O projeto de engenharia que permitirá a contratação, por meio de licitação, das obras do projeto Diques da Baixada Maranhense deve ser finalizado em junho deste ano. A expectativa é que o Diques da Baixada Maranhense beneficie mais de 260 mil pessoas em 11 cidades com uma acumulação de água de 600 milhões de metros cúbicos.
Os estudos e o projeto de engenharia, um investimento de R$ 2,5 milhões, foram contratados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
O deputado Sarney Filho, do Partido Verde do Maranhão, ressaltou a importância da construção dos diques na região da Baixada Maranhense, em especial para os pescadores artesanais e para os pequenos agricultores.
“Então, a nossa expectativa é que até o final de junho o projeto de engenharia seja acabado, seja finalizado e ai seja feita a licitação e nós vamos torcer para que isso se dê de maneira rápida e começar as obras para que a baixada maranhense possa ser beneficiada. Tem mais de 260 mil pessoas em onze cidades possam se servir da Baixada Maranhense”, garante Sarney Filho.
O deputado questionou o modelo econômico que será implementado com a construção dos diques na Baixada Maranhense.
“Eu acho que na Baixada a gente tem que ver um modelo para aproveitar os pequeninos, os desamparados, aqueles que também vivem da colheita, vivem do extrativismo, vivem da pesca artesanal, da pequena roça, da economia de subsistência para que eles possam se incorporar a um novo modelo de economia. Então, criação de peixe, camarão, plantação de arroz, tudo isso vai ser possível com a recuperação e com a certeza de que essa água abundante doce não vai ser invadida pela água salgada do mar. Porque se não fizermos nada, daqui há pouco o festival de peixe de Viana, vai ser o festival do caranguejo, porque água salgada está invadindo. Então, podem contar comigo. Eu sou entusiasmado com o projeto e nós vamos lutar para que ele seja implementado o quanto antes”, explicou.
Sarney Filho reforçou seu apoio ao desenvolvimento dessa região e lembrou que quando foi ministro do Meio Ambiente iniciou a discussão sobre os diques, citando projetos semelhantes aos desenvolvidos em Guayaquil, no Equador.
essa sim merece aplausos de todos os maranhense pelo projeto dessa envergadura, vai acabar com o problema de no verão onde os campos ficam todos seco e a qualidade de vida de quem mora na região da baixada, esses digues eram para esta pronto a varios anos que é um problema antigo dessa região