do Fundo.

“O complemento de 0,5% estava sendo visto como um fôlego para a crise financeira vivida, hoje, pelas cidades maranhenses e do Brasil. No entanto, juntamente com o complemento veio a redução drástica de 38% do repasse obrigatório, o que nos deixou atônitos, preocupados. Ou seja, o Governo Federal deu com uma mão e retirou muito mais com a outra”, afirmou o presidente da Famem, prefeito Gil Cutrim.

Ele explicou que a entidade municipalista continua orientando os gestores municipais a se manterem atentos com relação a situação de crise ocasionada pela queda de recursos.

“Estamos permanentemente passando orientações aos gestores para que estes tentem manter a máquina administrativa operando de maneira mais do que enxuta. Infelizmente, a situação, a cada mês, se agrava e quem sofre com esta política financeira perversa do Governo Federal é o povo, que perde investimentos nas mais diversas áreas, dentre elas saúde, educação e infraestrutura”, disse Cutrim.

sem comentário »

Pontinhos fora

17comentários

LeoConde

Jogando em casa, o Sampaio Corrêa vem de duas vitórias consecutivas no Brasileiro da Série B. Mas o desempenho na casa do adversário não tem sido tão positivo assim. Fora o Tricolor tem duas derrotas consecutivas na competição.

A pontuação como visitante em toda a competição não é ruim, foram duas vitórias, em empate e duas derrotas: sete dos 15 pontos disputados. O problema está no desempenho ruim nas últimas rodadas, quando o assunto é fora de casa. As vitórias do Tricolor foram conquistadas na primeira e sexta rodada.

Por isso, a meta do técnico do Sampaio é reencontra o bom desempenho na casa do adversário. Nesta décima terceira rodada, o Tricolor buscará vencer o Paysandu, que mandará sua partida no Mangueirão, em Belém-PA.

“Pela boa colocação das duas equipes na competição tem tudo para ser um grande jogo. Tínhamos o retrospecto bom fora de casa. Vamos buscar retomar esse bom retrospecto fora para que a gente possa continuar brigando na parte de cima da tabela. Temos que voltar a pontuar fora de casa e nada melhor que esse jogo contra o Paysandu, que é um confronto direto”, disse.

O técnico tricolor também falou sobre o fator de ter uma semana para trabalhar, já que a partida contra a equipe paraense é só no sábado. Condé diz que este fator colabora bastante para uma boa partida do Sampaio.

“Isso ajuda bastante. Não é decisivo, mas colabora. Espero que a gente tenha uma semana tranquila. Sem problemas de lesão e essas coisas todas. Temos quer ver só a situação de Willian Simões. Vamos ter uma semana legal para a gente ajustar bem a equipe par ir forte lá Belém-PA e conseguir o resultado”, finalizou.

A partida entre Paysandu e Sampaio Corrêa está marcada para este sábado. O confronto será realizado no Estádio Mangueirão, às 16h30.

Leia mais

17 comentários »

Filiação de Vianey

1comentário

JuscelinoeVianey

O deputado federal Juscelino Filho (PRP-MA) participou no fim de semana (11) da cerimônia de filiação da ex-deputada estadual, Vianey Bringel ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Durante o evento que foi realizado na Maçonaria de Santa Inês foram filiados os pré-candidatos às prefeituras pelo PSDB em Santa Inês, Santa Luzia, Pindaré, Monção, Tufilândia, Alto Alegre do Pindaré, Governador Newton Belo, Bom Jardim, Igarapé do Meio e Itapecuru Mirim.

“Nestes poucos meses como deputado federal, tenho visto o quanto é importante atuar em equipe, pois não se faz política sozinho. Temos de estar nas bases, ver as coisas de perto. Todos nós sabemos o quanto a política é dinâmica, que ela tem sua própria lógica, que é uma força transformadora muito poderosa. Isso é tudo o que nós estamos vendo hoje aqui. Muitas lideranças reunidas, um ato de filiação partidária muito emblemático, um acordo político-partidário sendo feito com um único objetivo, que é de ajudar o Maranhão, o Vale do Pindaré e a cidade Santa Inês, uma região tão importante merece tratamento diferenciado”, disse Juscelino.

O parlamentar lamentou os atuais problemas noticiados sobre a cidade de Santa Inês: “Não é possível que o maior município do Vale do Pindaré viva essa tragédia que é a gestão da atual prefeitura, que tem nos envergonhado em manchetes da imprensa nacional. O sofrimento do povo de Santa Inês tem data marcada para acabar, se Deus quiser.”

Estiveram presentes no evento o vice-governador e presidente estadual do PSDB, Carlos Brandão; o deputado federal José Reinaldo Tavares; o  secretário de desenvolvimento social, Neto Evangelista; o suplente de senador, Pinto da Itamaraty, os prefeitos: Sebastião Madeira, de Imperatriz; Rodrigo Oliveira, de Olho D’agua das Cunhas; Orias, de Bela Vista; Veras, de Santa Luzia, os ex-prefeitos de Santa Inês, Roberth Bringel e Valdevino Cabral e de Açailândia Ildemar, vários vereadores e lideranças regionais.

1 comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS