TRE mantém investigação

0comentário

TRESe o objetivo do deputado federal Hildo Rocha (PMDB-MA) ao divulgar uma nota hoje, na qual praticamente mudava o teor da denúncia feita na semana passada, na Câmara dos Deputados era evitar que a investigação da Polícia Federal a pedido do TRE-MA e do MP fosse adiante diria que a iniciativa do parlamentar foi tarde demais.

Em decisão tomada hoje pelo colegiado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) e o Ministério Público, apesar do esclarecimento do deputado, a Corte Eleitoral do Maranhão, de forma unânime decidiu manter a sua resolução de requisição de abertura de inquérito visando apurar a existência de pessoas se fazendo passar como emissários de seus membros para extorquir políticos.

Se inicialmente, o TRE-MA acertou ao pedir a investigação da Polícia Federal até porque estava em jogo o nome de todos os membros da corte, diria que agora agiu ainda mais de forma acertada.

Não deveria em hipótese alguma deixar de lado, a oportunidade de passar a limpo toda essa história que o deputado Hildo Rocha trouxe à tona.

Agora que tudo fique muito bem esclarecido.

sem comentário »

Parceria nos JEMs

0comentário

MarcioJardimeGilCutrimO presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar) e o secretário estadual de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, formalizara parceria no sentido de incentivar as escolas e cidades maranhenses a aderir e participar da 43ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), que terão início em abril.

No site da entidade municipalista (www.famem.org.br), já foi inserido link, através do qual, estudantes e estabelecimentos de ensino podem obter todas as informações sobre o evento esportivo, inclusive o termo de adesão.

Além disso, a Famem, através das suas assessorias técnicas, também irá mobilizar os municípios no sentido de incentivá-los a participar da versão 2015 dos Jogos.

Escolas e municípios do Maranhão têm até o dia 13 deste mês para aderirem aos JEMs. O termo de adesão, o regulamento e o calendário oficial dos jogos estão disponíveis na página da SEDEL (www.esporteelazer.ma.gov.br). Até o dia 31 de março serão recebidas propostas para sediar as etapas regionais dos JEMs 2015.

Neste ano de 2015, a proposta do Governo do Estado é elevar significativamente a participação dos municípios nos jogos, além de aumentar o número de etapas regionais e melhorar as condições de alojamento e alimentação dos estudantes.

As instituições da rede pública e privada e os municípios interessados em participar dos JEMs 2015 têm até as 19h do dia 13 de março para entregar o termo de adesão na Sedel (Travessa Guaxenduba, n° 100, Bairro Outeiro da Cruz – Complexo Esportivo, em São Luís). O regulamento dos jogos estabelece que os alunos inscritos nas modalidades, naipes e provas da competição devem estar matriculados na instituição de ensino até o dia 27 de marco de 2015 e cursando regularmente as aulas, para disputarem os jogos.

A primeira seletiva dos Jogos Escolares Maranhenses ocorrerá em abril, com as disputas da etapa metropolitana/municipal, que termina no mês de maio. Em seguida, serão realizadas as etapas regionais (de 1º a 29 de julho). A etapa estadual dos JEMs 2015 será realizada entre os dias 30 de julho e 1º de outubro, em São Luís, com disputas das categorias infantil (12 a 14 anos) e infanto (15 a 17 anos). De acordo com a Sedel, as Paraolimpíadas Escolares (ParaJEMs) serão realizadas de
11 a 30 de setembro.

Além de estimular a prática do esporte em todo o estado, os JEMs servem como etapa classificatória para os Jogos Escolares da Juventude. Na página da Sedel, na internet, estão disponíveis outras informações como o caderno de encargos da etapa regional dos jogos escolares e modelos de ficha, além de termos de responsabilidade. Dúvidas sobre os jogos poderão ser respondidas pela Secretaria Geral dos JEMs, no telefone (98)
2109-5939.

sem comentário »

Virando as costas

0comentário

SousaNetoNa Sessão Ordinária desta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa, acabou chamando atenção o discurso do deputado estadual Sousa Neto (PTN). O parlamentar afirmou que as centrais sindicais estão sendo ‘renegadas’ pelo governador Flávio Dino (PCdoB).

