Solidariedade em Caxias

1comentário

WellingtondoCursoNa tarde desta segunda-feira (11), o deputado Wellington do Curso (PPS) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, em homenagem ao Dia das Mães, para lamentar e prestar condolências às mães caxienses de quase 200 crianças mortas na Maternidade Carmosina Coutinho, o que segundo ele é um ato de desrespeito com a dignidade humana.

Na oportunidade, o parlamentar  relembrou o protesto realizado no último domingo (10) pelas mães, que espalharam cruzes pela Praça da Matriz, no município de Caxias, além de latas de leite vazias em acompanhamento de faixas nas quais estavam escritas que “quase 200 mães não poderão comemorar seu dia”, e pediu, também, que fosse feito 1 minuto de silêncio, dentre os presentes, em respeito às vítimas, além de fazer referência à citação bíblica contida em Mateus 2:18, que retrata “o massacre dos inocentes”.

“Inicialmente, o pedido não foi compreendido pelo presidente em exercício, Othelino Neto, que parece não ter dado atenção ao meu pedido, e mais uma vez solicito a sensibilidade do presidente e dos demais parlamentares desta Casa, em homenagem e solidariedade às quase 200 mães que tiveram seus direitos de comemorarem o Dia das Mães abortados, que façamos 1 minuto de silêncio em respeito às dores destas mães. Assim como em Ramá se ouviu uma voz, lamentação, choro e grande pranto de Raquel chorando os seus filhos, em Caxias se viu a dor e o desespero de Marias, Raimundas, Franciscas… que não querem ser consoladas, porque seus filhos já não existem e que levarão para sempre em suas almas, feridas profundas que jamais poderão ser tratadas”, lamentou o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.

1 comentário »

Educação em pauta

0comentário

Edivaldo

Os titulares das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação de São Luís, Paulo Silvestre Avelar Silva e Maria Luciane Lisboa Belo, reuniram-se, na última sexta-feira (8) com o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior e o secretário de Governo do Município, Lula Filho. Na pauta estiveram diversos aspectos sobre a rede municipal de educação.

Os promotores falaram sobre as medidas que vêm sendo tomadas no acompanhamento da situação da educação no município, com a proposição de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) e interposição de ações. A promotora Luciane Belo ressaltou a necessidade de respostas rápidas do Poder Público, em especial no que diz respeito à saúde e educação. “O princípio da eficiência na administração pública não cumprido afeta o direito à educação dos estudantes”, explicou.

Um dos temas discutidos foi a necessidade de realização de concurso público para professores da rede municipal. Um TAC firmado com o Ministério Público permitiu a contratação temporária mediante o compromisso do concurso. O prazo, no entanto, encerrou-se em julho de 2014. O prefeito Edivaldo Júnior se comprometeu a verificar a situação do concurso junto à Secretaria de Administração do Município, podendo determinar um prazo para sua realização.

Sobre os repasses às escolas comunitárias, foi confirmada a informação prestada em reunião realizada na Procuradoria Geral de Justiça, pelo secretário de Educação, Geraldo Castro, que os pagamentos de 2014 serão efetivados no dia 15 de maio. O secretário Lula Filho ressaltou, ainda, que foi criada uma equipe para analisar as prestações de contas das diversas associações, visando dar maior agilidade à assinatura dos convênios e pagamentos relativos a 2015.

O promotor Paulo Avelar também falou sobre a grave situação encontrada em vistoria realizada no depósito da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Outeiro da Cruz. O promotor relatou ter encontrado material escolar, kits de cozinha e muitos livros em péssimas condições, muitos deles sem ter mais condições de uso, cobrando a destinação urgente desse material. Avelar sugeriu, por exemplo, que os kits de cozinha, com panelas e outros utensílios, sejam destinados às escolas comunitárias, já que na rede municipal não há mais o preparo da merenda nas escolas.

sem comentário »

Marcha dos Prefeitos

0comentário

Flavio,glalbertegilcutrimEm reunião de trabalho realizada esta semana no Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino (PCdoB) confirmou ao prefeito de São José de Ribamqar e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Gil Cutrim, presença na XVIII Marcha dos Prefeitos e Prefeitas à Brasília.

