Milhares de jovens evangélicos louvaram a Deus nesta quarta-feira (18) na Praça Maria Aragão em São Luís-MA. O evento contou com a presença de grandes cantores da música gospel brasileira como Damares e Marcos Nunes, além de artistas e bandas maranhenses.
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), a deputada federal Eliziane Gama (PPS), o deputado estadual Carlos Wellington (PPS), pastores evangélicos e várias autoridades também prestigiaram o evento que marcou o encerramento da Semana Maranhense de Retiros Culturais 2015.
Os retiros já fazem parte da programação anual das igrejas e comunidades evangélicas maranhenses que se reúnem todos os anos no período carnavalesco com louvor, adoração e manifestações artísticas.
Autora da Lei 8.904 que reconhece a arte evangélica como cultura e da iniciativa de criação da Semana Maranhense de Retiros Culturais, a deputada Eliziane Gama agradeceu ao apoio do governo do estado. Para a deputada, esta programação que reúne jovens evangélicos de várias denominações vem ganhando notoriedade a cada ano e precisa de apoio do Poder Publico, pois contribui com as atividades da juventude cristã.
“A presença do governador aqui demonstra o apoio que o governo dá à juventude. Aqui está presente aquela juventude que não foi para o carnaval, é a juventude que foi lá para o retiro, com a sua arte, com dança, com literatura, com teatro, com música, adorou a Deus, fez toda uma atividade cultural e faz esse fechamento em grande estilo. Então, uma noite linda, valorizando a arte evangélica como cultura”, destacou a deputada Eliziane Gama.
O governador Flávio Dino destacou que o apoio à Semana Maranhense de Retiros Culturais demonstra a preocupação do governo em oferecer uma programação no período de carnaval para todos. “Nós, enquanto governo, garantimos apoio a todas as formas de cultura. Assim como nós apoiamos as brincadeiras de carnaval, também estamos aqui apoiando a mobilização social dos evangélicos, envolvendo momentos de adoração e divulgação da arte evangélica”, garantiu.
O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Marlon Botão disse que realizará um seminário com todos os segmentos envolvidos com o Carnaval para planejar o evento em 2016. “Será realizado este ano, também, uma parceria entre Prefeitura e Estado na organização deste planejamento”, disse.
Marlon Botão revelou que, para 2016, há projetos de uma confluência mais significativa no sentido de estender a participação popular e de fortalecer o circuito com o objetivo de projetar nacionalmente o carnaval de São Luís.
Segundo Marlon Botão, as principais novidades serão a realização do carnaval de dia e também na região litorânea. Os leitores deste blog sabem que venho discutindo o assunto aqui nos últimos anos. Dessa forma acho que começaremos a ter condições de competir com o carnaval em outras capitais do país. Mas além dessa modificação que considero muito importante é necessário também pensar numa programação atrativa.
“O governador Flávio Dino lançou um desafio a mim e à secretária estadual de cultura, Ester Marques, para que a programação do carnaval de 2016 aconteça durante todo o dia, com atividades pela manhã na região litorânea da cidade. Sabemos que isso é possível e iremos trabalhar um planejamento que viabilize esse projeto, pois sabemos que a população de São Luís é foliã por natureza”, afirmou.
Vamos esperar!!!
O deputado Edilázio Júnior (PV) apresentou indicação à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, solicitando ao diretor de Relações Institucionais da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), José Jorge Leite Soares, a execução do Programa Luz Para Todos no povoado Riacho do Meio, localizado no município de Pastos Bons – Leste maranhense.
Edilázio entende que a proposição faz-se necessária pela importância social que tem. “A luz elétrica trará um grande benefício para os moradores da zona rural, proporcionando impactos na qualidade de vida daquele povo”, justificou.
O Luz Para Todos foi lançado em novembro de 2003, por meio do Decreto 4.873 de 11/11/2003 com o objetivo de acabar com a exclusão elétrica no país, com a meta de levar acesso à energia elétrica, gratuitamente, para mais de 10 milhões de pessoas do meio rural.
O Programa é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobrás e executado pelas concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural em parceria com os Governos Estaduais.
Os foliões maranhenses irão se despedir da temporada carnavalesca neste fim de semana no município de São José de Ribamar.
Trata-se do tradicional Lava Pratos, evento promovido pela administração do prefeito Gil Cutrim e que, este ano, chega a sua 69ª edição reunindo, durante dois dias, mais de 100 mil pessoas no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, na orla marítima da sede da cidade.
A programação do Lava Pratos 2015, que está disponível no www.sjr.ma.gov.br/carnaval , começa na noite de sábado (21), a partir das 20h com o show da Banda N´Gandaya seguido das apresentações de Forrozão Uz Primuz, Banda Energia, Banda Reprise e Banda Zero Hum.