Sousa Neto esteve reunido por duas vezes com representantes do Sindicato dos Servidores do Judiciário do Maranhão e recebeu do presidente da entidade, Aníbal Lins, um ofício encaminhado ao governador Flávio Dino. O parlamentar fez questão de ler o apelo das centrais sindicais por uma simples audiência.

O ofício estava assinado por representantes da Central de Trabalhadores do Brasil, Central Única dos Trabalhadores, Coordenação Nacional de Lutas com Lutas, Força Sindical, Nova Central Sindical dos Trabalhadores, União Geral dos Trabalhadores e a Central dos Sindicatos Brasileiros.

“O curioso é foi exatamente através dessas centrais sindicais que o governador começou politicamente a sua historia como deputado federal, as mesmas centrais sindicais que outrora o governador precisou para fazer sua campanha para levantar a sua bandeira de luta, mas hoje sequer os recebe no Palácio dos Leões”, salientou.

Sousa Neto disse que o governador está virando as costas as centrais sindicais, que sempre lhe apoiaram, e negando uma simples audiência.

“Eles querem apenas uma audiência com o governador, mas eu estou sentindo que o governador, depois de eleito, está mostrando a sua cara e não quer nem receber essas pessoas que lhe ajudaram muito na campanha, mas agora virou as costas e não quer nem atendê-las”, finalizou Sousa Neto.

Blog do Jorge Aragão

sem comentário »

Conquista de professores

0comentário

RaimundoPenha1A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam), entregou, na tarde desta segunda-feira (9), o decreto de aposentadoria à servidora Célia Eugênia Reis da Silva. A entrega simbólica representou a concessão de 347 aposentadorias a professores da rede municipal de Educação. O evento aconteceu na sede do órgão, na Rua do Sol, também em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A entrega foi realizada pelo presidente do Ipam, Raimundo Penha. “A concessão dos decretos de aposentadoria é uma importante conquista para a categoria dos professores, pois muitos desses educadores esperaram, até nove anos, para conseguir o benefício e, graças à determinação do prefeito Edivaldo, estamos garantindo esse direito aos profissionais do magistério”, ressaltou.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, também destacou a importância do trabalho conjunto e da mediação realizada pelo Ministério Público. “O trabalho conjunto, sob o comando do prefeito Edivaldo, possibilitou mais esta conquista para os educadores e educadoras de nossa cidade. Agradeço também à promotora de Educação Luciane Belo, cujo empenho e capacidade de diálogo contribuem imensamente para a Educação de São Luís”, disse o titular da Semed.

No total, foram concedidas, recentemente, 347 aposentadorias aos professores, sendo 135 em dezembro do ano passado e 212 no último mês de fevereiro, todas já implantadas em folha. A ação só foi possível devido a uma força-tarefa, envolvendo o Ipam, as secretarias municipais de Educação (Semed), Administração (Semad), Governo (Semgov) e a Procuradoria Geral do Município (PGM).

Além de receberem rosas e cartões em celebração ao Dia da Mulher, as servidoras do Ipam assistiram ao espetáculo do Grupo Xama Teatro “A Besta Fera – Biografia cênica de Maria Aragão”, encenado pela atriz Maria Ethel. A peça conta a história de vida da médica maranhense e coloca em foco o universo feminino. No encerramento do evento, foi servido na recepção do Instituto um coquetel a todas as servidoras.

sem comentário »

Reação de Verde

0comentário

JuniorVerde1O deputado estadual Júnior Verde (PRB) rebateu críticas sobre sua gestão à frente da Superintendência da Pesca, reafirmou o compromisso com o setor pesqueiro do Maranhão e declarou que apoia as ações da Polícia Federal nas investigações de irregularidades praticadas por entidades ligadas à atividade no estado.

Durante o pronunciamento nesta segunda (9), o parlamentar disse que quando assumiu a Superintendência da Pesca recebeu uma estrutura completamente diferente da que deixou. “Os papéis eram carregados em caixas e os processos não eram seguros. Eu modernizei e instituí processos incluindo entrevistas para que se criasse mais um crivo com o objetivo de resguardar o erário público”, informou Júnior Verde.

Segundo o deputado, foram tomadas medidas sérias e responsáveis no âmbito administrativo, como melhorias no sistema, o que possibilitou, recentemente, o cancelamento de mais de trinta mil carteiras em situação irregular. “Realizamos cadastros em um processo sério instituído por mim. Fizemos uma força tarefa para regularizar a situação desses trabalhadores e contemplar o maior número possível deles. Durante todos os anos de minha gestão, emitimos carteiras verdadeiras. Nunca houve uma denúncia ou ações que comprometessem a seriedade do nosso trabalho”, garantiu.

Sobre as investigações realizadas pela Polícia Federal junto a entidades ligadas ao setor pesqueiro no Estado, Júnior Verde ratificou que apoia as ações e que essas entidades devem responder na medida de suas responsabilidades. Ele explicou que todos, ao realizar o cadastro, assinam um termo, conscientes de que podem responder por crime de falsidade ideológica, caso não sejam pescadores.

“Quero que a polícia investigue a fundo e apure as responsabilidades. Foi um fato que houve com uma entidade, e que não pode macular a honra daqueles que trabalham sério pela causa dos pescadores. Lamento a forma covarde com a qual alguns fazem acusações sobre nossa gestão. A resposta que vamos dar àqueles que falam sem propriedade será através da Frente Parlamentar da Aquicultura e Pesca, através da qual continuaremos a realizar um trabalho sério e a defender os interesses dos pescadores do nosso Estado”, concluiu.

Foto: JR Lisboa/ Agência Assembleia

sem comentário »

Jogo Aberto

5comentários

FelipeCostaPoupados

Numa decisão acertada, o técnico Felinto Holanda decidiu poupar quatro importantes jogadores do Moto que estão em recuperação no DM. Felipe Costa, Kléo, Dieguinho e Henrique não enfrentam Náutico pela Copa do Nordeste, nesta quinta, em Recife e serão guardados para o duelo com o São José pelo Campeonato Maranhense, domingo, às 18h45, no Castelão. O Estadual pode levar o Moto ao Campeonato Brasileiro.

Reforços

O Sampaio se reforça para o Campeonato Brasileiro Série B. Ontem, o clube chegou a um acordo com os zagueiros Paulo Sérgio e Edimar. Os dois se recuperam de contusão e devem voltar no fim de abril. Para a zaga, o Sampaio está forte pois já tem Mimica, Luis Otávio, Edivânio e Leomar. Quem também está treinando e está de volta ao Sampaio é o atacante Valdir.

Ameaça

Só agora, após a realização de cinco rodadas é que a Federação Maranhense de Futebol (FMF) ameaça interditar o Estádio Dário Santos, em São José de Ribamar por conta da condição do campo de jogo. Já disse aqui que a FMF deveria ter olhado essa situação antes da bola começar a rolar. Se for fazer agora terá que agir em vários estádios que estão nas mesmas condições.

CopaMaranhaoCopa Maranhão

Sampaio e Cefama decidem hoje, às 19h30, no Dário Santos, em São José de Ribamar a primeira etapa da Copa Maranhão Sub-17. O campeão participará do Campeonato Brasileiro de Futebol da categoria, em novembro, em Pernambuco. A competição é realizada em parceria pelo Grupo Mirante e Prefeitura de São José de Ribamar com sucesso absoluto de público.

Copa Maranhão II

No mês de abril, ocorrerão mais duas regionais da Copa Maranhão. A primeira, do Alto Turi/Baixada/Pindaré, será realizada em Maranhãozinho de 18 a 21. A outra em Caxias entre os dias 24 e 27. As inscrições para as etapas da Copa Maranhão de Futebol Sub-17 podem ser feitas pelos telefones (98) 98114-8309 ou (98) 98114-7099.

Castelão

Mais prejuízo para os clubes. A partida entre Expressinho e Imperatriz marcada para esta quarta, 20h15 será  disputada mesmo no Castelão. Há 20 dias a FMF tomou a decisão. Segundo o diretor técnico FMF, Antônio Henrique a Semdel prometeu entregar o Nhozinho Santos recuperado no dia 20 de fevereiro, mas sequer o campo tem condição de jogo.

5 comentários »

Esclarecimento de Hildo

0comentário

HildoRocha1O deputado federal, Hildo Rocha (PMDB-MA) divulgou nota oficial onde esclarece os fatos envolvendo a denúncia feita por ele, na semana passada, na Câmara dos Deputados, em Brasília e que levou o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) pedir a investigação da Polícia Federal.

O parlamentar agora parece demonstrar preocupação após a repercussão do assunto na mídia.

Nota

Em relação à série de matérias divulgadas pela imprensa local, dando conta de denúncia, em desfavor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, esclareço, em resposta ao referido tribunal e ao povo do meu estado, o seguinte:

1 – Mantenho o que sustentei, no dia 03/03/2015, no plenário da câmara dos deputados em Brasília (DF), no sentido de afirmar que algumas pessoas, que se afirmam ligados a membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, teriam tentado chantagear, sem sucesso, meu correligionário, o prefeito de Ribamar Fiquene, Edilomar Miranda, antes da inclusão do seu processo na pauta do referido tribunal;

2 – Afirmo que não tenho conhecimento se tais pessoas, de fato, falam ou atuam com aval da autoridade a que mencionam;

3 – Repilo, de forma categórica, insinuações posteriores, feitas por alguns jornais de que teria afirmado haver venda de sentenças ou de decisões pelos membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão;

4 – Reafirmo, a propósito, meu respeito ao poder judiciário brasileiro e, especialmente, ao maranhense;

Era o que tinha a esclarecer, esperando ter colocado um ponto final na questão.

sem comentário »

Investigação no Seguro Defeso

3comentários

FernandoFurtadoO deputado Fernando Furtado (PCdoB) defendeu, na sessão desta segunda-feira (9), uma rigorosa investigação do Poder Público para apurar todas as possíveis irregularidades no Seguro Defeso pago a pescadores artesanais do Maranhão. Ele frisou que este benefício, concedido como assistência financeira temporária aos pescadores, durante o chamado período de defeso, vem dando margem a fraudes que, na semana passada, resultaram na prisão de pessoas ligadas ao Sindicato dos Pescadores do Município de Viana

“Na cidade de Viana a Polícia prendeu todos os dirigentes de um Sindicato de Pescadores, ou melhor, uma quadrilha que comandava o Sindicato”, afirmou o deputado. Ele frisou que, se for o caso, irá até mesmo pedir a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar supostas irregularidades na Superintendência da Pesca no Maranhão.

Fernando Furtado acrescentou que a Polícia Federal deve investigar não somente o caso do município de Viana, mas deve estender a investigação a outras regiões do Estado.

“Eu espero que as investigações prossigam porque há muitos companheiros que trabalham correto, muitos que fazem as coisas direito, muitos que, com pouco dinheiro, conseguiram construir grandes sedes de sindicatos e estão prestando um grande serviço à sociedade. Enquanto que outros, estão apenas enriquecendo, comprando fazendas. O nosso movimento sindical não pode ficar enlameado por motivo de alguns companheiros desse tipo. E vou continuar atento e vou continuar denunciando aqui aquilo que nós entendemos que tem que ser denunciado nesta Casa para que as providências sejam tomadas”, advertiu o deputado.

