Por Zeca Soares • domingo, 22 de fevereiro de 2015
Mais de 100 mil pessoas se divertiram com alegria e paz neste último fim de semana no tradicional Lava Pratos do município de São José de Ribamar, evento promovido pela administração do prefeito Gil Cutrim, considerado como o primeiro Carnaval fora de época do país e que encerrou, oficialmente, a temporada momesca no Maranhão.
Um forte esquema de segurança, organizado em conjunto pelo governo do estado e prefeitura ribamarense, garantiu a tranquilidade dos brincantes que estiveram na orla marítima da sede da cidade no sábado (21) e domingo (22). Nenhuma ocorrência grave, de acordo com a Polícia Militar, foi registrada no circuito da folia do Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen durante os dois dias da festa.
“Felizmente, a exemplo do que ocorreu ano passado, o Lava Prato foi somente alegria. O esquema de segurança funcionou bem e garantiu a tranquilidade dos foliões”, afirmou o prefeito Gil Cutrim, que participou da programação acompanhado de lideranças comunitárias e políticas da cidade, dentre elas o deputado estadual Glalbert Cutrim (PRB), que destinou recursos de emenda de sua autoria para o Carnaval Tradicional e Lava Pratos ribamarense.
O prefeito destacou, ainda, a importância do evento como mecanismo que atrai milhares de visitantes e movimenta consideravelmente a economia do município. “São foliões de várias cidades maranhenses e de outros estados. O esquema de organização montado pela prefeitura garantiu a estas pessoas o suporte necessário para que elas viessem para a cidade e movimentassem a economia gerando renda para centenas de pessoas que trabalharam durante o Lava Pratos 2015”, disse.
Categoria Carnaval | Tags Lava-Pratos, São José de Ribamar
Por Zeca Soares • domingo, 22 de fevereiro de 2015
Se a situação no Moto já não era boa após a goleada para o Salgueiro por 3 a o, no meio de semana pela Copa do Nordeste, agora ficou muito pior com a derrota de virada para o Imperatriz por 3 a 2, em pleno Castelão.
O Campeonato Maranhense é a principal competição para o Moto neste início de temporada, pois poderá levar o clube novamente ao Campeonato Brasileiro Série D, mas em sua segunda partida em casa, o time rubro-negro tropeçou de novo.
O Moto abriu o placar com gol de Felipe Dias. O empate do Imperatriz saiu num golaço de Júnior Chicão que saiu driblando todo o setor defensivo do Moto até chutar sem chance para Raniere.
No segundo tempo, o Moto fez o segundo num lance polêmico. Vanderlei manda um chutão e Henrique acredita no lance e coloca a bola em jogo, Diego Renan sozinho faz 2 a 1 com muita reclamação do Imperatriz.
Mesmo com o segundo gol do Moto, o Imperatriz era melhor em campo. Numa tabelinha na frente da área, Rubens descobre Júnior Chicão livre que empata o jogo novamente 2 a 2.
O Moto continuava apático em campo e o Imperatriz chegava com perigo. Num contra-ataque, o meia Rubens arrancou no meio da defesa do Moto e chutou sem chance para Raniere 3 a 2.
Com a derrota, o Moto caiu para a quinta colocação com 4 pontos ganhos. O G4 tem o São José com 6 pontos em primeiro. O Santa Quitéria é o segundo com 5 pontos. O Sampaio é o terceiro com 4 pontos e o Imperatriz o quarto com 4 pontos.
No outro jogo disputado pelo Campeonato Maranhense neste domingo, o Balsas venceu o Cordino por 2 a 1.
Categoria Futebol • Moto | Tags Campeonato Maranhense, Imperatriz, Moto
Por Zeca Soares • domingo, 22 de fevereiro de 2015
O deputado estadual Inácio Rodrigues (PT) e o deputado licenciado Neto Evangelista (PSDB) que é o secretário de Desenvolvimento Social do Maranhão trocaram críticas na rede social Facebook. As críticas estão ainda relacionadas à eleição presidencial.
Inácio acusou João Castelo e Neto Evangelista de terem cometido estelionato eleitoral com a tão criticada obra do VLT em São Luís que não saiu do papel.
A resposta do tucano lembrou a obra da Refinaria Premium I, em Bacabeira-MA que o partido também considerada outro estelionato eleitoral por muitos.
Vamos aguardar os próximos capítulos.
Categoria Política | Tags Dilma Rousseff, Lula, Neto Evangelista, PSDB, PT, Zé Inácio Rodrigues
Por Zeca Soares • domingo, 22 de fevereiro de 2015
Por Izabelle Torres, Revista IstoÉ
O deputado Waldir Maranhão (PP-MA) era um parlamentar sem muita visibilidade em Brasília e com atuação discreta na área de educação. No domingo 1º, entretanto, ele se elegeu para o segundo cargo mais importante da Casa, o de vice-presidente da Câmara.
Além do prestígio adquirido e da possibilidade de influenciar diretamente em decisões políticas importantes, Maranhão atrai para si também as atenções sobre sua conduta e seu passado.
O cenário não é dos mais favoráveis. O vice-presidente é investigado em dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF), ambos por suposta prática de crimes de ocultação de bens e participação no esquema de lavagem de dinheiro. ISTOÉ teve acesso aos processos, que narram as possíveis relações do parlamentar com o doleiro Fayed Traboulsi, preso no final de 2013 sob suspeita de participar de um esquema de lavagem de dinheiro e desvio de recursos de fundos de pensão que teria movimentado R$ 300 milhões em um ano e meio.
O processo de Fayed tramitava na vara criminal de Brasília e possui mais de mil páginas. Entre sigilos fiscais e telefônicos quebrados pela Justiça de primeira instância, constam ligações e conversas com Waldir Maranhão. As provas colhidas contra o doleiro na Operação Miqueias, da Polícia Federal, agora fazem parte dos inquéritos que investigam o parlamentar.
Uma das principais linhas de apuração é a possível relação do atual vice-presidente com empresas fantasmas sediadas no Maranhão e que abasteciam o esquema de lavagem de dinheiro capitaneado pelo doleiro. A quadrilha de Fayed também operava desviando recursos de fundos de pensão nos Estados e municípios.
A defesa do parlamentar pediu que o STF mantivesse os processos em sigilo, mas apenas dados fiscais e contábeis dos investigados e das empresas citadas fazem parte dos anexos em segredo de Justiça. Os desdobramentos do caso representam uma preocupação real para o número 2 da Câmara.
A visibilidade do cargo arrastou o ex-deputado André Vargas (sem partido- PR) para um escândalo de corrupção sob acusação também de relações com um doleiro, Alberto Youssef. Apesar dos precedentes, Maranhão afirma que nada teme.
“Estou absolutamente tranquilo. É muito importante que qualquer dúvida sobre a conduta de um homem público seja esclarecida. O meu desejo é que a verdade prevaleça”, jura ele.
Foto: Joka Madruga/APP – Sindicato
Categoria Notícias • Política | Tags Câmara dos Deputados, PP, Waldir Maranhão
Por Zeca Soares • domingo, 22 de fevereiro de 2015
O atacante Alex Sandro, de 19 anos, deverá ser emprestado ao Vasco até o fim de 2015. Destaque do Sampaio Corrêa na última Copa São Paulo, com seis gols marcados em três jogos, o jogador despertou o interesse do Cruz-Maltino e as negociações estão em estágio avançado.
Inicialmente, Alex Sandro reforçará o time de juniores do clube de São Januário. Caso o atacante se destaque durante o ano, poderá passar por uma transição para o profissional. O Vasco terá ainda a opção de compra ao fim do contrato.
Aos 19 anos, Alex Sandro chegou ao Sampaio em 2014 para integrar as categorias de base. Apesar disso, o jogador assinou contrato profissional de três anos com o clube maranhense. Além de ser o artilheiro da equipe na Copa São Paulo de 2015, o jovem também atingiu a marca no Campeonato Maranhense sub-19 de 2014, com 13 gols marcados. Já foi relacionado para duas partidas profissionais após a Copinha.
Natural de Petrolina, cidade do interior pernambucano, Alex Sandro começou a carreira aos 17 anos. Em sua cidade natal, foi descoberto por Henrique Rocha, irmão do tetracampeão mundial Ricardo Rocha, que era auxiliar técnico do Petrolina e comandou uma peneira para encontrar novos talentos na cidade.
Leia mais
Categoria Futebol • Sampaio | Tags Alex Sandro, Sampaio, Vasco
Por Zeca Soares • domingo, 22 de fevereiro de 2015
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) inicia nesta segunda-feira (23), as matrículas em quatro cursos na área de Educação Especial. Serão oferecidas 350 vagas, das quais 10% são para pessoas da comunidade em geral e os outros 90% para profissionais da rede municipal de ensino. As inscrições estão abertas para os cursos de Libras, Braille, Soroban e Educação Especial em Contexto.
A oferta de formações na área de Educação Especial se insere na política do prefeito Edivaldo de valorização dos servidores e também de garantia de uma sociedade cada vez mais inclusiva. “Por meio dos cursos oferecidos pela área de Educação Especial, capacitamos nossos professores para lidar com os estudantes que com necessidades especiais, facilitando a sua comunicação, possibilitando melhores condições de trabalho e de aprendizado e viabilizando a inserção desses estudantes no ambiente escolar”, disse o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.
As inscrições podem ser feitas na Superintendência da Área de Educação Especial da Semed, situada na Rua Sete de Setembro nº 211, Centro. As inscrições estão abertas até o dia 27 de fevereiro. De segunda a quinta-feira, o horário de atendimento para realizar a inscrição em um dos cursos da área de Educação Especial será de 8h às 12h e de 14h às 17h30. Já na sexta-feira, o atendimento será feito somente no turno matutino.
Para efetivar a matrícula, o interessado deve preencher o formulário de inscrição entregue no local de inscrição e apresentar o original da carteira de identidade, do CPF e de um comprovante de residência. Aos profissionais do magistério municipal é necessária ainda a apresentação de comprovação de lotação na rede de ensino da Prefeitura de São Luís.
Categoria Notícias • Política | Tags Educação Especial, Geraldo Castro Sobrnho, Prefeitura de São Luís, Semed
Por Zeca Soares • domingo, 22 de fevereiro de 2015
Apenas dois jogos serão realizados neste domingo pela terceira rodada do Campeonato Maranhense. A rodada teve início na quarta-feira com o empate por 0 a 0, entre Santa Quitéria e Araioses.
Hoje jogam Moto e Imperatriz, às 17h, no Castelão com a arbitragem de Mayron Frederico Novais. Com 4 pontos, o Moto pode assumir a liderança isolada se vencer. O líder São José com 6 pontos folga na rodada.
O Moto utilizará a mesma equipe que perdeu para o Salgueiro no meio de semana pela Copa do Nordeste, mas terá o retorno de Ícano, na zaga no lugar de Fágner e o atacante Henrique que pela primeira vez poderá atuar nesta temporada. Ele ficará como opção no banco de reservas.
Com apenas 1 ponto na competição, o Imperatriz vem de uma derrota em casa para o Santa Quitéria e precisa vencer para espantar o início de uma crise que pode culminar com a saída do técnico Celinho que durante a semana adiantou que deixará o Imperatriz após o jogo com o Moto.
No outro confronto de hoje, o Balsas recebe o Cordino em casa. As duas equipes estão com apenas 1 ponto e necessitam desesperadamente da vitória. Os dois jogos deste domingo você vai acompanhar pela Rádio Mirante AM.
A partida entre Expressinho e Sampaio que fecharia a rodada só vai ser realizada no dia 23 de março devido ao jogo do Sampaio com o Coruripe, na sexta-feira pela Copa do Nordeste.
Categoria Futebol • Moto | Tags Campeonato Maranhense, Imperatriz, Moto