O deputado federal Juscelino Filho (PRP-MA) esteve reunido ontem (15) com o ministro da Secretaria de Portos (SEP), Edinho Araújo, para interceder por ações de progresso e avanço para o Complexo portuário do Itaqui, no Maranhão.
“O crescimento da produção agrícola e as boas condições climáticas do Brasil são um diferencial para o país acelerar seu posicionamento como fornecedor de alimentos para o mundo. Hoje os desafios enfrentados são logísticos e de infraestrutura”, afirma Juscelino. O Porto do Itaqui é reconhecido como um dos mais importantes do Brasil e de maior movimentação portuária em volume de cargas junto com o Terminal da Ponta da Madeira.
Juscelino Filho destacou o acesso rodoviário ao Porto que é feito pela BR-135. “A obra de duplicação da BR até Bacabeira precisa ser urgentemente concluída, e o trecho Bacabeira até Miranda do Norte passando pelo entroncamento com a BR-222 precisa de celeridade no início das obras”.
“Pedimos o apoio do ministro, da SEP junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ao Ministério dos Transportes pois toda soja produzida na região de Chapadinha deve ser transportada por terra e com o início das atividades do Tegram a tendência é aumentar significativamente a produção nessa região e consequentemente o fluxo de caminhões até o Porto”, afirmou.
Outro ponto discutido foi a chegada a São Luís, onde existem diversos pontos que precisam ser aprimorados, como o acesso ao ramal da BR 135 que leva ao Itaqui. Pelo menos 20% da produção do Matopiba (a união dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) também deverá chegar por caminhões, o que aumentará ainda mais o tráfego”, destaca Juscelino. De acordo com o ministro, as demandas serão dimensionadas e encaminhadas com atenção para os setores responsáveis.
Estiveram na reunião com o deputado Juscelino Filho, o deputado federal Alexandre Valle (PRP-RJ), o Secretário de Políticas Portuárias, Fábio Lavor Teixeira, e o ex-secretário de Desenvolvimento Social do Maranhão, Fernando Fialho.
[…] Escrito por “Zeca Soares”: […]