Foto: JR Lisboa/ Agência Assembleia

3 comentários »

CNH Jovem

0comentário

PlenarioALOs deputados aprovaram, por unanimidade, na sessão desta segunda-feira (8), o projeto de lei enviado pelo Governo do Estado que cria a “CNH Jovem” e vai custear a Carteira Nacional de Habilitação para jovens de 18 a 21 anos de idade. Os parlamentares elogiaram a iniciativa do governador Flávio Dino (PCdoB).

Os deputados Roberto Costa (PMDB), Eduardo Braide (PMN), Rogério Cafeteira (PSC), que é líder do governo na Assembleia, Marco Aurélio (PCdoB), vice-líder, e Fábio Braga (PTdoB), fizeram questão de destacar a importância do projeto e enalteceram a proposta enviada pelo governador.

O Projeto beneficia jovens que cursaram o ensino médio em escolas públicas do Maranhão e, até o final 2015, deverão ser beneficiados com a chance de tirar a carteira de habilitação gratuita.

O deputado Roberto Costa pediu urgência na votação e fez questão de destacar que o mais importante, nesse momento, era que a Casa aprovasse o Projeto do Executivo, já que se tratava de matéria que beneficiaria a população. “As questões políticas ficam pequenas e passam a ser irrelevantes diante das necessidades da população”, enfatizou.

O deputado Eduardo Braide, que é integrante da Comissão de Constituição e Justiça e líder do Bloco Parlamentar “Unidos Pelo Maranhão”, defendeu a aprovação da proposta “tendo em vista a importância e o alcance social que o projeto dará aos jovens do Estado, principalmente aqueles que não têm condição de adquirir e de fazer uso da CNH, como também da Permissão para Dirigir”.

Em seguida, foi o deputado Rogério Cafeteira que elogiou a aprovação do Projeto. “Eu gostaria de parabenizar o governador Flávio Dino e essa Casa pela aprovação unânime desse Projeto de extrema importância para os jovens, para que possam conduzir os veículos automotores por nossas vias de forma legalizada”, afirmou. Cafeteira disse que há um grande número na rede de saúde formado por jovens vítimas de acidentes automobilísticos, principalmente de motocicletas, que não tinham carteira de habilitação.

O deputado Marco Aurélio destacou a quantidade de jovens que serão beneficiados com a medida. “Neste primeiro ano, serão duas mil pessoas que possivelmente não teriam condições de pagar o valor da habilitação e o governo do estado vem justamente chamando essa responsabilidade. É uma política que vem justamente garantir que as pessoas tenham acesso a um documento, que é importante para a entrada no mercado de trabalho e ao mesmo tempo também diminuir esta violência no trânsito”, garantiu.

Por último, foi o deputado Fábio Braga quem destacou a aprovação do projeto e garantiu que o governador Flávio Dino está no caminho certo, permitindo a legalização de jovens motoristas que conduzem carros e motos irregularmente.

sem comentário »

Outra decisão

0comentário

Sampaio-2O Sampaio tem mais uma decisão na Copa do Nordeste. O Tricolor recebe o Socorrense-SE, hoje, às 21h45, no Estádio Castelão precisando mais do que nunca da vitória. No primeiro jogo, em Itabaiana, o Sampaio chegou a estar perdendo por 2 a 0, mas foi buscar o empate em 2 a 2.

Com apenas 2 pontos, após a punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), O  Sampaio, se vencer assume a segunda colocação  e manterá viva a chance de classificação.

Isto sem falar que o Sampaio tem a seu favor um efeito suspensivo que devolve temporariamente os seis pontos perdidos no Tapetão, mas é preciso aguardar o julgamento do mérito na quinta-feira.

Para o jogo de hoje, o técnico Oliveira Canindé definiu o Sampaio com Ruan, Daniel Damião, Luís Otávio, Mimica e Willian Simões. Edivânio, Curuca, Sertânia e Raí. Válber e Robert.

O outro jogo pelo Grupo B, entre Coruripe e Sport só acontece na quarta, no interior de Alagoas.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS