O deputado Sousa Neto (PTN) denunciou nesta quinta-feira (14), durante sessão plenária, o não envio por parte do atual governo da Declaração de Instituições Financeira (DIF), documento que contém as informações sobre o rendimento dos funcionários estaduais para a Receita Federal, causando inconsistência na informação declarada pelos mesmos.
“Servidores que mensalmente tem descontados os impostos e contam com a restituição para planos pessoais, agora além de não receberem no tempo previsto, ainda correm o risco de cair na malha fina”, esclareceu o deputado.
De acordo com denúncias feitas por servidores, a insatisfação e reclamação dos funcionários do Estado tem sido geral, pois temem serem multados pela Receita por causa, segundo ele, de uma irresponsabilidade do governo e principalmente pelo fato do secretário de Gestão e Previdência ter informado que devido a mudança de equipes nas secretarias, o Estado deixou de repassar à Receita quem estaria autorizado a fornecer essas informações.
“Enquanto isso, os servidores que todo mês têm descontado nos seus rendimentos o imposto de renda, não sabem a quem recorrer”, enfatizou Sousa Neto.
A situação torna-se ainda mais crítica por que a falta de esclarecimentos e retificações na base de dados da Receita Federal pode resultar em autuações cujas multas variam entre 75% a 225%.
Foto: Kristiano Simas/ Agencia Assembleia