O evento municipalista acontece, este mês, no período de 25 a 28 na capital federal e reunirá centenas de gestores públicos municipais de todo o país. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas acessando o www.famem.org.br e www.cnm.org.br

A versão 2015 da Marcha dos Prefeitos e Prefeitas tem como diferencial o chamamento dos governadores para, juntos com os gestores públicos municipais, discutirem e trabalharem pelo fortalecimento do municipalismo nos estados e por melhorias para os municípios, dentre elas a reformulação do pacto federativo.

Gil Cutrim agradeceu o apoio do governador e disse que a caravana maranhense, a exemplo do ano passado, deverá contar com a participação expressiva dos prefeitos e prefeitas maranhenses. “Na Marcha de 2014, reunimos mais de 70 prefeitos e prefeitas, além de dezenas de parlamentares municipais. Tenho certeza que, este ano, nosso grupo estará muito mais reforçado”, disse ressaltando que um dos pontos altos da programação da caravana maranhense será a reunião com o governador e a Bancada Maranhense em Brasília.

Para o deputado estadual Glalbert Cutrim (PRB), que participou da reunião no Palácio dos Leões, a presença do governador será importante, uma vez que o mesmo possui excelente trânsito junto ao governo federal. “A presença do Flávio será mais um grande ganho para que nós, representantes do Maranhão, possamos dialogar diretamente com os agentes do governo federal”.

sem comentário »

Vôlei nos JEMs

1comentário

ReinoA disputa do vôlei infantil feminino (12 a 14 anos) da etapa metropolitana dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2015 não poderia ter começado melhor para o Reino Infantil. Favorito a uma vaga na etapa estadual, o Reino bateu o Master por 2 sets a 0, na manhã deste sábado (9), e assumiu a liderança do grupo B. Os jogos do vôlei feminino foram disputados no Ginásio do Colégio Batista.

Por ser a estreia nos JEMs, tanto Reino Infantil quanto Master mostraram nervosismo em quadra e cometeram alguns erros nos primeiros lances do jogo. Depois do susto inicial, o Reino começou a forçar o saque e aproveitou o descuido das atletas do Master para abrir uma boa vantagem. No fim do set, vitória do Reino Infantil por 25 a 8.

Em um ritmo tranqüilo, o Reino Infantil confirmou a vitória com um set praticamente impecável, com bons lances no ataque e cometendo apenas dois erros, que resultaram nos pontos do Master. Com a vitória por 25 a 2 no segundo set, o Reino confirmou a primeira vitória nos Jogos Escolares.

Outros resultados

Na primeira partida do dia, o Crescimento teve uma atuação sólida e venceu o Sesi por 2 sets a 0. Bem em quadra, o Crescimento não demorou a fechar o primeiro set, batendo a escola adversária por 25 a 9. O Sesi, por sua vez, não encontrou forças para superar o Crescimento, que melhorou a performance no segundo set, vencendo por 25 a 7 e garantindo a vitória.

Pelo mesmo grupo de Crescimento e Sesi, o Literato teve um pouco mais de dificuldade, mas também estreou com vitória nos JEMs, batendo o Dom Bosco por 2 sets a 0. O primeiro set, vencido pelo Literato, teve o mesmo placar do primeiro jogo: 25 a 9. O Dom Bosco tentou a reação, mas foi novamente batido no segundo set, desta vez por 25 a 11.

1 comentário »

Sarau das Mães

1comentário

SaraudasmaesA Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam), realizou no último domingo (10) o Sarau das Mães, no Centro de Convivência do Olho D’Água, com o slogan “Só quem é mãe sabe o que é amar incondicionalmente”. O evento teve como objetivo homenagear todas as mães servidoras municipais da ativa, assim como aposentadas, pensionistas e mulheres das comunidades circunvizinhas.

No evento, o presidente do Ipam, Raimundo Penha, fez questão de destacar o apoio e a determinação do prefeito Edivaldo, para a realização do “Sarau das Mães” que teve como foco valorizar e mostrar reconhecimento àquela que cumpre a maior missão da vida. O evento também promoveu a integridade dos servidores municipais na data que também faz parte do calendário de eventos anuais do Ipam.

“O melhor de tudo é ver que todos receberam o sarau de braços abertos e comemoraram conosco esse dia, tão especial, com alegria e tranquilidade”, frisou Raimundo Penha que acompanhou, de perto, toda a programação.

O evento contou com as apresentações do grupo “As Brasileirinhas”, do poeta Júlio Fernandes, que declamou um poema, emocionando o público, e da cantora Eugênia Miranda, que foi a última atração, com simpatia e alegria. Ela iniciou o show distribuindo rosas vermelhas às mães.

No “Sarau das Mães”, houve também sorteio de diversos brindes como pacote turístico para os Lençóis Maranhenses, TVs de LCD, microondas e ventiladores.

Durante o sarau, houve ainda o concurso “Mamãe do Ano de 2015”, onde dez candidatas desfilaram e foram julgadas pelo público presente. A vencedora foi a aposentada Nizete Gedeon, de 80 anos. Ela foi coroada e recebeu como prêmio uma televisão LCD de 42 polegadas.

1 comentário »

Confiança na classificação

10comentários

ValberDepois da excelente estreia no Campeonato Brasileiro Série B, quando bateu o Vitória, em Salvador por 2 a 0, o Sampaio chega confiante a São Paulo para o duelo com o Palmeiras pela Copa do Brasil.

Com o empate por 1 a 1, em São Luís, o Sampaio precisa vencer o Palmeiras, nesta terça, às 22h, no Allianz Park por qualquer placar para seguir na Copa do Brasil. O empate de 2 a 2 em diante, também favorece ao Tricolor. Um novo empate por 1 a 1 levará a decisão da vaga para as cobranças de pênaltis.

Para o jogo com o Palmeiras, o Sampaio terá apenas uma modificação em relação ao time que bateu o Vitória no último sábado. O lateral-esquerdo Willian Simões que saiu de campo machucado será substituído por Raí.

O time será dirigido mais uma vez pelo jogador Arlindo Maracanã. O novo técnico Léo Condé vai acompanhar a partida das cadeiras.

Pelo Campeonato Brasileiro Série B, o Sampaio volta a campo na próxima sexta-feira, às 19h30, contra o Macaé, no Estádio Castelão na estreia em casa.

Foto: Divulgação/Sampaio

10 comentários »

Estratégia arriscada

0comentário

ElizianeGamaA deputada federal Eliziane Gama (PPS) comprou, com claro objetivo político,  uma briga de proporções gigantescas, na semana passada.

Membro destacada da CPI da Petrobras, ela partiu pra cima de um dos diretores da empresa, tentando arrancar dele declarações contra a ex-governadora Roseana Sarney e contra o senador e ex-ministro Edison Lobão (ambos do PMDB).

E chegou a tentar envolver, inclusive, o ex-presidente José Sarney, numa ação que soou estranha as olhos políticos, mas que tinha um objetivo claro: mostrar ao grupo do governador Flávio Dino (PCdoB) que ela não é sarneysista.

Eliziane vem sofrendo ataques da mídia alinhada a Flávio Dino – apesar de ser o prefeito Edivaldo Júnior (PTC), afilhado do governador, quem mais faz acenos para membros do grupo Sarney.

A ação dela contra a ex-governadora foi uma tentativa de mostrar aos fieis seguidores do comunista que ela nunca estará com os adversários dele.

A estratégia quase kamikaze tem seus riscos.

Além de afastar definitivamente qualquer possibilidade de aliança com partidos ligados à oposição – como PMDB, PV, DEM e PTB, por exemplo – Eliziane também fecha as portas para outros setores sarneysistas simpáticos ao seu nome.

E ainda por cima, não deverá convencer nenhum membro do grupo dinista.

Pelo simples fato de que eles não querem ser convencidos de nada…

Blog de Marco D˜Eça

sem comentário »

Saúde da Mulher

4comentários

Ultrassom

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) garantiu o atendimento especial em ultrassonografia para gestantes que fazem pré-natal na rede municipal de saúde. O serviço, disponibilizado no Hospital da Mulher, conta com equipamento de ultrassom de última geração, que possibilita a realização de até 800 exames por mês.

“O reforço no atendimento com oferta de exames de ultrassonografia às gestantes e a própria mudança no agendamento destes exames trazem maior comodidade às mulheres grávidas. Também permitem mais humanização, segurança e acompanhamento à saúde do bebê e da mãe nesse momento de tanta expectativa na vida de uma família”, disse o prefeito Edivaldo, lembrando o empenho da gestão municipal em ampliar também a rede de atendimento pré-natal.