No domingo (22), como acontece todos os anos, a programação terá início mais cedo, a partir das 13h30, com os shows de Vamu de Samba, Ailana Lee e Banda, Banda Fênix, Pepê Júnior e Banda, Banda Kollé, Banda Argumento e Banda Pago Beats.
Nos dois dias, nos intervalos das apresentações, a festa será comandada pelo DJ Neto Blemes.
É importante ressaltar que também no domingo a Avenida Gonçalves Dias, principal da sede, estará aberta durante todo o dia para receber desfiles de agremiações.
A goleada sofrida pelo Moto, ontem para o Salgueiro por 3 a 0, em Pernambuco trouxe de volta uma enxurrada de reclamações dos torcedores com o time. O problema não foi perder, mas como o Moto perdeu, sem luta e com total apatia.
As cobranças até haviam diminuído após as vitórias contra o Araioses, pelo Campeonato Maranhense e principalmente depois daquele 3 a 1, sobre o Náutico, no Castelão.
É que o torcedor rubro-negro parece que ainda não se acostumou com a limitação e irregularidade do seu time. Foi assim no ano passado e este ano também.
Isso tem uma explicação. Os dirigentes (não mais que uns quatro) querem fazer um time mais forte, assim como todos os torcedores do Papão, mas esbarram na falta de patrocínio. O Moto tem sim alguns bons jogadores, mas nem de longe tem um time que esteja a altura das suas tradições.
Mas também não tenho a menor dúvida de que os jogadores que estão ai podem dar um pouco mais de si e lutar como se cada jogo fosse uma decisão, afinal tem muita coisa em jogo para o Moto nesta temporada.
Mas tem um outro fator que precisa ser analisado. O fato da torcida que tanto cobra não se fazer presente nos jogos como deveria. Sem dinheiro, somente o torcedor é capaz de tira o Moto da atual situação. Se o torcedor for ao estádio apoiar o time em peso o dinheiro aparecerá e ai sim acho que o torcedor poderá cobrar de fato.
É claro que todo mundo quer ver o Moto com um time forte, mas isso só acontece com dinheiro. E o torcedor precisa entender que os heróis que estão tocando o clube fazem o que é possível. Aqui iniciativa privada e poder público não dão a mínima para o futebol.
Espero que o torcedor rubro-negro carregue o clube nos braços, porque se for esperar por patrocínio o Moto não sairá tão cedo desta situação.
Passada a folia de Momo, as atenções da Assembleia Legislativa voltam-se para o jogo das comissões parlamentares.
Até o momento, o que está acordado na Assembleia é que o Bloco Parlamentar Democrático – com 10 deputados -, liderado por Alexandre Almeida (PTN), indicaria dois membros para cada comissão. Já o Blocão – o maior da Casa, com 22 parlamentares -, teoricamente, indicará quatro.
O bloco União Parlamentar, encabeçado por Josimar de Maranhãozinho (PR) – com seis deputados – indicaria um. O PMDB – com quatro integrantes, pelo coeficiente de 0,666, ficaria só com as sobras das comissões menos importantes, pois não tem número para assegurar uma vaga.
A coluna apurou que o presidente da Casa, deputado Humberto Coutinho (PDT), pretende dar uma vaga para o PMDB na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o que sinaliza um acordo com o deputado Roberto Costa. Como só existem sete vagas por comissão, o Blocão do governo correria o risco de ficar só com três assentos.
O Palácio já teria convocado o líder do Bloco Democrático, Alexandre Almeida, para resolver a lacuna na CCJ.
É dado como certo que uma das duas vagas do bloco na comissão será de Adriano Sarney (PV). A outra seria de Almeida e a do PMDB, de Max Barros.
Com as peças se movimentando, o jogo promete esquentar daqui para frente.
Coluna Estado Maior/ O Estado
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) confirmou que a Operação Lei Seca no Maranhão terá continuidade até o próximo domingo (22).
O balanço parcial da Operação mostra que houve redução no número de acidentes nas BRs que cortam o Maranhão. Desde o início da fiscalização, na sexta-feira (13) até a terça-feira (16), foram registrados 30 acidentes com três mortes. Mas este número deve aumenta assim que forem computados os dados de ontem quando foram registrados 14 acidentes e uma morte no acidente com um ônibus na BR-316.
No ano passado foram registrados 59 acidentes no período do carnaval.
Durante a operação foram realizados 1.176 testes de alcoolemia e 10 condutores automotores foram presos por ingerirem álcool acima do permitido.
Em São Luís foram realizadas blitzen no circuito Deodoro, João Lisboa e Madre Deus. A Operação Lei Seca percorreu as cidades de Timon, Caxias, Santa Inês, Coroatá, Presidente Dutra, Barra do Corda, Grajaú e Pinheiro. Amanhã (20) e no sábado (21), as ações estarão concentradas São José de Ribamar, onde acontece o Lava-Pratos no fim de semana e em Imperatriz.
Foto: Douglas Júnior/O Estado