O prefeito detalhou que a nova sistemática de atendimento dispensa que as mulheres grávidas façam a autorização dos exames de ultrassonografia, solicitados pelo médico. A partir de agora, é necessário apenas fazer o agendamento no Hospital da Mulher, que tem dois turnos durante a semana para a realização de exames exclusivamente desse público.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, explica que o ultrassom obstétrico soma-se a outros serviços já garantidos às mulheres grávidas, pelo Município. “Com a determinação do prefeito Edivaldo de fortalecer a atenção básica, nós estamos conseguindo consolidar de fato uma rede de atenção à gestante, em todas as unidades básicas de saúde, com acesso ao pré-natal de qualidade, exames, atenção redobrada com as gestações de alto risco e incentivo ao parto humanizado”, afirma.

Os procedimentos integram também a Rede Cegonha, uma estratégia de cuidados que asseguram à mulher atenção humanizada durante a gravidez e o parto na rede pública de saúde. Para marcar a ultrassonografia, a gestante ir ao Hospital da Mulher e agendar o exame na própria unidade hospitalar. Para outras informações, basta ligar para o (98)3228-2623 ou ainda 3228-2457.

4 comentários »

Crise no PMDB

2comentários

joaoalbertoO senador João Alberto, presidente do PMDB no Maranhão, reunirá deputados estaduais que pertencem ao partido às 10h de hoje para discutir os rumos da legenda no estado.

Na semana passada, a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) coordenou uma reunião com deputados estaduais, em decorrência de uma divergência criada na Assembleia Legislativa. O encontro, segundo os parlamentares, foi proveitoso.

Impossibilitado de participar do primeiro ato, o senador João Alberto pediu aos representantes da sigla no Legislativo estadual que fossem para uma nova reunião. Receberam ofícios com a convocação os deputados Roberto Costa, Max Barros, Nina Melo e Andrea Murad.

Um dos objetivos é pôr fim às divergências no parlamento e alinhar o discurso na Assembleia. Outro objetivo com a discussão é tentar amenizar a crise no grupo político, que se instalou logo após as eleições de 2014. O PMDB, partido que elegeu o maior número de prefeitos em 2012 e nos últimos anos comandou os poderes Executivo e Legislativo, tem membros com status de liderança do grupo. Os movimentos do partido influenciam e/ou refletem diretamente em outras legendas de oposição no estado.

“Seguirei de forma integral tudo aquilo que for determinado pelo senador João Alberto, que é o presidente do partido. Eu sempre tive compromisso e sempre seguir as diretrizes do PMDB. Por isso, tenho convicção de que continuarei respeitando aquilo que for determinado pelo partido”, disse.

Roberto Costa assegura que participará da reunião.

RobertoCostaeAndreaMuradDivergência – Na semana passada, os deputados estaduais Roberto Costa e Andrea Murad se desentenderam na Assembleia Legislativa.

Andrea Murad utilizou a tribuna para pedir a expulsão do prefeito de Bacuri, Nixon dos Santos, do PMDB, após ele ter sido preso no bojo da operação “Morta-Viva”, da Polícia Civil, que combate a agiotagem no estado.

Para ela, o partido acaba perdendo legitimidade em combater a corrupção no Governo do Estado, uma vez que um membro do partido foi preso acusado de ligação com agiota.

Insatisfeito com o posicionamento da correligionária, Roberto Costa, que é aliado de Nixon dos Santos, reagiu e repudiou o posicionamento de Andrea. Ele explicou que o prefeito sequer teve oportunidade de se defender das acusações.

“Minha posição é que o partido continue buscando defender primeiramente os interesses do povo e não interesses pessoais”, disse Roberto Costa.

Logo após o embate, a ex-governadora Roseana Sarney convocou uma reunião de emergência com os parlamentares e conseguiu contornar a situação.

Na reunião de hoje, João Alberto deve novamente tratar do assunto e também exigir o fim das divergências internas e das discussões públicas sobre os rumos do partido. O ex-senador e presidente e que exerceu a presidência em exercício da sigla, Remi Ribeiro, também participará do encontro.

O Estado

2 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS